Тёмный

Aula 3 - Heidegger e a Filosofia como a História do Ser 

Práxis Sintrópica / Śuddha Yoga
Подписаться 1,1 тыс.
Просмотров 998
50% 1

Gravado em nosso apartamento em setembro de 2017, o Anticurso Filosofia e Contracultura elaborado por Luiz Carlos Maciel, pouco antes do seu falecimento, foi lançado oficialmente na Casa da Ciência da UFRJ, em 15.03.18, data em que Maciel completaria 80 anos. Ele sabia que não teria tempo para entregar à editora o seu último livro, que se chamaria A Rosa dos Ventos. Preferiu, então, deixar o registro em vídeo desta série que representa, não apenas o seu canto de partida, mas a sua vida e o seu legado.
Maciel estudou filosofia pelo livro Introducción a la Filosofía, de Manuel García Morente. O texto apresenta um panorama bastante acessível da filosofia ocidental. Morente parte da dualidade fundamental de sujeito e objeto, e sustenta que no início da história da filosofia a ênfase era no objeto, ou seja, na realidade - aquilo que está fora de mim, tudo que não sou eu.
Segundo Morente, a primeira grande revolução filosófica acontece com a filosofia moderna (Descartes, Leibniz, Spinoza), que desloca a ênfase do objeto para o sujeito. Daí decorre a famosa frase de Descartes “Penso, logo existo” (Cogito, ergo sum). Descartes coloca o pensamento subjetivo antes da existência, que é objetiva. É o pensamento subjetivo que o autoriza a acreditar no objeto. Esta tendência de valorização do sujeito ocorre também no empirismo inglês, o qual questiona, inclusive, a própria substancialidade do objeto. Em outras palavras, seria a reunião das experiências sensoriais (pelo tato, olfato, paladar, audição e visão) que dariam existência aos objetos fora de nós. Do mesmo modo, a filosofia do idealismo alemão (Kant, Fichte, Schelling e Hegel.) também coloca o objeto como resultado de uma experiência, ou seja, de um testemunho do sujeito. Esta tendência aprofunda-se com Hegel e tem a sua culminância com Soren Kierkegaard, pensador dinamarquês que se atreveu a criticá-lo. Para marcar a importância e o sentido filosófico da vida, Kierkegaard afirmou que Hegel seria como um homem muito rico que, ao construir uma mansão maravilhosa, teria optado por morar do lado de fora, na casa do zelador. Para Kierkegaard, Hegel construíra um edifício teórico espantoso, mas inútil, pois despreza a única coisa que interessa - a vida, a existência. Nasce assim o movimento da Filosofia Existencialista, que marcou profundamente a vida de Maciel.
O Existencialismo desloca totalmente o foco do pensamento do Ser para o ser humano. O que é o ser humano? O que é a existência humana? Estas são as grandes questões da filosofia existencialista. Sartre dedicou-se inteiramente a elas em O Ser e o Nada. O que interessa para Sartre é esse “nada” que representa uma espécie de rachadura do Ser, provocada pela existência da consciência humana. Se não há consciência humana, o próprio universo perde o significado. O significado é essa fissura do Ser representada pela consciência. Afinal, onde está a consciência - esse nada que não pode ser experimentado pelos cinco sentidos, mas que expressa o Ser-para-si? Esse é o grande problema filosófico de Sartre em O Ser e o Nada.
Como jornalista filosófico, Maciel ocupou-se principalmente de Sartre, então um sucesso de mídia. Não tratava de Heidegger, cuja linguagem mais acadêmica limitaria o seu público ao âmbito das elites universitárias. Heidegger era tão rigoroso e técnico ao ponto dele sequer reconhecer em Sartre um verdadeiro filósofo.
O grande interesse de Maciel, contudo, sempre fora o pensamento de Heidegger, resumido em três obras fundamentais: O Ser e Tempo, Introdução a Metafísica e O Acontecimento Apropriativo. Heidegger faz uma analítica existencial em O Ser e Tempo como uma preparação para o que ele quer realmente fazer, uma filosofia do Ser, como demonstra em Introdução a Metafísica. A partir daí, Heidegger dá início a uma meditação sobre o Ser, desenvolvida ao longo de sua obra, até culminar em sua publicação póstuma, O Acontecimento Apropriativo. Esses três livros marcam as três fases de Heidegger: a inicial, de transição e a final. Nesta última, procura dar conta do Ser. É aí que entra a contracultura, uma vez que, para o pensamento oriental, esta pretensão é absurda. Foi a contracultura que apresentou o pensamento oriental para Maciel. Daí surgiu o seu interesse pelo hinduísmo, zen budismo, taoismo, etc.
Em suma, segundo Maciel, o pensamento do oriente ganhou interesse no ocidente, principalmente, por meio da contracultura. E Heidegger parecia ter consciência da importância do pensamento oriental. Sua concepção do Ser aproxima-se da concepção do filósofo hindu, Shânkara, do não dualismo do Sunyata, o vazio budista, e da meditação do zen budista.
Ver também:
• Lecciones Preliminares de Filosofía
www.inmaculada.com.es/53.%20LA...
• Fundamentos de Filosofia de Manuel Garcia Morente
filosofianreapucarana.pbworks....

Опубликовано:

 

24 июл 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 7   
@Ricardo.Gomes.S.
@Ricardo.Gomes.S. 3 месяца назад
Show 👏👏
@Ricardo.Gomes.S.
@Ricardo.Gomes.S. 3 месяца назад
👍👏👏
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 2 года назад
Também admiro muito Maciel.
@franciscogoncalves-teologo6874
@franciscogoncalves-teologo6874 7 месяцев назад
Esse velho tem um bom nível de clareza.
@cinemaximo3491
@cinemaximo3491 3 года назад
Quem é o professor dele?
@ZRubensTurci
@ZRubensTurci 3 года назад
São muitos, de Carlos Castaneda até Gerd Bornheim...
@cinemaximo3491
@cinemaximo3491 3 года назад
@@ZRubensTurci obrigado 😁
Далее
Aula 4 - Heidegger: da Fenomenologia ao Pensar Poetante
16:32
Heidegger e a Psicologia (Marco Casanova)
8:34
Просмотров 24 тыс.
Я ПОКУПАЮ НОВУЮ ТАЧКУ - МЕЧТУ!
39:05
Камень, ножницы, нейронка
00:33
Просмотров 1,1 млн
A filosofia de Martin Heidegger - Brasil Escola
9:57
Ser e Tempo de Martin Heidegger (Marco Casanova)
8:12
Aula 1 - Maciel por Ele Mesmo
14:09
Просмотров 696
Como ler HEIDEGGER | #VEDA2019
5:50
Просмотров 2,6 тыс.
Roger Penrose - Is Mathematics Invented or Discovered?
13:49
Aula 12 - A Arte de Sonhar e a Natureza do Tempo
20:10
Просмотров 1,4 тыс.