O que o D. A. Carson afirma é que, enquanto a pessoa está pagando pelos próprios pecados, ela continua a cometê-los, isto é, ela não passa a viver de modo impecável. Por isso o ciclo pecado-punição nunca termina.
O sacrifício de Jesus não serviu apenas para pagar o preço da salvação dos pecadores, mas para eliminar totalmente o pecado e seus resultados. Se Deus fizesse os ímpios pagarem para sempre por seus pecados Ele mesmo estaria perpetuando os efeitos do pecado, mantendo eternamente o sofrimento, a dor e a angústia. Ele mesmo sofreria enquanto existissem Suas criaturas sofrendo pela eternidade. Por isso "o salário do pecado é a morte" (Rm 6:23). Para um Deus justo e santo, é melhor os perdidos deixarem de existir do que viverem gritando de dor e desespero pela eternidade. Esse pensamento de um deus psicopata tem levado muitas pessoas sensíveis ao manicômio.
Eu já tinha ouvido falar. Adventistas são desta. Mas pra mim, essa visão é problemática, pois se assim for, o ímpio pode falar: Vou continuar pecando, pois vou deixar de existir mesmo
@@AndersonSoares-b2rSim, o ímpio tem essa escolha! Ele não é "obrigado" a servir a Deus apenas para fugir de um tormento eterno. A escolha é a vida ou a morte. Quem tem o Filho, tem a vida. Escolham a vida! (Dt 30:19)
Nunca me detive para pensar muito nesse tópico, mas alguns argumentos parecem fazer algum sentido. Se puder, Bibo, traz mais gente para falar de outros pontos de vista. Muito obrigado!
Sim, de certa forma faz sentido. Queria outra análises também, bibo traz o Iago, queria saber o ponto de vida dele e o seu pessoal sobre assuntos de divergência cristã.
Só existe uma razão para eu me tornar aniquilacionista, que é puramente emocional. Mas quando examino as Escrituras entendo que o castigo é eterno. Deus não criou almas que possa deixar de existir.
@@davigoulart2289 A cara, sei lá. Não vejo base bíblica pra Deus ter criado almas eternas… vejo que alma tem fim, e que Ele é quem concede vida eterna aos salvos.
Deus criou pessoas corpóreas. É até por isso que haverá ressureição de justos e injustos. O castigo, seja qual for será aplicado a pessoas corpóreas. Eu não vejo nem sentido falar pessoas "com corpo".
Muiro bom! Bibo, gostei do assunto. Legal vai ser ver a turma argumentando a favor do Tormento Eterno. Comecei a estudar esse tema tem duas semanas. Sinceramente, está difícil de continuar com o Tormento Eterno hahahaha Deus abençoe mano.
creio que no estudo da teologia o argumento deve ter mínimo peso, sendo a referência bíblica o principal aspecto a ser analisado, e embora esta seja a primeira vez que ouço a defesa desta doutrina, de fato ela está me parecendo amparada pelas Escrituras
@@KhayteProfetamuito bem explicado, e é o que o outro bispo fala ali no final, de que essa linha passou por alguns critérios e n pode ser considerado uma heresia...
@@KhayteProfeta Sim, claro. O que quis dizer, é que seria legal, por entretenimento, ver um btcast falando sobre o tormento eterno. Trazer a versão oposta a apresentada. Seria bem legal
As pessoas se acostumaram com a ideia de um Deus que TORTURA (ou permite) PESSOAS ETERNAMENTE. Essa própria premissa já deveria ser descartada por quem crê em Jesus. De resto, é analisar textos e argumentar.
O aniquilacionismo é uma resposta muito mais satisfatória à questão da condenação dos ímpios. Sofrer um tormento eterno nunca me pareceu algo que fosse condizente com o caráter de Deus .
