Тёмный

Evitar o galego sexista (Em que pode ajudar o português?) -  

Nós Televisión
Подписаться 15 тыс.
Просмотров 1,3 тыс.
50% 1

Опубликовано:

 

20 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 54   
@PortugalForYou
@PortugalForYou 9 месяцев назад
Parabéns por mais um vídeo. Abraço desde Portugal!
@cooperick
@cooperick 9 месяцев назад
Sempre aguardando os vídeos do nosso prof
@beatryzxayara
@beatryzxayara 9 месяцев назад
Se o galego e o portugués non son a mesma lingua, o inglés británico e o americano, tampouco.
@alonmarques4292
@alonmarques4292 9 месяцев назад
O português e o galego têm muito mais diferenças do que o inglês americano e o inglês britânico, simples assim
@beatryzxayara
@beatryzxayara 9 месяцев назад
@@alonmarques4292 Hay "dialectos" do inglés británico que non son entendidos por falantes americanos da misma maneira que xergas andaluzas non as capta un castellano, pero iso non as convirte noutro idioma. O galego e o portugués, ademáis de ter diferencias fonéticas, prosódicas e léxicas, tamén usan unha escrita diferente, pero considero que a porcentaxe de comprensión entre falantes de ambas linguas é moi superior a dialectos de outros idiomas.
@robertolucena9253
@robertolucena9253 9 месяцев назад
@@beatryzxayara galego é inteligível ao português e vice-versa, a questão é que não se modifica o status de uma língua criando "mitologias" sobre outras, o inglês dos EUA é considerado inglês pelo Reino Unido (tirando as provocações de países, que sempre existem). O maior problema do galego é a falta de um "padrão" (não pra impor a fala pro "todo", mas pra ser identificável internacionalmente e até pra ter uma referência de identidade) e a assimilação da língua pelo castelhano. O Maragato deveria se preocupar mais com isso do que repetir "papagaiada" criada por norte-americanos pra fazer "engenharia social" de idiomas com o "slogan" de "inclusão". Um país (EUA) que endossa chacina de crianças e mulheres em Gaza (Israel mata por endosso ianque) não é referencial de nada que preste pro mundo.
@hypatia8823
@hypatia8823 9 месяцев назад
Com certeza o Galego e o português são a mesma língua, mas falada de modo diferente, cada um com sua particularidade. O Galego é uma língua muito linda muito singular, que não deve ser apagada da história nunca.
@robertolucena9253
@robertolucena9253 9 месяцев назад
@@hypatia8823 podem ter sido num passado longínquo (e foram) mas tomaram rumos diferentes, históricos idem. Mas quem vive apagando o galego são os galegos que se deixam assimilar pelo castelhano aderindo à Madrid, o dito "mundo lusófono" não tem nada a ver com esse "apagão" do galego. Nem o apresentador do canal sabe se "vai ou se fica" com Castela ou na "lusofonia", se os caras alegam que é uma mesma língua por que a relutância em aderir ao som do português? Faz meses que acompanho esse canal e essas discussões e não saem disso (já me alertaram do problema desse "nacionalismo" galego, agora com versão "woke made in USA").
@jcpetermann
@jcpetermann 9 месяцев назад
A língua é viva e dinâmica. Obrigado por compartilhar o video!
@clidesampaio1471
@clidesampaio1471 9 месяцев назад
O que confunde é que as vezes temos galegos falando praticamente próximo ao português, e outras vezes, falam como se fosse um tipo de espanhol, é impressão?
@joselitomiranda-editoraartner
@joselitomiranda-editoraartner 8 месяцев назад
Sua impressão tem sentido. No galego moderno há variantes do idioma, uns mais achegado ao português (Reintegracionista) e outros mais castelhanizados. A região é uma comunidade autônoma histórica na Espanha, normal que tenha influência do castelhano. Lembrando que o português tem sua origem no galego medieval do século XIII.
@bilbohob7179
@bilbohob7179 8 месяцев назад
O mesmo pasa có portugués do Norte... a escola obrigada e a TV camibia o sotaque secular... No caso do galego apaga-lhe a "canción"...
@julianoconceicao7800
@julianoconceicao7800 9 месяцев назад
Parabéns por mais um video , maravilhoso , assistido daquí do Brasil .
@SofieFurtwangler
@SofieFurtwangler 8 месяцев назад
Saudações do sul brasileiro !No Brasil somos metade da América do sul e temos metade do território ou seja metade do continente sul-americano fala o "galego-brasileiro" ! Somos 215 milhões de falantes! O sotaque galego soa aos nossos ouvidos mais claro e familiar que o sotaque de Portugal. Brasil 🇧🇷 ❤❤ ps: somos a segunda maior economia das Américas atrás dos Estados Unidos e para nós, o espanhol é algo distante e não nos influencia em nada. Não lemos livros e nem ouvimos músicas em espanhol, tudo em "brasileiro " porque somos "prática autossuficiente "por sermos um "subcontinente lusófono".❤
