@@adrianohoracioacho que é normal buscarmos inspirações onde podemos ter identificação né? Quando buscamos inspiração também buscamos de forma inconsciente um “caminho” uma vida que nos diga “sim tem como partir daí e chegar aqui!” Levando isso em consideração acho que sim, tem lógica um negro querer ver um negro em um cenário de inspiração pra ele pq mostra que esse “caminho” pode ser pavimentado por negros também! Mesma coisa para um pobre ver outro pobre que trabalhava na mesma profissão com um veleiro bom e tocando a vida, nos inspira e diz dá pra chegar sendo pobre! Agora eu como branco se o Adriano tivesse feito só entrevistas com negros até hoje em todos os vídeos, eu iria começar a achar o mundo da vela não é pra gente branca… acho que toda essa discussão tem um nome que usam “representatividade” será que não é isso?
Exatamente, é representatividade. Quantos negros vocês conhecem que moram num veleiro. E quantos brancos? Não é questão de empacotar ninguém, é questão de ser consciente e não ignorar a realidade na qual a gente vive.
Grande Mauricio. Tive o prazer de conhecer em Santos esse cara que entende muito de vela. Parabéns pela matéria. Tudo de bom para voce. Um dia chego lá.
Adriano, sempre será um privilégio ter amigos como o Mauricio. Cara simples, mas que sabe o valor da vida. Ele está correto! Cada vez temos menos tempo nesse vida corrida e deixamos de viver o simples por sempre querer mais. O segredo da vida é viver! Abs aos dois.
Que simpatia é o Maurício e que papo bom e companhia agradável! Infelizmente existem pessoas doentes e preconceituosas que avaliam o outro pela cor da pele. Azar delas, pois estão perdendo a oportunidade de conhecerem e ter amizade com pessoas simples, de caráter e verdadeiras. O Maurício é esta pessoa. Muito bom Adriano este episódio. Abraço.
"Quanto tempo ainda temos de vida", isso me deixa muito pensativo. É preciso muito mais que um sonho, é preciso uma decisão, e lutar por ela. Maurício é uma pessoa especial. Bons ventos.
Não vi todos os vídeos do canal, mas desde que comecei a acompanhar semanalmente me perguntava por que não tinham pessoas negras velejando (não pelo menos onde eu vejo que é aqui no Hashtag Sal). Foi um bom ponto colocado no vídeo, principalmente dando espaço de fala para uma pessoa negra. O Maurício colocou muito bem quanto às referências, dificilmente uma pessoa branca que acompanha o canal se perguntou o mesmo que eu ao longo dos vídeos, mas uma pessoa negra sim. Então, sim, as referências são importantes, pois se não nos vemos, pensamos que não é pra nós. Maurício, inspirador ver um pouco sobre a sua liberdade. Obrigada por compartilhar. Adriano, obrigada por trazer. Um dia irei velejar como vocês e realizar o meu sonho de morar a bordo.
Fala meu parceiro de vinhos e gastronomia....bela história de realizações a sua também...ainda vamos reencontrar a velha turma e degustar bons vinhos e fazer nossos pratos...
Maurição é o cara! Amigo-irmão da vida! Foi meu proeiro no Star, lá no Paranoá, corremos a Vitória-Trindade duas vezes e navegamos, cantamos e papeamos incontáveis milhas. Um privilégio poder ouvi-lo sempre. Episódio maravilhoso!!
Eu sou de morro de São Paulo e meu sonho é morar a bordo todos os dias assista o vídeo do canal para ter mais certeza do que eu quero obrigado pelo vídeo ajuda muito
Sal, esse doi o seu melhor vídeo. Parabéns para vocês. O Mauricio pareceu ser uma pessoa incrível. Parabéns para vocês. Espero que tenham outros bate-papos. Sensacional.
Sal, esse foi o seu melhor vídeo. Parabéns para vocês. O Mauricio pareceu ser uma pessoa incrível. Parabéns para vocês. Espero que tenham outros bate-papos. Sensacional.
Parabéns Maurício, parabéns pela sua linda casa, por toda dedicação e o trabalho voltado à vela. Parabéns Adriano, o canal é incrível e tem me ajudado muito.
