@@joaocommanteiga as pessoas não deveriam ter pensamentos contrários ao Partido, para isso era necessário que soubessem apenas o essencial, nada de palavras que pudessem ser usadas num sentido pejorativo ao Partido, e isso tbm era um processo lento, logo a burrice precisava de tempo pra ser adquirida
Atualmente iniciei uma releitura de 1984, o livro é tão maravilhoso que a cada página que leio tenho a sensação de querer contar para todos as ideias dessa obra. Como uma sociedade pode ser dominada por seu governo. "Quem controla o passado controla o futuro, e quem controla o presente controla o passado.".
Isabela , não sei se você se lembra de uma matéria exibida pelo Fantástico , sobre uma ativista norte coreana , que havia fugido com sua mãe para os Estados Unidos. Na entrevista ela dizia : " nós vivíamos em uma paranóia. Éramos levados a acreditar que o ditador era uma espécie de deus , que podia ler até pensamentos. E que até pensar contra o ditador era crime." Logo me lembrei de 1984 , pensamento crime. Excelente resenha.
Não assisti essa matéria, mas, pelas poucas informações que sabemos sobre a Coreia do Norte, posso imaginar que seja um mundo parecido com essa distopia do Orwell... Infelizmente...
O link da matéria que vc falou realmente incrível!!! g1.globo.com/fantastico/videos/t/edicoes/v/ativista-norte-coreana-que-fugiu-do-pais-aos-7-anos-conta-sua-historia/5298306/
Eu não achei o relacionamento dele com a Júlia tão romântico não, pra mim era algo mais carnal... Até um pequeno sentimento ok, mas pra mim parecia era um pouco cada um por si. Outra coisa que eu gostei muito nesse livro é que o protagonista tinta várias falhas de personalidade mesmo, como todo mundo, não era todo bonzinho...
Creio que romântico não era mesmo, mas havia amor de fato ali. Uma das dádivas do livro é mostrar que nem o amor resiste ao totalitarismo, como podemos observar nas cenas finais.
Terminei de ler 1984 de George Orwell hoje, há alguns minutos atrás, que leitura emocionante, e vejo tudo isso se tornando real, com o avanço da tecnologia, eletrodomésticos com inteligência artificial, te ouve, te vê e te espiona por onde quer que você vá, isso sem falar do famoso Facebook. 1984 é real!!! Um abraço Isabela, que o criador o abençoe!!!
Eu li "1984" no segundo ano da faculdade de jornalismo. Foi como tomar um soco no estômago. E foi uma das melhores coisas que me aconteceu: a leitura e o soco rsrs. Parabéns pelo vídeo! Um dos melhores até agora!
@@rafaelcastro7755 Liberdade coletiva é o direito de se expressar ou agir em nome de um grupo social. Essa liberdade é protegida por um conjunto de leis (a começar pela Constituição Federal) e normas éticas que regem a sociedade, de modo a maximizar a liberdade de cada um e combatendo os excessos.
@@caiorodrigues4457 Oi? Como é? 😂😂😂 Nada como o tempo para revelar as coisas né mesmo? Hoje estamos vendo, quem realmente é contra a liberdade de expressão.
Moça vc eh um anjo q Deus, permitiu q visse a Terra recuperei o prazer da leitura, nesse mundo tão doido da internet e prazeres imediatos, fúteis e vazios... o seu canal tem profundidade, o seu canal tem inteligência... e vc tem o dom da oratória.. poderia te ouvir durante horas.
Isabella, passei seu vídeo em sala de aula ára os alunos de graduação em Psicologia, os resultados foram fantásticos! Parabéns pelo trabalho! Estou me tornando cada vez mais fã do canal. Abraços de Santos-SP
Eu li duas vezes. A primeira, eu não consegui dar continuidade de tão tenso que e apavorante que é. Quando, finalmente, terminei de ler na segunda tentativa, fui dominado por um sentimento inexplicável e uma vontade absurda de chorar. Que livro, que livro...
