Тёмный

Anorexia, bulimia e a "moda" do binge eating, com Tiago Duarte | Somos Todos Malucos #94 

António Raminhos
Подписаться 228 тыс.
Просмотров 6 тыс.
50% 1

Опубликовано:

 

21 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 39   
@vandapereiradasilva7494
@vandapereiradasilva7494 2 месяца назад
Que Entrevista!!! que aprendizagem com um médico tão jovem e com tanto interesse na abordagem da doença. Obrigada Raminhos por esta formação.
@andreiaoliveira1145
@andreiaoliveira1145 6 месяцев назад
Vindo de alguém que foi diagnosticada com anorexia nervosa associada à ansiedade há quatro anos digo que este tem potencial para ser o melhor episódio do podcast! Excelente profissional e super bem informado, para além de que as perguntas foram acertadas no timing e muito bem respondidas e esclarecidas. Muitos parabéns aos dois por trazerem mais conhecimento sobre estes assuntos que, aos poucos, vão se mostrando na esfera pública. Fui diagnosticada com 18 anos, após um internamento, e cheguei a pesar 25kg com essa mesma idade. Tive que aprender a ter forças até para as funções mais básicas da minha vida. Não tinha força porque não comia. Nem sobreviver estava porque era incapaz de fazer o que quer que fosse sozinha, sem a ajuda de ninguém: até a simples atividade de tomar banho. Consegui através de ajuda de psicólogos e psiquiatras superar este obstáculo na minha vida e hoje, com 53kg e alta na doença, trabalho todos os dias para não voltar ao que era. Penso sim na comida, mas como com prazer. Nunca contei calorias. Mas como com prazer e vontade! Muito obrigada!
@raminhos
@raminhos 6 месяцев назад
Obrigado eu pelo testemunho ❤
@cristinaribas9623
@cristinaribas9623 4 месяца назад
Que maravilha! É tão bom ler estes testemunhos. Felicidades!
@cristinaribas9623
@cristinaribas9623 4 месяца назад
Excelente conversa! Parabéns aos dois. Raminhos, já foi dito aqui que as entrevistas / conversas têm sido muito boas. Concordo inteiramente!
@funny3614
@funny3614 6 месяцев назад
Obrigada Raminhos e Dr. Tiago. Vivendo e aprendendo. Acho que sofro de binge eating.... Nunca tinha ouvido falar de tal coisa. Agora já sei por onde começar para resolver. ❤
@FilipaCasimiro-xp2wg
@FilipaCasimiro-xp2wg 6 месяцев назад
Episódio super esclarecedor. Dos melhores episódios da temporada 👏🏽
@eugeniaacciaioli4778
@eugeniaacciaioli4778 6 месяцев назад
Excelente tema, Raminhos. Muito obrigada.
@gracaneves4289
@gracaneves4289 6 месяцев назад
Adorei ouvir o dr Tiago😊. Concreto e super esclarecedor a falar dum tema tão complicado. Convidado a repetir 😉
@emiliaribeiro008
@emiliaribeiro008 6 месяцев назад
Informação muito clara e útil. Obrigada aos dois.
@cristina35256
@cristina35256 6 месяцев назад
Excelente tema, é muito complicado por vezes fazer entender a alguém que não esta com peso a mais, quando ela se olha ao espelho e se ve gorda, tive uma familiar com esse disturbio, foi seguida na consulta especifica no Hospital de Santa Maria, mas não sei se ficou curada, pois há sempre a influencia das redes sociais publicidade que mostra os corpos perfeitos, ainda bem que já comecam a mostrar pessoas "normais" nos desfiles de moda e publicidade. Obrigada ao Raminhos e ao Dr. Tiago .❤
@raminhos
@raminhos 6 месяцев назад
Na realidade, a distorção não é diferente de outras perturbações. Eu perco a noção da realidade quando estou com alguma mania e nada do que me dizem faz sentido.
@euluiza
@euluiza 6 месяцев назад
