Тёмный
No video :(

CONHEÇA O ESP32 E DIGA ADEUS AO ARDUINO - AUTOMAÇÃO DE PROJETOS COM ESP32 + AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL 

I am Tiago Borsa
Подписаться 2,2 тыс.
Просмотров 4 тыс.
50% 1

Опубликовано:

 

29 авг 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 25   
@secretsideofthematrix1658
@secretsideofthematrix1658 4 месяца назад
Entrei aqui só para deixar o meu gostei pelo tema do vídeo. Dá para fazer muitas coisas com ESP32 pelo seu tamanho e capacidade, sem falar no preço. Uso ESP32 em todos os meus projetos e só tenho um que usei Arduino até hoje. Eu acho que o Arduino deveria ser mais em conta, a tendência é começar a perder mercado para o ESP32 pela diferença absurda de preço. Parabéns pelo vídeo!
@IamTiagoBorsa
@IamTiagoBorsa 4 месяца назад
Que bom que gostou do vídeo! Realmente, quando comparamos o Arduino com o ESP32 fica muito difícil de escolher o Arduino. Espero que goste dos outros vídeos do canal. Abraço!
@user-pd2vd4vi2y
@user-pd2vd4vi2y 21 день назад
Agora com o raspberry pico 2 é que o arduíno deve perder popularidade mesmo.
@secretsideofthematrix1658
@secretsideofthematrix1658 20 дней назад
@@user-pd2vd4vi2y Concordo!
@marcosdasilva2530
@marcosdasilva2530 14 дней назад
Boa Tarde! Thiago tem algum projeto de drone para pulvarização?
@IamTiagoBorsa
@IamTiagoBorsa 14 дней назад
Fala, Marcos! Ainda não tenho nada tão avançado. No momento estou trabalhando mais com automação residencial e criando meus próprios projetos. O ruim é que não tenho muito tempo pra me dedicar, pois faço como hobby. Mas aproveita e dá uma conferida nos outros vídeos do canal. Abraço!
@hardfoxtec
@hardfoxtec 4 месяца назад
Parabéns, sou desenvolvedor também e já comprei o meu ESP32.
@IamTiagoBorsa
@IamTiagoBorsa 4 месяца назад
Obrigado Felipe! Único arrependimento em relação ao ESP32 é não ter conhecido antes kkkk. Eu vou publicar muitos vídeos utilizando o ESP32, muitos vão ser básicos, pois quero que, até mesmo quem não conhece ainda, possa programar e criar os próprios projetos. Mais a frente com certeza vou fazer projetos mais complexos. Espero que goste dos outros vídeos do canal! Abraço!
@lindcyraphaellazarovilhena6352
@lindcyraphaellazarovilhena6352 2 месяца назад
Obrigado pelas explicações
@IamTiagoBorsa
@IamTiagoBorsa 2 месяца назад
Obrigado pelo comentário e espero que goste dos outros vídeos do canal. NÃO ESQUECE DE SE INSCREVER e ativar o sininho. Abraço!
@JoseLuiz-j7j
@JoseLuiz-j7j 9 дней назад
tem como utilizar o arduino IDE no linux ? ou programar o VScode para utilizar a linguagem de programação para o ESP 32 ?
@IamTiagoBorsa
@IamTiagoBorsa 8 дней назад
Fala Jose! Sim, é totalmente possível usar a Arduino IDE no Linux para programar o ESP32, assim como configurar o Visual Studio Code (VS Code) para programar o ESP32 com mais recursos e flexibilidade. É só dar uma pesquisada que você consegue achar algum tutorial de como fazer, mas é bem tranquilo. Aproveita e dá uma conferida nos outros vídeos do canal pra dar uma força. Abraço!
@wagnerdba
@wagnerdba Месяц назад
Show vou iniciar no Esp32 e no seu canal.
@IamTiagoBorsa
@IamTiagoBorsa Месяц назад
Que beleza Wagner! Abração!
@apnervoso
@apnervoso 2 месяца назад
Joven, me tira uma dúvida, em se tratando da SPEEDUINO que usa o ATmega 2560 que trabalha em 5V, daria pra usar essa placa mesmo sendo 3.3V?
@IamTiagoBorsa
@IamTiagoBorsa 2 месяца назад
Opa! NÃO É RECOMENDADO usar uma placa que opera em 3.3V diretamente com a SPEEDUINO que usa o ATmega 2560 operando em 5V. Existem várias razões técnicas para isso: 1 - Tolerância de tensão: Os pinos de entrada/saída (I/O) do ATmega 2560 são projetados para operar a 5V. Alimentar esses pinos diretamente com 3.3V pode não ser suficiente para registrar um nível lógico alto, resultando em falhas na comunicação e operação do circuito. O que pode te ajudar neste caso é usar um transistor como o BC548 para fazer a conversão de nível lógico de 3.3V para 5V. Você pode configurar o BC548 como um switch para converter o nível lógico de 3.3V para 5V 2 - Níveis lógicos: Se a placa de 3.3V estiver comunicando com a SPEEDUINO, pode haver incompatibilidades nos níveis lógicos. O ATmega 2560 pode não reconhecer corretamente os sinais de 3.3V como altos. Espero ter ajudado! Abraço!
@rosaleneborsa2409
@rosaleneborsa2409 4 месяца назад
Parabéns
@IamTiagoBorsa
@IamTiagoBorsa 4 месяца назад
Obrigado galera! 😃
@Claudiocsl
@Claudiocsl Месяц назад
porque alguns esp32 não é dual-core . como saber oque estou comprando já que eles não carrega estas informaçoes ?
@IamTiagoBorsa
@IamTiagoBorsa 24 дня назад
