Professor bom da desgrama, galera, comprem esse primeiro curso que ele indicou no vídeo, comprei, é muito bom, eu fico até sem querer assistir tudo de uma só vez. Ele explica muito bem, sério!
Temos a oportunidade de conhecer e praticar filosofia. Terminei o curso dos pré socráticos ao Sartre, excelente! escolherei algumas obras para ter contato direto com o autor. OBRIGADA professor Glauber.
Olá Glauber, sou um fã do seu trabalho, mas um fã meio silencioso que pouco comenta, porém, muito assiste dos seus vídeos. O que me motivou a escrever agora foi uma discussão que tive, semana passada, com outros professores (sou prof de filosofia e pedagogo), onde destacamos a tendência, no mundo atual, de especificar tanto o uso quanto as dimensões de todas as áreas do saber (e da práxis); hj se tem especialista em tudo, e por isso o discurso de "tal filosofia serve pra quê?" ´é mto comum. A visão engendrada em múltiplas concepções, na concepção de um todo que dá conta, perfeitamente, das especificidades e, também, das questões mais gerais, é cada vez mais rara, e acho seu trabalho nesse aspecto, qto em outros, de excelência. Grande abraço
Sugestão de tema: "Existe uma filosofia oriental?" Para abordar essas questões já que muitos autores consideram a filosofia um desenvolvimento na antiguidade somente grego e romano e que depois se expandiu para o oriente e que não havia conteúdo filosófico nos ditos pensadores do Oriente como Japão, China e Índia, enquanto outros autores já colocam que há sim uma filosofia oriental e muitos categorizam correntes do budismo como filosofia ou até mesmo o confucionismo e entre outros pensadores do Oriente, gostaria muito de saber sua posição em relação ao tema!
Obrigado por mais uma reflexão, Glauber! Sabe, nunca estudei o estoicismo, e confesso que peguei uma certa birra (preconceito), por causa desses bombadões que o RU-vid fica recomendando haha... é bizarro.
Incrível como este canal, mesmo depois de tantos anos, continua trazendo os melhores temas em seus vídeos. A criatividade e a qualidade em cada conteúdo é um fator de interesse. Sensacional. Sempre acerta o alvo. Sem dúvidas, um dos melhores canais que eu já vi. Talvez seja a pessoa mais sensata que conheço
Ótimo vídeo, professor! Para dar meu exemplo, a Filosofia foi e está sendo uma chave que abriu uma porta onde posso fazer as minhas perguntas e receber outras indagações, abrir minha mente para o pensamento filosófico. Mas há muito horror na rede, distorcendo o papel da Filosofia. Por que será, né?! (Uma forma de impedir nossas reflexões).
Ótimo Glauber, entendo a importância da filosofia, como um instrumento de visão da inteligência humana, para entender o sistema energético e o sistema que, nós humanos criamos.
Você é o melhor professor de filosofia que conheço, embora minha área é outra vejo outros o que eu gosto no Brasil e Paulo Ghirandelli e Mateus Salvadori
Prezado Glauber, trabalho com a filosofia clínica há alguns anos e escrevi o livro "Introdução à Filosofia Clínica" (Editora Vozes, 2021). Inclusive, tenho um canal no RU-vid para apresentá-la de modo mais claro. Se você quiser ou tiver interesse, eu me disponibilizo para conversarmos sobre o tema em algum vídeo. Abraço!
Vi sua postagem no Instagram e vim aqui esclarecer minha intenção. Na realidade, minha intenção foi ouvir o conteúdo enquanto estou no metrô ou no ginásio. Sem precisar estar com a tela do RU-vid ligada. Escuto muito os episódios do podcast e gostaria de consumir os conteúdos dos vídeos no RU-vid Music. De toda forma, gosto muito do seu trabalho.
