Тёмный

É possível aproveitar algo no Marxismo? 

Marcelo Andrade
Подписаться 254 тыс.
Просмотров 5 тыс.
50% 1

No vídeo de hoje, respondo o Monark sobre se é possível aproveitar algo no Marxismo.
E tenho que admitir, Karl Marx acertou em dois pontos, na crítica à Revolução Industrial e a "coisificação". No entanto, tem muitos outros autores que fizeram críticas melhores.
Inscrições para o curso Refutando o Marxismo: professormarce...
Escola da Verdade Histórica: professormarce...

Опубликовано:

 

6 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 89   
@romarinhooooo6006
@romarinhooooo6006 Год назад
Incrível como é bonito um pessoa que entende oque fala sem militância né
@luizricardomiranda4421
@luizricardomiranda4421 Год назад
Sem militância, ou militância nazifascista?
@batatinhacrescente6282
@batatinhacrescente6282 Год назад
​@@luizricardomiranda4421 nazifascista... meu Deus, isso já se tornou deprimente de se ler. Papagaio.
@PedroPaulo30522
@PedroPaulo30522 Год назад
@@batatinhacrescente6282 kkkkkkkk feio sao as ações nazifacistas e seus tentaculos cuzao
@vaiumplay
@vaiumplay Год назад
@@luizricardomiranda4421 Vc é inscrito do Marco Antônio Villa? kkkkk
@luizricardomiranda4421
@luizricardomiranda4421 Год назад
Não conheço um que critique o comunismo, delirando e argumentando que socialismo/comunismo/marxismo é compatível e idêntico ao que foi o stalinismo, só tendo como base a ignorância e/ou a desonestidade como característica se pode fazer tal afirmação. A verdade é que os detratores do comunismo, no seu íntimo, tem adoração por Hitler e em última circunstância fará coro com discurso e atos nazifascistas, para impedir a organização de trabalhadores na busca da emancipação das garras dos capitalistas. O último refúgio dos capitalistas é sempre a violência nazifascista, a história é que nós diz isso, longe de ser eu, basta buscar as fontes históricas.
@RenatoGluchowski
@RenatoGluchowski Год назад
Infelizmente criou uma ideia dessa direita Liberal-Conservadora-Americanista que criticar as injustiças é próprio só do comunismo, é incrível como esses caras trabalham em prol do comunismo e não contra, porque todo discurso Marxista de monopólio da virtude é corroborado quando se você critica o capitalismo e seus abusos e os caras já te chamam de comunista, aí fica difícil. Vários autores criticaram a revolução industrial sem esse vício que marx tinha, vício levados pelas suas ideias, toda crítica dele é viciada nessa dicotomia "burguesia-proletário", toda visão Hegeliana acaba levando a um dualismo e isso estraga um pouco sua análise.
@caiquebarcellos
@caiquebarcellos Год назад
Ele critica bastante os americanos, nos somos conservadores e não liberais do tipo adam smith...
@adethebronka4161
@adethebronka4161 Год назад
Essa dicotomia, burguês e proletariado, só é possível devido o modo operante do próprio capitalismo.
@batatinhacrescente6282
@batatinhacrescente6282 Год назад
​@@adethebronka4161 Não, não é. Essa visão é tão apelativa que ela só tende a trocar de nomenclaturas com o passar dos sistemas. No socialismo, são governantes e governados, na visão de ideólogos racistas são negros x brancos, dos tolos é mulher x homem e hetero x gay. Não importa como, o dualismo é forçado por uma interpretação enviesada e preguiçosa. Se é dualista, é quase que necessariamente pouco explicativo e muito discriminatório. Não é que falte lógica, mas é que falta verdade.
