Тёмный

BNCC e o ciclo para a ALFABETIZAÇÃO 

janaina spolidorio
Подписаться 105 тыс.
Просмотров 36 тыс.
50% 1

Neste vídeo, Janaina Spolidorio fala um pouco sobre a redução do período de alfabetização para o segundo ano, explicando de modo factual um pouco sobre o ponto de vista dos envolvidos, contando experiências pessoais e estabelecendo uma estrutura de análise do tema.
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @janainaspolidorio

Опубликовано:

 

10 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 76   
@daygomms
@daygomms 2 года назад
Super apoio!!! Top!!
@celialeite8883
@celialeite8883 2 года назад
Muito bem explicado, concordo com tudo que falou.
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 2 года назад
Bom saber!
@dediolenedinizcantanhede6940
@dediolenedinizcantanhede6940 2 года назад
Gostei do seu posinamento
@elaineoliveira4625
@elaineoliveira4625 2 года назад
Janaína faça um vídeo de como trabalhar na educação infantil essa preparação para o primeiro ano.
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 2 года назад
Agradeço a sugestão! Colocarei na lista.
@louracassimiro5820
@louracassimiro5820 3 года назад
Gostei eu sou professora do 1°ano inicial eu concordo sim porque é o processo que a criança precisa pra ser alfabetizada
@elaineoliveira4625
@elaineoliveira4625 2 года назад
Achei ótimo seu comentário, conheço muitos bons professores e há alguns que precisam estudar mais para desenvolver uma prática tranquila e não com achismo, mas, o que seja bom para criança, as mudanças vem infelizmente e nós professores não somos chamados a participar dessas mudanças, mas façamos o melhor .
@oficialadrieladasilva3153
@oficialadrieladasilva3153 3 года назад
Maravilhosa 🙏👏👏👏👏👏👏Que Deus continue te abençoando com esse dom!
@ednaoliveira8600
@ednaoliveira8600 5 лет назад
Tive uma sala de aula que tinha 19 alunos, sendo que 3 deles não frequentaram educação infantil, um inclusive sabia abrir o caderno, abria de trás para frente. Mais 2 com dificuldades de aprendizagem (com laudo). Mais 5 com dificuldades de comportamento. E mais 1 que vive em vunerabilidade social (filho de trfc). Consegui alfabetizar somente 3 alunos da sala e outros 10 sairam silabicos, o restante não desenvolveu. Levando em conta o meu contexto social eu acho 2 anos o suficiente, mas em alguns contextos tem que ser administrado.
@jakelineconceicaosantos3476
@jakelineconceicaosantos3476 2 года назад
Verdade
@selmapereiradossantos6304
@selmapereiradossantos6304 10 месяцев назад
Isso depende do ambiente de onde vem a criança e o intelectual de cada um,claro que todo professor quer isso,mais infelizmente isso não acontece.
@ledapereira379
@ledapereira379 3 года назад
Vejo professores que acham muito bom em passar para o outro a bola . outa coisa que percebi é desnecessário é a criança aos 6 anos muitas vezes incompletos ir para a primeira serie, ele estariam mais maduros aos 7 anos como era antes dessa nova lei .....acho esta mudança um absurdo uma grande forma de excluir muitos alunos ...qd a mesma lei fala em inclusão
@ericamartins1336
@ericamartins1336 6 лет назад
Concordo com você. As crianças são plenamente capazes de terminar o primeiro ano alfabetizadas, salvo aquelas com dificuldades extra escolares, mas o que sinto na maioria das vezes é uma resistência dos professores do infantil em trabalhar, ludicamente é claro, conceitos importantíssimos para que a criança ao chegar no primeiro ano do fundamental não sofra tanto. Eu também fui alfabetizada no primeiro ano, e me lembro do amor e dedicação da minha professora.
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 6 лет назад
Muito bom seu comentário, Érica! Muitos professores subestimam a capacidade dos alunos e este é o maior mal que temos na área da educação. É preciso incentivar e não limitar nossos alunos. Amei sua fala.
@selmapereiradossantos6304
@selmapereiradossantos6304 10 месяцев назад
Tem alunos que chegam no sexto ano e não sabem ler.No papel é tudo lindo mais na vida real não funciona assim.
