Тёмный

Aula 12 - A Arte de Sonhar e a Natureza do Tempo 

Práxis Sintrópica / Śuddha Yoga
Подписаться 1,2 тыс.
Просмотров 1,5 тыс.
50% 1

Gravado em nosso apartamento em setembro de 2017, o Anticurso Filosofia e Contracultura elaborado por Luiz Carlos Maciel, pouco antes do seu falecimento, foi lançado oficialmente na Casa da Ciência da UFRJ, em 15.03.18, data em que Maciel completaria 80 anos. Ele sabia que não teria tempo para entregar à editora o seu último livro, que se chamaria A Rosa dos Ventos. Preferiu, então, deixar o registro em vídeo desta série que representa, não apenas o seu canto de partida, mas a sua vida e o seu legado.
***
Segundo Castaneda toda a realidade aparente resulta de uma determinada focalização da consciência. Na nossa percepção do mundo pelos sentidos, a consciência está focalizada no que Don Juan chama de a primeira atenção. Don Juan comenta que o homem deve ter passado milênios até alcançar a primeira atenção, transmitida de geração a geração por meio da educação e da cultura. O que cabe, portanto, ao guerreiro realizar? Ele precisa aprender a focalizar a sua atenção em outros aspectos da realidade infinita. A instrução para desenvolver o guerreiro corresponde a esta arte de alcançar uma segunda focalização, que corresponde à arte de sonhar. Don Juan vale-se destas duas focalizações: a primeira atenção, chamada tonal; e a segunda, nagual. O nagual designa a realidade da segunda atenção, uma realidade infinita e desenvolvida durante o sonho. Ao adormecermos, a focalização da primeira atenção se afrouxa e desaparece.
Maciel descreve um sonho lúcido que teve com Carlos Castaneda. Deu-se conta de que estava na segunda atenção e pensou: posso focalizar a minha atenção onde eu desejar; então, quero estar com Carlos Castaneda. Nesse exato instante, Castaneda apareceu ao seu lado e o levou para uma reunião de xamãs. Tudo, obviamente, na segunda atenção. Quando o guerreiro torna-se um mestre da segunda atenção, do nagual, ele se move nesta realidade como bem entender. Todo o guerreiro deve se adestrar na arte da espreita para agir na primeira atenção; e tem que se adestrar na arte de sonhar, para agir na segunda atenção.
Um outro ponto importante na formação do pensamento de Maciel, mas que não está presente em Castaneda é a questão do Tempo. Maciel encontra em Philip K. Dick esta reflexão sobre o Tempo. Maciel compreendera do budismo que passado e futuro não existem. O que existe é a memória, relacionada ao passado; e a imaginação, relacionada ao futuro. O presente é o Ser! Passado e futuro são ilusórios, são maya. A realidade está no meio de ambos. Manter o foco no Ser é difícil, pois corresponde a um ponto inextenso. Maciel gosta de contar uma estória do zen budismo para ilustrar esse ponto. O discípulo chega para o mestre zen e diz: mestre, descobri que tudo é ilusão! O mestre dá um tabefe no rosto do discípulo e pergunta: e isto, o que é, idiota? O momento do tabefe, aquele bilionésimo de segundo, é real e representa o Ser.
A grande descoberta de Philip K. Dick é que o futuro e o passado são contemporâneos a este presente ontológico. Ele escrevia cenas em seus romances como se a sua memória do futuro as tivesse revelado. Esta curiosidade aparece no título de sua biografia: A Vida de Philip K. Dick: o homem que lembrava do futuro. Philip K. Dick certa vez teve uma experiência em que se viu como um seguidor de uma antiga seita gnóstica cristã. A partir daí estabeleceu a existência de um tempo ortogonal, perpendicular à linha do tempo, onde se armazenariam todos os acontecimentos passados e futuros. Isto equivale a dizer que tudo sempre esteve aí. Não teria havido criação. O Ser não ocorreu, o Ser ocorre, eternamente. Esse conceito de tempo ortogonal ajudou Maciel a abandonar certos aspectos do budismo que o incomodavam, como a visão budista de que (1) o passado perde a sua realidade para sempre; (2) o futuro é pura imaginação; e (3) o presente era apenas esse instante fugaz.
Dentro da moldura epistemológica destes quatro pensadores -- Heidegger, O. Brown, Castaneda e K. Dick, Maciel forma o quadro que explica a sua visão contracultural da realidade. Tem consciência de que enquanto esta consciência não se estabelece, segue-se vivendo no tempo linear de causa e efeito, com as ilusões do futuro e do passado, como se elas constituíssem a realidade. Daí ele concluir que se que deve aprender a meditar sobre a natureza do Tempo e do próprio Espaço, uma vez que o Tempo é uma das dimensões do Espaço Infinito. Como dizia Dom Juan há infinito em todas as direções. Por isto, no momento que Carlos pergunta a Don Juan "mas quem é você Don Juan, para me dizer estas coisas?", Don Juan responde: "Eu sou tudo isso. Como poderei dizer a você quem eu sou?"
Ver também:
• Exegesis ou «Ele está no Meio de Nós»
www.dedalusjmmr...
• Os Ensinamentos De Dom Juan Matus
www.swami-cent...
• A Filosofia de Carlos Castaneda
www.filosofiae...

