Na verdade o Wagner (musicalmente) era mais ligado à escola de inovação do Liszt e inclusive fazia críticas veladas a Brahms pois enxergava um tradicionalista que impedia o progresso da música alemã. O Brahms valorizava as formas clássicas e compositores do passado como Bach e Beethoven. Mesmo assim ele não respondia muito as provocações do Wagner, provavelmente pq uma vez em que publicou uma crítica à Nova Escola Alemã foi achincalhado E ele era super perfeccionista. Diferentemente de Beethoven você praticamente não tem rascunhos pois ele jogava todos fora. Inclusive ele mandou destruir composições que ele tinha feito quando mais novo Nesse aspecto a Clara Schumann ajudou tbm, já que ela era a principal "consultora" dele antes de finalizar suas obras, e se ela não achasse que uma composição era boa ela queimava
Exatamente. O trio inovação do século XIX foi Berlioz, Liszt e Wagner... Brahms buscava e sua inspiração no passado, é claro, um novo e elaborado olhar, buscando ainda nas formas clássicas, do conjunto de câmara e do concerto clássico algo novo... Um defensor da "música pura".
A primeira sinfonia de Brahms inicia terrível como se anunciasse a morte de Beethoven (é o que eu sinto) e o final é incrível quando os trompetes se unem aos trombones para fechar o 4° movimento (como superação desse enorme trauma). Brahms levou só 20 anos para escrever a sinfonia. Conta a história que o maestro Eleazar de Carvalho terminou o seu concerto na filarmónica de Viena aos prantos quando executou essa sinfonia. Simplesmente impagável!!! Sempre BRAHMS!!!👊👊👊
Os compositores famosos mais ricos do século XIX foram Mendelssohn (que quando pequeno ganhou de presente uma orquestra, isso mesmo uma orquestra), Rossini (tinha tanto dinheiro que se aposentou cedo e foi viver da boa vida por quarenta anos sem querer saber do mundo das óperas), Verdi (o mais rico de todos os tempos) e Brahms (em direitos autorais deixaria Michael Jackson com vergonha). Os mais pobres foram Richard Wagner (só no fim da vida gozou de conforto, mas na época que escrevia a Valquíria não tinha onde cair morto), Beethoven (nas suas cartas só falava em ganhar uma graninha, chegando a publicar atrocidades nos seus opus, por outro lado não aceitava ajuda de mecenas que ele não fosse com a cara. Em termos de arrogância nem mesmo Wagner foi pior que ele. Ah, mas como eu amo a música desses dois).
@@danielmilheiro4673 Schubert nasceu numa família de classe média, tinha um pai dedicado e estudou com Salieri. Teve amigos ricos e fazia recitais para os mesmos, esses encontros eram chamados de schubertiades. Viveu com simplicidade com o patrocínio desses amigos; mas viveu dignamente, sem privações. Infelizmente morreu aos 31 anos, se tivesse morrido aos 62 certamente seria o mais rico compositor da galáxia.
@@williamgabriel6607 Bach teve uma vida financeira modesta (mas nada perto da pobreza), mudou de emprego e cidade três vezes. Ele teve 21 filhos de dois casamentos, vários deles mortos prematuramente. Vários estudiosos se perguntam como ele poderia escrever num ambiente tão barulhento (imagina 10 meninos brincando numa pequena casa?) e com tantas tarefas burocráticas nos seus empregos.
@@vitoraguiar9376 O Faust de Liszt é maravilhoso poema sinfônico. Crueldade legá-lo apenas a virtuose. Além da música que produziu - em um período de gigante conseguiu ser grande - e ajudou muita gente. Claro que perto de Chopin, Schumman, Brahms ou mesmo Wagner, as composições do Liszt se obliteram, agora cá pra nós, com a vida que Liszt teve, dúvido que se preocupasse com alguma coisa.
Liszt é um pavão, sua obra é praticamente ignorada nos teatros atualmente. Em alguns recitais para piano se escuta Liszt. Pessoalmente eu o acho uma factoide exagerado e artificial.
Tinha salvo pra assistir mais tarde, mas o Franz postou um story muito fofo no insta e eu vim correndo assistir. #Franzdelicado #Franzsurtani #amoessebaby #gritamaisqueeuamo
Um dos maiores desgostos de um compositor foi isso que aconteceu, ter suas obras desprezadas, mas não podemos nos abalar com isso, Brahms se dedicou muito a Danças Húngaras, talvez foi esse estilo que deu uma levantada boa em sua carreira.
Franz vc poderia abrir um quadro no canal falando sobre grandes pianistas e como cada um interpretava uma obra, falando também sobre a vida deles. Ou seja um tudo sobre grandes pianistas...se puder e querer fazer nós agradeceríamos muito.
Brahms teu umas histórias curiosas com outro grande sinfonista que também morava em Viena na época, Bruckner ( um dos meus favoritos, aliás! As sinfonias 5, 7, 8 e 9 dele são épicas ). Brahms discordava de algumas escolhas estéticas de Bruckner, Brahms queria manter a tradição de Beethoven, Bruckner usava umas ideias de Wagner que aquela altura (1870 a 1896) Brahms não gostava - então eles ficavam se bicando o tempo todo.
Amoooo esse quadro! Agora peguei o costume de escolher um compositor, vejo o vídeo sobre ele e depois ouço uma seleção de músicas compostas por ele. Assim, estou ficando mais "ilustrada" musicalmente falando. Kkkkkk. Parabéns pelo quadro! Como é bom aprender de uma forma leve e divertida!
Amo seus vídeos de História da música.. Já me ajudou muito nas minhas aulas de música do conservatório em que estudo. Você explica de uma maneira super descontraída, não tem nem como cansar de assistir.
The idea comes to me from outside of me - and is like a gift. I then take the idea and make it my own - that is where the skill lies. ― Johannes Brahms
Existe muita coisa sobre isso na internet e eu garanto que são materiais confiáveis em alguns canais mas aqui no canal dele sendo membro ele pode te auxiliar nisso também ele já me ajudou muito revisando partitura de obra as minhas e tal é uma dica
Excelente como sempre, obrigado. Recomendo de novo que assistam o filme Song of Love, de 1947... ele a história de Schumann, incluindo essa parte da vida com o Brahms... muito bom filme e saiu no Brasil pela Classic Line.
Ameiiiii... Amo Johannes Brahms. Realmente a sinfonia "decima de Beethoven" em Cm op 68 é linda, Composiçao que se arrastou por 20 anos ate ser concluida ( os taurinos sao lentos mesmo 😂) Na parede da minha sala de jantar tenho 2 quadros, fotos de Brahms. 🤩. Valeu voce é muito bom no piano, e nas narraçoes sobre compositores👏👏👏
Uma curiosidade: a música de Brahms é indicada para crianças. Já foi feito um estudo onde se comprovou como as crianças se acalmam quando em contato com a música de Brahms...