Eu entendo como eles a ideia de Imortalidade condicional, mas não gostei nem um pouco dos argumentos, podia às vezes trazer um outro podcast sobre o mesmo assunto com o pastor Romulo Monteiro, que também crê na imortalidade condicional e sei que já figurou aqui no canal. Mas obrigado pelo conteúdo e por trazer esse assunto :)
Ou seja, inferno não é inferno, morte não é morte, sofrimento não é sofrimento e eterno não é eterno. Muito boa essa doutrina. Obs: Gosto muito do Bispo, mas nessa aí não dá pra engolir não rsrs
Muito boa a conversa! Uma pergunta que me ocorreu ao final do vídeo é: "A doutrina aniquilacionista considera que há esperança no inferno?". Aqueles que estão em sofrimento no inferno podem "nutrir" a esperança de que aquilo terá um fim, não se se essa tal "esperança" combina com o que é o inferno. Seria muito bom ouvir uma explicação do bispo sobre este respeito.
Acho que não em, pelo que eu entendi. A pessoa morre, tem ali agora um tempo pra "cumprir sua pena", que seria esse sofrimento e tal, depois no fim de tudo ele simplesmente deixaria de existir
@@eduardorocha9846 pelo que entendi é como uma material comburente, tipo a madeira ou o papel: queima e queima até que é consumido pelo fogo, isto é, deixa de existir
Eu tambem fico em cima do muro sobre essa doutrina porem uma coisa que eu estava pensando é que no AT nao tem nenhuma punição de tortura, se o inferno é uma tortura eterna, um homicida que violou a lei de moises ao inves de ser apedrejado ele deveria ter sido torturado ate o ultimo ano se sua vida, isso seria corente com a ideia de um inferno eterno. Mas jao tem nenhuma punição assim e é o mesmo Deus
Lucas Banzoli tem um excelente livro sobre o assunto “A lenda da imortalidade da alma”, a abordagem dele é espetacular. Além de trazer ele, poderiam chamar o Pr Romulo Monteiro da igreja do Guilherme Nunes hhhh. Eu pessoalmente estou interessado no Pr Romulo Monteiro porque ele crê que foi Samuel apareceu em Endor, gostaria de saber como ele concilia isso com a sua ideia de imortalidade da alma.
Então... até onde entendi, se proíbe a consulta a mortos. Não que não possa haver algum contato. Até mesmo na tradição cristã tem relatos de mártires ou pessoas consideradas santos. Em atos o pessoal achou que estava falando com Paulo morto. Mesmo Paulo falando sobre Jesus morto ter falado com ele, e o povo aceitou até que ele esclareceu que era Jesus ressurreto e não um fantasma.
Eu compreendo que atribuir a Deus, Sadismo, misericórdia, Justiça, Amor, e punição em proporções similares aos Sentimentos e emoções de pecadores, pra explicar o aniquilacionismo é Bisarro. Deus é Santo e Eterno, o Castigo é Justo e Eterno. Simples assim!
@@magnobraga4619 Nós vamos para o céu não pelo medo do inferno, mas pela fé em Cristo e a satisfação nele. O céu será cheio de pessoas que encontraram sua alegria e descanso em Cristo e não simplesmente porque tinham medo do inferno. O mero medo do inferno não cria cristãos salvos.
