Inscrições para a Jornada Viver de Projetos estão abertas. Um evento gratuito que vai te ensinar o passo-a-passo de como trabalhar com elaboração de projeto legal de Prefeitura e Regularização de Imóvel, fazendo da área a sua principal fonte de renda na construção civil! Inscreva-se em leilabrito.com.br/cadastro
Boa tarde! Leila Tenho um imóvel em sp capital Tenho interesse em contratar um profissional para este tipo de trabalho No meu caso tenho o compra e venda tenho o contato do antigo proprietário para assinar o que for preciso O imóvel já tem um número de matrícula E o iptu está em meu nome O terreno tem em média de 300mts Uma área construída em média de 200mts Sei que cada caso é um caso Mas teria uma noção de quanto gastaria para contratar este trabalho Parabéns pela iniciativa Pois a anos estou tentando resolver isso E já fui me informar na subprefeitura Porém não explicam nem 1%do explicou aqui Nesta vídeo aula Deus te abençoe 🙏
Boa tarde Leila Brito. Sou Arquiteto Urbanista (Paulo Francisco), com 30 anos de formado, e trabalho com legalização de imoveis em Niterói no Rio de Janeiro. Suas explicações estão sendo muito importantes para mim. Sempre temos algo novo para aprender com alguém. Tenho assistido os seus videos e tenho gostado muito. Obrigado e um abraço.
Olá Leila, tudo bem? Meu nome é Vander, sou advogado e vi com atenção toda a sua apresentação e quero lhe parabenizar pelo trabalho realizado. Continue assim.
Parabéns pela iniciativa, eu não sou da área, sou TST, é tudo que esteva precisando, para regularizar um imóvel do meu sogro, muito obrigado Leila, sucesso.
Obrigada Leila. Estou maratonando seus vídeos aqui no YT e te acompanhando la no insta. Atuei em uma construtora por 3 anos e atualmente me encontro 3 meses desempregada e sem rumo, sem conseguir recolocação no mercado de trabalho. As coisas não estão fáceis e seus videos estão me dando uma esperança de não depender do mercado de trabalho. Espero que eu consiga, as informações que vc vem passando são riquíssimas. Por exemlo: Eu não sabia que engenheiro podia fazer essa legalização, pensava justamente que o projeto arquitetonico era essa legalização, logo que somente o arquiteto poderia fazer. Obrigada pelos ensinamentos
Oiee Ju, tudo bem com você? Obrigada por compartilhar um pouco da sua vida com a gente! Fico feliz em saber que meu conteúdo está te ajudando a enxergar novas oportunidades. Sempre falo que a regularização é uma porta de entrada, acredito que possa ser uma forma de você se recolocar dentro da construção civil. :D E simm, engenheiros e técnicos em edificações também podem atuar na regularização, eu mesma sou engenheira civil. Desejo muito sucesso para você 👏👏👏
Leila, tudo bem? Você disse no início do vídeo que tem a possibilidade de termos uma construção parcialmente averbada, neste caso temos que ir para a elaboração do projeto em prefeitura?
Obrigado Professora Leila, sou Corretor de Imóveis aqui no RJ, e a sua aula me ajudou a entender o passo-a-passo de maneira bastante simplificada de como iniciar a regularização de um Imóvel. Abraços!
Boa noite Leila Pelo o que voce explicou ai um imóvel ja construido com contrato de compras e venda para averbar é preciso antes regularizar o lote junto ao cartório de notas e cartório de imoveis adquirindo a matricula e depois proceder com a averbação da edificação junto a prefeitura, receita federal e por ultimo o cartório de imóveis é isso?
Obrigado Leita Brito. Por todas as dicas, estou assistindo seus vídeos no RU-vid, e estou começando a intender o fluxograma da regularização de imóveis junto a prefeitura e ao Cartório de Registro de Imóveis, vou me especializar para poder dar um suporte melhor aos clientes. Obrigado um forte abraço.
