Тёмный

Visita Guiada às Ruínas do Carmo, em Lisboa - Portugal (480p) 

João Santos
Подписаться 7 тыс.
Просмотров 32 тыс.
50% 1

"Caiu o Carmo e a Trindade", a expressão popular nasceu no rescaldo do Terramoto de 1755: em Lisboa, os conventos do Carmo e da Trindade, efectivamente, caíram. Do Convento do Carmo restou a belíssima ruína da nave da sua igreja a céu aberto e os corpos das capelas fronteiras. É no espaço do que foi a capela-mor da igreja do convento do Carmo que encontramos um dos mais belos túmulos alguma vez feitos em Portugal. De D. Fernando I, rei mal-amado, o túmulo conta-nos coisas que as crónicas oficiais do reino não contaram. Carla Varela Fernandes, a historiadora de arte que mais estudou este túmulo, é a nossa guia nesta visita.
Data de emissão: 23 de Maio de 2016

Опубликовано:

 

5 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 28   
@MariaBasilio-d4k
@MariaBasilio-d4k 6 месяцев назад
Que história fantástica tem o nosso Portugal! Não me canso de saber mais e mais deste país tão maravilhoso,ainda que digam que lá fora e que é bom. Para mim, não há melhor!
@tatianefreitas7621
@tatianefreitas7621 Год назад
Morei 12 anos em PT e nunca fui no Carmo... como me arrependo... em breve quero fazer uma visita ao pais e dessa vez eu vou😄
@ameliaborges4695
@ameliaborges4695 2 года назад
Adoro estas visitas guiadas, lindíssimo!!!!❤
@gracasilver8574
@gracasilver8574 3 года назад
" Caíu o Carmo e a Trindade " ... Incrível como ainda hoje se diz isso !...
@marialauragomesmadeira284
@marialauragomesmadeira284 3 года назад
O que sobrou é, continua a ser, um grande bem patrimonial e artístico. Além disso, insere-se num meio muito ligado às artes e ao estudo, tem um protagonismo natural que espero seja mantido. É um cenário teatral extraordinário. Parabéns Paula M Pinheiro e Carla Varela Fernandes, que belos momentos. Ainda hoje e sempre. Obrigada a todos. Saudações.
@sandrarocha1437
@sandrarocha1437 8 дней назад
D'Nuno era antepassado do meu esposo.Tenho muito orgulho disso.
@Iesuluxvitae
@Iesuluxvitae 11 месяцев назад
Que beleza tudo isso
@camilasoares3517
@camilasoares3517 Год назад
@BrunoFerreira-sp2dt
@BrunoFerreira-sp2dt 2 года назад
Maravilhoso
@anapaulajesus1971
@anapaulajesus1971 Год назад
MARAVILHA!!!!!!!
@nazarenodurao9108
@nazarenodurao9108 2 года назад
Já estive lá, é muito impressionante.
@tatau1046
@tatau1046 8 месяцев назад
Existe tanta coisa nestas Ruinas do Carmo mas a grande parte desta visita foi dedicada a Dom Fernando, isto é interessante, mas a vista guiada deveria se ocupar também com as outras peças deste museo
@davidgarciagarcia1670
@davidgarciagarcia1670 2 года назад
É uma pena não se fazer o restauro do monumento a exemplo doutros casos, seria um excelente desafio para a arqueologia e engenharia portuguesa, mas para isso é preciso coragem e dinheiro.
@danielt.8573
@danielt.8573 Год назад
Os políticos precisame de comer, coitadinhos.
@Ratsratsratsratsratsrat
@Ratsratsratsratsratsrat Год назад
É um monumento que recorda o terramoto, não faz sentido ser totalmente reconstruido
@manuelluis9106
@manuelluis9106 2 года назад
Espetacular.
@rosesavoy9035
@rosesavoy9035 Год назад
Para quem quiser saber vale a pena mencionar que há aqui um certo enviesamento ideológico em referir que os muçulmanos eram muito tolerantes e os cristãos do norte não eram. Também depois da reconquista cristã os muçulmanos existiam aqui em território. E existiram por exemplo nos arredores de Loures por exemplo por muitos séculos. E essa intolerância dentro da mesma religião era igual da parte dos muçulmanos que guerreavam e se matavam entre si. Essa ideia de fazer os muçulmanos pessoas muito mais tolerantes é totalmente falsa e é de carácter ideológico. Afonso Henriques usou os cruzados mas também tinha boas relações por exemplo com Ibn Qasi e Ibn Qasi foi morto pelos seus próprios compatriotas por ter uma visão espiritual diferente. Outra questão que deve ser explicada é que os moçarabes pagavam aos muçulmanos para existirem no seu território daí o nível de “tolerância”.