Cara, eu tive o mesmo sentimento, nunca aconteceu isso comigo. Fiquei mal uns três dias, mudou a minha cabeça por completo e até hoje eu tenho uma capacidade de entender as coisas antes do outros que no final se provam realidade.
George Orwell foi tão brilhante,que ele conseguiu fazer críticas inteligentes a todos os tipos de pensamento e condutas que parecem se opôr.Isso ficou evidente pra mim,quando ele diz que a Júlia só era rebelde e contrária as imposições que atrapalham a sua vida.Pra ela não fazia diferença se o passado estava sendo alterado deliberadamente,só importa as próprias limitações.
1984 é, de longe, a história definitiva das distopias e é um dos meus livros preferidos. É uma pena que seja uma obra desconhecida do grande público, que sequer sabe a origem do termo "big brother". Adorei a sutileza na crítica aos programas de TV. :) Ótimo vídeo. Um grande abraço.
Fernando, esta edição da Companhia das Letras, que é a mostrada no vídeo da Isa, tem pouco mais de 400 páginas. Mas destas, menos de 350 são a história em si, o restante funciona como prefácio e apêndice, não sendo sua leitura necessária ao entendimento total do livro.
José Luiz Garcia Agradeço amigo. Eu geralmente utilizo e-books (PDF), Mas comumente encontro entraves nos livros digitais, ausência de páginas ou até mesmo desordem . Vou á procura deste livro. Agradeço novamente.
Esse livro me chamou a minha atenção numa estante da casa de minha cunhada pelo fato do ano ser 1979 e o livro narrar algo no futuro próximo 1985. Quando acabei lêr passei a ficar imaginando aonde aquilo poderia ocorrer de fato e verdade. Pasmem! eu enxerguei Lula , o PT e o comunismo no Brasil tão controlador e com verdades forjadas para manter o partido vermelho a dominar toda a nossa sociedade e como país cabeça de um bloco em toda américa latina. Acredito e tenho convicção que eu estava certo, porém se a população não se informar e reagir com apoio de interferência militar seremos o próximo país cobaia de um regime autoritário e preso a uma dotrinação que se iníciou no ano de 1964 se referindo ao nosso Brasil.
não é exatamente a Julia que corrompe o Winston, ela é apenas uma amante incontrolável que odeia a ideia de se privar de liberdade sexual e de expressão por causa do partido. Ela nao demonstra muito interesse em política quando o Winston compartilha com ela os seus pensamentos sobre o passado e etc. A decisão de se corromper e entrar pro grupo rebelde foi mútua, eles estavam com medo de serem descobertos e mortos e ficar um sem o outro, e por isso decidiram lutar, o Winston conseguiu a oportunidade com o O'Brien e levou a Julia junto.
Acho interessante a versão de Terry Gillian na qual a opressão vem pela burocracia ... nada melhor que "Brazil" para o título - um país que já teve um ministério da desburocratização nacional.
Isabella Lubrano.,a cultura dessa jovem é imprescindível para um bom almoço, jantar, um vinho com bacalhau ou simplesmente, só, deitado na cama. Parabéns.
eu terminei de ler este livro hoje e nossa que livro que deprime a gente. fiquei imaginando todo o controle que o partido quer ter sobre as pessoas e só tive um sentimento: tristeza. a impotência do Winston me deprime
@@skytarcilah2352 O CARA É FUSILADO. DEPOIS APARECE A FRASE SEM PÉ NEM CABEÇA DE QUE WINSTON AMA O GRANDE IRMÃO. É TUDO DEPRESSIVO E INSANO, NÃO VALE A PENA LER.
O disco "The resistance" ,do Muse, foi inspirado nesse livro (Que inclusive venceu o grammy de melhor álbum de rock em 2010) Matt Bellamy, vocalista da banda, tem george orwell como seu escritor favorito.
