Тёмный

CRÍTICA SOCIAL EM TUDO É RIO | Livro de Carla Madeira 

SobreHumana
Подписаться 1,7 тыс.
Просмотров 815
50% 1

Tudo é rio, de Carla Madeira, nos captura, nos envolve na história de tal maneira que, talvez, acabemos nos esquecendo de pontos relevantes para questionamento.
Nesse vídeo, a intenção é trazer a crítica social, um olhar mais provocador e questionador perante as escolhas narrativas da autora. Além disso, é importante dizer que você não vai ver uma resenha, mas indagações, coisas para serem pensadas ao longo de um tempo.
A leitura de Tudo é Rio é muito rápida, mas, talvez, a degustação daquilo que se leu demore muito mais que as suas 210 páginas. Pode causar incômodos ou, como aconteceu com muitas pessoas, esperança.
Observação: o livro e o vídeo podem ter g*tilhos para quem já viveu relacionamentos abu*ivos e agr*ssões físicas e morais. Então, se esse for o seu caso, não aconselho a leitura nesse momento mas, caso decida por mergulhar na obra, sugiro o acompanhamento de um profissional de saúde mental a fim de que se tenha suporte necessário para possíveis desconfortos.
Nesse vídeo eu falo especificamente de três pontos:
1) Pessoas boas x Pessoas más?
2) Tudo é perdoável?
3) Literatura e vida real.
__________________________________________
Livro Tudo é Rio: amzn.to/3Jwtb7T
__________________________________________
Assista a seguir:
A Pediatra - Andréa del Fuego: • MULHERES E RELACIONAME...
Lugar de Fala - Djamila Ribeiro: • LUGAR DE FALA, E EU CO...
O lugar - Annie Ernaux: • Como nossas crenças no...
Banzeiro òkòtó - Eliane Brum: • Banzeiro òkòtó - Elian...
__________________________________________
instagram: @sobre.humana
telegram: t.me/centrodee...
Para conversar sobre autodesenvolvimento e literatura, lives no outro canal: / @laboratoriodeautodese...

Опубликовано:

 

11 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 9   
@anacarlacorreia1824
@anacarlacorreia1824 10 месяцев назад
As autoras e autores não tem controle de como os leitores vao receber e interpretar sua obra. O cuidado da autora ao introduzir a história de vida dos personagens reflete o enfoque sociológico da narrativa , fora a escrita poetica maravilhosa de questoes comuns a todos nós.
@sobrehumana
@sobrehumana 10 месяцев назад
Oi, Ana! Tudo bem? Como letróloga formada pela USP discordo de você. Todo texto é escrito num contexto histórico, político e econômico. Se esse livro tivesse sido escrito no século XVIII, não haveria questionamento sobre como autora expõe. Contudo, no século XXI, quando estamos tentando desmistificar a ideia de perdão da violência, acho que não cabe. A escrita é fluída, fácil de ler, chega ao grande público. Contudo, preservaria o “poética” a outros autores. Como Suassuana uma vez disse: “se eu usar genial para Chimbinha, o que irei dizer sobre Beethoven?”. Se eu usar poética a Carla Madeira, o que direi sobre Machado, Guimarães Rosa e Clarice Lispector? Obrigada pela troca! 😘
@giulianapontes1459
@giulianapontes1459 2 года назад
Que alívio ver esse vídeo! Obrigada por ele. Achei a leitura fluída e vi beleza na escrita, mas me decepcionei com o final. Perdão é muito diferente de condependência. O final não me causou alegria, pelo contrário, fiquei angustiada pelo futuro daquela família disfuncional e doente. Não me convenceu o Venâncio ter mudado com a chegada de novo filho, se meses antes ele foi violento com a Lucy ao saber da gravidez. Uma pena não ter nenhum aviso sobre os gatilhos do livro e a necessidade fundamental de combate à violência contra mulheres...
@sobrehumana
@sobrehumana 2 года назад
O livro demonstra como existem pontos na estrutura que estão tão intrínsecos que passam despercebidos pelos leitores. Obrigada pelo comentário! 😍
@1majodistraida
@1majodistraida 2 года назад
Gostei muito do seu vídeo. Meu maior problema com esse livro foi o perdão, acho que isso deixa um precedente onde as mulheres possam se espelhar. O livro é muito bom e fluido mas não consigo nem indicar para alguém.
@sobrehumana
@sobrehumana 2 года назад
Oi, Marijose! Tudo bem? Nossa! Eu fiquei como vc: livro bom, mas sem conseguir indicá-lo, com a sensação de fomentar a narrativa da obra! É uma pena que a autora não tenha escrito um prólogo que enfatizasse a ficção e explanasse a v*olenc*a contra a mulher como algo a combatido e denunciado. Muito obrigada por seu comentário! 😍
@carlamottin9571
@carlamottin9571 Год назад
@geisicaoliveira8366
@geisicaoliveira8366 2 года назад
Que critica mais mal feita... Completamente baseada em achismo e senso comum. Muito fraca.
@sobrehumana
@sobrehumana 2 года назад
Geisica, sinto muito que vc não tenha gostado, mas, ao msm tempo, a beleza da diversidade de opniões. Obrigada por comentar. Um beijo grande, Amanda.
Далее
The English Language in 65 Accents
13:42
Просмотров 2,7 млн
7 Signs Your Character is a Mary Sue
14:50
Просмотров 451 тыс.
Panorama com Clarice Lispector
28:32
Просмотров 4,7 млн
DITA - DURA
20:53
Просмотров 55 тыс.
TUDO É RIO I Carla Madeira I Com e sem spoilers
22:11
Просмотров 4,6 тыс.