@giselerodrigues8384
@giselerodrigues8384 6 лет назад
Concordo em alfabetizar no 1 ano, trabalho com alfabetização a 17 anos, o que não concordo é com a mudança de idade dos alunos que estão chegando no 1 ano, tb fui alfabetizada no 1 série ou seja com 7 anos e hoje as crianças chegam ao 1 ano com 5 anos isso tem uma diferença muito grande.
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 6 лет назад
Olá, Gisele! Como expliquei, depende muito da experiência pessoal para a pessoa concordar ou não com o que se faz na alfabetização ( idade é um dos itens ). Como fui alfabetizada com 4 anos e meu filho com 5, além de já ter trabalhado com primeiros anos de 5 anos, sem problemas e até com bastante sucesso, como expliquei na dúvida da seguidora Suelen nos comentários deste vídeo, para mim é totalmente normal. Claro que respeito a opinião das outras pessoas, pois é algo muito mais complexo discordar ou concordar com algo que se acredita ou não. Realmente tem diferença na alfabetização, mas na parte neurológica, o aluno pode ter um excelente aproveitamento na alfabetização com cinco anos. Certamente é preciso modificar as estratégias, mas o resultado pode sim ser alcançado! Sou prova viva disso, se não tivesse alfabetizado crianças com 5 anos, em meus 24 anos de magistério, não emitiria minha experiência, pois acredito que só podemos falar de coisas que vivenciamos. Sou meio contra "teóricos", pois acho que não podemos falar de algo que não vivemos. Não é, contudo, meu caso. Como você foi alfabetizada com sete anos, natural ser contra a redução da idade e não há nada de errado com a opinião, mas não podemos deixar o achismo e opiniões/experiências pessoais terem um efeito negativo, tentando mudar algo que não será mudado agora, uma vez que irá prejudicar quem está diretamente envolvido. Se é assim, nossa tarefa é encontrar alternativas para um bom trabalho. Vê como é muito da perspectiva pessoal? A diferença é grande, mas os resultados podem ser surpreendentes quando nos abrimos a novas possibilidades.
@kaciagonzaga4765
@kaciagonzaga4765 4 года назад
Totalmente concordo.
@ledapereira379
@ledapereira379 3 года назад
concordo plenamente com vc, em alfabetizar no primeiro ano pq é possivel sim
@gianecezar5201
@gianecezar5201 4 года назад
Ao meu ver a comparação que você fez com os pais, cada um tem o seu processo, e a educação mudou muito em relação a esse tempo. Então a comparação destrói a capacidade sua e do outro.Eu amo alfabetizar, e hoje em dia está bem difícil, claro que a experiência conta muito. Acredito que a alfabetização pode ocorrer sim , entre o 1º e dando continuação ao segundo. Eu também me sinto mal em não alfabetizar em 1 ano, mas tem muitas questões, precisamos avaliar todas. Gosto muito das sua epistemologias. Parabéns!
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 4 года назад
Olá, Giane! Cada pessoa tem sua própria impressão sobre a alfabetização, de acordo com as experiências. As comparações que faço entre países são atuais. Posso lhe indicar vídeos, artigos e até mesmo as bases curriculares caso se interesse também pelo assunto. Tenho contatos também de profissionais da fase de alfabetização de outros países e até mesmo um grupo de estudos que fazemos com uma pessoa de cada país. Importante ressaltar que algumas diferenças são devido à natureza da formação da língua. Nos encontramos poucas vezes por ano, mas faz grande diferença na dimensão de alfabetização que temos. Em breve vou lançar um livro que estou escrevendo sobre a fase de alfabetização que não apenas explica, mas também justifica o motivo de fazermos o máximo que pudermos para que o aluno de sete anos ( no máximo ) esteja na fase A2 da hipótese alfabética. Fico contente que goste das explicações, por isso já indico que acompanhe sempre os vídeos e redes sociais, para poder saber quando o livro será lançado. Espero que goste do conteúdo.
@deborageniole1747
@deborageniole1747 6 лет назад
Concordo, porém a Educação Infantil tem que estabelecer muito bem as bases para a alfabetização no 1º ano. Ou seja, a Educação Infantil tem que ser muito bem cuidada, no nosso país.