É um livro que certamente faz vc ter panico, e ele tratando das teletelas, vc reflite de forma muito profunda, como o seu celular pode estar invadindo sua vida pessoal inteiramente
Meu Deus, o jeito que ela explica é simplesmente maravilhoso. Prende a sua atenção. Já tinha ouvido falar em George Orwell e inclusive já li uma obra inspirada em 1984, chamada "Cidade Penumbra". Muito bom tbm. Vou ler esses dois livros para refletir mais sobre. Obrigado. 💚
Isa, tem uma distopia clássica brasileira muito boa do Ignácio de Loyola Brandão: "Não verás país nenhum" que fala sobre um mundo onde o meio ambiente foi devastado. (focando no Brasil)
Gui Simmer não arriscaria ler, foca na sua. quando leio algo parecido com a história que meu primo ta escrevendo eu falo e ele não quer ler pra não desanimar nem ter influência.
o regime descrito no livro se trata do socialismo, é explicitamente dito, inclusive tem uma sigla utilizada durante toda a leitura, que diz isso também.
No capitalismo pleno cuja Liberdade é lei fundamental, você escolhe trabalhar para outras pessoas, ou trabalhar para si. No socialismo você trabalha para o estado, pelo estado, com o estado, você não tem escolha. Logo não faz sentido associar qualquer regime totalitário ao capitalismo em sua essência
Silvana Pierro ele utiliza o socialismo, mas na verdade refere-se a qualquer forma de ditadura imposta pelo governo. Principalmente quando fala sobre a televisão e suas propagandas 24hs. QUALQUER GOVERNO
Sim, eh uma crítica ao totalitarismo em geral, mas as referências ao comunismo soviético (que o autor considerava uma "deturpação" do "socialismo verdadeiro") são bem claras. Já no livro Animal Farm a crítica eh claramente direcionada a URSS.
Estou na metade do livro, e depois de ler: admirável mundo novo, ensaio sobre a cegueira, a árvore que dava dinheiro, ... Enfim, entre tantas ficções essa é de longe a melhor. E a cada página fico assombrado como está intrinsecamente relacionado com os nossos dias. É absurdo! Simplesmente estupendo esse livro. Estupenda a resenha da Isabela também.
Isabela, já tinha visto este livro exposto em diversas livrarias. No entanto não sabia que tinha essa profundidade. Obrigado pelo seu canal, mais um livro para aquisição.
Li quando era adolescente assim como o livro "Fahrenheit 451" de Ray Bradbury, onde os bombeiros tinham a função de queimar livros. De George Orwell também li "Dias na Birmânia" ficção pois ele trabalhou por 5 anos na polícia colonial britânica na Birmânia e do mesmo autor, "Na Penúria em Paris e em Londres", 1933, sobre suas andanças pela Europa. Quem for a Londres vai ver o "Grande Irmão" nas câmeras de vídeo públicas em cada esquina e no Brasil também mas as câmeras são particulares. E baixando bastante o nível tem também o BBB, o Big Brother Brasil; Vade retro satanás.
