Fiz esse dispositivo, apenas colocando uma cantoneira de alumínio pequena oende está marcada a linha vermelha, facilitando assim o alinhamento das pequenas brocas sem sairem dos 120 graus. Parabéns ao autor desta matéria tão surpreendentemente inovadora na solução do ângulo de saída, sempre complicada, especialmente nas pequenas brocas. Congratulações !!...
Super didático! Muito bem explicado e exemplificado. Desconheço canal, de temática semelhante, que se compare a este. Está de parabéns, o criador! Muito obrigado!
Uauuuu... Que afiação limpa e precisa.... Ahh se eu tivesse essa dica no meu tempo de SENAI rsrsrsr.... Iria economizar muito tempo de treinamento rsrss.... Afiação bem difícil de acertar na mão. Muito obrigado por compartilhar essa forma de afiação!
Também levei muito tempo para achar essa forma de afiar. A mão livre muitas vezes não dá certo muito bem, depende do dia. Ainda tem jeito de ficar melhor, mas não coloquei aqui para não ficar mais complicado. Porém, a minha intensão é avançar em outro vídeo caso haja comentários e pedidos. Obrigado por participar, é sempre bom ter sua opinião, pois sabe do assunto.
Eu não indiquei a inclinação da mesa porque dependendo do diâmetro da broca ela vai variar. O que eu indico para não complicar é usar uma broca de diâmetro aproximado e ajustar a inclinação com está broca com ponta boa e nova. Desse jeito e só manter o paralelismo que eu mostro quando terminamos o processo em cada operação. Ai é garantia de sucesso. Apesar de minha experiencia em amolar brocas ainda prefiro usar este método, principalmente para brocas bem finas. Obrigado pela sua participação. Qualquer outra dúvida é só perguntar.
Que vídeo excelente! Vim pelo comentário de outro canal a respeito de um afiador importado porém bem inútil tendo como base esta forma a qual vc ensina neste vídeo, além da ferramenta (suporte) q vc desenvolveu para acoplar ao esmeril.. (gostaria de maiores detalhes de como fazer o suporte) por gentileza!
Muito obrigado amigo. Estou avaliando esta possibilidade, mas confesso que tenho bastante dificuldade para editar os vídeos, rsrs. Porém assim que der vou tentar fazer .
Obrigado por participar e deixar seu comentário. Seria possível sim, porém, como eu uso o mesmo suporte para afiar outras ferramentas(como no vídeo do suporte) tipo tesoura e outras lâminas, achei que para mim por esse motivo iria ficar pior. No entanto, se a pessoa for afiar basicamente ferramentas tipo brocas, um apoio daria muito mais firmeza na hora de segurar a broca.
Afiar broca nao e pra qualquer um,isso parece facil ,se nao prestar atençao guardar uma broca nova que corte bem p ter como exemplo,acho q alguns acabam desistindo 😢
Ola, realmente afiar brocas mais finas é mais difícil, principalmente se tentamos fazer da moda tradicional, porém, se você fixar a broca e seguir os passos que sugiro no vídeo garanto que conseguirá. Mas tem que colocar a broca igual eu falo: acima do eixo da pedra, para o angulo de folga ficar pronto sem precisar mexer na broca em outra direção. Apenas para frente e para trás. Uso o meu afiador com frequência e sempre funciona bem. Obrigado por deixar seu comentário e fique à vontade para perguntar.
Tem um vídeo aqui no canal com as explicações de como faze-lo( ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-heS1YwHeI0Y.html ). É bastante simples. De uma olhada e qualquer dúvida é só perguntar. Valeu pela participação