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 6 лет назад
Com certeza, Débora! Estou estudando a parte do Infantil para fazer, em breve, um vídeo sobre o assunto. Estou "cavando" ali o que podemos fazer para interpretar, traduzindo para a PRÁTICA, que é o que precisamos, direcionando a proposta da BNCC para uma base bem sólida, pois é essencial que tenhamos um olhar crítico e sério sobre essa fase de ensino também! Muito bem colocado o seu comentário. Agradeço muito sua participação.
@deborageniole1747
@deborageniole1747 6 лет назад
janaina spolidorio Agradeço, Janaína! Vou aguardar ansiosamente o seu vídeo sobre o Infantil! Os seus conhecimentos tem me ajudado muito na prática da sala de aula! Parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar a sua experiência e pesquisa.
@carolrosa799
@carolrosa799 6 лет назад
Ótimo vídeo. Gostaria de assistir a mais vídeos sobre esse assunto. Sou alfabetizadora e AMO o que eu faço.
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 6 лет назад
Olá, Carolina! Estou preparando mais deles! Em breve, novos vídeos com o tema.
@monicamarcilio5989
@monicamarcilio5989 5 лет назад
Concordo em partes, pois, hoje, temos o Ensino Fundamental de 9 anos, o que não ocorria a um tempo atrás. Ou seja, um ano da Educação Infantil foi agregado ao fundamental e por isso, muitas crianças chegam ao fundamental imaturas cognitivamente. Se não tivermos um elo com a Ed. infantil podemos ter alunos q conseguirão avançar pouco, já que alguns chegam ao primeiro ano com pouco ou quase nenhum desenvolvimento de habilidades de reconhecimento sonoro, inclusive em fase de garatuja.
@alcienegomesoliveirabeserr5624
@alcienegomesoliveirabeserr5624 3 года назад
Muito bom!! Exatamente o que penso.
@shenzanaferreira
@shenzanaferreira 4 года назад
Ótima aula...😄
@prof.talytamezzari6998
@prof.talytamezzari6998 4 года назад
Amei você! Parabéns!
@solangesol692
@solangesol692 4 года назад
Parabéns!! Aprendendo cada dia mais,
@SolOliveira-rd4ip
@SolOliveira-rd4ip 6 лет назад
Eu concordo !o que falta é auxilar os que não conseguem com a equipe multidisciplinar .Eles acompanharão, o que dificulta é que os pais que também tiveram dificuldade e não tiveram a intervenção, não conseguem associar que todos da família precisam receber as orientações quanto o processo de aprendizagem, aprender de novo junto com a criança.
@franciscamartins5685
@franciscamartins5685 4 года назад
Boa noite! Comecei assistir seus vídeos e admiro a forma como vc faz explicações! Me formei a dois anos , só tenho experiência em estágios, poderia me falar alguma dica, como conseguir trabalho pra área da pedagogia, estou desestimulada! Obgda
@renataaa8549
@renataaa8549 5 лет назад
A questão dos 2 anos é específica para aquelas crianças que eventualmente não foram estimuladas por um ambiente alfabetizador antes da escolarização. Elas precisam de um tempo maior. Fora esses casos específicos é possível sim alfabetizar crianças no 1° ano. Acredito que o documento está coerente levando em conta as diferentes realidades das crianças brasileiras .
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 5 лет назад
Com certeza é possível no primeiro ano! Concordo também com o estímulo anterior que você menciona. A questão do tempo foi modificada e possivelmente será novamente. A comprovação está na notícia dada ontem e que você pode verificar no link agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-04/mec-prepara-material-para-explicar-nova-politica-de-alfabetizacao . Sempre defendi que sejam alfabetizadas no primeiro ano, porque depois disso as crianças começam a sofrer com autoestima baixa, entre outros fatores. Independentemente do que me falavam, sempre alfabetizei no primeiro ano. O vídeo assistido foi gravado no ano passado, então algumas informações sofrem modificação em relação ao que foi falado. O fator data do vídeo/ data em que foi assistido deve pesar no momento de avaliar as informações, mas finalmente, no momento deste comentário ( fator data do comentário X data das mudanças de determinações do governo ), percebeu-se que é preciso fazer maiores esforços para a alfabetização no primeiro ano. A questão é como fazer, com tantas escolas de infantil interpretando a BNCC referente à fase de infantil como totalmente lúdica, e inclusive tirando vários recursos alfabetizadores da aula, retirando mesas de tarefa, proibindo o uso de atividades, entre outros absurdos que têm sido relatados. Certamente irá causar outro turbilhão na educação do país.