Isabella! Também tenho 1984 como minha referência em distopias. Orwell leu muito bem o seu tempo, interpretou seus sinais e escreveu contra o totalitarismo e outras formas de dominações e explorações mais sutis e naturalizadas, como as interações sociais convertidas em relações mercadológicas. O que mais me chamou a atenção na obra - além do quarto 101 com aqueles ratões - foi o conceito de duplipensamento, onde duas crenças extremamente contraditórias convivem num mesmo pensamento, sendo igualmente defendidas por quem as porta. Como sair às ruas em manifestações que pedem intervenção militar e mais poder para o judiciário: protesto contra o direito de protestar. Matutando, depois que vi teu vídeo... posso arriscar que esse duplipensamento atinge inclusive o Grande Irmão. O Big Brother de 1984, que oprimia e policiava, virou entretenimento. E não de qualquer tipo! Ele dá, principalmente, o "poder" de escolha: quem vai para o paredão? Tem mais, nessa mesma linha do duplipensar: a máscara de Guy Fawkes, de V de Vingança. O anarquista V, de repente, veste verde amarelo e pede pela ordem, que sempre serviu de justificativa aos Estados de exceção. E os desdobramentos são vários: o duplipensamento subverte o significado original, silenciando a luta daqueles que o antecederam. Suas reivindicações e resistências vão às sombras. Então se reescreve a História à revelia: Brilhante Ustra foi herói; Carlos Marighella, terrorista. Como o poço não tem fim, eis a Novalíngua: uma vez que o pensamento se realiza na linguagem e nós necessitamos da linguagem para o pensamento, abolindo-se determinadas palavras (ou Sociologia e Filosofia) "subversivas", limita-se reflexão e ação, caem por terra as abstrações do pensamento, a capacidade de imaginar na ausência de. Mata-se a criticidade, a criatividade e a articulação. Não se queimam livros sem propósitos. Sem vocabulário não há ideia, sem ideia não há vocabulário. O desconforto de Winston é inominável, o que deixa sua angústia ainda maior. Quando li 1984 pela primeira vez, intercalava com Febeapá, do Stanislaw Ponte Preta. Com o humor, subversivo em tempo de ordem, ele trazia acontecimentos do pós-64. Num deles, um Coronel cercou a Assembleia Legislativa com oitocentos soldados e exigiu que fossem eleitos seus conhecidos. Stanislaw conclui que foi "a eleição democrática mais rápida que se houve". Democracia garantida pela força; autoritarismo que assegura "liberdade". Não por acaso nossos militares presidentes não usaram farda quando estiveram no poder. A saudade que deixaram, Orwell explica. Tks pela resenha! Deve ter sido uma das mais pedidas! Bjos!
mds do céu tem mais de 1h q eu to MARATONANDO os vídeos do seu canal!! você conseguiu me tirar da minha ressaca literária, estou com muita sede de ler e criei um carrinho imenso na amazon para comprar todos os livros que me prenderam
E 6 anos após a publicação desse vídeo, venho assistir essa resenha que só elucida mais ainda a genialidade da obra. Parabéns pelo vídeo, pelas referências postas, ficou excelente!
Escutei em áudio livro.... 13 horas divididas em vários dias... hoje em dezembro 2022, estou vendo acontecer no nosso Brasil e no resto do mundo 🌎... é a nova ordem mundial... muito em breve, estaremos todos como Winston... uma pena perder nossa liberdade... No futuro, alguém irá ler essa mensagem, e ver a realidade de 1984 colocada na prática... 😔👁👁🕴🕴🕴🕴🕴🕴🕴🕴🕴🕴🕴🕴🕴🕴🕴🕴🔇🔕💉⚰️🪦 Que ainda possamos ainda crer em Deus! Mesmo que só por dentro... Liberdade nem será mais uma palavra existente, já terá sido banida e apagada... o passado não existirá mais... aguardemos... ✨️
Minha RU-vidr de leitura preferida. Ultimamente não tenho visto seus vídeos mas quando procuro algo sobre livros, vou pro seu canal. Muito inteligente e carismática. Deus abençoe.
@Raquel Carvalho é um excelente livro , Raquel! Vai que vai .... Agora eu tô no finalzinho de Crime e Castigo de Dostoiéviski, que tbm esta sendo incrível!!!!
Parabéns pela iniciativa sou professor de história e uso os seus vídeos para estimular a leitura em sala da aula. Seu trabalho é fundamental para estímulo à leitura, sou seu fã.
Nossa,vc fala de um jeito q me cativou pra ler esse livro,fiquei até chocada com a história e o impacto q ela faz hj !😱 Agr entendi pq é tão falado e até usado na redação de vestibular!! Parabéns!!!