Obrigada pelo tema, as perguntas foram muito bem colocadas, e o médico é excelente. Infelizmente quando eu tive anorexia (por volta de 97 a 2000), eram poucos os médicos especializados na área, e foi difícil encontrar um que realmente levasse a sério e soubesse quais os melhores tratamentos. Os antipsicoticos é uma novidade para mim, pois na altura fui tratada com ansioliticos e depois antidepressivos. Cheguei aos 35kg, e hoje tenho mais de 80kg (depois de muito controlo, o total descontrolo)...ainda é muito difícil ter equilíbrio, mas é possível. Mais uma vez, obrigada pelo tema.
@noname-qz7ns
@noname-qz7ns 6 месяцев назад
desculpa a pregunta mas como antipsicoticos /ansoliticos e antidepressivos ajudariam no tratamento?
@raminhos
@raminhos 6 месяцев назад
​@@noname-qz7nsporque a questão é mental, é uma Perturbação, há uma percepção desajustada da realidade, um desequilíbrio neuroquimico, etc pela mesma razão que eu tive de tomar (e ainda tomo se necessário) ansioliticos e antidepressivos para encontrar um equilíbrio e então procurar ajustar com psicoterapia :)
@noname-qz7ns
@noname-qz7ns 6 месяцев назад
@@raminhos Mas só a psicoterapia não ajuda?
@noname-qz7ns
@noname-qz7ns 6 месяцев назад
sempre pensei q a raiz era psicológica e não quimoca
@raquelvieira5998
@raquelvieira5998 6 месяцев назад
Obrigada por trazeres este tema. ❤
@asilvacm
@asilvacm 6 месяцев назад
De alguém que viveu com anorexia durante anos, obrigada por dares espaço a estes temas 👏🏻 IN-CRÍ-VEL!
@raminhos
@raminhos 6 месяцев назад
Obrigado eu pela partilha
@inesverissimo9352
@inesverissimo9352 6 месяцев назад
Mais um ótimo episódio! Persiste com o projeto, é bastante importante. Obrigada
@claraoliveira7739
@claraoliveira7739 6 месяцев назад
Excelente episódio. Já tive todas as perturbações descritas no título e pela ordem que está no título. Na verdade ainda acho que as tenho todas na minha cabeça. Quando passei da anorexia para a bulimia, o que mais me frustrava era não conseguir vomitar. Vomitava mas a muito custo e abandonei esta forma de compensação. No entanto, os episódios de compulsão continuaram. Durante anos, décadas mesmo.. Há um aspecto da compulsão compulsão alimentar que não foi referido pelo doutor: após episódios de compulsão o que eu fazia para compensar era impor-me grandes jejuns. Meio dia, 1 dia, 2 dias.. Dependia. Eu tentava sempre controlar ao máximo os danos da compulsão. Tentava sempre controlar os episódios. E às vezes controlava os alimentos que comia na compulsão (por exemplo, cereais fitness, mas comia a caixa toda). E também nunca me deixava chegar a um patamar de peso/gordura que eu achasse inaceitável e que não tinha volta. Porque a minha a cabeça nunca deixou de ser anorética. Desde a anorexia, nunca mais deixei de pensar em comida. A comida é sempre um "busilis". Agora lido muito melhor com a comida, mas sinto que nunca estarei "limpa".
@raminhos
@raminhos 6 месяцев назад
Obrigado pela partilha e pela tua caminhada... eu também sinto que nunca deixarei de ter medos e obsessões ou que certos gatilhos estarão cá sempre... é seguir caminho :)
@joaosilva2806
@joaosilva2806 6 месяцев назад
Mais um exelente episodio... Obrigado raminhos... Seriam possível convidadares um terapeuta de reiki 😌 obrigado abraço
@luismonteiro4204
@luismonteiro4204 6 месяцев назад
Só cá vim para colocar o like. O episódio já foi via Spotify na viagem de Lisboa-Porto. ☺ Excelente conversa. Um abraço.
@raminhos
@raminhos 6 месяцев назад
Obrigado eu companheiro!
@inesalves7134
@inesalves7134 4 месяца назад
Eu gostava de saber mais do tema de pessoas que vomitam sem por razões relacionadas com comida ou body image. Eu sou viciada em vomitar à pelo menos 3 anos. Ainda ninguém me conseguiu ajudar. Tenho suspeita de estar relacionado com a ppoc e estou à espera de entrar numa clinica especializada na Holanda (vivo aqui). Se alguém tiver algo semelhante ou conhecer canais que falem sobre isso let me know! Adorei o podcast e oiço no spotify :) Vim aqui para deixar comentário.