@Aninha1129
@Aninha1129 4 года назад
Assistindo em 2020.. Parabéns Janaína, concordo plenamente com vc, na questão do primeiro ano alfabetizar!
@suelenkler4906
@suelenkler4906 6 лет назад
Concordo com tudo o que voce falou... so queria que voce falasse por favor, o qye voce acha de terem mudado o 1 ano antiga 1 serie; para a idade de 5 anos? Ficaria muito grata com sua resposta. Abraço
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 6 лет назад
Olá, Suelen! Há exatos 18 anos essa mesma pergunta me persegue, de formas diferentes, mas acontece...rsrsrs... Ia até falar dela no vídeo, trazendo um histórico sobre o assunto, mas além do vídeo ficar longo, julguei que não teria a necessidade, mas posso até fazer um especial, qualquer dia, pois pelo jeito ainda há dúvidas sobre a mudança. Como eu mencionei no vídeo, fui alfabetizada antes do primeiro ano. Com quatro anos eu já lia e escrevia e o meu filho, Artur, com 5 anos também já estava alfabetizado, antes ainda de entrar no primeiro ano ( estava em julho do ano anterior ). Como expliquei no vídeo, nossas experiências dizem muito, então como eu fui alfabetizada antes, nunca subestimei a capacidade dos alunos, mesmo os pouco estimulados antes do primeiro ano ( pois sabemos que o infantil é essencial para que a alfabetização ocorra o mais cedo possível ) podem sim ser alfabetizados um pouquinho antes do que antes era considerado o primeiro ano. Além de ter essa experiência pessoal, tenho a profissional no assunto. Adivinha só a quem eram atribuídas as primeiras classes de primeiro ano com 5 anos em minhas escolas? Para mim, óbvio! Por quê? Não me importo com qual idade terei que alfabetizar as crianças ( desde que estejam em fase de alfabetização, claro - entre 4 e 6 anos, no meu ponto de vista ). Em 1999, nosso município resolveu fazer uma experiência para diminuir a idade do primeiro ano. Antes dessa data era 7 anos, a partir de então seria 6 anos e essa turma, mais jovem, permaneceria em prédios da Educação Infantil. Acho que fui a primeira da fila a me candidatar à experiência. Sempre achei tarde, desde que me formei em magistério, uma criança entrar no primeiro ano com 7 anos. Era meu "sonho de consumo" na profissão. Entrei com tudo! Meu problema? Nunca foram as crianças, mas sim os pais, que preconceituosos em relação à idade e subestimando a capacidade de seus filhos, atrapalhavam bastante meu trabalho. Por mais que eu lhes falasse que era normal, que estava tudo bem e que os filhos iriam ser alfabetizados naquele ano, eles além de não acreditarem, ainda muitos não queriam que os filhos fossem alfabetizados. Certamente que dei uma virada de 360 graus na opinião deles com uma estratégia que impressionou tanto a diretora, que virou tema de um evento do município ( mas isso é outra história ). Fim do ano quase todos alfabéticos ( era meu começo de carreira, então ainda não alfabetizava a sala inteira, como da metade para cá eu fazia ) e apenas 3 silábico-alfabéticos Daí você pode me perguntar: mas eles não tinham 5 anos, tinham 6. Minha pergunta é de 6, você não tem uma opinião a respeito? Pois é, a questão é que achei o histórico importante, porque no meu ponto de vista o que importa não é a idade ( dentro do possível , torno a repetir ) e sim o comprometimento do professor a pré-disposição dos alunos e a boa aceitação dos pais em relação ao professor. Tive sim classe de 5 anos. Vamos a esta parte! Em 2010/11, meu município mudou novamente a idade de primeiro ano de 6 para 5 anos. Na escola teria apenas uma classe, experimental. Adivinha quem ficou com ela, porque não tinha preconceito de idades na aprendizagem da fase de alfabetização? Eu, claro! A diretora me conhecia há alguns anos, sempre me dava primeiro ano e sabia que eu era perfeita para a "vaga", porque eu não julgaria os alunos por idade e estimularia ao máximo o conhecimento deles. Éramos minha turma, de 5 anos e mais duas de 6 anos no mesmo turno. O currículo era o mesmo, mas minha turma tinha mais momentos lúdicos. O curioso, desta turma, é que uma das mães de aluno era professora e ela era contra a mudança de idade. Imagine só o quanto ela me deu trabalho na primeira reunião de pais! Bem, fato é que eu já tinha experiência anterior com a resistência dos pais e isso não me atrasou neste ano. Finalizei com a classe já produzindo textos, fazendo operações matemáticas de adição e subtração, incluindo casos de