A primazia do Bispo de Roma é parte fundamental porque, por mais que existam autoridades locais, é preciso uma autoridade central. É como se fosse um país, em que existem muitos estados e municípios, e cada um com seu governante, mas um líder que coordena tudo
Dissestes bem, Católica significa universal, e desse modo, uma das notas da Igreja de Cristo é que ela abrange várias culturas e línguas, coisa quase inexistente na Igreja "Ortodoxa". As Igrejas Ortodoxas são etnocentricas, e isso não tem nada de Universal.
@@renatocunha3167 se é ortodoxa pq faz inovações todos os dias? A ortodoxia olha para o passado, não para o futuro. - Igreja de roma é modernista. - Agora vcs tem que abençoar os homossexuais, inclusive. - Vai negar teu Papa?
@@tenborckNão meu caro,a Igreja Católica não é modernista. O Concílio Vaticano II sim, é modernista; mas Católicos verdadeiros são membros da FSSPX e acompanham a jornada de Dom Marcel Lefebvre, um homem justo e muito santo.
Seria um sonho a igreja ortodoxa, voltassem com União e comunhão com o papa e a sede de pedro , triste esse cisma isto já é pecado slá.mas é sem julgamento só uma das opinião!!!!
Aí Jesus disse a samaritana , nem um lugar nem outro , chegará um dia em que me adorarão em espírito e em verdade .Qnta discussão perdida por causa de igrejas .
Não é discussão perdida pra quem se preocupa em entender os dogmas, doutrinas e a santa tradição. Mas se vc for protestante e acredita na Sola scriptura, então sim, não importa. Mas se es católica, pelo menos, DEVERIA te importar.
Se os sacramentos da Igreja Ortodoxa são válidos porém ilícitos pelo fato de não estarem submetidos à Pedro, o novo missal de Paulo VI seria válido porém ilícito por passar por cima da Missal de São Pio V e da constituição quo primum de São Pio V, onde ele expressa "... decretando e ordenamos que a Missa, no futuro e para sempre, não seja cantada nem rezada de modo diferente do que esta, conforme o Missal publicado por Nós, em todas as igrejas..." ?
A igreja não morreu junto com São Pio V, a natureza da liturgia é eclesiástica e pode ser alterada de acordo com o local e o tempo, o que nunca pode mudar na igreja é os preceitos de fé, a nossa doutrina é insolúvel e nem mesmo o papa pode muda-la.
A Missa do Missal de Paulo VI é válida e lícita, visto que foi aprovado pela igreja. Esta normativa que você citou se aplica aos bispos da época que costumavam mudar o rito sem autorização papal, caso contrário a constituição cairia em contradição visto que os ritos orientais já existiam naquela época e foram autorizados a continuarem pelo Papa São Pio V, uma vez que muitos desses ritos já existiam há séculos. Mas ouso dizer que a constituição Sacrosanctum Concilium nunca foi cumprida em sua plenitude, pois o rito atual vai muito além do que foi pedido nos documentos, por isso Bento XVI falava sobre a "reforma da reforma" para adequar os Ritos ao que foi pedido no concílio. Deus jamais deixaria seu povo desamparado, sem os sacramentos, mesmo que tenhamos sofrido ataques pelos infiltrados na igreja, Cristo está presente nos sacramentos e estará até o fim dos séculos e creio que no futuro iremos reestabelecer a beleza da liturgia católica que acabou sendo afetada pelos modernistas.
@@tenborck o rito Tridentino não vem dos Apóstolos, ele é posterior, nem mesmo o Canon romano vem dos Apóstolos. O que não pode mudar é a fé, os ritos dos Sacramentos podem receber mudanças.
A ortodoxia(nominal, pois conceitualmente ortodoxia é só a católica romana) não retornou à unidade por razões políticas. Dos 700 bispos que foram pro concílio de Florença (concílio da reconciliação), só um se opôs ao retorno e os bispos, qdo voltaram, não implementaram a união por falta de apoio popular. Oq é simplesmente ridículo! Pois a fé não é subordinada da política.