@@eliomeneguci2237 mas este me pareceu o principal argumento do aniquilacionismo, que seria injusto qualquer pessoa ter a mesma pena que o próprio Satanás
A questão se dá, pelo fato do pecado ser contra o eterno Deus, sua condenação portanto é eterna, já para os salvos o efeito da eterna salvação se dá por causa da morte do substituto que é Deus homem, nosso representante, substituto e redentor. Para aqueles que estão em seu estado de queda o juízo é eterno, para aqueles que são redimidos a salvação é eterna por meio de Cristo Jesus nosso Senhor
*_HERESIAS QUE TEREMOS DE ADMITIR SE O TORMENTO FOR ETERNO_* Se há um “inferno” ardendo em chamas na atualidade; e se o diabo for atormentado por um período sem fim, juntamente com os pecadores, teremos de aceitar pelo menos quatro heresias: *1° HERESIA)>* O diabo, os demônios e os pecadores são eternos, ou seja, Deus não conseguirá um dia destruir o diabo e os pecadores definitivamente. O que dizer dos seguintes textos: *_1 João 3: 15; Malaquias 4: 1-3; Romanos 16: 20; Hebreus 2: 14 ???_* *2° HERESIA)>* O pecado é eterno. Se os ímpios fossem atormentados com o diabo eternamente, nunca iriam deixar de ter raiva de Deus por estarem no fogo, e continuamente blasfemariam dEle. Estariam em constante pecado, por toda a eternidade. *3° HERESIA)>* Muitas pessoas que pecaram 70 ou 80 anos irão sofrer a mesma penalidade que Satanás, que pecou desde o princípio *_(João 8:44)_* e que foi o originador do pecado. Nada mais injusto. Isso não estaria de acordo com os seguintes textos: *_Apocalipse 20: 11-13; Lucas 12: 47 e 48_* (alguns receberão “muitos açoites” e outros, “poucos açoites”). *4 HERESIA)>* Deus nunca irá terminar com o sofrimento. A Bíblia ensina claramente que um dia não existirá mais o sofrimento *_(Apocalipse 21: 4)._* Creia que Deus não irá condenar ninguém à tortura. Aceitando a posição bíblica sobre o assunto, a visão que você tem de Deus irá mudar e sua comunhão com Ele será ainda melhor! Não seríamos felizes no Céu se soubéssemos que algum parente ou filho nosso está queimando no “fogo do inferno”. O céu seria um “inferno” se pudéssemos ouvir ou mesmo saber que algum querido nosso está ardendo nas chamas. Como você iria olhar para Deus durante a eternidade, se ao mesmo tempo em que Ele diz que lhe ama, diz que foi “justo” em condenar um querido seu ao tormento eterno? Graças a Deus por a Bíblia não pregar isto! Logo, o Senhor Jesus irá terminar com toda mancha do pecado e com o sofrimento: *“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.”* *_(APOCALIPSE 21:4)_* Se o “inferno de fogo” durasse para sempre, essa passagem não poderia estar na Bíblia, pois o luto, o sofrimento, o pranto e a dor não cessariam. As consequências do pecado seriam eternas, o que contraria plenamente as Escrituras. *FONTE:* O INFERNO DE FOGO ETERNO, POR LEANDRO QUADROS.
Pensa na seguinte reflexão... Se você matar uma barata, ninguém vai te xingar por isso... Se matar um rato, talvez quem ache um pouco ruim, mas tudo bem... Se matar uma pessoa, você será presa.... Se matar a rainha da Inglaterra, não pensarão duas vezes e te matarão na mesma hora... Enfim, sua condenação vai de acordo contra quem você pecou, não apenas o ato em si. Qual será a condenação de um mínimo pecado contra um Deus Eterno? Qualquer número vezes infinito resulta em infinito. Não é possível pagar uma pena infinita, visto que seu pecado foi infinito, visto que Deus é infinito em valor.
@@alissonmatias7068 Eu soube através de uma citação indireta. Tinha um livro da editora Vida, que era um resumo/dicionário sobre linhas teológicas presentes no protestantismo e evangelicalismo. Daí, na parte em que falava sobre escatologia individual, tinha o John Stott e o B.B.Warfield listados como defensores do Aniquilacionismo.
@@casacriativacomunica Exato, o sacrifício de Cristo parece banal, afinal, se a 2* morte nao é separação eternoa de Deus e sim uma "extinção " então nao faz muita diferença ( à grosso modo) E outra; extinção por extinção, se Deus ja sabe quem nao será salvo e se ja sabia que o homem ia cair, ja devia ter ter extinguido todo mundo, pq ele deixaria tanta gente ruim, fazer tanta maldade aqui, se simplesmente essa essa gente má que faz apenas o mal simplesmente um dia deixará de existir... Não faz sentido...