reserva e reagrupamento e já resolvendo multiplicação básica - os mesmíssimos conteúdos que acho que o aluno deve ter no primeiro ano. Fala-se em aprendizagem básica, então não me prendo, enquanto o aluno está aprendendo, continuo ensinando. Sempre sofri, pessoalmente, muitíssimo com o professor querer que o aluno fique "preso" aos outros que têm maior dificuldade, então nunca pratiquei o "básico". Minha opinião final sobre a mudança de idade, como fala de quem passou por isso e pode sim falar, porque já fez a diferença na mudança: acho normal e se é uma determinação deve ser seguida. Acho até que o atraso pode ser prejudicial às crianças. Imagino até que mencionou porque falei dos 2 anos da alfabetização e talvez fosse essa uma justificativa para permanecer três... uma possibilidade... mas não é o caso. Acho ainda que o coordenador ou diretor deve ter precauções para não colocar professores que são contra a idade de 5 anos no primeiro ano para lecionar. Devem sempre escolher quem se compromete e acha boa a mudança. Os alunos hoje não sabem mexer em aparelhos ( muito jovens, por sinal... já vi criança de 3 anos digitando no google para achar site de jogo e nem era alfabetizada... foi no mercado ) e há ainda aqueles que até buscas fazem, sem serem alfabetizados? Por que eles podem aprender isso tão bem e devemos limitar algo tão mais importante como a alfabetização, que irá proporcionar melhor qualidade de aprendizagem ao aluno? Não tem sentido, certo! Devemos é ver além da idade e começar a enxergar capacidades.
@rosamariamorenomoreno5785
@rosamariamorenomoreno5785 5 лет назад
Concordo que o professor tem que dar o máximo para que seus alunos leiam e escrevam no 1° ano, não deve jamais focar no período de dois anos,pois os alunos terão que no 1° bimestre já demonstrar habilidades na leitura e na escrita, do contrário apresentarão muitas dificuldades no 2° ano e dificilmente acompanharão a turma.
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 5 лет назад
Sim, quem leciona no segundo ano sabe o quanto é difícil recuperar os alunos que não estão ainda alfabetizados. Dar o conteúdo e tratar de alfabetizar no segundo ano quase sempre altera a qualidade da aula e mexe demais com a autoestima dos alunos.
@ludimilamslima
@ludimilamslima 5 лет назад
Gosto muito da proposta da BNCC. Tenho visto muitos comentários sobre a aplicabilidade e alguns tem mesmo fundamento mas, mesmo assim gosto da ideia de perseguir estes objetivos.
@neiresantana4210
@neiresantana4210 4 года назад
Janaína, gostei muito de suas colocações. Já alfabetizo a 30 anos e sempre ensinei a letra cursiva e as outras formas da letra. Meus alunos sempre saíram alfabetizados, salvo aqueles com dificuldades graves de aprendizagens. Agora, hoje recebi um comunicado que não poderei ensinar a letra cursiva no primeiro ano, que isso será papel do professor do segundo ano. Acho um retrocesso. Queria saber sua opinião? Obrigada!
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 4 года назад
Olá, Neire. Certamente é um retrocesso e posso garantir que os alunos vão apresentar defasagem, mas não na letra, mas nas estratégias de leitura e interpretação. Tenho um vídeo chamado " A cursiva como aliada da alfabetização", que a pessoa que decidiu não usar a letra cursiva no primeiro ano deveria assistir. Muitas vezes não é culpa de quem "decreta", muitas vezes essa pessoa não tem os conhecimentos suficientes para entender o que fez. O link é ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-3z2VDCli5cI.html
@prof.brunafarias6904
@prof.brunafarias6904 5 лет назад
Janaina, só acho que essa abordagem funciona melhor em meios ideais. A escola pública tem muitos casos escabrosos que o documento não responde, um sistema de saúde e famílias que não dão encaminhamento às necessidades do aluno. Daí o questionamento. São dois anos e se vira não dá. Comentando somente pra contribuir exibindo algumas realidades mais caóticas
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 5 лет назад
Concordo parcialmente, porque toda minha experiência de alfabetização foi construída em escola pública, incluindo aula dada em contêiner, classes lotadas e falta de recursos. Super entendo que há situações em que as pessoas têm dificuldade de articular porque problemas superam soluções, por isso o parcial... muito válida sua contribuição, com certeza há colegas que concordam ou se sentem desta forma.
