Тёмный

#74 O prelúdio n. 3 de Villa-Lobos 

Luciano Morais
Подписаться 9 тыс.
Просмотров 6 тыс.
50% 1

Continuando nossa série dedicada a peças requisitadas nos vestibulares das universidades públicas brasileiras, comento o prelúdio 3, à luz de uma publicação recente, atualizada e revolucionária sobre o assunto. O prelúdio 3 é frequentemente escolhido para exames de seleção, mas ele é muito mais complexo do que parece.

Опубликовано:

 

6 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 48   
@arqind
@arqind 4 года назад
Luciano, me desesperei ao ouvir pela primeira esse Prelúdio, dai atropelei tudo, deixei as peças iniciais de lado e em paralelo a uma partitura, um vinil de Sebastião Tapajós interpretando Villa Lobos, muito guaraná em pó, um livro de Maria Luíza Priori (nunca esqueci, do livro) e em 5 meses com uma tremenda insônia eu "tocava" este prelúdio, mas valeu a pena. Trabalhava durante o dia, não podia mais manter aulas particulares. Fui para um curso no conservatório, porém não tinha professor a noite para me dar aulas por estar um pouco "avançado", graças a esse prelúdio, quando falo tocar me refiro a estar longe de ser um violonista, sou um ouvinte intrometido. Goste de sua explanação conceitual e histórica sobre Villa e esse préludio. Confesso que não entendo a musicalidade de Villa, mas me atrai essas melodias "estranhas", uma especie de harmonização de dissonâncias. Esse vídeo me instigou a volta para este preludio sempre cometi justamente estes erros citado, não seria pra menos: partitura e ouvido. Sou da época que ficávamos pelas bibliotecas tirando xerox, comprando ou trocando partituras daqui e ali, hoje temos um trabalho como o seu e outros gratuito a qualquer hora.
@violonista3
@violonista3 4 года назад
Teu relato é lindo, meu caro. Essa vida e vontade de ir atrás modelou nossa geração. Tento devolver o que aprendi em escolas públicas, mas é sempre muito pouco o que podemos fazer. Espero que essa contribuição te seja útil. Um abraço!!
@Pedrolindo
@Pedrolindo 7 месяцев назад
Obrigado professor, sou músico iniciante e e vc tem me aberto mto a cabeça pra o que é a música
@niculagianoglou9728
@niculagianoglou9728 Год назад
Luciano eu amo o seu canal.
@levibento5777
@levibento5777 3 месяца назад
Muito bem explicado, didático e musical!
@davidrocha79
@davidrocha79 Год назад
👏👏👏
@niltonmartinez4439
@niltonmartinez4439 5 лет назад
Muito bom o canal , estudo violão por prazer e admiração , os assuntos são realmente relevantes !!! Só para quem estuda o violão mesmo , parabéns pelo canal !!
@violonista3
@violonista3 4 года назад
Muito obrigado, Nilton... mantenha contato, vamos aperfeiçoar o conteúdo juntos! Um abraço!!
@ildamorais8346
@ildamorais8346 3 года назад
Admiro, respeito e adoro suas aulas de VIOLÃO! Vc. Ensina com um conhecimento do VIOLÃO invejável e deixa perceber sua Cultura ímpar em todos os assuntos! Cada aula é um presente grandioso para quem se dispõe a OUVIR MESMO! OBRIGADA! Cada aula é um PRESENTE maravilhoso! Abraços!
@gustavomayor8595
@gustavomayor8595 Год назад
Estou estudando esse preludio no momento (é uma das peças que mais gosto de tocar), e esse vídeo tem me ajudado a me atentar aos detalhes mais sutis da peça. Vou participar do Festival de musica de Londrina desse ano e com certeza ele irá fazer parte do que for estudar lá (talvez até de uma performance, quem sabe). Confesso que estou apavorado, mas estou ansioso pelo festival. Obrigado pelos ensinamentos Luciano, você é uma pessoa incrível.
@VictorHeuer
@VictorHeuer 3 года назад
Eu sempre imaginei uma influência forte de Bach nesse prelúdio, mas pelo que aprendi agora ela vem de Wagner. Está aí, comentado e provado. Excelente vídeo! Meu prelúdio preferido.
@DiegoKlein1982
@DiegoKlein1982 11 месяцев назад