Orwell sabia que a vida é cheia de finais tristes. "Se você quer saber como será o futuro da humanidade, imagine uma bota esmagando um rosto humano, para sempre!" G. Orwell
Eu li a revolução dos bichos e gostei muito.É um livro genial também! Dá medo de pensar que não temos liberdade e somos vigiado 24 horas! Esse vai ser o próximo livro! Aliás estou assistindo a série Black Mirror que existe esse contexto da tecnologia e a forma de controlar as pessoas. Amei o vídeo:)💜💛💚💙❤💗
Orwell ao lado de Huxley (Admirável Mundo Novo) são dois gênios do século passado. A leitura desse livro é bem cansativa, pois ele tem um ambiente bem pesado. Fahrenheit 451 foi escrito com uma linguagem mais simples, para quem quiser ler, eu recomendo. Leiam livros, por mais cansativo que possa ser, pois eles fazem - de certa forma - o nosso cérebro evoluir.
Mulher, como tu és linda! Apesar de nunca ter te visto, sinto como se fôssemos grandes amigas (loucura, não é?!), talvez seja pelo enorme amor que vejo em ti quando o assunto são essas coisinhas maravilhosas: os livros. Um beijão! É a primeira vez que me manifesto nos comentários do canal... mas ouso dizer que eu sou sua fã número um! Um grande abraço. Sucesso, Isa!!
Gente vcs são loucos né, 1984 não parece ser nd com o governo do Lula, muito menos com o do bolsonaro. Nem parece q vcs são leitores, povo louco da porra, olha o governo de 1984, n chega nem perto de ser como é nosso governo
Que medo! hehhe, coitados do pessoal que me vigia pela câmera do celular quando acabo de acordar com carão de lua amassada! A visão deve ser igual quando a gente abre a câmera frontal sem querer...😱
Parabéns pela apresentação do canal e do livro. 1984 é baseado no livro "Nós" do escritor russo Zamiátin, lançado em 1924. Li o livro "Nós" primeiro e quando comecei a ler "1984" percebi estar lendo a mesma história, só que com outro estilo de escrita e uma apresentação mais claras das ideias do autor. Recomendo a todos a leitura de "Nós ". Sucesso!!
Lendo o livro algumas semanas atrás e vendo a profissão que o Winston exerce no ministério da verdade eu só consiguia lembrar das fake news que são tão comuns hoje em dia com o uso da internet e tudo mais, é incrível como esse livro continua atual mesmo que passem anos e anos do seu lançamento
8 лет назад
Li no ano passado. Com certeza um dos meus livros preferidos. A gente fica perplexo a cada página. E a linguagem do livro é bem fácil de ler. Ótima resenha Isa, agora quero reler.
@@otaviozaparoli4339 tu ta errado, orwell era um socialista(inclusive ele lutou com os comunistas na espanha ), fez esse livro criticando governos ditatoriais e antes de morrer fez questao de deixar claro "Todas as linhas de trabalho sério que escrevi desde 1936 foram escritas, direta ou indiretamente, contra o totalitarismo e a favor do socialismo democrático, como eu o entendo."
@@mimiluisa7777 hoje 06/01/2023 o novo governo federal destinou mais ou menos 3 milhões de reais para uma secretaria da Secon, para investigar e punir qualquer pessoa que CRITIQUE políticos na rede social. É ou não é o ministério da verdade?
Quero parabeniza-la pelo excelente canal, adorei sua análise. Em "1974" comprei o VINIL David Bowie - Diamond Dogs, este foi o meu 1º contato com o tema 1984 GEORGE ORWELL, David escreveu as canções tendo como inspiração o Livro... Daí em diante fiquei fã de GEORGE ORWELL. Fui "ajudado" pelo Rock ka ka ka
Foi sinistro... O vídeo travou na hora que a Isabella falou sobre "Como entrar no Estado Islâmico" e só voltou a funcionar depois de 15 minutos... Precisamos tomar cuidado com a tal IOT (internet das coisas)...
