Тёмный

Aula 6 - Notas sobre a Repressão 

Práxis Sintrópica / Śuddha Yoga
Подписаться 1,1 тыс.
Просмотров 939
50% 1

Gravado em nosso apartamento em setembro de 2017, o Anticurso Filosofia e Contracultura elaborado por Luiz Carlos Maciel, pouco antes do seu falecimento, foi lançado oficialmente na Casa da Ciência da UFRJ, em 15.03.18, data em que Maciel completaria 80 anos. Ele sabia que não teria tempo para entregar à editora o seu último livro, que se chamaria A Rosa dos Ventos. Preferiu, então, deixar o registro em vídeo desta série que representa, não apenas o seu canto de partida, mas a sua vida e o seu legado.
Para compreender a palavra utilizada por Heidegger para designar o Ser (das Man), Maciel leu o artigo Qu’est-ce que la métaphysique (1938), traduzido por Henry Corbin de um artigo de Heidegger de 1929. Esta ideia do das Man é importante porque ela se encontra na raiz de todos os julgamentos críticos presentes, notadamente no pensamento de Marx e Freud, que denunciam a padronização quase robótica do ser humano.
Marx ainda se utiliza do ponto de vista hegeliano, mas, ao inverter a sua lógica, encontra uma racionalidade na história que lhe permite desenvolver as suas análises sob o prisma histórico-social. Em Hegel a história se dirigia para o saber completo no Espírito Absoluto. Marx, de outro lado, entende o movimento da história no sentido social de se avançar para uma sociedade comunista.
O outro pensador do século XIX que percebeu o engano em que vivemos foi Freud. Ele descobriu o nó desta questão ao denunciar a repressão, que está na raiz do ser que é vítima de padronização e alienação. Toda doença da sociedade ocidental deve-se à repressão. Quem descobriu isto foi Freud. No entanto, por ser conservador, acreditava que a repressão fosse um mal necessário. Daí a função de reprimir que atribui, em sua teoria psicanalítica, ao superego, o censor que impede a ascensão do Id.
A repressão foi a bête noire (besta negra) de toda uma geração representada por Maciel. Odiava-se a repressão, fosse ela de natureza política ou sexual. Para esta geração as duas formas de repressão eram uma coisa só, conforme iria enfatizar Norman O. Brown. Vivia-se uma vida reprimida, sem liberdade política, sem liberdade sexual. Foi por esta época que a virgindade deixou de ser tabu e a homossexualidade começou a ser vista com mais naturalidade. A repressão, identificada por esta geração, está na origem do que Marx chama de alienação, György Lukács de reificação (a redução das pessoas a coisas) e Sartre de serialidade (somos fabricados em série). Quando chegarmos em Philip K. Dick, veremos que a ficção científica ocupou-se desta temática, vislumbrando no futuro a acentuação da robotização do ser humano.
No século XX, os pensadores herdeiros de Marx e Freud sentiram a necessidade de realizar uma síntese das duas críticas, ou seja, uma ponte entre ambos. Desses pensadores, Wilhelm Reich foi um dos mais influentes na trajetória pessoal de Maciel. Era freudiano e membro do partido comunista. Contudo, foi expulso do partido por ser freudiano, ou seja, por acreditar no inconsciente, que representa a grande descoberta psicológica de Freud. Ao mesmo tempo, Freud, muito conservador, também rompeu com Reich porque ele era comunista.
A teoria reichiniana sobre a neurose é de orientação estritamente sexual. Crítico ferrenho do Hatha Yoga, a via como uma tentativa de reprimir a sexualidade por meio de técnicas respiratórias. Isto será desmentido por Herbert Marcuse e Norman O. Brown, que aproxima esta temática da teologia cristã, ao se referir à ressurreição do corpo. Para Reich, a repressão ao fluxo da energia libidinosa no corpo humano cria pontos de estrangulamento da corrente vital, chamados de couraças, que precisariam ser rompidas.
A medicina tradicional chinesa também concebe o funcionamento do organismo humano como fluxo de energia, que percorre o corpo por meio de canais chamados meridianos. Segundo a lenda, os médicos chineses da antiguidade, proibidos de dissecarem cadáveres, apalpavam o corpo vivo para desenvolverem as suas práticas médicas. Descobriram, deste modo, os meridianos. Quando havia obstrução de energia em algum meridiano, o órgão correspondente adoecia. O tratamento consistia em desobstruir tais meridianos, por meio de alimentação natural, moxabustão e acupuntura. A energia que os chineses chamam de Chi e os japoneses de Qi, Reich chama de orgônio.
Em suma, este é o panorama que surge da tentativa de se unir Freud e Marx e que influenciou a contracultura, abrindo caminho para uma geração que gostava de Marcuse e Reich, sendo por isto criticada pelos comunistas que não acreditavam no inconsciente, na teoria freudiana da repressão sexual, no fluxo de energia vital, etc. Cabe ressaltar que Reich via a cura das doenças motivadas pela repressão sexual em uma vida de trabalho, valor fundamental também para os comunistas. É neste cenário que surge Norman O. Brown, como veremos nas próximas vídeo-aulas.
Ver também:
• Energia Orgônica - Wilhelm Reich - RU-vid
• Energia Orgônica - Wil...

Опубликовано:

 

31 янв 2021

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 6   
@Ricardo.Gomes.S.
@Ricardo.Gomes.S. 3 месяца назад
👏👍
@verabraga7468
@verabraga7468 4 месяца назад
E realmente um tesouro.
@selmo6376
@selmo6376 11 месяцев назад
Obrigado por postar esse tesouro. Estou assistindo e me deliciando e lamentando que durante anos de pequenas conversas casuais nas ruas do bairro, não tive a maturidade que só a idade dá e a maturidade intelectual para elaborar indagações mais precisas sobre a vida, sobre Castañeda, os 4 inimigos do guerreiro, etc. - questões que me são mais caras hoje -, ao Maciel ...
@ZRubensTurci
@ZRubensTurci 11 месяцев назад
Onde ele estiver, com certeza, ficará feliz com estas suas notas.
@Ricardo.Gomes.S.
@Ricardo.Gomes.S. 3 месяца назад
Este professor ainda está vivo? Ele chegou a escrever seu livro?
@ZRubensTurci
@ZRubensTurci 3 месяца назад
Oi, Ricardo. Ele faleceu em dezembro de 2017. Não escreveu este último livro, como queria. Mas ele tem muitos outros. Alguns bem conhecidos, como Sol da Liberdade.
Далее
QVZ PREMYER LIGA
00:18
Просмотров 285 тыс.
80 Year Olds Share Advice for Younger Self
12:22
Просмотров 1,4 млн
Noam Chomsky on Moral Relativism and Michel Foucault
20:03
The Box. A philosophy of self.
21:22
Просмотров 11 тыс.
Do We Have Freewill? / Daniel Dennett VS Robert Sapolsky
1:07:42
Being Human | Robert Sapolsky
37:00
Просмотров 241 тыс.
Aula 1 - Maciel por Ele Mesmo
14:09
Просмотров 696