@fernandooliveira7052
@fernandooliveira7052 Год назад
Obrigado pelo esclarecimento. É interessante e importante ter uma visão mais aprofundada e detalhada das questão em debate.
@jorgesimoes5029
@jorgesimoes5029 Год назад
Obrigado pela explanação. Assusta-me como são veiculadas ideias (no mínimo incompletas e muitas vezes até ao limite da incorrecção) a destinatários que as ouvem ou lêem e passam a ter por saberes sólidos e consolidados. Claro que gostei do programa mas não das buchas acrescentadas de conteúdo politicamente correcto ou conveniente. E já agora junto mais um elemento informativo para quem não souber. Uma das razões para a chacina do bispo de lisboa (moçárabe) nem foi nada ligado com a liturgia nem com a obediência católica mas antes com a teologia. É que as comunidades cristãs da Lisboa visigótica quando ficou sob dominação muçulmana não eram nem católicas nem ortodoxas, eram de obediência ariana (Heresia do presbítero Arius) logo depois condenada e extinta em todos os lados, excepto é claro, onde a troca de ideias entre cristãos não acontecia porque estavam isolados e progressivamente integrados no ambiente islamizado da península. Aos cavaleiros da reconquista interessava o domínio territorial e o poder e influência sobre as gentes locais, logo até deu jeito que o bispo que tão bem tinha convivido com o ocupante muçulmano fosse um herege como desculpa para dar cabo dele. A desculpa era que nem cristão seria mas um herege. (como se vê, nem por isso a cristandade latina sai disto mais airosamente, mas não custava nada dizer a verdade)
@joseluizfsilveira989
@joseluizfsilveira989 Год назад
​@@jorgesimoes5029ok ok0
@MarcosFerreira-zq6ve
@MarcosFerreira-zq6ve 12 дней назад
Importante esclarecimento! Gostei muito deste programa mas percebe-se o viés materialista histórico nos comentários tanto do entrevistador quanto do convidado. É um erro constante dos historiadores explicar o medievo com pensamento moderno e progressista.
@gracasilver8574
@gracasilver8574 3 года назад
Que pena e que injustiça , o que o monstruoso Terramoto de 1755 fez com o Convento do Carmo !...
@feralv1975
@feralv1975 Год назад
Lisboa rouba a Santarém o túmulo de D Fernando e ninguém diz nada.
@danielt.8573
@danielt.8573 Год назад
A verdadeira religião "portuguesa" é a lusitana/celta. Politeísmo local, regional e nacional ligado à tradição humana, ao mundo e à natureza.
@rosesavoy9035
@rosesavoy9035 Год назад
Não existe verdadeira religião… mesmo essa foi fruto de povos que vieram para cá. É a religião original mas os romanos que vieram para cá sobrepuseram-se de tal forma que já nos é dificil saber do que se tratava….
@MariaGarcia-ks6uo
@MariaGarcia-ks6uo 2 года назад
Oh! Paula. deixe falar as pessoas! Ou quer o protagonismo para si? Que aborrecida!
@francisfree2010
@francisfree2010 2 года назад
Idiota...
Далее
НЮША УСПОКОИЛА КОТЯТ#cat
00:43
Просмотров 781 тыс.
Visita Guiada ao Mosteiro da Batalha - Portugal (480p)
36:10
Visita guiada ao Quartel do Carmo
28:07
Просмотров 1,5 тыс.
Visita guiada ao Museu do Tesouro Real
21:55
Просмотров 22 тыс.
Conimbriga
10:20
Просмотров 112 тыс.
A ARMADURA DE D. MANUEL I
5:19
Просмотров 3,8 тыс.
Visita guiada à Sé Patriarcal de Lisboa
33:41
Просмотров 14 тыс.
Convento de Cristo - World Heritage
8:34
Просмотров 28 тыс.
Rede Vida Visita a Cidade do Porto em Portugal!
25:36