@adethebronka4161
@adethebronka4161 Год назад
@@batatinhacrescente6282 Mais aí vc tá cometendo uma hipérbole, podemos considerar a relação capitalismo e meio ambiente uma dicotomia por exemplo. Usar o conceito etimológico da palavra sem considerar a relação material é no mínimo pobre. No seu exemplo do socialismo entre governantes e governados, cabe e faz mais sentido no sistema capitalista, já que a teoria científica de socialismo ( levando em consideração que não há uma cartilha para cada transição ou seja não é uma receita pronta de bolo) teriamos outras contradições, até pq o socialismo não extingui a relação nem o mercado por decreto.
@batatinhacrescente6282
@batatinhacrescente6282 Год назад
@@adethebronka4161 continuaríamos num dualismo. Considerar as relações materiais é justamente o que estou fazendo, mas também estou alertando: não são fatos, são interpretações enviesadas e preguiçosas. O socialismo não exclui o mercado, mas não faz com que este tenha real liberdade. Empresários são reféns do Estado, que é praticamente o Grande Irmão dos proletários. O dualismo não explica, ele força uma caganeira lógica e que não produz nada realmente. O termo de "socialismo científico" é quase que uma blasfêmia a ciência.
@sneocatenaccio746
@sneocatenaccio746 Год назад
Existiu um jogador francês, já falecido, que perdeu dedo da mão trabalhando em uma mina de carvão quando criança, Raimond Kopa o nome dele.
@douglasdoespiritosanto3287
@douglasdoespiritosanto3287 Год назад
Ele só se esqueceu de dizer que a maioria dessas crianças vinham de dois lugares: Das fazendas onde elas também trabalhavam de 5 a 17 horas e que era os pais que as colocava para trabalhar para repetir a produtividade e lucro pelo salário que tinham em suas terras, (por causa disse que os fazendeiros tinham tantos filhos...a famosa prole do proletariado). 2) E a outra parte vinha dos orfanatos do Estado que ficava com o salário das crianças. 3) E falar que não foi a Revolução Industrial que melhorou a vida da humanidade, (a expectativa de vida saiu dos 50 anos para os 70 anos em 2 séculos) só porque os resultados positivos vieram depois, é o mesmo que dizer que o cristianismo ser adotado por milhões de pessoas não teve nada a ver com Cristo e os apóstolos. Causa e consequências meu filho. Ser um anti-protestante e anglo-saxão não o impede de dizer a "verdade histórica",(como ele institula o que faz).
@Kabanex89
@Kabanex89 Год назад
Quanto mais se explica o Marxismo, mais eu percebo que quem defende nao entende ou é um mau caráter.
@_PinkieHuh
@_PinkieHuh Год назад
Você precisa de explicação mesmo, porque ler você não quer, parabéns
@morfeusaquino4695
@morfeusaquino4695 Год назад
​@@_PinkieHuh O que ele quis dizer é que quanto mais ele aprende sobre o marxismo e o quão nefasta ela é, maior é a dificuldade de entender pq alguém a defenderia.
@_PinkieHuh
@_PinkieHuh Год назад
@@morfeusaquino4695 o "aprendizado" dele vem de explicação externa, como ele mesmo disse, uma vez que não tem a capacidade de sentar a bunda na cadeira e ler um livro
@Kabanex89
@Kabanex89 Год назад
@@_PinkieHuh parece que alguém tem 🔮 🤣🤣🤣
@Kabanex89
@Kabanex89 Год назад
@@morfeusaquino4695 eles precisam defender o dono da coleira.