Olá Rodrigo Romualdo. Agradecemos seu carinho e seu comentário. Continue conosco! ☑️ Aproveite e inscreva-se em nosso canal aqui no RU-vid - Clique 👉 bit.ly/RU-vidRedeSeculo21 ✅ Assim, você ficará por dentro de todas as publicações e conteúdo.
É engraçado como eles se apropriam da palavra "católico" e não o atribuem aos católicos ortodoxos. A Igreja Católica Ortodoxa foi a que mais se conservou tradicionalmente en relação ao antigo cristianismo, sempre foram católicos, muito mais católicos do que os católicos romanos.
Mano As igrejas ortodoxas eram católicas até 1054 Os católicos orientais só passaram a usar o termo "ortodoxos" após a separação com o intuito de dizer que a igreja católica romana seguia uma doutrina "heterodoxa" Mas a única igreja verdadeiramente católica é a romana As igrejas cismáticas orientais são descendentes da verdadeira ortodoxia que está em Roma, Uma pesquisada nas igrejas católicas orientais que estão em plena comunhão com Roma como: melquita,copta,siria já diz tudo
Sim, com toda certeza. Muitas igrejas pertencentes ao protestantismo clássico, como: Anglicana, Luteranas e presbiterianas, subscreve o dito de Niceia e Constantinopla. É claro que existem algumas denominações ( Testemunhas de Jeová, por exemplo) que negam, pois são muito influenciadas pelo arianismo, mas, via de regra, nós protestantes acreditamos e confessamos sim, a Santíssima Trindade. Abraços!
Afonso Santos Paz e Bem! Estamos rezando por todas as suas intenções. 🙏Continue firme na sua fé e tenha certeza de que Ele já está cuidando de tudo. Deus abençoe! ☑️ Inscreva-se em nosso canal Clique: 👉 bit.ly/RU-vidRedeSeculo21E fique por dentro de todas as publicações e conteúdo
Se tem os Sacramentos tem a Cristo. Cabou-se. - Se Roma é tão importante assim pq todos os 7 Concílios Ecumênicos (que definiram a fé católica) foram feitos no Oriente? Nenhum deles em Roma
Exatamente. Eles usam a palavra "comunhão com o papa" para ficar mais fofinho. Mas na verdade eles querem dizer "eles não obedecem ordens do papa". Ou seja, mantem sua autoridade acima da própria manifestação divina
@@guilhermeduarte2145 Mas a autoridade do Papa foi dada pela própria manifestação divina, que é jesus. Faltar com respeito e obedencia a autoridade é uma ideia demoníaca.
A recepção dos sacramentos em uma igreja ortodoxa, por parte de católicos romanos, não tem cabimento em um país como o nosso, onde existem paróquias romanas a perder de vista.
Obrigado pelo contato Planos de Saúde☑️ Aproveite e inscreva-se em nosso canal aqui no RU-vidClique: 👉 bit.ly/RU-vidRedeSeculo21✅ Assim, você ficará por dentro de todas as publicações e conteúdo
Obrigado pelo contato Márcio ☑️ Aproveite e inscreva-se em nosso canal aqui no RU-vid. Clique 👉 bit.ly/RU-vidRedeSeculo21 ✅ Assim, você ficará por dentro de todas as publicações e conteúdo.
