Тёмный

#68 Ricardo Araújo Pereira pt2 - Da sátira ao humor auto-depreciativo; da posição do... 

45 Graus
Подписаться 3,8 тыс.
Просмотров 4,7 тыс.
50% 1

Neste episódio, como prometido, trago-vos a 2ª parte da conversa que gravei com o RAP sobre Humor.
Durante esta quase hora e meia fizemos uma viagem ainda mais alargada ao mundo do humor.
Falámos sobre os vários tipos e funções do humor, desde a sátira ao humor auto-depreciativo; o que nos levou à dimensão da comédia enquanto transgressão e ao modo como, quando se faz de um determinado assunto terreno sagrado, isso o faz automaticamente, enquanto objecto de humor, ainda mais apetecível.
Conversámos também sobre o que está por trás desta nossa capacidade para achar graça, e que nalguns casos se pode descrever como uma ‘suspensão da compaixão ou da emoção’.
Isto levou-nos a um assunto que já tínhamos aflorado na 1ª parte da conversa: o papel da moral no humor. Isto é, se a ética do humorista (e do espectador), têm ou não influência no humor que o comediante decide fazer e naquilo a que achamos graça. Por exemplo, será que é verdade, como os comediantes insistem, que “dizem qualquer coisa para provocar o riso da audiência”. E, do nosso lado, espectadores, há temas ou abordagens restritos ou tudo é ingrediente para o humor? Esta questão toca em temas que podem dificultar a dita ‘suspensão da emoção’, como o piadas racistas ou xenófobas ou humor desviante. É uma discussão muito interessante, esta, e ao editar a conversa fiquei com a sensação de que a poderíamos ter aprofundado mais. No fundo eu partilho a perspectiva do Ricardo, mas acho que há algumas cambiantes que é interessante discutir.
E pronto, foi uma excelente dupla dose de conversa. A vantagem de ter sido uma conversa longa é que pudemos cobrir muitos assuntos. Mas havia ainda mais a discutir, como por exemplo os desafios da escrita humorística e do guionismo, ou a comparação do humor com outras formas de criação humana e de arte. Talvez numa próxima conversa!
Uma última nota para partilhar convosco uma novidade: podem encontrar a partir de hoje em qualquer aplicação de podcasts uma versão alternativa deste podcast: o 45 Graus Xpress.
É uma espécie de versão curta do podcast em que vou publicar, semanalmente, excertos das conversas do 45 Graus, trechos com duração reduzida em que se pode ouvir um momento especialmente interessante da conversa gravada para o 45 Graus com aquele convidado.
A ideia de lançar este podcast é chegar àquelas pessoas que não têm tempo ou não têm interesse em ouvir conversas longas, mas que não deixam de se interessar por estes temas e de abordagem. Se conhecerem pessoas destas, a quem já recomendaram ou já quiseram recomendar o podcast, não deixem de divulgar este 45 Graus [Xpress].
E se quiserem ajudar à escolha dos excertos a seleccionar, enviem-me um email 45graus@gmx.com com a vossa passagem (ou passagens) preferida de determinada conversa (idealmente dizendo também em que minutos começa e acaba). Obrigado!

Obrigado aos mecenas do podcast:
Gustavo Pimenta; Eduardo Correia de Matos Joana Faria Alves, Joao Manzarra, João Baltazar, Mafalda Lopes da Costa, Salvador Cunha, Tiago Leite, Duarte Dória Abilio Silva, António Padilha, Carlos Martins, Carmen Camacho, Daniel Correia, Diogo Sampaio Viana, Francisco Fonseca, Helder Miranda, Joao Saro, João Nelas, Mafalda Pratas, Rafael Melo, Rafael Santos, Ricardo Duarte, Rita Mateus, Tiago Neves Paixão, Tiago Queiroz, Tomás Costa Duarte, Filipe Ribeiro, Francisco Aguiar , Francisco Arantes, Francisco dos Santos, Francisco Vasconcelos, Henrique Lopes Valença, Henrique Pedro, Hugo Correia, isosamep, Joana Margarida Alves Martins, Joao Diogo, Joao Pinto, Joao Salvado, Jose Pedroso, José Galinha, José Oliveira Pratas, JosÉ Proença, JoÃo Diogo Silva, JoÃo Moreira, JoÃo Raimundo, Luis Ferreira, Luis Marques, Luis Quelhas Valente, Marco Coelho, Mariana Barosa, Marise Almeida, Marta Baptista Coelho, Marta Madeira, Miguel Coimbra, Miguel Palhas, Nuno Gonçalves, Nuno Nogueira, Pedro, Pedro alagoa, Pedro Rebelo, Pedro Vaz, Renato Vasconcelos, Ricardo Delgadinho, rodrigo brazÃo, Rui Baldaia, Rui Carrilho, Rui Passos Rocha, Telmo, Tiago Costa da Rocha, Tiago Pires, Tomás Félix, Vasco Lima, Vasco Sá Pinto, Vitor Filipe. Agradecimentos especiais neste episódio: Paulo Ferreira, Luís Figueiredo, Tiago Diogo
-> Torne-se também mecenas do podcast, a partir de 2€, através do Patreon!

Referências abordadas na conversa:
Livro do convidado: A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram num Bar - Uma espécie de manual de escrita humorística
A Guerra do Fogo
Revisionist History - The Satire Paradox
Fools Are Everywhere: The Court Jester Around the World - Beatrice K. Otto
Jim Carrey I'm Kicking My Ass | Liar Liar
Dave Rubin
Louis CK
Sarah Silverman
História do Riso e do Escárnio - Georges Minois
“According to The Tramp and the Dictator, Chaplin arranged to send the film...

Опубликовано:

 

9 сен 2019

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 7   
@Zezinhoslb
@Zezinhoslb 4 года назад
Poder de argumentação do Ricardo é algo de extraordinário
@Zezinhoslb
@Zezinhoslb 3 года назад
Fucking bots
@marciosss
@marciosss 4 года назад
Vídeo por favor 😁 nem que seja com o telemóvel 😁 de resto perfeito 👍💪🔥👌
@luisantos090
@luisantos090 4 года назад
Alguém me consegue dizer onde encontrar a entrevista do RAP ao Jimmy Carr?
@drayduke
@drayduke 3 года назад
somos dois. já procurei e procurei e não a encontro no RU-vid.
@joanacoloma2637
@joanacoloma2637 Год назад
A entrevista foi publicada na Visão de 15 de Março de 2019. Tentei copiar o link para aqui, mas não consegui
@alinepereira7014
@alinepereira7014 Год назад
A conversa é muito interessante, mas o Ricardo parece q quer normativizar os sentidos das piadas. Só os chancelados por ele é q estão autorizados; os demais, são interditos, rs
Далее
Ricardo Araújo Pereira sobre Fernando Pessoa 2018
59:15
Minecraft Pizza Mods
00:18
Просмотров 1,3 млн
RENATO ALBANI - O avião bateu e ganhei uma viagem!
29:23
EP 9 - Quenga PhD
48:37
Просмотров 5 тыс.
RICARDO ARAÚJO PEREIRA (3/06/2019)
1:03:45
Просмотров 38 тыс.