Boa tarde, Luciano. Sou violonista amador e estou estudando e aperfeiçoando esse prelúdio, assistindo interpretações e atento a esta tua excelente aula. Se puderes me auxiliar sobre o que acontece no compasso 14 (e da mesma forma no compasso 15), no segundo acorde. Está indicado que o si bemol e o mi devem ser sustentados até o final do compasso (colcheias ligadas com mínimas), enquanto o sol será cortado para seguimento da melodia. Pareceu-me possível mudando a digitação entre o primeiro e o segundo acorde, mas ainda não encontrei interpretação que respeite essa questão. Aquelas que pude observar, inclusive de grandes intérpretes, mantêm a digitação com meia pestana na terceira casa e cortam as três notas como colcheias para prosseguir o compasso. Me parece que a intenção do autor deveria ser respeitada e não entendo porque em muitas interpretações de profissionais não é atendida. Tens algum comentário a esse respeito? Obrigado por esse importante vídeo e obrigado pelo grande trabalho teu nesse canal.
@marcosPRATA918
@marcosPRATA918 Год назад
A análise técnica pode dar relevância ao acorde do Tristão, mas a escuta como fenômeno estético subjetivo conduz a uma outra sofisticação, a que gera sensibilidade ou uma diversidade de interpretações da obra. Obs. O comentarista e prof. é excelente.
@guilhermeemerim4723
@guilhermeemerim4723 4 года назад
Cara, que demais esse vídeo!! Parabéns!
@luishoutet4954
@luishoutet4954 4 года назад
Caramba, que achada! Que canal incrível.
@jacobyalfredo5740
@jacobyalfredo5740 3 года назад
I dont mean to be offtopic but does any of you know of a tool to log back into an Instagram account? I was dumb forgot the login password. I would love any tricks you can give me.
@luishoutet4954
@luishoutet4954 3 года назад
@@jacobyalfredo5740 Dunno man, just click forgot my password in the login window and check your email to change It. Hope this helps.
@carmelolevi7417
@carmelolevi7417 3 года назад
@Jacoby Alfredo Instablaster =)
3 года назад
Esse canal é maravilhoso 👏👏👏👏
@violonista3
@violonista3 3 года назад
Que gentileza!! Muito obrigado, e esteja em casa!
@lincolncasconi6221
@lincolncasconi6221 2 года назад
Não conheço nenhuma nota musical e não toco nada. Mas agora eu sei porque acho esta uma das peças mais bonitas para violão que eu já ouvi. O acorde de Tristão e Isolda, que para mim é algo mais sombrio, metafísico e belo criado pelo ser humano.
@violonista3
@violonista3 2 года назад
Que bom! Espero que tenha sido útil pra você amar MAIS AINDA esta obra! Forte abraço!
@danteaccioly
@danteaccioly 3 года назад
Espetáculo de explicação! Muito legal seu canal! Parabéns e obrigado por tanta informação de qualidade! P.S.: O "Acorde de Tristão" na música popular é o chamado "meio diminuto", não é isso?
@Amethyst.gaby_
@Amethyst.gaby_ 11 месяцев назад
correto
@FernandoCambara
@FernandoCambara 4 года назад
Excelente explanação, obrigado maestro!
@violonista3
@violonista3 4 года назад
Obrigado, Fernando! Fico muito feliz que tenha gostado!!
@RONALDOSANTOS-th4dl
@RONALDOSANTOS-th4dl 3 года назад
Você tem domínio de causa. Você é um doutor em música. Parabéns pela genialidade
@violonista3
@violonista3 3 года назад
Oi, Ronaldo, MUITO obrigado! Muito gentil!
@sergiomaximino7361
@sergiomaximino7361 3 года назад
Parabéns pela aula e pelos demais vídeos do canal. Sou autodidata e, no meu caso, sua informação é fundamental. Seria legal, nessa composição, falar sobre a técnica de digitação de acordes de 6 notas em contraposição com a execução de acordes de 5 e de 4 notas. Podemos executar a mesma técnica?
4 года назад
Querido, aqui é o Graciano. Foi um prazer inenarrável acompanhar sua aula. Você é um mestre!
@violonista3
@violonista3 3 года назад
Graciano, que saudade! Vocês estão todos bem? Que fase, hein?
@evanalmeidajunior5490
@evanalmeidajunior5490 2 года назад
Bom de mais assistir argumentações do conteúdo musical.
@julianaferreira78
@julianaferreira78 2 года назад
Luciano, vc poderia fazer um vídeo especialmente sobre a interpretação do prelúdio N.3 do Villa Lobos?