Muito legal a tua resenha Isabella! Eu gosto muito do Orwell, e em minhas pesquisas, achei estas informações: George Orwell era pseudônimo de Eric Arthur Blair. Ele nasceu em Motihari, na época, Índia Britânica. Somente em 1911 mudou-se para a Inglaterra. Estudante brilhante, ganhou bolsas de estudo, e consta que teve aulas com Aldous Huxley. Se alistou na polícia imperial britânica lutou também na guerra civil espanhola, e entrou para a milícia operária de unificação marxista, onde atuou com trotskistas espanhóis. Steve Jobs lançou o primeiro Macintosh, e fez uma propaganda que fazia alusão ao livro 1984, onde aparecem várias pessoas de cinza, e o grande irmão em sua fala hipnótica, e vem uma jovem mulher de cabelos curtos, colorida, jogando um martelo que quebra a tela. No filme de Steve Jobs, o grande irmão era a IBM. Salvo engano. E para quem quiser saber mais sobre Edward Snowden deve assistir o filme "Snowden: herói ou traidor", de 2016, do diretor Oliver Stone.
Só deu vontade de ler. É isso ai galeriu armazenamento nas nuvens, redes sociais, curtidas são formas de rastrear o que fazemos! precisamos disso, mas parece que não temos mais como guardar o que pensamos... o historico do computador e as formas de armazenamento estão ai registrando ponto a ponto tudo o que fazemos, ações e pensamentos que nossa memória nem lembra mais... hj é possível fazer um rastreamento diário de todos os passos e que sentimos diariamente...
Boa tarde bom gente ainda existe diário de papel com cadeado e ainda por cima. Kkkkkk kkk brincadeiras a parte deve-se ter cuidado com o que se posta em rede sociais sim pois pode definir até um futuro emprego, muitas empresas está investigando o perfil do Facebook para contratação.
Eu amo as capas tanto de "a revolução dos bichos" quanto de "1984" "Correndo" pra terminar a leitura de "o retrato de Dorian Gray", um livro maravilhoso que eu não imaginava ter tanto da vida, do homem, do que o Oscar Wilde era e do que acreditava. Ancioso pela resenha Isa
Julio Henrique Baltazar Tive o mesmo sentimento lendo 'O retrato de Dorian Gray'. Fiquei dias pensando na obra depois que havia terminado a leitura. Esses são os livros que fazem valer o empenho de ler antes de dormir, ler no ônibus, entre as aulas e nos intervalos :)
Julio Henrique Baltazar, eu também adoro as capas destes livros, kkkkk e tenho a chanse de te-los em casa, e não faz muito tempo que reli o retrato de Dorian Gray. Estou ansiosamente agurdado sua resenha !
Julio Henrique Baltazar Olha, já comprei A Revolução dos Bichos e me falta comprar 1984, mas sempre sempre essas capas me fascinaram. Não consigo imaginar outro tipo de capa pra eles. Vou ver se compro 1984 logo antes que decidam mudá-la.
O livro ironicamente ficou mais famoso do que nunca quando o país mais democrático do mundo teve seu segredos antidemocráticos revelados. 1984 não é tão somente propaganda anticomunista, é sobre liberdade x totalitarismo, é sobre a fragilidade humana diante das adversidades, sobre lealdade, enfim é um livro riquíssimo que quase foi reduzido a um único fim: ironicamente promover o outra lado da opressão.
Parabens por sua iniciativa! Yevgeny Ivanovich Zamyatin - por vezes traduzido para português como Eugene Zamyatin ou Eugene Zamiatine. "Não existe uma revolução final. As revoluções são infinitas" e "Não quero que ninguém queira por mim - Quero querer por mim mesma." Que influenciou os romances Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, 1984, de George Orwell e Anthem, de Ayn Rand. Tive a oportunidade de ler sobre este livro no Jornal Folha de Sao Paulo, no Rio de Janeiro ano de 1997, em uma materia sobre livros que fazem parte de Bibliotecas no Brasil e no EUA, e, este me chamou a atencao, me fez procurar, e, ele ja tinha sido lançado no Brasil, e estava ou esta na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro com o titulo "A Muralha verde", mas somente consegui comprar, quando chegeui em São Paulo em um sebo, da Anima Editora edição da decada de 1980, mas ai dei de presente, e depois consegui comprar da Editora Alfa Omega (o link segue abaixo). Mas a edição da Anima Editora tem uma apresentação melhor, ai troquei os livros com minha amiga heeheheheheehe... Mas a Editora Aleph tem seus méritos, parabens também!!! site.alfaomega.com.br/livros/romance/nos
+Jojo A. Acho que sei qual é episódio é! É um que as pessoas ficam pedalando e dormem em quartos cheios de telas, não é? Achei este episódio pura releitura de 1984!