@assmannist
@assmannist 6 лет назад
Perfeita sua explicação Janaína. Venho a bastante tempo buscando conhecimento para aprender a alfabetizar. Sou professora da Educação Infantil Pré I. Encantada pelo seu trabalho, já encomendei o livro "Aula Os segredos"
@CanalFabyAlmeida
@CanalFabyAlmeida 5 лет назад
Minha filha já é alfabetizada, estar no Jardim2 com 5 anos
@elianaef
@elianaef 6 лет назад
Perfeito!
@fernandadelimaoficiall
@fernandadelimaoficiall 6 лет назад
Concordo, é para alfabetizar e ponto!
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 6 лет назад
Sim, Fernanda! Discutir tempo é irrelevante. Se é preciso fazer, devemos fazer o possível para poder cumprir nossas tarefas da melhor maneira possível e contribuindo para a aprendizagem.
@fernandadelimaoficiall
@fernandadelimaoficiall 6 лет назад
janaina spolidorio Eu sempre pensei dessa forma e sofro muito nas escolas onde atuo pq parece uma "afronta" aos colegas que pensam que primeiro é extensão da educação infantil ou uma preparação para o ensino fundamental! Obrigada pelo vídeo!
@carlaraposo2016
@carlaraposo2016 2 года назад
Eu não concordo. Se estamos lutando para abrir a cabeça da sociedade e até profissionais da educação em relação a inclusão. Como podemos estipular que a alfabetização deve ser consolidada até o 2° ano ? Assistindo me sinto num mundo surreal !!!! Parece que estou num cenário aonde todas as crianças estão bonitinhas lendo e escrevendo tudinho.... Que sonho ! Mas não é assim que funciona. Sou educadora há 18 anos. A cada ano percebo mais e mais dificuldades nos alunos. Esse ano lecionei para uma turma de 2° ano, 24 alunos. Um aluno com laudo inconclusivo, mas com características de tod. Uns 6 com dislexia e TDA. Um com TDAH. Ou seja, alunos atípicos, muitos sem acompanhamento multidisciplinar, digo a maioria. E aí? Reprova tudo mundo ? Graças à Deus e minha boa vontade, 23 foram alfabetizados! Exceto 1 aluna que está no processo silábico . Não consegue ler palavras complexas, consequentemente não consolidou a consciência fonoaudiologica. Enttetando avançou muito durante o ano( mesmo sem auxílio familiar e profissional) Como professora eu entendo que a aluna tem dificuldades na aprendizagem, ocultamente sei até qual. Mas e o laudo ? Nunca chegou. Pensando na aluna é justo retê-la ? E a parte psicológica? Visto que uma reprovação desmotiva a criança. Ela sempre interagiu muito bem com os amigos. Vai vê-los seguir e ela não. E a autoestima? Ela não conseguiu porque tem dificuldades na aprendizagem. Mão foi porque brincou o ano inteiro... Como educadora acho que se deve olhar com carinho a etapa da alfabetização em todos os aspectos. E sinceramente estipular um tempo para isso é agressivo! Tem que! Não tem que. Cada criança vai caminhar de acordo com seu tempo. E passar a bola? Que falácia! O professor precisa estar preparado para dar continuidade ao trabalho anterior. Alunos prontinhos? É isso? Ou aprende a ler até o 2° ano ou reprova. Que horror! A inclusão não existe né? Afs! Dá trabalho sim. E não é saudável reprovar úm aluno nessas condições. Precisa ser muito profissional para trabalhar com o atípico. E parem de achar que a família vai importar- se . Nem sempre poderemos contar com a família. E se não pudermos? Deixamos o aluno fazer faculdade no 1° e 2° ano? Acho alguns eixos da BNCC sem coerência.