Posso está enganado, mas nas Igrejas Ortodoxas o termo "Católico" ou Katholikos tem uma conotação diferenciada: não dizendo de uma denominação, mas uma característica de universalidade (adjetivo). Na Igreja Católica tem haver tanto com a doutrina quanto a característica universal - tentar envagelizar e salvar todos povos.⛪
@@waldomoraes-filho9777 na verdade nas igrejas ortodoxas não são nem católicas, eles afirmam isso por nomenclatura mesmo, para ser católica tem que estar aberta para o mundo todo e os fiéis devem abranger toda a unidade da fé que a igreja oferece, nas igrejas ortodoxas nem unidade tem, por isso não podem ser a igreja verdadeira
@@finn2190 sim a Igrejas ortodoxas professam o credo niceno constinopolitano apenas por " brincadeira " e a única e verdadeira é a FÉ da igreja de Roma ,.kkkk os pais da igreja estão se revirando no caixão agora kkkm
A SÉRIO QUE TEM O POVO BRIGANDO PARA VALIDAR QUE ESTÁ CERTO OU NÃO. MEU DEUS SOMOS TODOS DA MESMA IGREJA, O CISMA NÃO É MAIOR DE DEUS. OS DOIS LADOS ERRARAM, E A UNICA FORMA DE ACONTECER A UNIÃO, E TODOS ENTENDEREM QUE SOMOS A MESMA IGREJA.
@@lucastadeuinga9877 heresia é seguir Chico e seus associados. ..a igreja católica apostolica romana , não é essa da Cnbb... Tudo com aval do Chicão. Perdi o respeito mesmo...falsos Cristãos.
Eu não sou católico, nem ortodoxo, mas acho muito triste que igrejas que reconhecem os sacramentos uma da outra tenham sua autoridade inatitucional acima da propria manifestação divina. Se os sacramentos sao válidos, é pq Deus está agindo plenamente na igreja. Uma ordem de "ilicitude" de uma colegiado episcopal ou de um unico bispo jamais deveria estar acima do proprio Deus. Não vos soa estranha a ideia de um direito canônico que torna ilícito ao fiel alimentar-se do próprio Corpo de Cristo? A Igreja é de Cristo ou do Papa?
Caso o papa va contra a tradição da igreja , ainda assim o povo se manterá na linha certa. Pois a igreja está acima do Papa que é infalível. Exemplo: a igreja é contra o matrimônio de homossexuais (ou seja casamento de pessoas homossexuais dentro da igreja) Caso o papa queira aprovar isso, o povo e o clero jamais poderão estar de acordo, pois estaríamos indo contra as sagradas escrituras e a sagrada tradição da igreja, que são Pilares de nossa fé.
Não existe dogma de impecabilidade papal, apenas de Infalibilidade Papal e que requer determinadas condições para ocorrer. Então não, o fato de um Papa ser pecador ou defender um ensino errado em nada muda o fato de que ele segue sendo o legítimo detentor do trono petrino e deve ser obedecido, exceto nos falsos ensinos contrários aos dogmas que ele possa vir a ensinar e obrigar os demais sacerdotes a ensinarem tbm.
Comungar numa igreja ortodoxa é apenas para casos onde não há uma paroquia católica de rito latino ou de rito oriental nas proximidades, ou seja, numa região isolada de países onde a ortodoxia é a maior confissão ou é prevalente, como a Rússia ou a Grécia, pois nas capitais, cidades grandes ou médias geralmente há uma paróquia católica. As igrejas ortodoxas são autocéfalas (independentes) umas das outras, não tem unidade jurisdicional (em países ocidentais há várias num mesmo território) e pela falta de comunhão com o Papa, bispo de Roma, seus bispos não tem poder jurisdicional sobre qualquer alma. Os sacramentos são válidos, mas ilícitos por isso tudo!
Sim , me esqueci a igreja Romana é dona dos sacramentos !!! São válidos (Jesus está presente ) mais ilícitos (porque não está em.comunhao com papa ) quer dizer que a igreja é mais que , questão hierárquica é maior que Jesus validamente na eucaristia 🤦♂️🤦♂️
sim e não, não é preto ou branco, mas vários tons de cinza pra responder isso. Existem santos que são comuns a Igreja verdadeira e aos cismáticos nominalmente ortodoxos. A grande maioria dos santos, senão todos, que eram venerados pelos ortodoxos antes do Cisma, tbm podem ser venerados por nós, da Igreja verdadeira.
