Excelente diferenciação, só me preocupa o fato de pessoas que não foram treinadas a lidar com o todo que compreende a subjetividade humana, operarem o ABA como uma técnica, para cumprir uma demanda de mercado.
Tem pessoas não formadas em psicologia, fazendo pós graduação em TCC😢 isso sim, é um perigo...o ABA é estrutural, a TCC não, tem uma análise funcional que envolve todos o ser
Olá Michelli só gostaria de fazer uma ressalva , o Psicólogo Comportamental é treinado a realizar Análise do Comportamento ,disto depende a sua intervenção .Está dentro da sua prática clínica realizar o registro dos comportamentos em determinado ambiente, saber os antecedentes, consequentes e reforçadores, para assim conseguir elaborar um plano de tratamento para o indivíduo em questão. Em alguns momentos você não diferenciou a Terapia Comportamental da Terapia Cognitiva Comportamental cada qual tem as suas especificidades.
Eu respeitosamente discordo com você, são duas formas distintas de ver um comportamento. Esta inclusive é uma distinção muito clara dentro da academia no ambiente de pesquisa científica. Agradeço sua contribuição aqui é um local livre para se postar opiniões. Mas como eu disse no vídeo é assim que eu vejo e vivo dentro da academia como mestranda em ciências do comportamento dentro da UNB.
Concordo com Michelli. Tenho uma filha TEA severo, que foi para o atendimento com uma psicóloga especializada em TCC. Como ela não fala, as coisas não ficaram muito claras para a psicóloga, que acabou dispensando ela com o argumento de que no momento ela precisava muito mais de uma fono e uma TO devido as questões sensoriais (esteriotipias, por exemplo), do que da intervenção dela. O pior é que na época eu não entendi nada! Pq ela se dizia aplicadora da ABA. Mas agora com este vídeo maravilhoso, clareou tudo para mim. Só complicou para minha filha, pq na cidade onde moro não tem profissionais com formação em ABA. Vou eu buscar esse conhecimento! Vc é minha inspiração Michelli! Minha insatisfação é o que me move, assim como a sua te moveu para ajudar seu filho!
@@danielalucasevangelistasiq5657 vc pode fazer um tratamento remoto com um analista do comportamental, que soma esforços com outros profissionais, um exemplo: psicopedagogo, com um plano feito por um analista do comportamento, ou até outros profissionais podem ser muito efetivos nesse tratamento. Posso indicar alguns que trabalham com essa plataforma. Segue meu insta se quiser falar sobre: @rib.monalisa
O aba é fundamentado na teoria cognitivo comportamental. Analisar e saber estimular a cogniçao é muito importante durante a modelação do comportamento, principalmente em programas de imitação e atenção. Psicologos/estudantes analistas do comportamento estudam relações sociais e formas de comunicação e linguagem a partir de diversos teóricos.
se não for aba por acompanhamento terapêutico Denver ou mesinha, vai ser psicoterapia de consultório. Geralmente nosas crianças com TEA e DI fazem diferentes fisios, diferentes fonos, psicomotricistas e acompanhamento aba deve ser supervisionado por um psicólogo especialista em teorias cognitivas e aba com intervenção precoce. Existem profissionais duvidosos.
Oi Michelle adorei o seu video!! Muito legal abordar essa diferença, não tinha parado pra pensar o como pode confundir. Sou psicologa, tive minha formação muito forte com princípios do behaviorismo radical, e mesmo sem ter me especializado em TCC tive uma boa introdução tambem. Resumindo, a maior diferença da TCC e da ABA é a cognição como você abordou. Mas as duas consideram a cognição, só que de uma forma diferente. Além disso, a TCC tambem faz analise de contingencias, porem de uma forma diferente tambem. Pra TCC existe uma diferença entre cognição (pensamento e emoção) e comportamento (tudo o resto que a pessoa faz). Tambem existe uma hierarquia (cognição é sempre maior que comportamento). Na analise de contigencia seria assim: antecedente ambiente -> surge um pensamento -> dispara uma emoção -> leva a um comportamento -> traz uma consequencia. Enquanto pra ABA, pensamento e emoção são comportamentos privados, e os demais são comportamentos publicos. Sendo tudo comportamento, tudo "tá no mesmo saco", ou seja, qualquer um pode surgir antes ou depois. Essa ideia da cognição surgiu pq as pessoas tinham (e ainda tem né) muita dificuldade de entender que pensamentos são equivalentes a qualquer outro comportamento. Alem disso, são baseadas nas teorias mentalistas que colocam a mente/cognição como superior a tudo, reforçando tambem a superioridade humana em comparação com demais animais. Outra coisa é forma de interpretar as analises de contingencias. Quem estuda ABA sabe que existem analises muito mais complexas, mas pra TCC fica tudo no simples A-B-C, que