Não imaginava que os metodistas fossem tão fracos! Eles falam de forma hesitante, gaguejam, falam como se não tivessem convicção. Isso passa uma impressão muito ruim pro público. Fiquei decepcionado com eles. Bibo, você pediu o *amparo histórico* dessa doutrina. Chama o Lucas Banzoli para o teu podcast. Ele é a pessoa mais indicada para isso, pois é HISTORIADOR e autor de vários LIVROS sobre esse e outros assuntos. Que ele disponibiliza gratuitamente em seu site. Mas também é possível comprar. Além do convite a ele, gostaria de recomendar também a leitura da magistral obra *The Conditionalist Faith of Our Fathers,* do erudito Le Roy Edwin Froom.
Em um podcast curto não dá pra fazer uma palestra. Mas eles apresentaram basicamente os mesmos argumentos do Banzoli, sobre a alma vai morrer, eterno não é sentido que nunca vai acabar, o bicho nunca vai morrer se refere ao lixo de Jerusalém, etc.
Eu não consigo tirar a qualidade da condenação a um Deus infinito e santo de ser eterna (alma imortal num inferno eterno). Mas de fato, o aniquilacionismo parece mais misericordioso.
Entendo o que quer dizer, mas é importante lembrar que a ideia de purgatório e universalismo também parecem mais justas. Não quero dizer que o aniquilacionismo chega a um nível de heresia igual, mas ele coloca a justiça de Deus em uma balança, chegando a conclusão de que a eternidade do sofrimento é injusta. Isso é bem arriscado, uma vez que esse conceito se apóia na ideia de que todas as menções de sofrimento eterno são metaforicamente, e que a morte da alma seja literal e não a visão convencional de que é o pleno afastamento de Deus.
Achei contraditório, se existe almas para vida eterna, porque não haveria para condenação eterna? O eterno ficou relativo… Eterno para vida ok, eterno para sofrimento não… 🤷🏼♀️Se alma nenhuma é eterna, como os arrependidos e salvos viverão? Já que não exige eterno… achei uma linha confusa e sem embasamentos. Bibo, convide os que fazem o contra ponto desta teoria.
"Deus é o único que possui imortalidade" (1Tm 6:16). A vida eterna que os salvos desfrutarão não é por terem uma alma eterna (eles não têm); mas é porque o Eterno vai sustentar a vida deles para sempre. O que confunde as pessoas é a sua crença de que a alma é naturalmente imortal. Por isso pensam que os justos passarão a eternidade (natural) no lugar bom (o Céu) enquanto os ímpios passarão a eternidade (natural) no lugar ruim (o lago de fogo). Mas a imortalidade é um dom de Deus e Ele a concederá apenas aos que receberem Jesus como salvador. "O salário do pecado é a morte, mas o DOM gratuito de Deus é a vida eterna EM CRISTO JESUS" (Rm 6:23). "A alma que pecar, essa morrerá" (Ez 18:4,20).
@@minutoprofetico o adventismo do sétimo dia conta com bastante adeptos no Brasil, acho que eles só citaram para contrastar com o mais conhecido aniquilacionismos testemunhas de jeová
Ué. Exatamente o contrário. Não usaram como exemplo de erro. Inclusive, num determinado ponto, eles dizem: "os TJ creem num aniquilacionismo diferente dos adventistas e outro evangélicos". Os adventistas saltam aos olhos nesse aspecto porque, como denominação, estão em uníssono nisso. Nas outras, uma postura individual aniquilacionista tenderá a ser chocar com a postura geral imortalista da igreja.
Então o ímpio nao sera castigado, na tradição wesleiana só temos uma missao salvar almas, mas salvar de que se o nao salvo nao sera castigado, parece meio contraditório
Eles não negam a existência do inferno nem negam que haverá punição par os perdidos. Apenas negam que o sofrimento no inferno será eterno pois depois punição a pessoa deixa de existir.
Sei que teologia a gente escreve com lápis e não com caneta, mas essa ideia não me convence principalmente devido ao fato do mal ser uma reivindicação contra um Deus Santo e Eterno, a pena deveria ser equivalente a quem foi dirigido a infração que é um Deus Eterno. Pena Proporcional contra um Deus Eterno deve ser refutado usando exegese e não apenas citando o texto ou usando exemplos do cotidiano.
