Se você é iniciante no piano, cadastre-se agora mesmo (sem nenhum custo) no meu Minicurso de Piano Para Iniciantes: www.aprendendopiano.com.br/minicurso-de-piano-online/?YT&YT-ORG&Minicurso
Felipe, faz um vídeo ajudando a fazer acordes e com técnica de relaxamento.... tocando notas individuais não sofro tanto com tensão na mão, mas ao formar acordes sofro um pouco.
Obrigado mestre, sempre nos seus vídeos aprendo algo novo. Este do dedão não tinha percebido e deu para sentir a diferença. Gostaria de sugerir que aparecessem mais vídeos seus só tocando. Vc fez um trecho do estudo de Chopin e achei muito bonito, gostaria de ouvir o restante! Isso acontece direto nos seus vídeos, vc toca um pedacinho e fico na expectativa do resto
Muito bom! Tem que inserir este conceito desde cedo, muitos professores deixam esse tipo de dica pra quando o aluno já está tendo dificuldades em peças de repertorio avançado, quando a gente já solidificou na mecânica certos movimentos e jeito de tocar. Isso também vale pro seu vídeo das coisas que gostaria de ter aprendido mais cedo quando aprendeu piano.
Uma das coisas que me impressiona muito nos seus cursos é a maneira gradativa com a qual as lições são apresentadas, de modo que pode-se avançar em dificuldade ,mas sem causar nenhum tipo de lesão ou dor.
Caro mestre: Embora estejamos distantes desde o início da pandemia (desde que saí do VIP), continuo lhe acompanhando e curtindo seu vídeos. Quando completei quatro anos de estudo, aconteceu um “milagre” que você já havia previsto: minha técnica amadureceu e passei a tocar piano com mais qualidade. Transmissão de pensamento: curiosamente, algo que me preocupa são os polegares. Adorei o seu vídeo… bobagem, sempre adoro os seus vídeos, que têm o poder de perscrutar meus problemas pianísticos. Devo tudo o que sei sobre piano aos seus ensinamentos. Mais uma vez, obrigado.
Bom dia professor. Dica maravilhosa mesmo, a gente tem a tendência de ficar com o polegar sempre armado pra atacar a nota necessária e esquece de relaxar nos intervalos entre uma nota e outra. Mais uma vez muito agradecida por sua transparência e dedicação.
Vc já leu o Livro A Técnica Pianística Uma Abordagem Científica do Cláudio Richerme? Eu aprendi relaxamento principalmente do polegar há mais de 30 anos com ele.
MAIS UMA DICA OU UMA PEQUENA AULA MARAVILHOSA!!! POR ISSO ADORO ESSE PROFESSOR... SEMPRE TEM COISAS INOVADORAS... AGRADEÇO MUITO E ABRAÇOS FELIPE SCAGLIUSI!!!
Isso me fez lembrar dos exercícios de Leschtizky, do Alfred's adult course, em que os dedos 4 e 5 são forçados o mais possível enquanto o 1 fica apoiada no teclado e somente desce para fazer o ataque, e depois volta à posição de repouso.
Eu gosto muito dos livros do Alfred e acho uma pena a maioria dos professores brasileiros não recomendarem ou usarem o material do Alfred. O livro de escalas e arpeggios dele também é uma beleza!
2 года назад
@@pianobytatie que interessante! quais os nomes dos livros? eu gostaria de conhecer...
Oi Felipe! Descobri seu canal recentemente. Fiz 6 anos de conservatório de piano (comecei bem novinha, parei aos 13 anos). Depois de mais de 10 anos parada, há 2 anos retomei os estudos de uma forma mais "light", com uma professora particular, mais focada em aprender novas músicas e fazendo alguns exercícios para agilidade. No entanto, tive que me mudar de cidade e aqui estou tendo dificuldades para retomar as aulas e estou pensando em comprar um curso online. Por ter feito conservatório muito nova, não me lembro praticamente nada de teorias..mas consigo tocar algumas peças mais difíceis (com muito tempo de estudo). Ler partituras não é uma dificuldade. Me interessei bastante pelo seu curso, mas fiquei em dúvida se seria muito voltado para iniciantes. Você acha que seria adequado para mim? Obrigada desde já pela atenção, e pelo conteúdo que disponibiliza aqui no youtube! É excelente!
Professor, aquele exercício que o senhor passou no vídeo “Como evitar acentos no piano”, de ao percorrer a escala tocar de forma leve só com o primeiro dedo, também é uma forma de treinar esse “polegar bobo”?
Professor, eu tenho uma dúvida, é o seguinte: eu estudei 5 anos de teclado e 3 de piano, iniciei o piano no nível fundamental por causa que já tinha evoluído no teclado...mas, o meu problema é que tenho facilidade para aprender certas músicas difíceis e dificuldade para aprender algumas músicas fáceis, saberia que explicar por que isso acontece? Obrigada desde já! P.S.: eu não concluí o piano, mas continuo estudando em casa.