aprendemos nas primeiras aulas de behaviorismo. Pessoalmente, eu considero que as pessoas que criaram a TCC o fizeram por nao compreender a ABA adequadamente. Sobre indicação, a TCC pode ser indicada para adolescentes e adultos sem nenhum atraso cognitivo. Trabalho com crianças com atraso no desenvolvimento fisico e cognitivo e utilizava um material baseado na TCC e precisava adaptar sempre, nenhum tinha condições de compreender. Utilizei mesmo com um autista adolescente de alto funcionamento (asperger), com sintomas de toc, achei bem falho. Sobre pesquisas na TCC, existem muitas, porem nao seguem o rigor das pesquisas ABA. Geralmente, quem se interessa por ABA são pessoas mais familiarizadas com a area de exatas (e por isso se sentem confortaveis em replicar todo esse rigor) e quem se interessa por TCC são pessoas que tem dificuldades com exatas, ai as pesquisas ficam "daquele" jeito ne. Sobre tratamentos para autistas, nao consegui ainda ver tudo no seu blog, mas vc ja viu algo sobre integração sensorial? Parece que as pesquisas sobre isso tem crescido muito ultimamente. Seria legal um video sobre esse tema. Muitos centros de reabilitação tem associado ABA, PECS (quando necessario) e integração sensorial.
De que estudo científico você obteve essa informação que quem é da TCC tem dificuldades com exatas? Se as pesquisas desses profissionais fossem meia boca, A Psicologia hoje não seria considerada ciência.
Questionar a TCC em relação as pesquisas utilizando "as pesquisas ficam daquele jeito", é desconsiderar uma plataforma como a Cochrane que possui pesquisas de qualidade em nível altíssimo.
Gosto muito do seu trabalho como pedagoga especialista em ABA, mas preciso dizer que a sua explicação sobre a TCC não condiz com a realidade pois foi muito reducionista. "Explicações mentalistas" não é o objetivo da Terapia Cognitivo Comportamental. Acredito que o tema do vídeo foi importante pois precisamos explicar para a população em geral que existem inúmeras "sub divisões" dentro da abordagens " Terapia Cognitivo Comportamental" e nem todas trabalham com base teórica da Análise do Comportamento Aplicada, mas algumas SIM. Eu, por exemplo, sou Terapeuta Cognitivo Comportamental (psicóloga e pedagoga) e minha base é em ABA, então não podemos generalizar, entende?!
Olá Ana Carolina! Respeito sua visão. O único ponto que busco te trazer é: Então essa divisão ela é feira pela classe analítico comportamental inclusive dentro do meu mestrado na UNB isso é muito claro a separação e divisão das áreas inclusive com o uso destes termos.Inclusive na época desse vídeo eu estava fazendo aula de questões conceituais em behaviorismo radical onde haviam discussões sobre isso usando este termo em um Programa de Pós Strictu Sensu que tem foco na formação de analistas do comportamento e onde é feita a divisão de áreas. Mas esta discussão e ponto de vista vai além do que eu posso te explicar nesse momento. Mas te garanto o que falei não saiu do que penso ou da minha cabeça e sim da formação que recebi.
@@MichelliFreitas concordo contigo. A filosofia (compreensão) de TCC e ABA são distintas, e não se confundem. Vejo muitas confusões de pedidos médicos a esse respeito. Sou psicóloga e tenho formação em TCC e apesar de identificar técnicas em comum com a AC, ao se aprofundar nas questões teóricas que embasam a Análise do Comportamento fica nítido que não se confundem, direcionando-nos para compreensões diferentes e a formas distintas de intervenção. A compreensão dualista de um e monista do outro interfere naturalmente nas formas de intervenções. Logo, abandonei a TCC para de fato abraçar a Análise do Comportamento, e estou cursando pós na área. Você foi perfeita na colocação. Excelente discussão. Parabéns! Obs: E sobre "cognição", vou falar no que tange psicólogos Análista do Comportamento: entende pensamentos e emoções como comportamentos privados, logo, os considera e trabalha com eles, não sendo necessário encaminhar para os psicólogos de compreensões cognitivistas (caso tal demanda chegue a nós). Obs2: Considero e respeito a TCC (e sua forma de trabalho tendo muitas respostas positivas em algumas demandas como a Depressão, dentre outras), mas como a filosofia e produções nas áreas apontam, defendo que não há compatibilidade entre as duas e que psicólogos analistas do comportamento podem lidar com as questões de pensamentos e emoções em demandas trazidas a Clínica. Uma leitura legal sobre isto é um texto de Skinner: "Porque não sou um psicólogo cognitivista". Obs: Entendo que como disse um colega que o surgimento de terapias cognitivas surge no momento histórico que não se compreendia bem a AC, mas felizmente temos avançado. Inclusive em produções sobre pensamentos e emoções segundo uma ótica coerente com o BR.