@@KhayteProfeta mas todo pecado não é contra Deus ? Só acho que os convidados deveriam ter melhores argumentos a favor do aniquilacionismo, talvez até tenha, mas o tempo não foi suficiente ou não lembraram dos argumentos no momento. Mas é bom esse tipo de conteúdo para debate.
@@felipebraga7524 A sistemática do Adam Howard e do Alister McGreath explicam muito bem. Tom Wright tmb, em Surpreendidos pela esperança, se não me engano. Ele fala sobre a imortalidade da alma.
Dizer que a pena tem que ser proporcional a Deus é uma interpretação teológica que exige um malabarismo bíblico. Da Bíblia se extrai exatamente que "cada um receberá segundo suas obras". Como disse uma irmã acima: a visão bíblica é de punição às obras humanas, não proporcional "ao tamanho de Deus". A visão teológica não pode ser sobrepor ao texto bíblico.
Vejo o aniquilacionismo muito confortável. Ainda que a pessoa sofra será por tempo determinado. Porque a salvação, estar com Cristo sem sofrimento é eterno e a condenação com sofrimento não?
eles distinguiram entre sofrimento eterno e tormento eterno, e o argumento contra a imortalidade da alma é que a eternidade está apenas em Deus, e que sofrimento eterno e equivalente ao do próprio Satanás seria desproporcional a o que a Bíblia apresenta
Mas porque esse desejo tão forte de que tem que ter um castigo eterno para quem não crer? Misericórdia... É como se a pessoas fizesse muitos sacrifício para "obter" a salvação e quem por acaso ficasse apenas um tempo queimando no inferno estaria na vantagem...
confesso que a tormento eterno é que mais me pega no evangelho, pelo meu ver, não condiz com o todo. Porém, "meu ver" não valida nada. Ao observar traduções tradicionais, o aniquilacionismo é quase uma heresia... rs rs.. só faz sentido qdo consultam escritos originais e suas possíveis interpretações. Para mim, seria reconfortante essa doutrina... não pela minha vida, pois creio que minha salvação está assegurada em Cristo, mas em pensar naqueles que partiram sem confessar Jesus como seu salvador.
@@andremirandaabreu ainda não entendi perfeitamente o que o evangelicalismo, mas sei que é a vertente dominante no Brasil, e que o aniquilacionismo não é comum
@@KhayteProfeta bem...o termo deriva do movimento evangelical nos EUA, onde a ênfase é a conversão ou evangelização de forma individual, liturgia do culto no estilo mais moderno... mais ou menos isso kkk
calma Marlon, não bota palavras na boca do Fee, dizer que por crer na ressurreição do corpo é o mesmo que crer no aniquilacionismo é forçado demais, kkk
Olá irmão! Te respondo com a mesma lógica: E se eles já estão em "tormento" agora para que vão ressuscitar? É só continuar "no inferno" . Eles ressuscitam porque tem que pagar no corpo pelo que fizeram conforme a bíblia diz 2 Coríntios 5:10.
Em qual parte? Não consegui perceber. Achei bem simpático e tolerante. Ele tem um jeito de se comunicar diferente, meio que rindo enquanto fala... mas posso estar errado
Achei fraco os argumentos, começar dizendo que a mesma palavra de destruir no antigo testamento é a mesma no novo como assim uma lingua e hebraica a outra e grego kkkk apesar de ambas ser policemica principalmente no novo testamento dizer que em Mt 10.28 no começo diz uma coisa na segunda parte outra kkkkk fora que Apocalipse quando diz que o diabo sera lançado la nao diz que será destruído pq se fosse assim a besta e o falso profeta estaria aniliquilados la fora que esta escrito que serão atormentados sobreos séculos dos séculos argumentos fracos ainda querendo nos dizer oque a biblia nao diz para fundamenta alguns argumentoskkkk
Bibo, depois tu lança um livro pra ensinar a gente como ser tão "longanimo" diante de uma pessoa que ofende nosso ponto de vista mesmo dentro da nossa própria casa.