Опубликовано:

 

6 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 16   
@editoraletradagua4454
@editoraletradagua4454 9 месяцев назад
Muito grato. Ouví-lo é sempre desdobrar o tempo
@Ricardo.Gomes.S.
@Ricardo.Gomes.S. 5 месяцев назад
👏👏👏
@Ricardo.Gomes.S.
@Ricardo.Gomes.S. 4 месяца назад
Excelente 👏👏👏
@jaderpereira1889
@jaderpereira1889 2 года назад
Muitos bons conhecimentos!!!
@topsellerestv
@topsellerestv Год назад
Nagual é a terceira atenção. Grato pelo video
@robsonrodrigues658
@robsonrodrigues658 2 года назад
Maravilhosa explicação
@robsonrodrigues658
@robsonrodrigues658 2 года назад
Rubens não estou conseguindo achar a série completa da palestra, poderia compartilhar o link? Obrigado
@Dinartearaujoneto22
@Dinartearaujoneto22 Год назад
O tempo ortogonal de Phillip Dick é o deslocamento do ponto de aglutinação de Castaneda, onde tudo está 'armazenado' no labirinto da Segunda Atenção, e se tem acesso como ser total integrado e. Terceira Atenção das emanações.🎉😊
@karinacamargo6449
@karinacamargo6449 2 года назад
Esse senhor chegou a dominar a segunda atenção? Deixou em alguma obra ou diário as experiências que teve?
@GUSTAVOSOUZAF7
@GUSTAVOSOUZAF7 2 года назад
Estou lendo agora a Arte de sonhar e estou fascinado, pena q não vejo quase nada em português falando sobre, existe o assunto mais na gringa , até sobre os seres inorgânicos aqui em PT não tem quase nada, algo sobre experiências etc, vi uma live mais era em italiano, mais e muito impressionante ninguém falar detalhadamente sobre, pois e um assunto muito interessante.
@ericbraganca
@ericbraganca 2 года назад
Falha de sincronização do áudio a partir de 8:55.
@ZRubensTurci
@ZRubensTurci 2 года назад
Grato por nos avisar. Vou ver se posso fazer alguma coisa para corrigir e/ou minimizar isso.
@inativos22
@inativos22 3 года назад
Agradecemos por compartilhar o conhecimento 🙏🏻
@ZRubensTurci
@ZRubensTurci 3 года назад
Agradeço também o feedback. Conhecer um pouco de nossa história de vida nos aproxima da Verdade e a Verdade liberta...
@Oleporcoocta08
@Oleporcoocta08 3 года назад
Sensacional!
Далее
IT'S MY LIFE + WATER  #drumcover
00:14
Просмотров 10 млн
Aula 1 - Maciel por Ele Mesmo
14:09
Просмотров 712
Aula 4 - Heidegger: da Fenomenologia ao Pensar Poetante
16:32
O Primeiro Portão do Sonhar - Castañeda
20:19
Просмотров 4 тыс.
Roger Penrose - What is Consciousness?
7:22
Просмотров 154 тыс.
Carlos Castañeda - Vida, Obra e Mundos Mágicos
40:38
percepção, realidade e Carlos Castaneda
11:54
Просмотров 8 тыс.