Opa Claudio! Vou te dar umas dicas que vão te ajudar a identificar. Alguns modelos do ESP32 não são dual-core devido a variações específicas de hardware e design para atender diferentes necessidades e mercados. Por exemplo, o ESP32-S0WD é uma versão single-core, enquanto a maioria dos modelos ESP32 padrão, como o ESP32-WROOM-32, são dual-core. Para garantir que você está comprando a versão desejada do ESP32, siga estas dicas: 1 - Verifique o Datasheet: O datasheet do produto fornecido pelo fabricante contém informações detalhadas sobre o modelo, incluindo o número de núcleos. 2 - Especificações do Produto: Ao comprar de um fornecedor ou site de e-commerce, verifique as especificações do produto listadas na página. Procure por termos como "dual-core" ou "single-core". 3 - Número do Modelo: Familiarize-se com os diferentes números de modelo. Por exemplo, os modelos ESP32-WROOM-32 e ESP32-WROVER geralmente são dual-core, enquanto o ESP32-S0WD é single-core. 4 - Documentação do Fabricante: Consulte a documentação oficial do fabricante (Espressif) para obter informações precisas sobre as diferentes versões do ESP32. 5 - Pergunte ao Vendedor: Se as informações não estiverem claras, pergunte diretamente ao vendedor ou fornecedor sobre o número de núcleos do modelo específico que está comprando. Se você já tem um ESP32 em mãos e quer verificar se é dual-core, pode fazer isso programaticamente. Aqui está um exemplo de código em Arduino IDE para verificar o número de núcleos: ______________________________________ #include void setup() { Serial.begin(115200); delay(1000); Serial.print("Número de núcleos: "); Serial.println(ESP.getChipCores()); } void loop() { // seu código aqui } ______________________________________ Espero ter ajudado. Abraço!
@gugasevero76
@gugasevero76 10 дней назад
Oi Tiago, blz? Eu posso instalar um SO no asp32? Como programo Python nele?
@IamTiagoBorsa
@IamTiagoBorsa 8 дней назад
Fala, Guga! Tudo certo e contigo? Olha, vou tentar te responder da melhor forma, mas o ESP32 não é um microcontrolador tradicional para rodar sistemas operacionais completos como aqueles que você encontraria em um computador ou Raspberry Pi. No entanto, é possível usar sistemas operacionais leves específicos para microcontroladores, como o MicroPython ou o ESP-IDF (Espressif IoT Development Framework). E sobre programar em Python: Sim, é possível, porém... você deve instalar o MicroPython no ESP32 usando ferramentas como o esptool.py. Basicamente, você vai precisar flashar o firmware do MicroPython no seu ESP32. Uma vez que o MicroPython esteja instalado, você pode programar seu ESP32 usando Python. Espero ter ajudado! Abraço!
@feagambi
@feagambi 2 месяца назад
Professor, preciso fazer um semaforo com lampadas 12v q tem uma corrente em media de 0,5 ampere a 1 ampere, os arduinos pequenos nao suportam essa corrente, qual controlador programável o sr me recomenda?
@IamTiagoBorsa
@IamTiagoBorsa 2 месяца назад
Opa! Tudo bem? Para controlar lâmpadas de 12V com uma corrente média de 0,5 a 1 ampere, ou até mais que isso, utilizando tanto um Arduino como o ESP32, você vai precisar de um controlador externo que possa lidar com essa corrente, já que o Arduino e o ESP32 não suportam correntes tão altas diretamente. Uma solução bem comum e eficaz é utilizar um relé ou um transistor MOSFET como intermediário entre o Arduino e as lâmpadas. Mas se você está no início dos estudos seria melhor utilizar um módulo relé. Módulo Relé de 1 Canal 5V: Esse módulo pode ser acionado pelo Arduino ou pelo ESP32 e pode controlar dispositivos de até 10A a 250V AC ou 10A a 30V DC, o que é mais do que suficiente para as suas lâmpadas de 12V. Um detalhe: para utilizar este módulo no ESP32 você vai precisar utilizar um transistor para garantir, pode ser um BC548, pois o ESP32 trabalha com 3,3V e o módulo relé com 5V. Logo logo vou posar um vídeo de como utilizar um destes módulos. Espero ter ajudado! Abraço!
@feagambi
@feagambi 2 месяца назад
@@IamTiagoBorsa ajudou demais, pesquisei bastante e vi que devo usar um relé.. ja comprei os componentes, esperando chegar... Muito obrigado
Далее
SIGMA ENVY IS UNTOUCHABLE 🔥 #insideout2
00:10
Просмотров 4,3 млн
SUPERCOMPUTADOR CASEIRO: Faça o seu!
15:17
Просмотров 2,1 млн
Como programar o ESP32 sem escrever código?
18:53
Просмотров 1,6 тыс.
Como ler Sensores Industriais de 4-20mA com Arduino
31:12
ARDUINO na Indústria?!
20:51
Просмотров 36 тыс.
M5Stack Cardputer: ESP32-S3 Pocket Computer
17:06
Просмотров 83 тыс.
🏠 6 DICAS para começar certo com Home Assistant
12:30
LoRa - Long-Range Radio for IoT | Arduino, ESP32, RPI Pico
1:07:58
The Raspberry Pi Pico WAS Overrated! But that changed!
10:18