Não há condenação para os que estão EM CRISTO, mas quem não crê já está condenado como o próprio Senhor Jesus disse: "Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus." (João 3:18 NVI) Em outra Versão: "Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."" (João 3:18 ARA)
eles citaram o versículo onde Cristo afirma que o corpo e alma perecerão no inferno, e quem terá o corpo (glorificado) eterno este já tem agora a alma eterna
Se Deus é infinito em dignidade, e a punição é proporcional a dignidade do ofendido, logo a punição é eterna. Simples. O texto de Mt 10:28 fala sobre "perecer a alma no inferno", a maioria dos exegetas entendem que esse perecer não é no sentido de deixar de existir, mas de sofrer, ser danificado. Outros textos como 2 Ts 1:9 dizem: Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder. O texto fala sobre destruição eterna, outros textos como Ap 21 diz que o ímpio irá para o lago de fogo, e o próprio Cristo diz em Mt 25:41 que aqueles que ele rejeitar serão jogados no fogo eterno preparado para o Diabo e seus anjos. João escreve em Ap 20:10 que o Diabo, a besta e o falso profeta serão lançados no lago de fogo onde serão atormentados dia e noite, para sempre. É lógica simples, se o lugar que os ímpios irão será o mesmo que é preparado para o Diabo e os demônios, e se nesse mesmo lugar há choro e ranger de dentes (Mt 13:41-42) e há tormento para todo sempre (Ap 20:10) Por que então seria diferente a pena que Deus teria com o Diabo, que é seu inimigo e inimigo da humanidade, e o ímpio que também é inimigo de Deus? Absolutamente não faz sentido bíblico! Há evidências até no antigo testamento que o sofrimento do inferno é eterno como diz o salmista em Salmos 92:5-9: Como são grandes as tuas obras, Senhor, como são profundos os teus propósitos! O insensato não entende, o tolo não vê que, embora os ímpios brotem como a erva e floresçam todos os malfeitores, eles serão destruídos para sempre. Pois tu, Senhor, és exaltado para sempre. Mas os teus inimigos, Senhor, os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os malfeitores! DESTRUÍDOS PARA SEMPRE! Simplesmente não há base bíblica e lógica para esse tipo de heresia meus irmãos.
Não faz sentido algum. Essa interpretação é baseada apenas no pensamento humano, é limitado, Deus é Deus, Criador e Santo, não podemos querer justificar as decisões de Deus baseando em nosso raciocínio limitado. Longe de Deus será o quê? Se Deus mesmo será nossa luz...
*_HERESIAS QUE TEREMOS DE ADMITIR SE O TORMENTO FOR ETERNO_* Se há um “inferno” ardendo em chamas na atualidade; e se o diabo for atormentado por um período sem fim, juntamente com os pecadores, teremos de aceitar pelo menos quatro heresias: *1° HERESIA)>* O diabo, os demônios e os pecadores são eternos, ou seja, Deus não conseguirá um dia destruir o diabo e os pecadores definitivamente. O que dizer dos seguintes textos: *_1 João 3: 15; Malaquias 4: 1-3; Romanos 16: 20; Hebreus 2: 14 ???_* *2° HERESIA)>* O pecado é eterno. Se os ímpios fossem atormentados com o diabo eternamente, nunca iriam deixar de ter raiva de Deus por estarem no fogo, e continuamente blasfemariam dEle. Estariam em constante pecado, por toda a eternidade. *3° HERESIA)>* Muitas pessoas que pecaram 70 ou 80 anos irão sofrer a mesma penalidade que Satanás, que pecou desde o princípio *_(João 8:44)_* e que foi o originador do pecado. Nada mais injusto. Isso não estaria de acordo com os seguintes textos: *_Apocalipse 20: 11-13; Lucas 12: 47 e 48_* (alguns receberão “muitos açoites” e outros, “poucos açoites”). *4° HERESIA)>* Deus nunca irá terminar com o sofrimento. A Bíblia ensina claramente que um dia não existirá mais o sofrimento *_(Apocalipse 