@bfcgal1983
@bfcgal1983 9 месяцев назад
Uma boa declaração, bem por você.
@hypatia8823
@hypatia8823 9 месяцев назад
Nossa achei que só no Brasil odiassem mulheres 😂😂 mas vejo que é em todo lugar 😂😂. Eu adoro o Eduardo me apaixonei pela língua galega assistindo os vídeo dele❤.
@joselitomiranda-editoraartner
@joselitomiranda-editoraartner 9 месяцев назад
A questão do ódio às mulheres, ou a qualquer outro assunto / tema, não é uma prerrogativa de nacionalidade, mas infelizmente, é uma característica da humanidade.
@EdilsonGaia.
@EdilsonGaia. 9 месяцев назад
El gallego no se va murir, sAludo desde Bahia Brasil. Pero el gallego es lá misma lengua que el português es como hablamos cá y tambien compartija el sagre porque todos saliu de lá misma región.
@merciaboaventurasantos
@merciaboaventurasantos 9 месяцев назад
😊
@dorundus
@dorundus 9 месяцев назад
Gostaría dum vídeo de como nos expressar em neutro (pronomes, artigos...) em galego-português.
@robertolucena9253
@robertolucena9253 9 месяцев назад
Não existe "neutro" em português, isso é invenção dos EUA pra atacar idiomas de áreas onde quer manter o domínio.
@BOIZADAS
@BOIZADAS 10 месяцев назад
Espero bem que isto nao seja um video sobre ideologia política pseudo-lgbt e modas woke importadas da América e de auto-intitulados intelectuais pós-modernistas, desiludidos com o insucesso do comunismo. Essas parvoíces não têm lugar numa discussão saudável e apolíptica da língua galego-portuguesa. Caso o seja, lamento imenso mas terei de deixar de seguir este movimento que até agora tenho apoiado e que me tem ajudado a perceber tanto da variante galega e dos próprios galegos.
@dorundus
@dorundus 9 месяцев назад
No mundo não existe nenhuma coisa apolítica, o jeito de nos expressar tampouco. O que você considera apolítico é o que faz parte do atual sistema, que com a sua linguagem está a oprimir a máis da metade da população. Por iso é preciso mudarmo-la e procurar que toda a gente se sentir cômoda com a mesma.
@cleydyr
@cleydyr 9 месяцев назад
Dizer que não existe nada apolítico é só uma desculpa para usar a força dos governos para influenciar o estado a funcionar de acordo com a ideologia da vez. É claro e evidente que coisas apolíticas existem. A matemática, a lógica, a estatística são algumas delas. (o que não as livra de serem usadas para fins políticos, porque afinal, essas áreas do conhecimento descrevem formas de pensar o mundo). Essa desculpa de opressão de metade da população é um insulto às pessoas que sofrem opressões reais que em nada se compraram ao fato de uma terminação de uma palavra coincidir com outra.
@cleydyr
@cleydyr 9 месяцев назад
Por sinal, eu sou guitarrista, violonista e baixista. Me sinto incômodo como macho binário que me chamem com terminação feminina. Quero ser chamado de guitarristo. Um artigo não basta! Eu existo!
@merciaboaventurasantos
@merciaboaventurasantos 9 месяцев назад
​@@cleydyr😂
@merciaboaventurasantos
@merciaboaventurasantos 9 месяцев назад
Somos seres políticos. 🙂
@atlas567
@atlas567 9 месяцев назад
Alguém ou ninguém pode mudar toda linguagem em benefícios de alguns vagabundos em prejuízo da maioria
@merciaboaventurasantos
@merciaboaventurasantos 9 месяцев назад
"Vagabundos"? "Maioria?" Quem são? Não entendi.
@robertolucena9253
@robertolucena9253 9 месяцев назад
Idiomas se modificam com o tempo, a questão desses "pronomes neutros" é que é uma invencionice criada pelos Estados Unidos pra criar confusão política e destruição de identidade em países de línguas neolatinas. Pralém desses pitis sobre questão de gênero que neopentecas dão chilique no Brasil.
@tmolima
@tmolima 9 месяцев назад
Não acredito! Hoje me deparei com esse canal e achei tão interessante que me inscrevi. Não demorou muito e me deparo com esse vídeo porcaria (com o “a” mesmo). Por essas porcarias, prefiro que as línguas sigam independentes mesmo. Espero que o português “raiz” seja uma resistência (com “a” mesmo) em meio a essa perfumaria nojenta travestida de igualdade. Aliás, quando que os gêneros foram desiguais? Eles expressam diferenças biológicas e não desigualdades. E existem genéricos ou substantivos comuns, concretos ou abstratos, masculinos e femininos. Esses por sua vez, ora terminam em A, em E ou em O. Estou saindo desse canal. Espero que os que tenham amor pelas suas línguas façam o mesmo.
