Тёмный
No video :(

Dengue Causa Queda de Cabelo - Dr. Paulo Müller Dermatologista. 

Dr. Paulo Müller
Подписаться 358 тыс.
Просмотров 17 тыс.
50% 1

Neste vídeo, o Dr. Paulo fala sobre a Dengue e Queda de Cabelo. Em quais situações a dengue pode de fato levar a um quadro de queda, como identificar, e quando essa queda é um motivo de preocupação?
Sabe-se que a dengue, inicialmente, é uma doença aguda que causa febre, dor no corpo, mal-estar e, a princípio, esses sintomas deveriam melhorar entre uma ou duas semanas. Isso é observado na maioria dos casos, porém, frequentemente, alguns pacientes mantêm sintomas mais persistentes, como dor no corpo, dor de cabeça, fraqueza e também queda de cabelo.
Cerca de 20% dos pacientes que sofrem com dengue apresentam queda de cabelo. Isso não é surpreendente e já está bem documentado na literatura médica que condições infecciosas que causam febre podem levar à queda de cabelo por meio de um mecanismo conhecido como Eflúvio Telógeno agudo.
O intenso processo inflamatório que ocorre no organismo durante a fase aguda da dengue pode afetar o ciclo de crescimento do cabelo. Assim, muitos fios que estão em fase ativa de crescimento entram em repouso e acabam se desprendendo semanas ou meses após o episódio que desencadeou a queda.
Em essência, o que ocorre na dengue e em outras doenças infecciosas febris não é uma lesão no couro cabeludo nem na raiz do cabelo, mas sim uma alteração inflamatória que leva a uma modificação no ciclo de crescimento do cabelo.
No caso da dengue, a queda de cabelo geralmente tem início entre 2 a 3 meses após a infecção. E por que conhecer esse fato é importante?
Porque muitas vezes, após passar pela fase aguda da dengue e se recuperar, a pessoa experimenta a queda de cabelo sem associá-la à dengue.
Muitas vezes o paciente está plenamente recuperado, mas acaba procurando o consultório médico com uma queixa de queda capilar intensa, e ao ser questionado sobre seu histórico, menciona que teve dengue alguns meses atrás, sem fazer a conexão com a queda de cabelo. Portanto, é relevante que se saiba que, em média, a queda de cabelo associada à dengue tem início de 2 a 3 meses após o episódio da doença.
Deve-se destacar o fato de que, mesmo que a queda de cabelo tenha sido desencadeada por um quadro infeccioso como a dengue, isso não exclui necessariamente outros problemas subjacentes relacionados à queda capilar. Portanto, é de extrema importância que a consulta médica seja realizada para que a causa seja devidamente estabelecida.
Não é incomum que muitos pacientes já apresentem um processo inicial de calvície determinado geneticamente, o qual pode ser agravado significativamente pela dengue ou por outras doenças do couro cabeludo, as quais devem ser identificadas e tratadas.
Ao descartar outras possíveis causas para a queda de cabelo e estabelecer que o quadro de dengue foi o único fator desencadeante, o paciente deve experimentar uma recuperação progressiva e uma estabilização do volume capilar nos próximos meses.
Você pode se interessar:
- Queda de Cabelo Repentina, Eflúvio Telógeno X Eflúvio Anágeno.
• Queda de Cabelo Repent...
- COVID-19 e Alterações de Pele.
• COVID-19 e Alterações ...
- Coronavírus e Queda de Cabelo (Covid 19).
• Coronavírus e Queda de...
Acompanhe pelo Instagram:
/ drpaulomuller
Acesse o nosso Site:
www.drpaulomull...
Importante: antes de iniciar qualquer tratamento, procure avaliação médica.
Médico dermatologista. Londrina - Paraná
__
#dengue #quedadecabelo #quedacapilar

Опубликовано:

 

26 авг 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 411   
Далее
WILL IT BURST?
00:31
Просмотров 20 млн
Ajdarlar...😅 QVZ 2024
00:39
Просмотров 299 тыс.
Como eu melhorei a minha QUEDA DE CABELO em 3 passos
21:02
Você Bonita - Queda de cabelo (10/02/16)
30:42
Просмотров 474 тыс.
WILL IT BURST?
00:31
Просмотров 20 млн