Тёмный

A Revolução da Música: IA vs. Compositores Humanos - O Fim da Composição Tradicional? 

The Formidable Sound Factory
Подписаться 691
Просмотров 553
50% 1

Não perca nada: bit.ly/44OOxYA
Neste vídeo do canal A Formidável Fábrica de Sons, exploramos o impacto da inteligência artificial na composição musical. Será que a IA pode realmente substituir os compositores humanos? Descubra como as tecnologias avançadas estão revolucionando o processo de criação musical e o que isso significa para o futuro dos músicos.
Os experimentos com a Suno AI trouxeram uma série de reflexões e nós, compositores, músicos, artistas, intérpretes, produtores musicais e, principalmente, público, precisamos estar atentos às tecnologias disruptivas, capazes de mudar profissões e até mesmo a sociedade. Vamos analisar se, de fato, as IAs generativas oferecem risco aos criadores musicais.
==== Livros relacionados ====
* Acústica - Alysson Siqueira: amzn.to/45SUncs
* A Acústica Musical em Palavras e Sons - Flo Menezes: amzn.to/3sAi0rJ

Опубликовано:

 

16 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 16   
@PaulineRoeder
@PaulineRoeder 2 месяца назад
Adorei a explicação. Acho que vai ser um processo bem interessante. Obrigada por compartilhar essas novas formas de se fazer música
@AFormidavelFS
@AFormidavelFS 2 месяца назад
É o que eu digo: a gente tem que se inteirar do assunto. Obrigado 🙏
@coscarellijean
@coscarellijean 27 дней назад
Estamos abdicando de ser humano. E pior comprando a ideia de evolução.
@AFormidavelFS
@AFormidavelFS 26 дней назад
Olha. Sua colocação instiga a refletir sobre o que é ser humano...
@Macchiato-Oficial
@Macchiato-Oficial 2 месяца назад
Eu crio músicas com IA nesse meu canal e olha, eu não sou músico. Eu não tenho condição, equipamento, conhecimento nem nada. Se eu pudesse eu gravaria sim tudo organicamente, mas uma guitarra meia boca é no mínimo 2 mil reais, os aparelhos pra gravar são o olho da cara, os cursos são caros e não tenho um estúdio pra gravar tudo isso. E não quero ir numa gravadora pq eu não quero seguir carreira com isso, é só um hobby, escrevo por amor e não por querer necessariamente ganhar dinheiro com isso. Eu escrevo músicas que eu mesmo gostaria de ouvir, eu simplesmente decidi postar, vai que alguém se identifica... Eu escrevi minhas músicas e eu pensei na melodia, tudo o que a IA fez foi, com muito custo, fazer exatamente o que eu mandei. É muito difícil explicar pra IA como você quer que ela cante sua música, mas consegui fazer isso. Sim os acordes podem ter sido feitos por IA mas eles passam exatamente a vibe e tem um ritmo muito próximo do que estava procurando, eu definitivamente não peguei um dos primeiros resultados gerados e já postei, a música saiu de uma forma muito semelhante de como eu faria organicamente, eu renderizo cada música umas 30-50 vezes, isso quando não fico picotando ela, mesclando versões na edição separando os vocais, adicionando eu mesmo algum detalhe de bateria, enfim. Se algum dia eu tiver condição de fazer sem ajuda de IA, eu farei, mas não tenho. Ainda mais porque trabalho com outras coisas. A IA apenas ajudou a tirar a música do papel. Edit: Complementando, esse lance da IA errar a sílaba tónica é real, Na minha música "crise de nostalgia", originalmente a IA cantava "Ansiedade do propriooo passado" ao invés de "Ansiedade do próooprio passaado" como gostaria e que é como tá cantando agora, eu corrigi isso na edição. Fora que quando você quer alterar uma fala da música em específico, é quase impossível fazer isso. Eu acho que a IA veio para ajudar, eu não gosto quando a pessoa gera a letra da música com chat GPT, e pega qualquer resultado gerado no Suno e já posta, pois isso realmente não tem autoria nenhuma. Mas acredito que em casos como o meu, em que a pessoa criou a letra da música, a pessoa pensou na melodia como um todo, a pessoa sabe o que quis passar a música, e a IA simplesmente reproduziu, acho que não tem tanto problema. Pois é como se eu tivesse entregado essa música pra uma banda gravar, só que ao invés de uma banda, foi uma IA. Isso é de certa forma democratizar o acesso a produção de música.
@AFormidavelFS
@AFormidavelFS 2 месяца назад
Que massa poder ouvir um outro lado. Não é de hoje que a tecnologia vem democratizando a produção musical. A gravação digital e o surgimento dos home studios foi um ponto de inflexão já. Mas como você disse, os custos ainda não são tá acessíveis (apesar de podermos produzir música de ótima qualidade apenas com o celular). Acredito muito, como você falou, que o fator humano vai continuar indispensavelmente para iniciar e gerenciar todo o processo.
@mviniv
@mviniv 19 дней назад
Olá prof Alisson Siqueira, será que vamos ter músicas tão boas como as de Gil, Caetano, Djavan , João Gilberto e Tom Jobim?
@AFormidavelFS
@AFormidavelFS 18 дней назад
Talvez. Isso depende do que se considera bom. Mas com certeza, a IA não vai criar uma nova levada de violão e um novo jeito de cantar, como fez o pessoal da bossa nova. A imprevisibilidade, a genialidade, a originalidade vai permanecer com os seres humanos por um bom tempo ainda.
