Laércio os materiais que tem a possibilidade de afiar materiais mais duros do que os afinadores são os abrasivos em alta rotação. Esta foi a explicação mais simples que me ocorreu.
Bacana seu vídeo ! Trabalho numa multinacional aqui no Japão , com sede aí em São Paulo , que além de produzir pastilhas de vários compostos ( molibdênio /tungstênio/cobalto) , produz as de diamante e carbono ..Inclusive são produzidas algumas muito maiores para partes de rock drill (perfurações e escavações em rochas) . No início colaborei abastecendo algumas máquinas ( prensas ) no setor de produção dessas pastilhas ,onde pude conhecer o método de produção e atualmente utilizo-as no setor que estou , operando torno CNC , assim como também utilizamos pastilhas de outros grandes concorrentes , como Sandivik e Kennametal (duríssimas e imbatíveis ! rs) .
Informações precisas, bem claras desta tecnologia, a cada dia crescemos e desenvolvemos nossas capacidades de raciocínio amparados pela ciência do metal duro, abraços Professor Nelson. Meu filho que deseja fazer engenharia mecânica, eu dou todo apoio.
Agradecemos o comentário Sr. Nelson . Carl Sagan que foi Astrofísico e Astrônomo disse uma vez :“Vivemos numa sociedade intensamente dependente da ciência e da tecnologia, em que quase ninguém sabe algo sobre ciência e tecnologia.” concordamos que todo conhecimento deve ser partilhado para que todos nós possamos evoluir como uma sociedade com um futuro mais brilhante. Por isso continuaremos com os videos explicando como funcionam as maravilhas modernas. Fique ligado e acompanhe nossos vídeos.Muito Obrigado e seja sempre bem-vindo!
Obrigado vl gut, assine nosso canal e visite nossa pagina no Facebook "Matrix Ferramentas lá você vai sempre encontrar conteúdo interessante a disposição ! Deixe suas sugestões !
Olá Gabriel, o Forno PVD é usado para fazer um tratamento de superfície que promove revestimento cerâmico de elevada aderência, com um procedimento de deposição por plasma amplamente ionizado em uma câmara de vácuo, onde as temperaturas oscilam entre 150˚C e 500˚C, resumindo ele cria uma cobertura em cima no inserto de maneira similar a uma pintura eletrostática para exemplificar de maneira simples. Só que em um forno a vácuo e com temperatura elevada.
Gostei bastante vídeo muito bem narrado!! Mas me veio em mente a seguinte questão: Se o mesmo é feito do material mais duro, então oque e como algum material pode afia-lo? Sempre quis saber qual é o material mais duro na cadeia de desbaste do material mais duro partindo do mais mole. Por exemplo: o aço come o a alumínio, e por ai vai rsrs valeu!! Bacana
Olá Laércio, Obrigado pelo comentário, vamos a sua resposta. Metal duro pode ser reafiado com Rebolos Diamantados que são utilizados na retífica de metal duro, cerâmicas, vidro, pedras preciosas, entre outros. Rebolos de CBN (Borazon, Sumiboron ou Arborite) que significa em português Nitreto Cúbico de Boro e conseguem desbastar materiais com Materiais duros (98HRC). Se o componente for macio (soft), maior será o desgaste da ferramenta. São utilizados na retifica de aços com alta dureza que contenham carbono, como aço inox e aço carbono. Tipos de aço como o VND, VC 131, BITS, VK10V, são ideais para o CBN. Temos um video de reafiação de fresas e brocas de metal duro que utilizam esses rebolos. link do vídeo ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-wwmgLriu8RY.html São fornecidos em três tipos de liga: Resinóide: Excelente vida útil, boa capacidade de corte e acabamento, sendo a mais utilizada. Eletrolítico: Vida útil menor por ser somente um banho a base de níquel que prende os grãos. Excelente capacidade de corte. É a mais versátil de todas as ligas, por se tratar de um banho, o próprio cliente pode usinar a peça onde os grãos serão impregnados. Metálico: Tem a maior vida útil de todas as ligas, porém com reduzida capacidade de corte. Ideal para rebolos de perfil e discos finos menores de 1mm de espessura. Espero que tenha lhe ajudado, mais para frende iremos detalhar mais sobre o CBN. Sinta-se a vontade de sempre que quiser nos perguntar. Abraços Equipe Matrix Ferramentas
Entendi!! A grosso modo sempre vai haver um que desbaste o outro, pois são receitas diferentes por que cada tipo de ferramente tem seus elementos químicos que formão um composto. De qualquer forma, muito obrigado!! Vou assistir o vídeo que você recomendou!!
Você pode entrar em contato com nosso Departamento de Vendas pelo e-mail vendas@matrixferramentas.com.br ou pelo contato@matrixferramentas.com.br. Só enviar ao e-mail que lhe enviaremos uma cotação!
Olá jtj. Hoje existe uma gama muito grande de empresas que fornecem insertos de Metal Duro no Brasil e no Mundo. A diferença substancial e desempenho das pastilhas não irá se resumir apenas a sua marca. Hoje em dia a aplicação da pastilha correta no seu processo é que vai determinar o desempenho. Exemplo clássico da propaganda de Pneus "Potencia não é nada sem controle". O mais importante é saber se a empresa que você contactou, orçou o preço do inserto vai lhe dar assistência técnica e informações para que você atinja seus objetivos na produção. Peça sempre informações técnicas e sugestão sobre a usinagem que pretende, pois haverá sempre várias maneiras de conseguir executar seu projeto. Adquira sempre conhecimento e certifique-se que não queiram apenas lhe empurrar ferramentas caras sem que tenha consultado outros técnicos. E em dado momento você irá acabar se estabelecendo com um fabricante não por que a pastilha dele é mais cara, mas pelo fato de ele sempre lhe ajudar com a solução mais coerente com seu projeto. Se tiver dúvidas, pode nos contactar pelo e-mail. contato@matrixferramentas.com.br teremos prazer em lhe ajudar! Abraços de toda equipe!