Bom dia LEILA BRITO, explicação maravilhosa e esclarecedora! Parabens pela belissisma iniciativa, é sabido que no Brasil infelizmente um percentual muiito grande de imoveis não são regularizados( 70%), e suas explicações com certeza tem encorajado muita gente a regularizar seu imovel e me encorajou também!! Comprei um terreno de 125 merros quadrados que já tinha construção inciada, veio com o projeto e as taxas da prefeitura pagas pelapessoa qie me vendeu.. Assim que terminei de pagar as dividas remanescente do terreno, fiz a escritura e registro do terreno, no entanto, por falta fe verba nao fiz a regularização da construção, após 8 anos de muita luta e economia a casa está praricamente pronta, agora gostaria de regularizar tudo! Preciso fazer um novo projeto? Nao mudei o projeto que recebi da antiga dona !! Poderia por gentileza me tirar essa dúvida !! Desde ha agradeço! Ganhou mais um inscrito e seguidor desse canal maravilhoso, Deus abençoe grandemente. Atenciosamente, Silas Pereira
Olá! Fico feliz pela sua conquista e que tenha gostado do conteúdo. Esse projeto já foi protocolado? Tem ART do responsável? Caso contrário, é importante que seja elaborado um novo projeto com responsabilidade técnica. Atendemos todo Brasil. Envie um e-mail para contato@leilabrito.com.br
Parabéns pelo seu vídeo 👏👏👏, excelente vídeo sou engenheiro civil, quase 1 ano sou sem experiência, estou valorizando todas valiosas informações, muito obrigado!!!
estou gostando muito dos videos, mas imovel ja construido precisa de caderneta de obras? visto que a construção ja tem mais de dez anos, se puder me ajudar, sou tecnica em edificações
amiga, vc acabou de resumir um curso de 70 horas ou é impressão minha?? pq se for quero ja te desejar tudo que existe de melhor nesta vida, beijos e obrigado!
Leila, e no caso do cliente querer apenas construir um barraco no fundo, ir já ir morar nele... E ir construindo um sobrado aos poucos na parte da frente, no decorrer dos anos..? Nesse caso, eu aprovo apenas o barraco na prefeitura para o habite-se e depois entramos com o pedido de ampliação na prefeitura, pra executar o sobrado?
recebi uma notificacao que preciso fazer a planta da casa. pois se nao serei multado isso pode ocorrer? preciso procurar um eng. civil para solucionar o meu problema?
Um imóvel muito antigo (1970) não tem nem matrícula, ainda é transcrição sem averbação da construção. É necessário mudar para a matrícula e averbar a construção, isso é demorado? Teria que fazer o habite-se do zero… quanto tempo leva aproximadamente?
Leila, obrigado pelo vídeo, muito bacana vc disponibilizar o seu tempo para ajudar as pessoas. No meu caso, eu comprei terreno, eu tenho contrato de compra e venda desse terreno, construí a minha casa e agora quero tentar regularizar o imovel, aqui na minha cidade a maioria dos terrenos são posse, a pessoa que me vendeu o terreno, ela tem o IPTU, porem, do terreno total, ela dividiu/ fatiou em lotes e vendeu, só que na prefeitura ainda consta como um terreno só, os terrenos que ele vendeu, para prefeitura não existem, tanto é que nem pagamos IPTU, segundo a pessoa que nos vendeu, já existe um processo na prefeitura para dividir o terreno, gostaria muito que vc pudesse me orientar de como devo proceder neste caso. Obrigado!
Oiii José, obrigadaa! 😃 Consulta na prefeitura para saber qual é o andamento desse processo em aberto... Após isso, é preciso verificar situação da sua documentação, verificar qual documento tem em cartório de registro de imóveis. Vai precisar de engenheiro ou arquiteto para te ajudar!!
Oi Leila, muito obrigada pelo vídeo! Fiquei com algumas dúvidas ainda, se puder me auxiliar: No item "Emitir Laudo de Estabilidade", como vou saber se as instalações hidrossanitárias e elétrica estão de acordo com a NBR? Preciso investigar e quebrar alguns pontos do imóvel para pesquisar? No item "Memorial Descritivo da Edificação", se o imóvel já está pronto,m como vou falar das fundações, do tipo de impermeabilização e etc? Preciso investigar também e nesse caso como funciona essa investigação? Grata pela atenção.