Parabéns! Desta vez vc acertou na análise política implícita no livro e fez uma perfeita analogia com a nossa realidade. Conquistou o meu respeito. Parabéns!!
Valeu Isabella, obrigado por essa resenha. Há muito tenho vontade de comprar esse livro (e quando o fizer, será pelos links aqui no seu canal rsrs). Mas as questões que você coloca, relacionados ao livro, são muito sérias. Se formos parar pra pensar, não existe "liberdade" no sentido amplo dessa palavra e com a sociedade na qual estamos inseridos. Basta informarmos nosso CPF e - tchan! - estão lá muitos dos dados que não gostaríamos que estivesse tão espalhado por aí! Mas como lutar contra isso? Como ser um paranoico e "apagar" sua identidade civil, comercial e virtual dos bancos de dados dessas grandes indústrias, dessas Big Brothers reais? Muito legal você ter levantado esses questionamentos, Isa!!
Cassio Alexandre falei sobre isso lá em cima e pense comigo. Imagine se o google com meu e-mail e dados do que assisto no you tube junto com o instagram o facebook, bancos e whatsapp decidisem cruzar as minhas informações diárias? eles saberiam dizer o que fiz semana passada e eu nem lembro concorda. Saberiam fazer um raio x da minha personalidade e do meu humor e rotina diárias. Temos liberdade sim, mas uma liberdade vigiada. Todos estamos sendo monitorados de alguma forma: pelo telefone, e-mail, redes sociais esses negócio de adicionar local é também uma forma de monitorar os nossos passos os lugares que frequentamos qd estamos longe da internet... vou parar senão a gente pira.... bjs
Jaqueline Barros você está certa. Quando veio à tona o efeito Snowden, o mundo inteiro sacou que tinha acabado o significado de privacidade. Às vezes vejo essas empresas (Facebook, Google...) fazerem uma média, dizerem que "se preocupam muito com a privacidade de seus usuários", mas é tudo balela. Sabe-se lá o que eles fazem com essas preciosas informações sobre nós...
Cassio Alexandre nossas informações podem sim ser vistas por quem as guarda! Acredito que não fiquem nos monitorando, mas a.pedido da justiça tudo o que fazemos pode sim ser mostrado por elas. Alem disso, podem ser roubadas informações pessoais nossas como aconteceu com atrizes que tiveram fotos nuas divulgadas. Então o negócio não é tão seguro assim. O ideal é não armazenar coisas importantes em emails os nas nuvens
Jaqueline Barros O fenômeno Snowden está aí pra comprovar que qualquer informação sobre você pode ser captada e utilizada por empresas e por grandes potências, como os EUA. No mundo de hoje tudo é possível, não desacredito em nada do que os detentores de informações podem fazer.
[SPOILER] Eu acho que mudaria o final, pois quando os dois se afastam, o partido ganha. Mas eles passaram pela mesma coisa, um ficou no lugar do outro, eles podiam se perdoar e o partido perderia
A ideia do livro é o partido ganhar - sempre, em qualquer circunstância. Não é um livro romântico onde o amor vencer até barreiras intransponíveis. Beijo!!
Li 1984 quando era jovem aos 18 anos de idade. Reli agora aos 50 para analisar a percepção atual. Fantástico a realidade copiando a ficção. Que visão impressionante de George Orwell, parece que viajou ao futuro para escrever com tanta propriedade.