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 2 года назад
Olá, Carla. Concordo com você em relação à BNCC ser fantasiosa. Ocorre, contudo, que é um documento oficial e nacional. É fato comprovado historicamente que conseguimos nos impor sobre o outro ( neste caso, sobre a BNCC) somente quando conhecemos o oponente nos mínimos detalhes. Reclamar não adianta se não tivermos profissionais capacitados, que conheçam intimamente a BNCC e consigam, estrategicamente, “virar o jogo”, ou seja, utilizar o documento de um jeito que, além de ser uma interpretação a nosso favor, ainda deixe em evidência as falhas do documento.
@lourdesrafaellasantosflore9296
@lourdesrafaellasantosflore9296 3 года назад
A educação não pode ser pensada apenas por quem está na acadêmica mas, por outro lado, o julgamento sobre o que seria "ideia" não pode ser medido por achismo. Muito menos vindo dos pais.
@miryangarbo1554
@miryangarbo1554 6 лет назад
Muito bom. Se puder faça mais vídeos sobre a Educação Infantil Obrigada
@origamidojorge5217
@origamidojorge5217 5 лет назад
Eu prefiro trabalhar com o primeiro ciclo. Fico imensamente feliz quando alfabetizo meus alunos.
@edneuzacristo6149
@edneuzacristo6149 4 года назад
Acredito que os professores da Educação Infantil precisa de uma mudança de postura por todos os envolvidos.
@compartilhandopublico5108
@compartilhandopublico5108 6 лет назад
Boa noite Janaína. Esse é o meu primeiro ano que estou dando aula para o segundo ano em uma escola pública. Para minha desagradável surpresa, apenas 6 alunos estão alfabéticos e os outros 20 estão entre pré silábicos e silábicos sem valor. Estou tentando várias estratégias, mas está sendo um calvário, pois a sala é muito agitada e parece que os alunos não memorizam ou entendem o que é ensinado... Numa reunião de HTPC a coordenadora expôs a situação da sala e comentou que a sala parecia que não havia passado pelo primeiro ano, foi uma fala mal colocada e a professora do ano anterior não gostou e alterada disse que eles já vieram assim do infantil e que primeiro ano não é obrigado a alfabetizar. Sei que não é obrigatório, mas nesses documentos oficiais o primeiro ano tem a função do que então? E quais dicas vc pode me passar pra trabalhar e ter algum avanço a curto prazo?
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 6 лет назад
Boa noite! É exatamente sobre isso que estava falando. Infelizmente temos em todas as áreas profissionais que não se esforçam para oferecer o melhor. Com o "alargamento" dos anos de alfabetização, muitos professores acabam se acomodando e deixando a função de alfabetizar para o próximo ano, sem se importar com as pessoas envolvidas na vida da criança. Não posso julgar a professora, pois não vi o trabalho dela e seria injusto, mas se ela teve a fala que você mencionou, de dizer que "já vieram assim do infantil e que primeiro ano não tem obrigação de alfabetizar", já perdeu vários pontinhos no meu conceito...rsrsrs... Sei, contudo, que professores assim são reais, eles existem! Provável que ela não tenha se colocado no lugar dos envolvidos. Será que se fosse filho dela, ela aceitaria que fosse alfabetizado somente tardiamente? Será que se ela fosse um aluno, se sentiria bem consigo mesma depois de tê-la como professora? Garanto que quando ela quer algo, prefere que seja bem atendida e que façam da forma que deseja. Pois bem, também atendemos... e atendemos crianças. Nossa responsabilidade é fazer o trabalho da melhor forma possível. Nada de esquivar ou passar para o próximo. Temos que buscar cada vez mais profissionais competentes e preocupados. O problema é que nos documentos, são contempladas as aprendizagens essenciais, então muitos professores se limitam a elas, como ocorreu com sua turma. Para avançar com um curto prazo, será preciso ou criar sistemas de tutoria entre os alunos, em duplas produtivas - acho que falei disso em outro vídeo, mas não lembro agora qual... são muitos ... - e também estabelecer um sistema de reconhecimento de letras e sons intensivo, com reforço por consciência fonológica. É o que eu faria! Tenho alguns vídeos com dicas de alfabetização que podem ajudar, como o de silábico e o de pré-silábico. Não fique se "remoendo" por trabalho mal feito de outro professor! O jeito vai ser arregaçar as mangas e se dedicar. Os pais das crianças, dependendo da comunidade, podem ser grandes aliados seus e espero que a coordenadora seja compreensiva com a situação - pelo menos ela parece ser - e lhe apoie para poder fazer deste um ano de aprendizagens muito significativas. Desejo-lhe sucesso com a turma!