@NONAME1904.
@NONAME1904. 9 месяцев назад
façam uma sodagem para votarem para fazerem parte de portugal,
@joselitomiranda-editoraartner
@joselitomiranda-editoraartner 9 месяцев назад
Isso é muito improvável. A constituição espanhola não permite referendo sobre a autonomia política das comunidades históricas. Estive em Galícia e a última coisa que o galegos pensam é se unir à Portugal.
@juanluisalvarez9249alaricano
@juanluisalvarez9249alaricano 8 месяцев назад
​@@joselitomiranda-editoraartner O problema dos portugueses sobre a Galiza e a ignorancia. Siguen anclados na visión sobre a Galicia, correspondiente o siglo XIX. Iles piensan que a Galiza e moito pobre, que inda seguimos a emigrar a Lisboa para trabajar,que seguimos a estar esclavizados por Castels, etc. Si ti estiveches en Galiza,pudeches comprobar que e una región de término medio da España , que hemos Língua propia igual que a Cataluña ou Euskadi. O galego por moito que se parezca o portugues, e moi diferente o portugues-luso.
@juanluisalvarez9249alaricano
@juanluisalvarez9249alaricano 8 месяцев назад
A tua 5:34 5:34 visión sobre Galicia parecerme moi correcta e tés que expoñela a os brasileños e portugueses que non teñen idea.
@joselitomiranda-editoraartner
@joselitomiranda-editoraartner 8 месяцев назад
@@juanluisalvarez9249alaricano Fago moitas veces comentarios nesta canle e noutras cando o tema trata das linguas galega e portuguesa, e dos temas de independencia de Galicia. Moi poucos brasileiros coñecen a xeopolítica e a historia de Galicia e apenas saben de que falan no que se refire á lingua galega. Os portugueses, sobre todo os do centro e sur de Portugal, teñen un coñecemento distorsionado ou non saben nada. Visitei o norte de Portugal e Galicia en 2023. Gustoume todo o que vin. Gustaríame vivir no teu país. Encántame a lingua galega.
@juanluisalvarez9249alaricano
@juanluisalvarez9249alaricano 8 месяцев назад
​@@joselitomiranda-editoraartner gracias por respostar na miña lingua materna, a lingua galega, na que escribiron Rosalía de Castro , Castelao e moitos outros. Coñezo moi ben o norte de portugal. Para os galegos visitar braga, barcelos, viana ou porto e como visitar a casa do veciño.Para Iles visitar vigo,tuy, ourense ou as rías baixas e como pasar a súa calle de enfrente. Iste feito soamente se da nesta parte da Iberia, feito que xa viron as legios romanas cando invadiron a Iberia, e chamaronlle galaecia. As tribus e a fisonomía do pais era a misma.Iste acervo histórico e cultural e moito mais importante que os gobernos, e que os paises os que estamos adscritos.Isto e o que une a galiza e o norte de portugal, e si se sabe aproveitar na union europea xa e dabondo. Saudos.
@KotrokoranaMavokely
@KotrokoranaMavokely 9 месяцев назад
As linguas romances do pasado terán que adoptar o pronome neutro e a conxugación verbal e nominal neutra, e non hai xeito de renunciar ás conxugacións verbal-nominais masculina e feminina, é a súa historia e formación tamén. , linguas románicas neutras só as do futuro , as do pasado uniranse ao pronome, verbo e conxugación e substantivo e adxectivo neutros, iso é todo, senón seguirá igual, sendo moi realista.
@robertolucena9253
@robertolucena9253 9 месяцев назад
Isso não vai acontecer, os EUA perderão a hegemonia do mundo antes disso "virar realidade" (só quem usa esses termos "neutros" são guetos descolados que idolatram norte-americanos, principalmente no Brasil, isso não tem apelo prático algum como língua de massa). Mas é bizarro que um canal desses dê eco a uma idiotice dessas.
@bilbohob7179
@bilbohob7179 8 месяцев назад
Se iso pasa, un tempinho máis tarde cando todo sexa neutro... aparecerá o femenino excindindose do neutro... de novo...
@j.fernandes6585
@j.fernandes6585 4 месяца назад
Grande idiotice esse vídeo. Um canal tão importante levantando essas ideias rasas de desigualdade de gênero. Gênero gramatical não necessariamente tem a ver com sexo biológico. Desserviço total isso aqui.
Далее
Binormativismo na Europa
5:25
Просмотров 1 тыс.
DIY Pump Solutions
00:18
Просмотров 880 тыс.
Luísa Villalta e os mínimos reintegracionistas
6:47
Просмотров 1,1 тыс.
Feijoo fala do seu galego: "teño que mellorar"
1:38