@@luisguilhermebelemgomes5654 sou católico romano e rezo pra São charbel um santo ortodoxo não importo se a igreja católica é romana ou ortodoxa o que importa é a veneração dos Santos e de Deus
Mas quem rompeu com a Igreja Católica (ortodoxa) foi a igreja de Roma e não o contrário! Temos que deixar claro que foi também graças à igreja de Roma que hoje temos as igrejas protestantes, com suas dissidências.
Exatamente roma deixou a comunhao e Igreja Ortodoxa sofreu as piores perseguicoes: islamismo, comunismo, cruzadas e msm assim nao foi destruida e renasce no oriente e ganha fieis no ocidente
@@Православный-э6х engraçado que vcs choram pela quarta cruzada e põem a culpa na Igreja, sendo que tal saque ocorreu SEM O CONHECIMENTO do Papa e sem a autorização dele. Até pq, a finalidade não era essa, mas foi algo que saiu de controle, dado o sentimento de revanche entre as tropas e o Papa ficou sabendo de tal saque só depois. Isso é consenso entre historiadores!!! No mais, vcs sabem o motivo do sentimento de revanche, mas nunca o citam, ALGO MUITO PIOR QUE O SAQUE DE CONSTANTINOPLA, estou falando de GENOCÍDIO, chamado de "Massacre dos Latinos" ou "Massacre Latino", com mais de 60 mil mortos, onde moradores de Constantinopla morreram em decorrência de não aceitarem o cisma e continuarem a reconhecer a autoridade de Roma, em detrimento do patriarca cismático que outorgou A ELE MESMO o direito de UNILATERALMENTE excomungar o bispo de Roma. Algo inédito em toda a história da igreja, portanto, HETERODOXO. Ao contrário do Papa, que historicamente usou do poder das chaves em concílio, mas tbm, UNILATERALMENTE. Além disso, A Igreja, MESMO SEM CULPA ALGUMA pediu perdão pelas cruzadas! E vcs? Pediram perdão pelo massacre dos latinos? E sim, grande parte das cruzadas se deu por razões meramente defensivas, a Igreja nunca deveria pedir perdão por elas. Foi resultado de 3 séculos de invasões muçulmanas(iconoclastas e arianos, heresias que tempos atrás tomaram o oriente, ao contrário do ocidente, portanto, não seria ironia do destino que o islã surgisse lá) e que estavam por invadir(e até invadiram, no caso do sul da Itália e península ibérica, por exemplo) e tomar a Europa tbm. No mais, é bem óbvio que as Cruzadas mais os defenderam do que os atacaram, o império bizantino teria caído muito antes se não fosse pela ajuda do ocidente. Vcs são um bando de ingratos!
Olá Eduardo Mrack. Agradecemos seu carinho e seu comentário. *Estamos rezando por todas as suas intenções* Continue conosco, é muito bom orarmos juntos! ☑️Aproveite e inscreva-se em nosso canal aqui no RU-vid. Clique 👉 bit.ly/RU-vidRedeSeculo21 ✅ Assim, você ficará por dentro de todas as publicações e conteúdo *Deus Abençoe!*
@@Arthur-ns7bt O sistema antigo, desde os apóstolos (ortodoxo) é a PENTARQUIA... Quem se ausentou desse sistema foi Roma, não as outras (Que continuam com a Tetrarquia).
Eram 5 Patriarcados, Roma que saiu da comunhão e o resto que é cismático? Sé de Pedro? Alguém avise esses sacerdotes que Antioquia também é Sé de Pedro e nunca clamou pra si autoridade sobre toda a Igreja. Mas o pior é eles falando em quando um católico pode recorrer aos sacramentos ortodoxos. Faltou combinar com eles; nenhum católico pode fazer uso de sacramentos ortodoxos a não ser depois da conversão.
Espero que vc saiba a diferença básica entre cátedra e Sé, ambas são cátedras petrinas, mas só uma é a Sé. E a primazia do bispo de Roma tbm é reconhecida pelos ortodoxos, com a única diferença de que não concordam com a primazia jurisdicional.