Quando o cliente faz a descaracterização do projeto que está em análise, eu como profissional posso pedir o cancelamento do processo que está em análise?
Boa tarde Leila, primeiramente parabéns pela vídeo-aula...excelente....tenho uma dúvida, fiz uma compra financiada pela caixa de terreno e construção, acontece que no meio do caminho fiz ampliação da construção, segundo pavimento, e construção de piscina, quando fui encerrar a obra com a caixa eles não me pagam a ultima parcela alegando que o projeto foi alterado e que é para regularizar na prefeitura, pretendo quitar a obra usando meu fgts mas nem isso posso pegar pq a obra não foi averbada, e nesse meio tempo meu engenheiro sumiu, o que devo fazer? o processo inteiro na prefeitura novamente? lembrando que a casa em seu primeiro pavimento ja tem certificado de conclusão de obra, no aguardo de uma ajuda, muito obrigado
Obrigada, Marcio! Fico feliz que gostou da aula. Você precisa que o engenheiro que aprovou o projeto na prefeitura solicite alteração de projeto. Ai ele vai elaborar o projeto da maneira como está agora e solicitar aprovação novamente. Acredito que a solução é essa.
Oieee Paulaa!! Tudo bem com você?? Ahhhh fico muito feliz em saber que se interessa pelo curso!! Vai abrir próximo mês, dia 12. Vai no link que está na bio do meu instagram e faz seu cadastro!! Te espero lááá
Leila, tudo bem? A matrícula onde consta o direito de propriedade do meu cliente está cadastrada em outro município. No município onde moramos, conta como último proprietário uma outra pessoa. A pergunta é: a Prefeitura do meu município aceita a matrícula do cartório do outro município, onde consta o nome de propriedade do meu cliente? Obrigado e parabéns pelo excelente conteúdo.
Oieee Mário, tudo bem e com você? Como a matrícula é o documento mais importante para comprovar propriedade, a prefeitura vai aceitar sim mesmo sendo de outra cidade. Não dá para dizer que com certeza todas vão aceitar, mas em sua grande maioria funciona sim. :D
@@LeilaBrito Parabéns por suas explicações. Confesso que não compreendi a pergunta do Mário, pois sei que pode escriturar um imóvel em qualquer tabelionato do país, porém a matrícula do registro é própria do município, onde o imóvel está encravado. Na verdade, não entendi a necessidade do Mário. Assunto interessante esse de regularização de imóveis.
Boa Tarde Leila. Estou com uma duvida, existe alguma anuidade alem do crea para o engenheiro fazer essas legalizações? Se sim, em casa prefeitura tem uma anuidade ?
Oiee Ju A maioria das prefeituras cobram o ISS dos profissionais. Algumas prefeituras cobram o ISS em cada processo que você solicite, porém a maioria cobra uma taxa anual e você pode solicitar quantos processos quiser. Esses processos podem ser regularização, aprovação de projeto para obra do zero, solicitação de demolição, reforma etc...
Leila, está de parabéns pelo conteúdo! Só queria tirar uma duvida. Em relação a responsabilidade técnica, eu me torno responsável técnico da edificação? Se por exemplo, futuramente ,a casa começar a apresentar problemas, patologias, algum problema oriundo da fundação. Juridicamente falando, eu teria alguma responsabilidade tecnica sobre isso?
Oiee Felipe, tudo bem?? Obrigadaaa! Ótima sua pergunta!!! Nós não podemos nos responsabilizar por algo que não fizemos, então não podemos emitir uma RT de responsabilidade sobre a execução dessa obra! Na regularização fazemos a RT direcionada a "colocar em dia" a documentação, ficamos responsáveis pelas medidas do imóvel! Porém é importante que o imóvel esteja em boas condições, esteja habitável e que não possua patologias!! Por isso é importante ter relato fotográfico do atual estado do imóvel! Se lá na frente aparecer alguma patologia e alguém quiser tentar te responsabilizar por isso, você terá provas de que o imóvel estava em boas condições quando você regularizou!!
