Oi André, adorei a explicação!! Agora faz um vídeo falando o inverso, um dispositivo bipolar usado para dois circuitos unipolares, apenas tirando o acoplador mecânico. Um abraço!
Faz o mesmo teste no disjuntor bipolar, até pq o que parece é que o bipolar são dois mono unidos na fábrica, desmonte eles e mostre a diferença entre o mono e o bipolar. Até pq se o circuito é bi fasico não tem o porque da sobrecarga acontecer em uma só fase, a corrente é drenada nas duas fases.
Concordo com você, ja demontei um disjuntor bi e outro tri, eles são unidos mecanicamente com pino de aço e uma capa de plástico cobrindo as 2 ou 3 as hastes dos disjuntores, que desmontadis se tornam 2 ou 3 monos sem diferença nenhuma.
Nos disjuntores bipolares e tripolares, eu já desmontei e vi que tem outro pino pra empurrar as alavancas todas ao mesmo tempo. Não são totalmente iguais.
É perfeitamente possível, se o circuito for cruzado numa fase ou neutro de outro circuito, no meu bairro eu já chego desligando no poste e preparando a lanterna de cabeça e testando cada fio por causa dos gatos, a maioria das instalações foram feitas por pedreiros usando lampimetro, só de você estar vendo esse canal já torna mais qualificado que muito eletricista das antigas por aqui
Já me deparei muito com isso, geralmente em instalação antigas... onde a entrada era trifásico, e o seccionamento era individual, ou seja, três disjuntores mono.
Pois é, o que os vídeos nunca fazem é buscar a evolução da norma, a partir de qual versão da NBR 5410 (que já tem quase 80 anos e se não me engano 7 revisões) esse uso se tornou proibido. Se até não muito tempo atrás o uso de fusíveis ainda era permitido... A casa onde moro usava fusíveis até dois anos atrás no quadro de entrada.
Já peguei vários disjuntores bifásico que só desarma uma fase e a outra fica ligada!! Desmontando os disjuntores percebo que muitas marcas não fazem o acoplamento interno só fazendo nas alavancas!! Até mesmo esse da chinayder são os campeões!
Recentemente eu refiz a instalação da minha casa. Na hora de comprar os disjuntores bipolar o vendedor queria me empurrar dois monopolar dizendo ser a mesma coisa. O azar dele é que a Engehall me encheu de conhecimentos. Fiz o curso de eletrotécnica há uns 40 anos e me reciclo com vocês. Parabéns por esse trabalho magnífico e obrigado.
André, apesar de existir norma que proíbe este tipo de montagem, existem muitas lojas no mercado (pelo menos há alguns anos) que vendem disjuntores multipolares que usam deste artifício. Será que não conheciam esta norma ou a desconsideravam para poder vender mais barato. Também, visto que os disjuntores multipolares atuais só possuem uma tecla de acionamento, há algum tempo atrás este tipo de equipamento não possuíam uma só tecla, mas duas ou três, travadas mecanicamente.
Ainda bem que já estou no modulo 4 do Curso Eletricista Profissional, e aqui em casa está assim, e inclusive, um dos disjuntores esta recebendo a fase e com o chuveiro ligado a ele, tá tudo errado, sem aterramento, sem DR e DPS, melhor investimento que eu fiz na vida.
Não tenho isso no meu qd. porém, tenho disjuntores bifásicos, DR e DPS. Após as proteções, instalei 2 disjuntores mono. motivo: tenho 2 circuitos 127v independentes. isso é apenas para que seja possível usar uma rede enquanto a outra estiver desativada. Pretendo instalar um terceiro só para iluminação interna. Para os circuitos bifásicos, disjuntores bifásicos!
Muito bom o conteúdo, sei que esse tipo de ligação é gambiarra mais teoricamente em um circuito bifásico a sobrecarga séria nos dois cabos fazendo com quê os dois disjuntores desarmasse
Obrigado pela aula,fiz uma instalação de chuveiro so nao uni os dois disjuntores, mas claro que expliquei para o cliente que nao era correto. Mesmo com tudo dito e feito vou refazer da maneira correta e por minha conta sem custos. Obrigado mais uma vez e logo entrarei em contato para fazer o curso com vocês.
Só pra conhecimento geral...a ENEL aqui em SP está aprovando padrão de entrada com dois disjuntores mono,e as casas de materiais elétricos que vendem, são homologadas pela enel.