@marianavieiralopes4102
@marianavieiralopes4102 4 года назад
Meu professor me passou esse prelúdio! Foi muito bom assitir a esse vídeo antes de começa a ler!
@guilhermejanuario3387
@guilhermejanuario3387 4 года назад
Obrigado por esse vídeo Luciano! tenho te acompanhado esse ano e o seu conteúdo tem me ajudado muito na minha performance pra essa peça. Tenho me preparado há alguns meses pro vestibular da UFMG.
@violonista3
@violonista3 4 года назад
Legal! Se tiver alguma questão específica, pode trazer aqui. Bom estudo!
@danyelpereira2890
@danyelpereira2890 4 года назад
Muito obrigado! Ajudou muito!
@andersonmatheus6
@andersonmatheus6 3 года назад
Luciano adorei o conteúdo, o senhor poderia me disponibilizar a partitura com a digitação adequada do preludio no.3 ??
@gustavoklinglopes
@gustavoklinglopes 3 года назад
Achei o canal, parabéns!!!!
@sancors2001
@sancors2001 5 лет назад
E os primeiros compositores? Aqueles que não tinham referências anteriores? De onde vieram as ideias?
@violonista3
@violonista3 5 лет назад
Oi, Sandro! Não há registros de compositores "sem referências passadas", porque a notação ocidental surgiu depois que já havia uma prática consolidada de séculos (talvez milênios) de tradição oral, portantom não anotada. Supõe-se que as primeiras experiências musicais foram feitas com base em sons da natureza, ou seja, a referência é uma contingência inescapável da cultura humana. O próprio despertar da nossa consciência é ligado à possibilidade de um uso específico da memória, no sentido de construir cultura. Sugiro o livro O Cru e o Cozido, de Lévy-Strauss para um debate amplo sobre o tema. Em todo o caso, compreender como referências são reelaboradas pelos compositores que tocamos incrementa muito a imaginação operadora. Um abração, obrigado por seu comentário!
@SantiagoLeivaGuitar
@SantiagoLeivaGuitar 4 года назад
Oi Luciano. Toquei essa peça no ano passado, apresentei em alguns programas, mas tive uma relação de muito amor e ódio com ela. Toda essa série sobre a obra ajudou a reacender meu interesse pelas peças, te agradeço por isso! Conheci seu canal há uns dias e estou adorando os vídeos. Quanto a este prelúdio, a repetição da capo sempre gerou debates na minha turma e com os professores. O que você acha sobre ela? Eu pessoalmente escolhi não fazê-la. Abraço!
@violonista3
@violonista3 4 года назад
Obrigado pelos comentários amáveis. Eu realmente acho um exagero tocar tudo de novo, só se tiver muito o que dizer com ela. Refazer a interpretação, fazer algo diferente, sei lá. Te compreendo completamente.
@JoaoVitor-bb9ds
@JoaoVitor-bb9ds 3 года назад
Vou prestar o vestibular em alguns dias, estou bastante nervoso, porque nunca fiz curso em conservatório e estudo sozinho. Alguma dica para a peça de livre escolha?
@RONALDOSANTOS-th4dl
@RONALDOSANTOS-th4dl 3 года назад
Mestre, em resumo, o Vila fez variações harmônicas tendo como base a obra de tristão e isolda?
@maonataça
@maonataça 5 лет назад
É o meu prelúdio predileto. É difícil de tocar.
@violonista3
@violonista3 4 года назад
Pura verdade... espero que as dicas facilitem, mas a verdade é que o único jeito é estudar muito mesmo... obrigado pelo comentário, Ronaldo!!
@maonataça
@maonataça 4 года назад
@@violonista3 É o jeito. Muito estudo.👍🏻
Далее
#78 - Prelúdio n. 2, de Villa-Lobos
23:39
Просмотров 4,7 тыс.
#40 Afinação: é preciso falar sobre isso!
21:50
Просмотров 6 тыс.
Changing The Flag Of The Countries #countryballs
00:18
#164 - Que corda eu ponho no meu violão?
29:44
Просмотров 6 тыс.
#67 - O Prelúdio n. 5 de Villa-Lobos..
18:37
Просмотров 4,5 тыс.
#33 Conversa de Violonista: Cedro ou abeto?
17:54
Просмотров 25 тыс.
Five Preludes by Heitor Villa-Lobos | Siccas Guitars
19:48
Mårten Falk plays Villa-Lobos: 5 Préludes
17:11
Просмотров 10 тыс.
Dicas | Preludio 4 | Villa-Lobos
21:08
Просмотров 1,4 тыс.
Changing The Flag Of The Countries #countryballs
00:18