@gilmardasilvamelo6917
@gilmardasilvamelo6917 Год назад
Em todos os países que se industrializaram e geraram riqueza, no início, existiu exploração e os salários eram baixos, pois ainda não se tinha riqueza gerada para que a "massa de salários" possa adquiri-las. Na extinta URSS, entre 1928 e 1932, durante o 1º Plano Quinquenal de Stalin, o poder de compra do operário soviético caiu em 90%. Assim, mesmo numa economia planificada, como a economia soviética, a industrialização causou um enorme arrocho nos salários. É óbvio que esse arrocho continuou durante a existência da URSS pois, uma economia planificada, como Von Misses já tinha provado nos anos 20, não gera riqueza; só numa economia de mercado é capaz de fazê-la. O Marx criticava a exploração capitalista mas, quem mais explorou e ainda explora os trabalhadores, são os países comunistas. No Brasil, já em meados dos anos 70, nem vou comparar com os EUA, o operário brasileiro dos grandes centros industriais tinha um "poder de compra" muito maior do que o de qualquer país comunista da época. Nosso país foi o que mais cresceu economicamente em 50 anos, dos anos 30 aos anos 80, com o consequente aumento da produtividade e do poder de compra dos salários. Meu pai e meu sogro tinham casa própria e comprava carro zero durante os anos 70. OBS: meu sogro trocava de carro zero anualmente e era um simples Eletricista empregado na Termoligas.
@MatheusRocha-jb2xy
@MatheusRocha-jb2xy Год назад
Boa análise.
@JonhSTeles
@JonhSTeles Год назад
Pra as ideias de Marx serem possíveis teriam que abolir qualquer relação hierarquica, pois desde a infância isso existe, o ser humano tem alguém acima dele, por isso pra ele religião e família seja como ela for eram ruins, e até hoje pro comunista é o ópio do povo, pois forma o indivíduo com valores contrarios a ideologia, pois pra qualquer religião existe uma entidade superior, e na família existe o pai e a mãe, ou só um deles ou atualmente 2 pais ou mães, mais é alguém que comanda os filhos, isso vai pra outras areas da sociedade, e a empresa seria outra instituição similar onde tem o patrão e os empregados, nem dentro da própria esquerda isso é possivel, duvido que pessoas como Hitler, Nicolas Maduro e Fidel Castro deixariam o topo da hierarquia em nome da ideologia, é impossível o comunismo dar certo até entre eles, o que pode acontecer é derrubar instituições adversárias como Empresas, Instituição Religiosa e Família para que o Estado seja a única instituição vigente, ou submete-las ao governo.
@sarahc.c5955
@sarahc.c5955 Год назад
Ola Professor, o senhor pode falar mais sobre se realmente existiu uma caca as bruxas.
@m_m_m1977
@m_m_m1977 Год назад
A ideia do liberalismo é pró - indivíduo, não tem nada a ver com escravidão ou trabalho forçado. Eu entendo perfeitamente que neste período da 1a revolução industrial, o trabalho era degradante e desumano. Mas apesar de deplorável, era um característica intrínseca deste período histórico. No período do feudalismo o trabalho também era precário, desumano e muito pior, mas a diferença para o modelo feudal foi justamente a capacidade de se gerar produtividade. E isto que é mencionado como diferencial e não a questão laboral do trabalho.
@escaravelho2004
@escaravelho2004 Год назад
Monark ganhando rios de dinheiro com o RU-vid e falando que o capitalismo está ruindo... 🥴
@twaeyeygsfhh
@twaeyeygsfhh Год назад
Sim, e o professor confirmou rs
@7u7nathan
@7u7nathan Год назад
so pra ti saber ele e capitalista ta, porem ele entende que atualmente esta ruim e precisa de algumas reformulações(traduzindo: nao e pq ta ruim que e pra vc substituir pelo comunismo KKKK) na sociedade sempre vai existir desigualdade de fato, porem atualmente essa desigualdade esta grande e por isso precisam ser feitos alguns ajustes, traduzindo dnv: a merda dos politicos devem fazer algo benefico pra sociedade no geral e nao so pro burgues kkkkkkk, nao e pq o cara e rico que ele concorda cm tudo po, ele entende que o trabalho dele e bem remunerado enquanto outros nao sao !A MAS E SO OS CARA VIRAREM RU-vidR ENTAO UE! nao e assim q funciona, nem td mundo tem o desejo de ser empresario, youtuber etc.... tem gente que trabalha por amor ue, tem enfermeiro que ganha mt mal... e o trabalho deles é excepcional para sociedade, e as vezes eles trabalham por amor msm, estudaram ralaram pra chegar la...