Olá! Concordo com você! Exemplo as companhia deveria reprender isso, a maoria dos padrões de Energia aqui em sp são dois inipolares, as lojas e vendedores falam está certo! Abraço!!
Bom dia,sou tecnico em telefonia manutenção e instalção de centrais telefonicas pabx,mas sou seguidor do seu canal,na qual onde venho aprendendo muito,tenho me deparado com este tipo de instalação,mas cheguei a imaginar que alavanca do disjuntor não tem força suficiente para desarmar a outra,e com este video ja foi provado que realmente não funciona.abraços!!!
Fala meu querido, falei de você para meu professor do Senai, agora são apresentados seus vídeos em algumas aulas, agora Engehall também é Senai,estamos juntos
Em algum momento alguém já me sugeriu eu fazer isso mas eu nunca concordei mesmo não tendo esse conhecimento dessa aula de hoje coisa minha eu achava que não dava certo mesmo sem saber 100% eu tinha razões para isso
Se observar o disjuntores bi ou tri a única diferença é que eles estão unidos por um início corpo, porém entretanto mecanicamente estão separados e interligados somente por um suporte em suas alavancas. Ex: o da stek.
André, a própria Cemig tbm é Zé Faísca, pq existem muitos medidores com 2 disjuntores mono(lado a lado) pra 220v. A Cemig vai ao local a cada 5 anos trocar o medidor e não notifica os usuários pra mudar o disjuntor
André meu querido e mestre .eu até fazia deste jeito aí veio o dia que presenciei um amigo que perdeu uma máquina que o fabricante pedia pra ligar a mesma com disjuntor de 63 AMP. E o eletricista convenceu ele a colocar três de 25 AMP. Resultado queimou a máquina que na época a mais ou menos US 30 anos custavam 25.000.00 mil cruzeiros. E eletricista tinha saido do Rio de Janeiro. O meu amigo teve que fechar a sorveteria pois nem tinha pago a máquina. Abraços mestre continue trazendo coisas boas para nós.
Acho que você deveria ter feito um teste com dois circuitos. Em uma instalação os dois disjuntores estariam energizados, ja no teste você energizou apenas um.
SALVE André,já sabia, até desmontei um disjuntor bipolar que queimou uma das fases,e pode notar que tem na lateral do disjuntor uma alavanca que desarma os dois disjuntores,cortando a corrente,e no tripolar,se for um motor trifásico,e faltar umas das fases pode queimar o motor,por isso que a norma pede para usar disjuntor bipolar para duas fases e tripolar para três fases 🔌💡💡💡💡☕🛸🛸🛸
Aqui na minha região interior de sp o padrao de entrada é 2 disjuntores monopolares ! A vantagens é que quando vc divide o dimensionamento da casa intercalando a iluminação nas 2 fases quando acaba a energia em uma delas vc nao fica no escuro!
Não sou eletricista profissional mas pelo meu pouco conhecimento em eletricidade, eu já imaginava que usar disjuntores monopolares como disjuntores bifasicos ou trifásico é errado justamente por causa que andre falou e testou na mdc
Vi que no seu teste os disjuntores estavam em posição horizontal e não em pé, e ainda você usou uma ponte mais fina entre os disjuntores,eu notei um pequeno jogo(folga) quando desarmou!
Sempre encontro isso na manutenção que faço, já tinha conhecimento disto, e sempre recomendo a troca quando está assim, fora da norma, e sempre tive um feedback super positivo com o profissionalismo e preocupação em segurança combo cliente Desde antes assistia o cana e quando fiz o curso o próprio professor do Senai indicou o canal falando bem desse nosso querido André Mafra Abraços
Bom dia. Obrigado pelo vídeo. Uma dúvida, usando 2 disj. Monopolares se uma das fases apenas desarmarem, o chuveiro(resistência)220 v queimaria ou a pessoa que estivesse no banho poderia toma choque pela condução da água do chuveiro. Desde já obrigado.