Em nenhum momento, minha intenção foi dizer que a imagem não interessa. Foi mais no intuito de dar mais uma opção para quem consome o conteúdo. Não veja esta dica como uma obrigação
Tenho 15 anos e gostaria de estudar filosofia, Perguntei sobre isso para outras pessoas,e me disseram que devo focar em história,literatura,português e inglês e deixar a filosofia quando eu tiver 21/25 anos já que nessa idade vou ter mais maturidade, o quê acha?
9:10 existe bastante crítica as outras áreas também mestre, se aprofundaram pós pandemia, creio que num sentimento de o caos da sociedade é também por que "aqueles que tem o saber" estão fechados nos seus gabinetes, para poucos. Eu acho especialmente descabido essas críticas. Me passam a mesma vibe do que você falou, fruto ruim da pós-modernidade. Redes sociais pioraram dando a sensação de que devemos sempre saber a resposta pra tudo. Ou seja, agora por ansiedade se solicitam todas as respostas e de forma simplória para todos entenderem, se fala em "educação científica" mais como um neo-positivismo e uma forma infantil de atender demandas irracionais de uma população frustada. As redes sociais adoeceram ainda mais as sociedades
Ótimo aula! Mas faço uma observação: os cientistas são bastante cobrados para dialogarem mais com o público em geral, sobretudo em tempos de negacionismo climático, terraplanismo, antivacina... Sou físico, e posso afirmar que há um esforço grande e bem planejado para divulgar os conhecimentos acadêmicos. Creio que parte dos filósofos deveriam ter essa iniciativa.
Marco Aurélio era um filosofo? Estou lendo meditações e parece semelhante a auto-ajuda (texto original, não adaptado) O que seria então, estoicismo? Recomendam a leitura de "sobre a brevidade da vida" de Sêneca?
A questão sobre o melhor modo de viver é uma parte de uma das grandes áreas da filosofia, a ética, e o melhor modo de investigar a questão é trabalhar em duas frentes: 1. problemas de tipo teorético/conceitual, típicos da filosofia, como teorias do bem-estar, problema sobre razões para agir e razão instrumental; 2. informação empírica da antropologia, psicologia e neurosciência. Não vejo nenhuma razão para opor opor essa parte da ética e "filosofia acadêmica": não é nem que são duas áreas separadas, e respeitáveis da filosofia, simplesmente não são opostas.
Eu trabalho com estágios supervisionados. Se meus alunos chegarem nas escolas com " salto 15", pedância e aridez acadêmica, estarão em maus lençóis. Fidelidade à H. da F. sim, mas esquecer a parte prática seria absurdo.
O problema não é só a atitude acadêmica, mas sim a crença acadêmica de que não há o que se aprender dos alunos. Você entra na universidade, encara temas onde não-evidência, não-cognição e não-consiliencia se impõem e os professores agem como se deus tivesse descido do céu e dado a solução para eles. É óbvio que seus estagiários vão ter atitudes absurdas se os professores universitários se comportam como deuses intocáveis e chamam por verdade o que não passa de conjectura.
A filosofia tem que ser um pouco dos dois, precisa ter aspectos acadêmicos, mas não pode se encastelar em velhas universidades inacessiveis a 80% da população.
Sempre q assisto teus videos andando pelas ruas fico me perguntando cadê o povo dessa cidade? Pq as ruas aí são sempre desertas, se a imprensa vive mostrando imigrantes chegando na Europa.
O Olavo de Carvalho tinha razão: as faculdades públicas com a USP só formam bons historiadores da filosofia mas, não filósofos. Eu fiz filosofia na UNESP e posso dizer que o ensino é bem mecânico. É texto, leitura e uma reflexão superficial sobre o conjunto de ideias do filosofo estudado. Não valeu a pena pra mim. No COF do professor Olavo eu aprendi muito mais.
Estudo filosofia na UFMG, entendo perfeitamente a crítica sobre o sistema acadêmico, mas ler que alguém aprendeu mais filosofia com Olavo de Carvalho que numa universidade é bem esquisito 🫠