Eu trabalhei na Reis dos Violões , na fabricação de Guitarras, foi meus melhores anos. Fico até emocionado rm escutar o som da guitarra Tonate. Parabéns
Que legal Jaime! Que honra ter um comentário de uma pessoa de dentro da fábrica! Será que essa passou pelas suas mãos?? Imagino que deva ter muitas histórias para contar da Rei dos Violões. Gostaria muito de poder documentar relatos sobre a fabricação da Tonante. Fico muito feliz que tenha gostado do vídeo! Muito obrigado pelo comentário! Se puder me ajudar divulgando o vídeo para seus ex colegas de trabalho e amigos guitarristas, agradeço demais! Abraço!
Jaime, como é o nome desse modelo? Ela difere um pouco daquela finder q tem um headstock e uma das asas diferentes. Essa lembra um baixo tonante que já tive.
Tem uma Rapaziada triste hoje ,que acha que guitarra tem que ser Fender e Gibson,cheia de peças Gottoh etc, cuidado pelos Luthiers,não conhecem a felicidade de ter um instrumento recuperado pelas próprias mãos,mesmo sendo bem humilde.Parabéns
Obrigado pelo comentário Ivair. É indiscutível a disparidade na qualidade da construção e acabamento das guitarras top da Fender, Gibson e diversas outras marcas em relação a Tonante. Mas Isso não quer dizer que uma guitarra de marca sem o renome destas possa ser uma boa guitarra. Com certeza, um bom luthier pode sim deixar uma Tonante muito boa, sim. E não recomendo ninguém que não tenha conhecimento técnico a fazer qualquer tipo de reparo nos instrumentos, pois, na grande maioria, acabam por danificar as peças ou o instrumento. Cuidado por luthier, sempre!
@CON3IE) ele esta falando das guitarras atuais, essas guitarras nacionais antigas eram realmente um desaforo. Ainda acham que uma fender tem supeiroridade a uma guitarra feita por luthier e ainda creem em outros mitos barbaros. Realmente essa epoca de tonante refletia o quão sofrido era o brasileiro.
@con3ie593eu amigo eu tive o desprazer de ter uma porcaria dessas , só se for a desse cara aí que presta porque conheci um monte de gente que tinha na época nenhuma prestava, mesmo na queda época já era mau vista.
Sou o dono desta guitarra, que está comigo desde meus 15 anos. A pandemia foi o catalisador que me levou a voltar a tocar, quando percebi que ela precisava de reparos. O Carlos fez ótimas sugestões para melhorar o afinamento e tornar a guitarra mais profissional, mas preferi mantê-la em seu estado original. Quando a toquei logo após a restauração não pude acreditar, parecia outra guitarra, talvez a guitarra que sempre havia sonhado em meus tempos de adolescente. O Carlos fez um brilhante trabalho!
O kit padrão que me lembro, na década de 90, era a Tonante ligada ao cubinho Frahm (normalmente com o falante ja estourado). Gravando a fitinha K7 para criar arranjo.
Eu toquei muitos bailes com uma guitarra tonante , onde a abertura dos bailes na época era a música , os MILIONÁRIOS ,, RSRS usada um pedal sound para distortion e uma caixa da giannini com reverb e delay
Belo video. Me lembrou meu primeiro violão. Um Tonante que o pai restaurou e me presenteou, em 1998, foi quando iniciei, era o Tonante e uma revistinha de cifras, com um pouco de orientação de cada um. São videos assim que nos remetem a valorizar o que temos, bom o suficiente não precisa ser Fender (até pq, a indústria chinesa faz qualquer isopor virar madeira nobre). Instrumento bom, é aquele que sai som.
Parabéns pelo vídeo didático e exorcizador sobre a Tonante. Eu mesmo nunca tive uma, mas depois dessas regulagens, a gente vê que é igual a qualquer strato pra iniciante de hoje em dia (Claro, levando em conta tudo, material, ferragens, elétrica e etc), e me deu até vontade de comprar uma barata pra fazer o mesmo. Ganhou um inscrito.
Muito obrigado pela inscrição e pelo comentário positivo! Elas precisam de uma certa atenção, mas certamente, se tiver afim e tiver como investir em umas peças melhores, tem como deixar bem legal essas Tonantes antigas. E desculpe discordar, mas não consigo comparar essas guitarra regulada com um chinesa qualquer. Estamos falando de um instrumento de madeiras brasileiras. E o que falta de tecnologia e acabamento sobra em personalidade. Valeu!
Realmente ela tem um timbre bem característico. E esse tipo de chaveamento independente dá 7 opções de timbragem. Muito obrigado pelo comentário Sabino!