@MrWillport
@MrWillport Год назад
Marx um dos maiores autores do século passado, mas a grande juventude que não leu 5 livros na vida, acha que tem capacidade de chamar o cara de “lixo”. A questão não é ele estar certo ou não, mas é ter conhecimento intelectual pra isso
@eduardjacob8710
@eduardjacob8710 Год назад
É possível aproveitar algo nas SUAS análises Marcelo Disney ?🤔🤔
@luisfilipesilvadeoliveira5354
Na verdade, mais precisamente, as opiniões de Marx sobre reformas sociais mudaram ao longo do tempo e ele reformulou suas ideias sobre a relação entre reforma e revolução à medida que continuou a estudar e escrever sobre economia política. Em seus primeiros trabalhos, Marx acreditava que reformas sociais eram necessárias para melhorar as condições de vida e trabalho da classe trabalhadora e foi um participante ativo no movimento socialista de sua época. No entanto, ele também reconheceu que reformas dentro do sistema capitalista só poderiam fornecer alívio temporário para os trabalhadores e não desafiariam a estrutura fundamental do sistema. À medida que Marx desenvolveu sua teoria do materialismo histórico e se concentrou no objetivo final de uma revolução socialista, suas opiniões sobre reformas sociais se tornaram mais críticas. Ele começou a argumentar que reformas dentro do sistema capitalista poderiam potencialmente distrair os trabalhadores do objetivo final de derrubar o sistema e estabelecer uma sociedade socialista. Mas, mesmo em seus trabalhos posteriores, Marx não rejeitou as reformas sociais completamente. O que ele argumentou foi que os socialistas deveriam ser cautelosos ao colocar muita ênfase nas reformas e, em vez disso, deveriam se concentrar em construir um movimento revolucionário que pudesse eventualmente derrubar o sistema capitalista, usando realmente o termo "conservadores" em "Crítica ao Programa de Gotha" para criticar aqueles socialistas que, segundo ele, não eram radicais o suficiente em sua abordagem para alcançar os objetivos socialistas, argumentando que esses socialistas estavam contentes em fazer pequenas melhorias dentro do sistema existente em vez de trabalhar para uma transformação fundamental da sociedade.
@contra-revolucaoempratica4540
Concordo plenamente com tudo, por mais que Karl Marx tenha uma visão totalmente distorcida da realidade em algumas poucas questões ele acertou nessas.
@poetadeverdade
@poetadeverdade 2 месяца назад
👏👏👏👏👏
@CamusSC
@CamusSC Год назад
Bom trabalho
@serenavocesnaotemco5552
@serenavocesnaotemco5552 Год назад
É possível aproveitar alguma coisa do marxismo ?
@neiltonsoarespereirajunior7226
Sim, existe a sociologia do conflito que bebe bastante em Marx e os nas marxistas. Existe uma teoria geral crítica do direito inspirada em marx e no Capital. Além do mais, nem precisa falar que marx exerceu influência na economia política desenvolvimentista existentente até hoje. Pesquiese as revistas ciêntifica de Sociologia, Economia e Politica, entre elas: Sociedade brasileira de sociologia.
@technoir-1984
@technoir-1984 Год назад
@@neiltonsoarespereirajunior7226 A análise sociológica dele dá pra aproveitar muita coisa, há muita coisa interessante. Assim como a análise histórica dele referente a Revolução Industrial, onde criticava não apenas as condições degradantes dos trabalhadores bem como o Cercamento que tirou o povo do campo de forma forçada para ir às cidades. Fora esses dois pontos, todo o resto é inútil.
@Labo_Imperial
@Labo_Imperial Год назад
@@neiltonsoarespereirajunior7226 Desenvolvimentista foi uma das piores políticas econômicas já feita no Brasil.