E o patriarca de Antioquia voltou à Comunhão com Roma kkkkk. Miguel de Jarweh, patriarca de Antioquia eleito em sínodo ortodoxo de 1781/1782, tornou-se católico, desde então, em Beirute, segue-se sua sucessão ininterrupta. Sendo ele o "fundador"(não foi o primeiro ortodoxo siríaco a sair do cisma, mas foi o primeiro patriarca) da Igreja Católica Siríaca, que pôde viver em paz só em 1829, qdo reconhecida pelo império otomano, império este que foi o grande aliado dos ortodoxos na perseguição aos católicos.
@@luisguilhermebelemgomes5654 Pelo jeito você nem sabe a diferença entre igreja siríaca e ortodoxa. O que se separou da siríaca e se uniu a Roma já era cismático desde o concílio de Calcedônia.
Eles se acham dono do Cristianismo..... aonde que os cristãos foram chamados assim pela primeira vez ?? Esquecem nem ..... Pedro ficou na cátedra Petrina em Antioquia, antes de Roma , até tem documento aonde o Papa Bento 16 reconhece isso na época que era cardeal !!!!
O que diz a autoridade dos pais da Igreja? "A Cátedra de Roma é a Cátedra de Pedro, a IGREJA PRINCIPAL, de onde se origina a unidade sacerdotal" (Cipriano, +258, Epístola 55,14).
@@LucasAlves-md5wz poderia ter mencionado como fonte para a primazia de Roma ? A análise deste texto isolado de São Cipriano feita aqui demostra que não. OS PRÓPRIOS conflitos que ele teve com o Bispo Estêvão são prova de que , embora a Sé Romana tive se alguma Honra na época, Está Honra não significava que ela era vista como uma espécie de " governo Central " para o Cristianismo . A cátedra de Pedro para São Cipriano era simplesmente o Episcopado para todo Bispo .Ele como Bispo era tão representante da Cátedra de Pedro quanto outro Bispo .
@@thomeortodoxo4309 Uma "certa honra" ? Analisando sua citação, vemos que São Cipriano diz claramente que a Cátedra de Roma é a Cátedra de Pedro, consequentemente é a Igreja Principal, Pelo fato de seu primeiro patriarca ser o sucessor de Pedro, o primaz entre os Apóstolos (Mt 16:19; Jo 21,15-17. At 20,28. 1Pd 5,2. Lc 22,32. At 4,1-13; 2,37-41;5,15). Essa verdade foi ratificada por Inácio de Antioquia, Irineu de Lião, Leão Magno. A Igreja Católica Romana não sente "dona do cristianismo", pelo contrário! Provando a tentativa de uma relação amistosa com a "Ortodoxia", o Papa Francisco chegou a presentar o Patriarca de Constantinopla com um relicário que contém nove fragmentos dos ossos do Apóstolo Pedro, conservados na Necrópole Vaticana. Eu quero não acreditar, que os Ortodoxos sejam tão sensíveis, ao ponto de se ofenderem só porque a Igreja Católica prega sua primazia, por acaso tu vê algum Católico Romano ofendido pelo fato dos Ortodoxos dizerem que nossos sacramentos são inválidos? Mesmo a Igreja reconhecendo os deles como válidos?.
@@anareginamariamotter8587 quanto à licitude eu não saberia dizer. Não seria justo dar uma resposta quanto a isso, pois ficaria no plano do mero achismo.
@@mauriciodeve obrigado amigo. Estou em contato c o paroco p regularizacao. Acho absurdo td isso..afinal os ministris sao os noivos e com igrejas fechadas fiz o q achei mwlhor
Super válido! O sacramento do matrimônio até nas ceitas protestantes são válidos, mesmo eles não entendendo absolutamente nada do que significa matrimônio. Isso também vale para o batismo, se feito com a formula e matéria correta.
Os cismáticos do oriente são muito orgulhosos. Orgulho é pecado. Por isso, Deus os entregou nas mãos dos sarracenos. Hoje, sua Hagia Sophia se tornou uma mesquita dos maometanos. Preferiram cair diante dos infiéis do que se manterem unidos à Igreja de Cristo!