Gostaria muito de saber como essas ferramentes que fazem ferramentas eram feitas antes da automatização. em tempos em que tudo era analogico tipo anos 50 ou anos 70
Olá, gostaria de fazer uma pequena correção no seu vídeo, as partículas metálicas não ficam exatamente esféricas e do mesmo tamanho depois da moagem, como a moagem é um processo de deformação das partículas metálicas, o resultado são partículas de formatos diferentes e em tamanhos variados, tendendo a um tamanho só, podemos ver assim uma distribuição do tamanho de partículas.
Olá Rodrigo, obrigado pelo seu comentário, perdoe-me se não fui claro no vídeo, como pode perceber na imagem onde um operador retira o material com uma colher o processo de granulação esférica refere-se ao estado pós mistura e secagem junto do material ligante. Assim como os grãos de um café solúvel ou do plastico granulado usados em injetoras plásticas. Não mencionei que as partículas metálicas é que ficassem esféricas mas sim a mistura final a ser extrudadas na injetora. Cito aqui dois motivos, formato esférico facilita a movimentação entre as tubulações, que guiam o material, pois como está seco tem coeficiente de atrito melhor evitando e retardando a deposição de material no transporte, tamanho idêntico facilita pesagem, dosagem e armazenagem da mesma forma que as micro-esferas de rolamento são pesadas e contadas com uma balança de precisão, já que conhecendo seu tamanho e volume o peso fica mais evidente e há mais parâmetros de controle. Mais uma vez agradeço seu comentário e sugestão.
Olá Wagner, Obrigado por participar! O Inserto de Metal duro com certeza tem a possibilidade de ser usado em madeira. Porém como nos torneamentos de madeira as "Goivas" possuem uma afiação. Seria necessário então usar insertos com essa característica (aresta mais positiva, preparada etc...). Alguns insertos usados em alumínio poderiam ser bem interessantes para madeira. Tenha isso em mente. Seja sempre bem vindo!
Olá Rafael, Obrigado por participar. Vamos lá, vejamos se foi isso que entendemos: Você quer aplicar metal duro na ponta de um pedaço de aço 1045. Você precisa de um material mais duro que o aço para dar resistência ao desgaste e ou com dureza elevada.? Esse processo de inserir metal duro em cima de uma haste de metal existem em algumas situações, os suportes com "Bits" que podem ser soldados ou insertos intercambiáveis. Que são bem comuns. Se você precisa de um formato específico na ponta do seu aço a ponta pode ser retrabalhada e modificada de acordo com suas necessidades. Se for possível nos fale um pouco mais sobre a aplicação ou onde vai usar que poderemos lhe direcionar melhor e ou tirar suas dúvidas. Fique a vontade e seja sempre bem vindo!
Olá Rafael, a "vidia" que você menciona é um Bit de Metal duro que é o mesmo composto do inserto, o que os insertos de metal duro possuem de diferente em tecnologia são os tipos de grãos e coberturas PVD, CVD e PCD que fazem a resistência o impacto, ao calor e resistência ao desgaste irem muito além de um bit ou "videa". Só pra exemplificar dependendo do processo que você utilizar um Bit de Metal duro (videa) pode usinar por exemplo 650 peças em aço 1020. Já uma pastilha aplicada adequadamente pode passar de 5000 mil peças dependendo da aplicação. Podemos lhe ajudar a melhorar esse processo, o desgaste da "Videa" pode ocorrer por muitos fatores. Se quiser nos enviar um e-mail ou entrar em contato via telefone pode enviar, teremos prazer em ajudar.
A respeito da vossa pergunta, sobre o liquido ou cobertura, há de certa maneira um forma de aplicar cobertura PVD em alguns tipos de compostos, mas ainda sim não chegam perto de um inserto de metal duro construído com uma cobertura específica. Entre em contato que iremos te ajudar.
Claudio, atualmente temos apenas 2 empresas que realizam as coberturas aqui no Brasil e as duas ficam no Parana, não entendi qual seria o problema da "poeira", poderia explicar?
Sempre amei tudo isso. Falta 4 anos para APOSENTAR. Hérnia de disco, rua a os 50 anos maldita reforma. A gora você não pode mais ser vira. Vai vender pastéis na fera.
eu comprei alguns incertos da china para testes, e dá até vergonha do que eles fazem com os materiais, desperdício total de material, de muita má qualidade, se eles fizerem pelo menos dois processos desses ai citados deve ser muito.
Existe aí um custo benefício que precisa ser avaliado, quantidade de peças a serem produzidas, velocidade de usinagem e ou a durabilidade da pastilha na usinagem. Por exemplo ,inserto de metal duro comum, digamos uma Pastilha Triangular (TNMG160408 por exemplo) custa aproximadamente 30 reais em media porém possui seis arestas, mas digamos que com cada aresta pode produzir 60 peças de custam 2 reais de preço final de produção, logo podemos fazer 360 peças que diante de sua venda R$2,00x360peças =R$ 720,00 ou seja cada peça custou R$0,04 em pastilha. São números hipotéticos mas por vezes a pastilha valerá cada centavo se bem aplicada.