Deivid Paulino existe um artigo científico de revisão de literatura que descreve todas as dimensões de tratamento com evidências científicas sólidas para crianças com TEA. Nele a TCC tb é apontada, mas nesse caso ela é contextualizada para o desenvolvimento de habilidades sociais, por exemplo. Vai depender do desenhar do seu foco de pesquisa...
Essa aqui ó ieac.net.br/posgraduacao-aba/?src=97b227fbd91e4c7d975b62d3a2662b40&gad=1&gclid=CjwKCAjwvfmoBhAwEiwAG2tqzDr8jKJY-XiSu7CAINzuk_PXpqKzXW_v2QE2PLanksaSl2Oy5cPp6xoCZM4QAvD_BwE . e melhor, se tiver qualquer duvida tem uma equipe para te ajudar api.whatsapp.com/send?phone=5562999038124&text=Whatsapp%20do%20IEAC
Obrigada pelo vídeo, sou mãe de autista de 3 anos, e a neuropediatra nos orientou a pesquisar mais sobre a TCC, e estou amando aprender sobre o assunto... Você poderia recomendar algum livro para pessoas leigas como eu no assunto. Desde já agradeço 💙
Olá Clarice, tudo bem? Aqui é a Equipe de Suporte do IEAC! Obrigada por nos acompanhar! Temos essa recomendação: www.amazon.com.br/Exerc%C3%ADcios-Terapia-Cognitivo-comportamental-Para-Leigos/dp/8550802514 Vou deixar aqui também a nossa página de cursos para você verificar os que estão disponíveis nesse momento: ieac.net.br/escolha-seu-curso/
ABA é uma teoria dentro da análise do comportamento? Ou essa análise do comportamento aplicada é diferente da análise do comportamento que estudamos dentro do curso de psicologia?
Sou autista, mas não sou criança. Tenho 56 anos e fui diagnosticada há um ano. Foi recomendado para mim TCC, mas ainda não estou fazendo, só que nunca havia ouvido falar sobre essa ABA. Preciso trabalhar urgente meus comportamentos e quero algo que funcione. Será que serve para mim?
Muitos médicos indicam a TCC quando consideram a necessidade de trabalhar pensamentos e emoções, e se confundem com o termo da Terapia Cognitiva-Comportamental levar o nome comportamental,, mas o Psicólogo Analista do Comportamento também trabalha com "cognições", entendo-as como comportamentos. O que você precisa saber é que o melhor tratamento para TEA é quem trabalha com ABA.
@@merciaaugusta4994MELHOR TRATAMENTO E ABA😂😂😂.ATE QUANDO QUE ESSES PSICOLOGOS DE ABA VÃO ENTENDER QUE O AUTISMO NÃO TEM QUE SER ROBOTIZADO E SIM TRAVALAHAR PARA ELE TER AUTONOMIA .ABA FIROU COMERCIO.TCC MUITO MELHOR DO QUE ABA AINDA MAIS SENDO VISTO POR PSICOLOGOS 😂😂😂.OUTRA COISA HIPERFOCO DO AUTISTAS E VIDA PARA ELE NÃO VENHA QUERER TIRAR. NÃO VENHA QUERER TIRAR ESTERIOTIPIAS SE NÃO VAI AFETAR NINGUÉM E NEM O AUTISTA POIS SÃO REGULADORES.
Michelli, as indicações não são diferentes? Por exemplo, aqui indicam a TCC para autistas mais velhos e ligados à TOC, depressão e etc. Os profissionais , geralmente, trabalham até juntos. Qual a diferença da indicação?
TCC não sei te dizer se é uma abordagem com evidência científica para a população autista. ABA não é uma ciência para autistas. Mas ambas tem uma abordagem e visão de mundo totalmente diferente. Behavioristas mais radicais diriam que não se misturam, são água e óleo!!! Cada um verá o problema de formas diferentes. Mas há casos que TCC é melhor, mas não acredito que seja o caso dos autistas.