@Super93939
@Super93939 6 месяцев назад
Obrigado raminhos 🙏🏻
@martafernandes1035
@martafernandes1035 6 месяцев назад
Acabei de ver este vídeo a chorar, enquanto comia 2 pacotes de bolachas, soimplesmente porque não consigo controlar-me... Obrigada pelo episódio!
@raminhos
@raminhos 6 месяцев назад
Mas haver essa identificação é entender que há respostas também é bom... força no caminho :)
@martafernandes1035
@martafernandes1035 6 месяцев назад
@@raminhos Obrigada :)
@carinafonseca4094
@carinafonseca4094 2 месяца назад
Muita do beging eating vem do défice de atenção.
@ideltaoliveira2105
@ideltaoliveira2105 6 месяцев назад
Tenho Doença de Parkinson. Sempre fui magra. Com o Sr. Parkinson, muitos doentes têm compulsividades. Infelizmente eu sou uma compulsiva em doces e estou a engordar estúpidamente. Hoje fui a uma nutricionista, com conhecimentos de Parkinson. Porque é que não tenho a compulsão de sexo😅.
@raminhos
@raminhos 6 месяцев назад
Ahaha mas olha que quem tem essa compulsão tb deve perguntar porque é que não tem outra qq 😅
@ideltaoliveira2105
@ideltaoliveira2105 6 месяцев назад
😅
@anac7096
@anac7096 6 месяцев назад
Ainda só li o título, por isso, peço já desculpa se disser alguma coisa que vai ser desmistificada. Mas, chamar "moda" ao "binge eating" não me parece muito correto, embora ache que talvez o facto de hoje em dia termos uma variedade de canais de filmes e séries ajude imenso a que esse hábito se instale e/ou enraíze. Já o "binge watching", isso sim é uma moda, já que antes não havia redes sociais, muito menos reels ou shorts. Infelizmente, sofro das 2 😅 e acho que o facto de termos cada vez mais serviços de streaming não ajuda e se pensarmos que para além das "doçuras" usuais que já existem há décadas, agora também temos produtos a surgir com diferentes sabores a cada segundo, também não ajuda nada. Outro fator é o apelo para o consumismo, mas sim, eu sei, este é um problema psicológico que vai muito além do que nos é oferecido pelos media. Ah, e outra coisa ainda! O açúcar e a gordura e sal que são adicionados a esses produtos para os tornar ainda mais apetecíveis e viciantes! Isso, sim, acho que é um fator bastante importante e preponderante! Para além disto, apesar de saber que há outras questões subjacentes, sei que há um fator que, enquanto mulher, tem um grande peso e também não ajuda nada, que é a semana anterior ao início da menstruação, porque é uma fase em que o corpo naturalmente pede comida açucarada e há alturas da minha vida em que tenho a coisa controlada (em que estou bastante tempo sem comer doces e batatas fritas e, portanto, o vício físico é quebrado), mas depois se nessa semana quebro e como um chocolate com bastante açúcar, esquece - lá se vai o controlo e começo a comprar e a comer tudo e mais alguma coisa e depois isto prolonga-se porque o corpo volta a ganhar o vício ao açúcar. 😵‍💫
@marianamendes7091
@marianamendes7091 6 месяцев назад
Nem mais. Dá-se muito mais importância ao não comer do que ao comer demais, porque é um caminho para a morte mais lento. Chamar moda a compulsão alimentar é muito mau. E para além do vício do açúcar, há toda uma panóplia de problemas psicológicos que possam estar associados e que tornam o recurso a comida um mecanismo compensatório.
@raminhos
@raminhos 6 месяцев назад
Moda está entre aspas... exactamente por isso. É uma questão de interpretação de português :)
@FilipaCasimiro-xp2wg
@FilipaCasimiro-xp2wg 6 месяцев назад
Episódio super esclarecedor. Dos melhores episódios da temporada 👏🏽
Далее
Немного заблудился 😂
00:16
Просмотров 263 тыс.
Это было КРАСИВО!
01:00
Просмотров 1,1 млн
Compulsão alimentar e a ansiedade, como controlar?
1:14:26
Linhas Cruzadas | Sociedade Paranoica | 17/10/2024
50:08