@deepsession7720
@deepsession7720 2 месяца назад
Sou DJ há 30 anos, atuo até hoje e pago minhas contas no entretenimento musical. Eu acredito que as I.As serão auxiliares na composição e criação de uma musica para muitos produtores porem, aquele que se atentar na tecnologia e souber acopanha-la, tento interesse de fato em esta atualizado em sua área profissional seja qual ela for, esse sim vai economizar tempo e dinheiro, produzindo por exemplo uma "trilha de um candidato a deputado", sem precisar fazer força. Todos somos capazes de aprender e saber lidar com o avanço tecnologico, o que não vejo nas pessoas e interesse em saber e aprender algo. Quem esta na zona de conforto e não se interessa em aprender nada, e nem sequer esta atualizado na mudança das coisas, esse sim será eliminado., talvez poderá ser tarde ou terá que correr atrás.
@AFormidavelFS
@AFormidavelFS 2 месяца назад
É isso aí. Não dá pra remar contra a maré. O negócio é aproveitar a correnteza pra ir mais longe!
@MrAlucardSchneider
@MrAlucardSchneider 2 месяца назад
A música 100% orgânica, música viva, morreu exatamente no momento em que a IA na música nasceu. Nenhuma música terá garantia de ser orgânica a partir de agora. Nada garantirá que o compositor não retirou a ideia da IA. Retirar a ideia da IA é retirar a organicidade e autenticidade da música. Se alguém utilizar um único acorde proposto pela IA, em alguma parte da música, mesmo que a música seja totalmente gravada com instrumentos tradicionais, ela não será 100% orgânica, pois a IA serviu de muleta para a composição, ainda que tenha sido em 1%. A IA já está tirando o emprego dos compositores. Já está mudando a indústria. A Universal já vai usar IA para fazer música com a voz de seus artistas. É o início do fim. Música se tornará banal. E os artistas e compositores não serão mais levados a sério pela massa. Ainda bem que eu não dependo de música para sobreviver. Se eu dependesse, estaria correndo para mudar de profissão, pois a IA destruirá a importância da música orgânica exatamente como ela destruirá a importância da dublagem orgânica. Prevejo que esse cenário se tornará evidente em até um ano. Voltarei aqui daqui a um ano.
@AFormidavelFS
@AFormidavelFS 2 месяца назад
Importante essa reflexão, ainda que alarmante. Acredito que é um ponto de inflexão na história da música sim. Mas assim como os movimentos de vanguarda se desdobram para fugir da ditadura do tonalismo no início do século XX, os compositores atuais irão se desdobrar pra criar uma música cuja origem humana seja irrefutável. É só o início de tudo isso e tudo que podemos pensar para o futuro são conjecturas. Mas, já estou curioso para saber em que tom iremos debater esse assunto daqui um ano.
@fredsarros4626
@fredsarros4626 Месяц назад
Sabe o que eu acho? Eu acho que IA deve ser o mais rápido possível regulamentada. Porque não dá para competir com as pessoas que lançam 1000 músicas de IA todo mês, e nem estudaram música, nem sabem tocar nada, ou senão, todos irão perder. Acho que chegou a hora de todas as distribuidoras permitir que todo mundo mande só um determinado número de músicas. Porque não dá pra saber exatamente se foi feita por IA ou não, então todos, IA/crianção sem IA, deve entrar no pacote e todos distribuir uma quantidade determinada por mês.
@AFormidavelFS
@AFormidavelFS Месяц назад
Essa regulamentação vai acontecer e está sendo discutida (não sei se nas instâncias e pelas pessoas certas). Dá uma olhada no site da ABRAMUS. É tudo muito recente, mas temos que ficar de olho.
@matheussigali844
@matheussigali844 9 дней назад
Os compositores, músicos e intérpretes devem forçar o governo federal a barrar essas empresas de IA musicais, para proteger os direitos intelectuais e artisticos, pois só quem ganha são os empresários detentores dessa tecnologia. Produtores musicais não estão e nunca estiveram preocupados com os interesses dos compositores, muito menos as empresas que dirigem os registros de ISRC. O que realmente importa é o dinheiro. Nós compositores somos responsáveis pela qualidade pavorosa de produção de letra, e canções absurdamente bestiais. Esee é o momento de mudarmos o rumo da música neste país, e trazer mais sensibilidade e menos emburrecimento ao público brasileiro.
@AFormidavelFS
@AFormidavelFS 9 дней назад
Está havendo um debate nesse sentido. Confesso que preciso me atualizar a respeito. Um dos caminhos é acompanhar a associação musical à qual é associado. Eu sou associado à ABRAMUS e acho uma boa associação. Sobre a qualidade, os algoritmos da IA são baseados nos mesmos parâmetros que os compositores de música descartável já usam. Talvez a disseminação desse tipo de música provoque uma exaustão do público e traria uma oportunidade para a arte musical se tornar também comercial, afinal também precisamos sobreviver. Enfim, são elucubrações apenas…
Далее
CONHEÇAM COMPOSITORES DE HITS FAMOSOS
11:19
Просмотров 307 тыс.
The Largest Unsolved Problem in VR.
25:43
Просмотров 789 тыс.
UDIO.com CRIE Músicas com INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
22:36