Discordo desta indicação por ser uma analista do comportamento, logo não sigo a linha cognitivista como explicações para comportamentos. Mas isso é assunto até para outro vídeo :)
A nossa! ieac.net.br/posgraduacao-aba/ Chame as meninas aqui nesse whats, e receba o guia da pós ABA (Mas cuidado, vai ser amor a primeira vista♥) Equipe do IEAC ZAP: api.whatsapp.com/send?phone=5562999038124&text=Whatsapp%20do%20IEAC
Lembrando que Skinner foi um psicólogo behaviorista, qual o método foi exclusivamente no uso clínico da psicologia. Educadores e demais profissionais da saúde adotaram o método como ciência, e não há restrição. Mas vale a pena ressaltar que nenhuma profissão suprime a outra. Autistas por exemplo precisa de horas intensivas com ABA, psicólogo ABA, fono ABA, psicopedagogos ABA….
Waleska existem várias questões equivocadas na sua fala. Skinner formado em letras, doutor em psicologia é que nos Eua prevalece o que você faz como mestrado e doutorado por isso todos acham que ele é psicólogo. Análise do Comportamento Aplicada não é um método, adotar método como ciência? Equivocado. Essas nomenclaturas fono aba, psicologo aba acho totalmente inadequadas, mas eu não vou escrever aqui um mega texto para me explicar! Mas sua fala está imprecisa do ponto de vista de informação do que está correto ou não. Pesquisa se for do seu interesse, se você achar que faz sentido pra você.
Felipe, segue o professor Tamuia Caambembe. Ele é professor de Psicologia na UFAL de bases biológicas do comportamento e Analista do Comportamento. Ele traz questões sempre relacionando as compreensões de comportamento considerando seus 3 níveis de seleção, você conseguirá ir relacionando a Teoria da Evolução com o ABA ao considerar a filogênese e sua relação com a ontogênese e cultura, isto é, os 3 níveis de seleção do comportamento.
Oi Michele, gostei muito do seu vídeo! Me formei em Pedagogia no ano passado, e, estou cursando pós-graduação em Docência no Ensino Superior. Gostaria de saber se a pós em ABA se encaixaria no meu currículo e aonde posso verificar mais sobre está pós?! Não trabalho na área, mas, estou me interessando muito por ela. Se puder me dar um "norte" agradeço. Abç
Olá, Janaina. Tudo bem? A ciência análise do comportamento com certeza com seus princípios e procedimentos que Busca fazer análises funcionais para descobrir a função de comportamentos seria de grande valia para o TOD.
Estou com uma situação difícil. Entrei com liminar e na solicitação o médico solicita TCC. A clínica indicada diz que a profissional é formada em TCC, mas não é verdade, a formação dela é em aba. Estou muito chateada com a clínica que está tentando convencer que tcc e aba são as mesmas abordagens. Minha filha já tem 17 anos e não tem problemas graves de comportamento, o problema dela é depressão e pânico e sei que nesse caso o TCC é melhor. Me diz uma coisa a TCC é uma pós né? Posso exigir algo que comprove a formação dela em TCC? O que mais posso exigir? Minha filha precisa com urgência do tratamento e essa situação está atrapalhando todo o tratamento que ela precisa. A profissional em questão rem a neuropsicólogia apenas. Sei que durante a formação em psicologia se passa por todas as abordagens, mas não quer dizer que já sai formado em TCC, né?
Olá, extamente o que disse. A graduação em psicologia, seja bacharelado ou licenciatura, é genéria como todas as outras. Na faculdade estuda-se muitas abordagens psicológicas, inclusive as comportamentais dividas em ABA, TCC e outras. Uma formação em análise do comportamento não é a mesma coisa que uma formação terapia cognitivo comportamental, embora sejam da linha comportamental. Importante destacar que a terapia ABA também pode ser usada por meio de psicoterapia para casos como da sua filha. No meio dessas duas tem a ACT, terapia de aceitação e compromisso, enfim, são várias abordagens...
Michelle, estou querendo fazer um mestrado. Indicaria Ciência do Comportamento ou Neurociência? Trabalhei não só com TEA, e gosto bastante do trabalho com pais e cçs. Porém, o assunto Autismo começou a fazer mais sentido pra mim pq provavelmente estou no espectro. Portanto, vejo pouca coisa sobre isso na vida adulta . Adolescência e sexualidade... Enfim... Poderia me dar um "norte"?
Olá, Roberta. Tudo bem? Ambas áreas são muito importantes vc tem que ver o que vc tem mais paixão mesmo e qual seu objetivo com o mestrado, com qual propósito irá fazer.... Para que assim possa até escolher melhor...
@@MichelliFreitas foi o que questionei ... Pelo que tenho visto na internet, não tenho achado muita coisa bacana... Que site de busca me indica? Dentro das duas áreas?