Respondeu minha pergunta. Eu vivo no exterior e eu me confessei com o padre da igreja Anglicana Catolica e comunguei. Nao me senti fraude. o ritual da missa e igual e me aceitaram mesmo sabendo que eu sou catolica romaca. Deus eh um so. me senti tao bem.
O "padre" anglicano não é realmente padre, diferente dos ortodoxos. E a "missa" deles é inválida. Não é comunhão de verdade, só pão. E isso é pecado pq são protestantes não se pode frequentar seu rito se for católica.
@@dondarius7262 Deixa eu te contar uma coisa. Ano passado nessa mesma data, no auge da pandemia meu marido estava no hospital morrendo e nos tentando achar um padre pra dar a extrema Uncao. Igrejas fechadas, telefone so na caixa eletronica. O pastor da igreja anglicana foi o unico que me estendeu a mao. E sem cobrar nada. Ele veio em nosso socorro. Ele estava com a mulher pra ter bebezinho, tbb tinha os compromissos dele mas isso era uma emergencia e ele priorizou meu marido. Nao tenho palavras pra expressar a minha gratidao .Deus colocou esse pastor nas nossas vidas. Depois esse "padre" tambem fez o funeral. e a filha dele nasceu dois dias depois. Passando a pandemia fui ate a igreja anglicana catolica e me confessei. Impossivel nao ser valido esse sacramento. A missa e igual. Tem a hostia, o vinho, o sacrario. O credo deles e igual...so pula aigrja catolica postolica romana. Mas tem os mesmos santos. So nao cultuam imagens mas creem na mae de Jesus. A pregacao deles e simples , acolhedora e linda. Eu estou frequentando a igreja catolica, apostolica romana , e pra mim existe um so DEUS.
Olá Carlos Henrique De Oliveira, envie seu pedido de oração. 🙏Suas intenções serão colocadas no Altar durante 100 missas celebradas na Rede Século 21. Acesse 👉 www.rs21.com.br/pedido-de-oracao/ ☑️ Inscreva-se em nosso canal. Clique: 👉 bit.ly/RU-vidRedeSeculo21 ✅ E fique por dentro de todas as publicações e conteúdo. *Reze e confie no Senhor! Nós estaremos rezando com você.*
Pura mentira a primeira Igreja que Pedro ergueu foi Antioquia e, Jerusalém o papa é faixadas para o Ocidente.. o espírito Santo veio em pentecostes em Jerusalém e, não em Roma que é a babilônia...
A sucessão apostólica se dá por ordenação e não por morte. Onde você encontra essa informação que Roma é a sé ou a única sé por que Pedro morreu lá e não porque Pedro foi bispo lá?
@@Bizanrina aff,por favor acho que tu andou faltando a algumas aulas de história uma igreja que se originou de um cisma em 1054,a igreja anciã FONTE: VOZES DA TUA CABEÇA
@@louis-hi6qn Não são fontes da minha cabeça, é só ler história e sair da redoma latina do ocidente, eu sei que não existe tanto material sobre história da Igreja em português ou mesmo incentivo, mas dizer que a Igreja ortodoxa, a mais antiga em TUDO, cismou da latina que literalmente se altera a cada século é de morrer né
@@Bizanrina foi ao contrário o Oriente cismou com a verdadeira ortodoxia que está em Roma e essa velha ladainha do Oriente de que "Roma adicionou novas doutrinas" tal,tal e tal só uma boa pesquisada nos santos padres da igreja refuta isso Santo Agostinho mesmo,um dos maiores padres da igreja sustenta muita a doutrina católica a cerca da imaculada Conceição,purgatório etc Santo Thomaz de Aquino também sem falar que um boa pesquisada na história do império Romano também pode refutar muitas falácias dos cismáticos orientais dizer que a igreja ortodoxa é a igreja anciã é de morrer por desconhecimento histórico