21: 4)._* Creia que Deus não irá condenar ninguém à tortura. Aceitando a posição bíblica sobre o assunto, a visão que você tem de Deus irá mudar e sua comunhão com Ele será ainda melhor! Não seríamos felizes no Céu se soubéssemos que algum parente ou filho nosso está queimando no “fogo do inferno”. O céu seria um “inferno” se pudéssemos ouvir ou mesmo saber que algum querido nosso está ardendo nas chamas. Como você iria olhar para Deus durante a eternidade, se ao mesmo tempo em que Ele diz que lhe ama, diz que foi “justo” em condenar um querido seu ao tormento eterno? Graças a Deus por a Bíblia não pregar isto! Logo, o Senhor Jesus irá terminar com toda mancha do pecado e com o sofrimento: *“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.”* *_(APOCALIPSE 21:4)_* Se o “inferno de fogo” durasse para sempre, essa passagem não poderia estar na Bíblia, pois o luto, o sofrimento, o pranto e a dor não cessariam. As consequências do pecado seriam eternas, o que contraria plenamente as Escrituras. *FONTE:* O INFERNO DE FOGO ETERNO, POR LEANDRO QUADROS.
@@AdrianoJ5183 São objeções válidas para estudar amigo. Porém a mais fácil de responder de imediato é a acusação de HERESIA 4 : "Deus nunca irá terminar com o sofrimento. A Bíblia ensina claramente que um dia não existirá mais o sofrimento " Apocalipse 21 fala sobre o novo céu e a nova terra, o que pressupõe um lugar de habitação aos eleitos/salvos. O que é falado antes e depois do verso 4 refere-se a este lugar que será preparado para os fiéis a Cristo. Portanto, João diz: "Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima.Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". Este texto à luz do contexto quer dizer que não haverá mais dor, sofrimento, morte, tristeza e nem quaisquer outra dessas coisas para os filhos de Deus. No capítulo anterior (Ap 20:10-15) explica o destino final do Diabo e dos ímpios, claramente fazendo um contraste entre o capítulo 20 e 21, no capítulo 20 a condenação dos ímpios e dos demônios e no capítulo 21 a recompensa dos que creram em Cristo. O texto e o contexto não dão indícios o suficiente de que essa condição será aplicada a todos, incluindo assim ímpios/inimigos de Deus.
Nunca vi o Bibo tão agoniado em um BTCast. Os caras não tem argumento nenhum, são muito fracos, cara. Bibo, esse tema merece uns caras melhores, chama o Yago Martins!!!! Desta maneira fica muito fácil, vou viver a vida da forma que eu quero, pois vou deixar de existir mesmo!!!!! (meu Deus do céu, sem argumentos!!!!!) Os caras gaguejam mais que tudo!!!!
O bispo não parece muito respeitoso com a opinião diversa. Não levou em consideração que quem o convidou para o podcast tem opinião diferente da dele. Além de não parecer defender bem o seu posicionamento. Os argumentos não foram capazes de colocar dúvidas nos corações dos que pensam diferente.
Acho que não é bom trazer aniquilacionistas para uma discussão como se fossem irmãos em Cristo com uma discordância mínima. Isso é claramente uma heresia a ser exortada e rejeitada.
Calma enzo... Se você tivesse mais conhecimento e tivesse um pouco mais de atenção, teria observado algo muuuiiitooooo importante. Aniquilacionismo nunca foi condenado por nenhum dos inúmeros concílios ecumênicos em nenhuma das igrejas. No máximo é considerado um erro teológico. Mas você sabe mais do que 2.000 anos de história do cristianismo e está condenado pessoas ao inferno em comentário de RU-vid. É muita arrogância kkkk
pastor, isso nunca foi condenado como heresia por nenhum concílio ecumênico m 2.000 anos de cristianismo. No máximo um erro teológico que em nada afeta a Salvação ou o Evangelho. Mas você deve saber mais e apto para julgar essas pessoas, não?