Leila, quando o imóvel está em um estado ruim de conservação tipo sem reboco, vigas com armaduras sem o cobrimento mínimo e sem projeto, conduítes expostos etc.., o que vc sugere fazer para regularizar
Ótimo conteúdo! Tenho uma duvida: é possível fazer esse procedimento em outro estado caso tenha alguém para fazer medições e o levantamento topográfico? O que devo me atentar além ter firma reconhecida no cartório do município e cadastro na prefeitura? Obg!
Oieee, fico feliz que gostou!! Siiim, você pode fechar parceria com profissionais de qualquer lugar do Brasil!! Sempre se atente em emitir RT de maneira correta!!
Leila sempre trabalhei com administração de execução de obras. Estou com 66 anos e aposentado. Quero trabalhar com Avaliação e Legalização de imóveis/obras. Posso fazer este curso para começar a trabalhar na área?
Um ótimo vídeo. Por gentileza me tire uma dúvida. Existe um terreno legalizado com escritura e regiatrado, o Propriétário desse terreno o vendeu para um terceiro que não fez a escritura (posse), o Proprietário Morreu antes de transferir a propriedade via escritura. O único filho do proprietário não fez inventário. Agora o comprador que tem a Posse quer vender esse terreno apenas com a posse tbm. a pergunta é: Como esse novo comprador poderia fazer a escritura desse terreno? Lembrando que pode-se legitimar a venda do proprietário para o primeiro comprador através do próprio filho do proprietário ou através dos parentes do mesmo. qual o melhor caminho e mais barato para o ultimo comprador conseguir fazer a escritura?
Precisa fazer o inventário do imóvel que consta na matricula, sem isso não será possível fazer escritura. No momento esse imóvel está irregular, não deve nem ser vendido.
Leila, que excelente vídeo. Informações valiosas. Uma dúvida: E quando a construção a ser regularizada não atende aos padrões urbanísticos da prefeitura? (recuo, altura, etc)? existe a possibilidade de regularizar imoveis assim?
Olá Marcio, tudo bem? Fico feliz que gostou do vídeo! Obrigada Algumas prefeituras aceitam pagamento de multa por não seguir esses padrões, outras estão com lei de anistia em andamento e aceitam regularizar. Mas tem prefeituras que recusam a regularização, ai é preciso modificar o imóvel (porém esse caso costuma ser menos recorrente).
Leila boa noite ! Tenho um terreno escriturado e registrado em meu nome , dei uma parte do terreno para meus 2 filhos, porém eles construíram 2 casas germinadas na parte que dei para eles , eles pagaram um arquiteto para fazer os modelos com planta , mais n foram na prefeitura tirar a licença de construção ,. Vc poderia me explicar passo a passo o que fazer e com eu devo fazer para resolver essa questão e se tem como desmembrar as partes do terreno com a área construída e lançar também na escritura...vc pode me ajudar por favor!!
Oiee Silvânia, tudo bem? Se a legislação do município permitir, primeiro tem que desdobrar esse lote, passar a parte doada para seus filhos para eles, ai nessa parte vai fazer outro desdobro separando as duas casas que eles fizeram. Você vai precisar de engenheiro ou arquiteto para fazer esse processo para você! Você é de onde?
Excelente Aula! 👏🏿 😅 A burocracia no Brasil é surpreendente, a todo instante uma emoção, um baque violento no bolso! 💰💵💵💵 É por isso que a Autoconstrução no Brasil é imensa, os Municípios precisam simplificar essas etapas! O povo tem que pagar as Taxas e Impostos da Prefeitura e ainda de mais 2 Cartórios: Escritura e RGI! Além disso, Material de Construção, Pedreiro, Engenheiro, Arquiteto, Decorador e até Advogado. ✍️🏿
Caríssima Doutora, Muito Boa Tarde...! Meu celular encontra-se na Assistência Técnica! Peço que me responda pelo RU-vid, ou seja; por aqui, para ver se entramos em acordo. Muito Obrigada...! No aguardo...!