@compartilhandopublico5108
@compartilhandopublico5108 6 лет назад
Obrigada Janaína vou assistir os vídeos e visitar seu site. Beijo.
@lucianegambetta
@lucianegambetta 6 лет назад
Amo seus vídeos aprendo muito ♡ continue sempre assim partilhando seus conhecimentos.
@professoraerica7838
@professoraerica7838 4 года назад
eu também gosto de alfabetizar no 1º ano.
@naiarabonettdeandrade4157
@naiarabonettdeandrade4157 5 лет назад
Como pedagoga recém formada adorei suas colocações ☺
@polariaparecidasousa9631
@polariaparecidasousa9631 2 года назад
Ý
@isabelguimaraes1722
@isabelguimaraes1722 6 лет назад
Daqui um tempo vão querer que sejam alfabetizados no infantil e sair doutores no fim do fundamental 1 !!!
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 6 лет назад
Bem, este é o perigo do "achismo" que tanto combato em meus artigos e vídeos. Achar sem fundamentar com fatos leva às mais diversas consequências.
@wendllaramos3914
@wendllaramos3914 5 лет назад
concordo plenamente!
@suzanarosa652
@suzanarosa652 6 лет назад
PARABÉNS! Faço de suas palavras as minhas😚
@professoraalepaula362
@professoraalepaula362 6 лет назад
Seria ótimo alfabetizar no 1ano...mas as vezes não depende apenas do professor..
@janainaspolidorio
@janainaspolidorio 6 лет назад
Certamente há uma série de fatores que podem influenciar o processo de aprendizagem e muitos fogem do alcance do professor, mas devemos trabalhar para que o objetivo de alfabetização seja cumprido, independentemente de fatores externos. Se pensarmos muito nos fatores externos, que fogem de nosso alcance, estaremos já colocando obstáculos para nosso trabalho, mesmo que inconscientemente... Compreendo que há questões até biológicas que o aluno possa ter que atrasem sua alfabetização, ou fatores relacionados ao emocional ou à família ou uma dezena de outros, mas como profissional da alfabetização por tantos e tantos anos, aprendi que meu enfoque deve ser nos sinais que o aluno permite que eu veja para que eu possa, da melhor forma possível, ajudá-lo a notar que consegue, assim como os outros, ter sucesso na aprendizagem e que será sim alfabetizado. O estímulo é algo poderoso nesta fase! O avanço que conseguirmos que o aluno tenha, mesmo que para nós pareça mínimo (dependendo do caso ), irá contribuir com o processo de alfabetização. Achei super interessante seu comentário e agradeço muito que o tenha colocado, pois me indicou que posso fazer um vídeo sobre o assunto, desmistificando algumas situações que geralmente os professores têm dúvida ou que podem pensar que sejam obstáculos à alfabetização.
@rosineiafonseca
@rosineiafonseca 6 лет назад
É assim mesmo que eu penso! Todo empenho para que ocorra a alfabetização no 1° ano! União entre família e escola nesse processo!
@Mariahelena1322-q2o
@Mariahelena1322-q2o 6 лет назад
Ótimo
@tatianejesus9755
@tatianejesus9755 6 лет назад
🙄
@veranicesantos1189
@veranicesantos1189 6 лет назад
Acredito que será necessário ser alfabetizado no 1 ano, se o professor usar diversas estratégias de alfabetização, com certeza o professor terá sucesso com a turma.
@claudialima8865
@claudialima8865 6 лет назад
Muito bom. Parabéns😘
Далее
Conheça melhor a HIPÓTESE ALFABÉTICA de escrita
12:22
Como acontece a LEITURA no CÉREBRO
15:40
Просмотров 13 тыс.
İlham Əliyev və Vladimir Putin görüşü başladı
00:17
Katta janjal
00:29
Просмотров 253 тыс.
Jogos de Consciência Fonológica
6:19
Просмотров 67 тыс.
Para o professor ter menos trabalho!
7:59
Просмотров 47 тыс.
İlham Əliyev və Vladimir Putin görüşü başladı
00:17