Eu fiz essa mudança para sair da vida a bordo e voltar para terra, o que eu sinto falta? - tudo. A proximidade com a família, as aventuras, os dias de navegação. Mudar sempre.... Tudo isso faz falta.
Episódio muito especial , levo pra minha vida o sentido maior quem sabe até mirar num veleiro na aposentadoria. Kkkkk Abraço de um pantaneiro que mora no centro oeste!!! Aquidauana MS
Que barco massa! Altas casa. Nós que viajamos de motorhome, gostamos muito desse vídeo. muito esclarecedor e nos deu mais segurança,, sobre a vida embarcado. Parabéns!
Parabéns pela entrevista, Boa demais da conta!!! Parabéns Sr Maurício, falas claras... Já era fã do canal, agora fã do Sr Maurício!!! Saúde e paz aos dois!!
Adriano!!! incrível como seus vídeos surpreendem aos seguidores mais antigos e com certeza aos recém chegados. Parabéns por mais um episódio inspirador e com um entrevistado maravilhoso. Bons ventos as vocês
Conheço esse cara desde nossos tempos de ginásio! Mauricio sempre foi essa gente boa, alegre, alto astral, ótimo papo. Apesar de separados no espaço e tempo, ainda mantemos nossa amizade, e fico feliz de saber das suas aventuras náuticas e de ver as fotos maravilhosas que faz ☀️ Que você navegue por 5, 10 anos, muitos anos mais, meu amigo, e fazendo sempre novas amizades por onde passar, meu caro! Bons ventos! E espero que chegue logo o momento de ancorar na Urca 🙏
MAIS um episódio pra se apaixonar pela vida no barco. Já perdi a conta de quanta gente e de quantas coisas bonitas e interessantes pode-se ver no seu canal.
Como sempre, voce trazendo temas que nos fazem refletir sobre nossas escolhas e comportamentos de modo sutil, porem firme e com uma didática quase infantil para qualquer pessoa leiga como eu se questionar sobre o "por que" ainda estar brigando com a vida louca e claustrofóbica das cidades... Parabéns Adriano e muito obrigado por nos trazer domingos nauticos maravilhosos para alimentar nossa alma de esperança e sonhos!
Bom dia Adriano, como vai? Ouvir uma entrevista com o Maurício é sempre prazeroso, ainda não tenho o meu tão almejado veleiro, mas até o final do ano, espero estar desfrutando deste quintal também. Como muitos não perco um episódio, quando conheci seu canal em 2019, assisti todos desde o começo. E numa das entrevistas estava o Maurício com a companheira na época. Parabéns pelo seu trabalho de divulgação da vela e da vida que permeia. Um grande abraço.
É incrível o tanto de conhecimento que podemos adquirir com pessoas que já a vivenciaram! Um grande abraço ao Maurício e desejo uma excelente aposentadoria, e Adriano sempre com ótimos vídeos. Até a próxima.
Parabéns pela entrevista, ha muito tempo eu não via uma entrevista tão boa assim muito bem feita, que dá gosto de assistir, excelente e a simpatia do Maurício é tudo de bom !
Mauricio és um ser de LUZ que gostei muito de conhecer, somos suprimidos em um mundo criado por Deus independente de " branco ou negro " , mas é o que temos infelismente e digo " vida que segue " deixando Jesus nos guiar. ABRAÇO irmãozinho e seja feliz !
Adriano, tens que fazer uma entrevista urgente com o Velho Jack e a esposa dele. Ambos foram , para dizer o mínimo, simplesmente extraordinários. Não temos palavras suficientes para agradecer a dedicação deles!!
Sou motociclista e moro em Cuiabá MT, centro Geodésico da América Latina... impossível estar mais longe simultaneamente tanto do Atlântico como do Pacífico. Já acompanho o canal a algum tempo e agora inscrito. Muitas similaridades pelas viagens e amizades. A maneira de ver a vida e principalmente a tão sonhada aposentadoria. Hoje tenho 63 anos e acabo de fazer uma viagem de moto pelo Brasil de 6.500 km. Porque não pensar em velejar ⛵️?
Todo episódio é um aprendizado e uma faísca na chama do desejo de morar a bordo. Trabalho embarcado e nos 15 dias no mar a trabalho é um pouquinho do sonho a ser realizado.