@neiltonsoarespereirajunior7226
@@Labo_Imperial Nunca houve Marxismo no Brasil, ou qualquer desenvolvimento marxista na economia. Houve sim, na época de Geisel, programa de desenvolvimento Econômico, assim como plano de metas e desenvolvimentismo com Getúlio Vargas. Porém, nunca houve Marxismo no Brasil no plano econômico, político e cultural.
@Labo_Imperial
@Labo_Imperial Год назад
@@neiltonsoarespereirajunior7226 Mas teve a centralização do poder, estatização das empresas, políticas sociais e um protecionismo forte.
@ocamaradadobem
@ocamaradadobem Месяц назад
O marx queria abolir o trabalho assalariado.
@aleatorioXXI
@aleatorioXXI Год назад
Até relógio quebrado acerta as horas duas vezes por dia 🤣
@shinobi7919
@shinobi7919 Год назад
comprem os cursos deles e vão fazer vestibular galera por favor quero concorrência fácil
@shinobi7919
@shinobi7919 Год назад
@@batatinhacrescente6282 sim sim o vestibular é comunista pq fala que racismo é errado confia 🤣
@batatinhacrescente6282
@batatinhacrescente6282 Год назад
@@shinobi7919 nop, sequer citei isso como exemplo. O vestibular tende, por exemplo, a cobrar uma interpretação marxista da realidade. Luta de classes para cá, para lá e divisões sociais que servem para coisa alguma. Eu suspeito que esquerdistas são racistas, mas não conte a ninguém: precisam intensificar o preconceito para que seja possível ganhar votos. A esquerda funciona de muitas formas, mas nenhuma é realmente honesta.
@BM2025
@BM2025 Год назад
CHORA NA CAMA QUE TÁ QUENTE.
@PedroPaulo30522
@PedroPaulo30522 Год назад
o professor endoidou
@PedroPaulo30522
@PedroPaulo30522 Год назад
oque ele fala o marxismo ou marx veio a trazer a tona mais nao foi ele que foi o genio por isso,o problema e que os liberais defendem a exploração
@danizomba1794
@danizomba1794 Год назад
Gostei da tosse do mona
@adethebronka4161
@adethebronka4161 Год назад
O argumento do cara - Marx tinha uma visão horrorosa, delirante 😅😅
@victorgonzaga2034
@victorgonzaga2034 Год назад
Poisé, nada a ver Devia ter dito q era visão de um orangotango acéfalo logo
@adethebronka4161
@adethebronka4161 Год назад
@@victorgonzaga2034 Pois é Mais tanto o seu quanto o dele não são argumentos. Refute o socialismo científico , ou ao menos tente intender oque é, aposto que um orangotango iria ter uma crítica mais elaborada que a de vocês dois.
@ivolopes3757
@ivolopes3757 Год назад
@@adethebronka4161 E a sua defesa tb foi 10/10, jamais o Marcelo conseguiria refutar teus argumentos
@rama5909
@rama5909 Год назад
Esse vídeo é um recorte das ideias dele e da ênfase ao que está no título. O recorte feito aqui. Se fosse para dar ênfase em refutar Marx, se chamaria "Refutando Marx", como de fato esse senhor faz muito bem em outros vídeos. Você já leu ou assistiu algo que ele produziu sobre o assunto? Algo que vá além de um recorte de 11 minutos de um podcast?
@adethebronka4161
@adethebronka4161 Год назад
@@rama5909 Se em 11 minutos , ele afirmou que Marx recebeu herança..... Quer acabar com a "relação de trabalho" e mais algumas outras mentiras, fico imaginando em um vídeo de 1 hora o tanto que ele não mente pro público dele.
Далее
MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO | Cortes
10:58
Просмотров 32 тыс.
Jordan Peterson's Critique of the Communist Manifesto
29:41
RESUMO DE SOCIOLOGIA: KARL MARX | Prof. Leandro Vieira
4:51
React do Paulo Kogos desmentindo os Comunistas
27:14
Просмотров 28 тыс.
POPPER E MARX || Marxismo é ciência? EP #59
31:59
Просмотров 21 тыс.