Li o livro e assisti o filme, e a minha impressão é que a "falta de sentimentalismo" no filme, se deve ao fato do foco ser muito para o dorian, que é um personagem realmente hedonista e muito egoísta, ele não é um personagem sentimental, pra isso, seria necessário um pouco mais de foco no Basil, que no livro, diz que ele mostrou demais os sentimentos dele no retrato, e que qualquer um que o visse saberia que ele era perdidamente apaixonado pelo dorian, acho que poderiam ter investido um pouco mais no Basil no filme. Ao mesmo tempo, eu acho que no filme demonstra sim o dorian repensar as suas atitudes, fizeram isso através da paixão dele pela filha do henry que foi inventada sabe deus por que kkkk. O único problema é que, o dorian (nem no livro ou no filme) nunca se arrependeu de nada que ele fez de fato, o que ele sente, é remorso, é medo, ele se sente mal por medo do que vai acontecer a ele, e nao por que realmente nota a gravidade de seus atos.
Eu concordo totalmente com seu posicionamento, principalmente da parte final. Dorian tem medo das consequências que as atitudes podem trazer a ele e não do quanto prejudicou aos outros. Na obra obra De Profundis de Oscar inclusive quando ele se comparar a personagem do livro vemos que no enredo que adaptaram para o filme, distorceram um pouco as coisas. Muito pertinente o comentário, agradeço demais por agregar....
@@almalivros5816 Me vejo na obrigação de ter que declinar da opinião de ambos, pois se constata nitidamente, no desfecho conclusivo do filme, dessa versão em questão mais recente, em que o protagonista se arrependeu sim de ter aceito a proposta de Henry Watton, quando a obra de Basil é concluída, ou seja o quadro, lhe faz a seguinte indagação: "você trocaria a sua vida com a imagem, para assim permanecer eternamente jovem, Dorian"? O qual responde afirmativamente que "sim, trocaria"!!! No final, ele deixa patente a sua frustração, diante de todo os males por ele causado àqueles que considerava bem, notadamente por em momento algum, procurar se evadir do ateliê em chamas, onde foi inclusive pintado o quadro, muito pelo contrário, ele próprio se tranca à chave e a joga pela porta, pondo dessa maneira, um termo a sua malfadada existência!!!
Minha monografia foi sobre os aspectos de masculinidade e homossexualidade na Inglaterra vitoriana por meio da obra original (Biblioteca Azul). Fiz uma análise a fundo de todas as falas dos personagens, trazendo, também, alguns aspectos da vida pessoal do Wilde, pra fazer relação com a obra, que por sinal é uma das minhas preferidas 💜
Terminei de ler o romance hoje e acabei de assistir ao filme, achei péssimo! Lamento que muitas pessoas terão acesso a essa obra através desse filme e com certeza não ficarão nem um pouco instigandos a ler o livro. Frustração me define.
Adorei o filme e é por ele que resolvi comprar o livro para ter um verdadeiro aprofundamento no enredo. Se as divergências forem tantas como você disse eu ainda acho que gostarei do filme, achei a personalidade mesquinha do Dorian uma verdadeira cereja do bolo e eu realmente achei que combinou com o personagem.
Estive pesquisando tem um versão do filme de 1945 que parece ser bem melhor. Atualmente estou lendo um livro também da versão original. Vou terminar de ler o livro e depois ver o filme.
Nossa simm Eu tbm me frustei muito quando assisti o filme, zero do encanto que tive enquanto lia Eu nem recomendo o filme kkk Eu falo "leia o livro que é ótimo!! o filme não vale muito a pena se tu quer entrar na história e sentir bem as emoções"
Achei um desperdicio nao ter dado mais protagonismo a Lord Hernry, ele dá tanto argumento pra Dorian Grey ser hedonista que até convence o propio leitor de quer viver na boemia.
Assisti o filme uns meses atrás. Até que eu gostei, principalmente da atuação do ator que faz o Dorian e os que fazem a Sybil e o irmão dela, mas não gostei do final que eles tiveram, principalmente o da Sybil, fiquei muito triste e passei a ter nojo do Dorian no filme por causa disso. Já tive contato com a obra censurada e ganhei a versão da biblioteca azul que ainda vai chegar. Estou muito ansiosa para ler esse livro, fico direto pesquisando sobre ele enquanto não chega KKKKKk Enfim, ótima resenha, ganhou mais uma inscrita
Lembrando que o livro é esteticista, e Oscar odiava moralismos, então não acho que o real objetivo dele era que nós, leitores, tirássemos ensinamentos. Mas, é uma obra literária, somos totalmente livres no quesito interpretação.
Só assisti ao filme uns 5 anos atrás. Não lembro de muita coisa. Pretendo ler o livro primeiro e rever a adaptação ano que vem, devido que as minhas leituras deste ano estão todas definidas.
O livro vale muito a pena, quanto ao filme diria para você nem ter pressa...rs! Esse ano também defini já todas as leituras, só deixando alguns espaços para possíveis lançamentos.
Poxa. Triste estou lendo esses comentários dando feedbacks decepcionantes sobre o filme. Eu o adorei. É sempre difícil adaptar livros. Só eu gostei dos dois?
Eu não li o livro. Assisti o filme com uma grande expectativa. Porém não me convenceu em nada, me senti enganada, da para notar que o livro deve ser muito bom. Mas o filme não chega nem perto da expectativa do livro.
Luana, faça esse favor para si. A experiência de ler essa obra é tão incrível que fica até feio para quem fez essa adaptação....rs. Sério, vale muito a pena!
Assisti ao filme tem cerca de um ou dois meses e desde então não me restam palavras pra expressar tamanha decepção que tive com a experiência. Nos primeiros minutos queria arrancar meus cabelos e nem mesmo consegui ver até o final. De certa forma chega a ser decadente assistir a adaptação já conhecendo tamanha profundidade da obra original.
Puxa, Rafa, eu tava querendo muito ler o livro, mas fiz a besteira de ver o filme antes. Agora acho que perdi a vontade, entretanto, achei o filme totalmente puxado pra o lado heteronormativo em que o personagem se entrega em situações que pelo que falam não tem nada a ver com a mensagem que o autor queria passar . Quanto ao seu vídeo eu amei , você explica muito bem e encoraja a leitura. Parabéns pelo canal.
Delandio, como assim? Rs....se quer meu conselho, espere passar um tempo e leia o livro! Já vai ter esquecido das referências do filme e com certeza irá se encantar com a escrita de Oscar Wilde. Pelo menos terá uma perspectiva diferente da mensagem que o livro carrega...Mto obrigado, espero que goste dos outros vídeos tbm...
Eu não tenho o poder de dizer se o filme é bom ou ruim porque isso é questão de gosto...porém na minha opinião e para o meu gosto eu diria que o filme é Horroroso,simplesmente medonho,prefiro um milhão de vezes mais o livro!!!
Eu tentei assistir o filme antes de ler o livro, não consegui terminar. Li o livro e depois fui assistir o filme e também não consegui terminar, eu odiei tanto esse filme, o livro é tão bom e o filme é péssimo na minha opinião.
Li o livro antes de assistir o filme e também me decepcionei. O filme parece um trabalho de escola entregue encima da hora, onde a essência do livro foi podada e toda obra simplificada.