André, boa noite! Sim, já encontrei várias instruções com esses dois disjuntores mono juntos porém, questionei e um Zé faísca me disse que já fez instalações desse jeito e nunca deu problema. Foi aí que entrei com a minha experiência técnica informando sobre a norma técnica e o suposto risco de não desarmar os dois disjuntores e uma das fases continuar seccionada. Aí o Zé faísca me deu razão e tem ainda muitos Zé faísca por aí.🤣🤣
olá André eu já encontrei Dijuntotes tipo nema tretapolar com acionamento individual na minha opinião ele funciona como um monopalar pois ele só vai cair uma chave e as outras Fica ligada
Em casa tem dois chuveiros 220V e ambos são ligados com aqueles disjuntores pretos monofásicos (4 no total, 2 para cada circuito), um dia tomando banho a água esfriou quando o chuveiro estava na potência máxima. Terminando o banho fui olhar no quadro e apenas um dos disjuntores estava desarmado, nisso eu percebi esse erro. Há tempos que eu queria que fizessem uma reforma no quadro, agora mais do que antes.
Mestre André parabéns pela sua competência. Dúvida na continuação deste vídeo, a dúvida é se um projeto depois de todos os cálculos chegar a conclusão de uma corrente de 46A devemos colocar um disjuntor de 50A certo , nesse caso eu tenho 23A em cada cabo me refiro ao sistema bifásico, nesse caso pq eu não posso colocar um disjuntor bipolar de 25 A já que cada polo tem 25A e os dois juntos somados São 50A???? No aguardo meu mestre
Um cliente uma vez me perguntou sobre essa gambiarra e se eu poderia fazer dessa forma pra ele. Eu neguei e dei uma explicação meio no chute sem olhar a norma e falei q ia confirmar com ele quando eu chegasse em casa, daí convenci ele a comprar o bipolar msm. Acabou q eu não estava tão errado e já aprendi um macete a mais pra tirar essas lendas das cabeças dos clientes. Muito obrigado engehall. Explicação top👏🏼👏🏼👍🏼
a casa que aluguei é antiga não tinha geral e era entrada bifásica mas os disjuntores todos monofásicos (6 pra ser mais exato) 1 para iluminação, 1 para as tomadas, 4 para dois chuveiros(1 pra cada fase) mais umas emendas pelo caminho...
Andre boa noite, realmente aprendemos nos cursos de eletricidade que não se usa Disjuntores nono em circuito bifásico, más aqui em são paulo temos um grande problema, os padrões de entrada da ENEL ( Famosos Kits), vem montado com disjuntores monos ao invés de bipolar, já questionei a ENEL, mas continua sendo comercializado do mesmo jeito. Ou seja padrões homologados pela ENEL irregular.
Aí André eu já tive experiência com o raio no meu Dr aqui da minha casa e o Dr desarmou quando o raio caiu só ele desarmou enquanto os outros disjuntores permaneceu ligado
Andre, já tinha ouvido essa questão da norma. Mesmo com o teste ainda tenho essa duvida. Pois o teste só foi feito com o lado errado os 2 monopolares, faltou realizar o mesmo teste com o bifasico e trifasico. Pois pela lógica de peso se em um trifasico só uma fase desarmar as outras 2 fases não serão desarmada. Pela lógica de fabricação os disjuntores multipolares são monopolares unidos na fábrica. Se tem diferença. Desmonta os disjuntores e demonstra as diferença. Visto que fisicamente não tem.
Tem diferença sim, o mecanismo interno dos disjuntores bi e tripolares faz desarmar todos ao mesmo tempo quando um deles desarma por sobrecorrente ou curto-circuito, é diferente de vc tentar unir as alavancas por fora usando um prego.
@@ShetachHefker2023 O problema é justamente vc ter um mecanismo de seccionamento separada para cada fase... em caso de curto ou sobrecarga pode acontecer de só um dos disjuntores desarmar, aí o circuito vai continuar energizado com uma fase... Em caso de manutenção alguém pode ir lá e desligar só um dos disjuntores e achar que o circuito está desligado, imagina alguém vai trocar um chuveiro em circuito 220V bifásico, desliga só um dos disjuntores e percebe que o chuveiro parou de funcionar, aí a pessoa esquece (ou não sabe) verificar se o circuito é bifásico, vai mexer lá no chuveiro e leva um choque de 127V em uma das fases...
Então André, aí que está, unir apenas os manípulos de manobra é errado, pois o correto é utilizar o ponto de desarme que existe na lateral do disjuntor, os disjuntores bif e trif são desarmados por ali. Se houver uma adaptação ali, é possível sim utilizar. Sou projetista e trabalho na área.