Cara que sim incrível, eu acabei de adiquirir uma igual só que vermelha tá precisando de muito carinho refazer a elétrica etrocar as cordas e dar uma boa limpeza vou ver se consigo fazer isso tudo em casa tomara que eu consiga se não vou levar pra alguém fazer uma boa reforma nela
Belo timbre da guitarra!! Vc deu um baita trato nela. Vim pesquisar por guitarras Tonante aqui no youtube pois coloquei à venda uma do meu sócio e acabei encontrando seu canal. Muito show!
Meu primeiro violão foi um Tonante que guardo até hoje. Era o que minha tia podia pagar na época, me presenteou e eu me dediquei a estudar, assim surgiu minha paixão por violão e guitarra.
Parabéns pelos seus dotes se músico e luthier. Imagino essa guitarra com um bom braço com tensor de ação dupla e uma boa ponte. Mas desse jeito já é um espetáculo. Um abraço
Olá! Ótimo video, bem detalhado e bem feito. Gosto muito das Tonantes e todas as que passam por aqui eu vejo que basta um pouquinho de cuidado pra se mostrarem instrumentos bem bacanas! Parabéns pela regulagem e pelo vídeo. Um abraço!
Muito obrigado pelo comentário Gabriel! Acabo de me inscrever no seu canal, não conhecia. Muito legal! Parabéns! Irei assistir com certeza! Cara, eu digo sempre pra quem tem preconceito com essas guitarras que elas são feitas com madeiras das melhores que se tem para a fabricação de instrumentos, mas falta tecnologia em regulagem. Mas tudo dá pra melhorar. O mais importante é que a madeira é ótima! Valeu brother!! TMJ!
Olá! Opa, fico feliz que tenha gostado do nosso conteúdo :) É bem verdade... hoje com as tecnologias que temos, podemos tranquilamente melhorar esses instrumentos, basta desprender boa vontade e um tempinho :) Um abraço!@@consuladodaguitarra6749
Obrigado pelo comentário! O ruído se resolve com uma simples blindagem assim como em qualquer Fender que tem o mesmo ruído quando ligada a um drive Hi Gain usando apenas um single e nesse caso, deve ter visto que foi dito no vídeo que foi preservado a originalidade do instrumento que está próximo a 100%, tendo sido trocado apenas o Jack. O celular tava bem na frente do amp o que também destacou o ruído. Mas te garanto que eu deixo ela com o mínimo de ruídos possíveis para uma guitarra com captadores singles.
caraca olha quem eu acho aqui no YT, cara voce regulou um guita minah e ficou show, até hj ela ta segurando afinação de boa com as cordas baixinhas, inclusive tenho uma LP pra dar uma retocada
Ganhei uma do pai de uma amiga na época do ensino fundamental… depois de 10 anos.. mandei pro meu Luthier fazer a restauração.. tirar aquele verniz velho, trocar os trastes, refazer a elétrica… e graças a esse vídeo, vou pedir pro meu Luthier fazer a blindagem da elétrica … tô muito empolgado.. obrigado pelo video
essa guitarra foi a primeira guitrra que peguei na vida a numero 1 na igreja catolica da bahia, saudade da zorra tontante meus violoes tonantes trovador...
Eu ainda tenho vontade de pegar uma dessas, do mesmo modelo q tem o head 3x3 e fazer uma reforma, um projeto tipo a guitarra do brian may em vermelho translucido, ou um azul vintage, ajustar o shape do braço, colocar tensor, raio 12", trastes jumbo, tarrachas vintage com trava, deixar só com dois singles, chave 3 posições, ponte da jaguar com alavanca, um tune o matic com roller, e deixar a logomarca tonante junto com o visual clássico dela só pra chegar nos lugares e contrariar quem paga pau pra marca e nem sequer olha o resto da guitarra.
Muito obrigado pelo comentário Vitor! Concordo plenamente que guitarra boa é guitarra regulada. Torço pra que encontre uma para satisfazer seu desejo! É muito legal tocar numa raridade dessas, sessas condições.
Se essa galera que fala que Fender e Gibson são as melhores... Meu amigo teve nos EUA, e as guitarras que rolam lá na mão do pessoal, é Michael, Squier, lá o pessoal do underground só usam marcas famosas, pra exibição... Mesmo assim usam marcas mais baixas
Sou apaixonado pela tonante. Tenho 2 dos anos 80 a finder, tenho uma tonante les paul 1970, e um baixo tonante 1980. Uma das finders eu transformei numa jaguar, ela eh única, batizei de tonante Jaguarana. 🤣🤣
Eu me lembro de um festival de música chegou uma galera do Reggae com tudo Tonante deu uma surra nos Giannines e Jennifer da época, pois muitos só tinham designers. Kkkk
Cara muito bom, consegui uma tonante dos anos 60, vou conseguir recuperar ela, ela estava toda arranhada e mais de 20 anos parada, daqui 5 dias ela vai estar pronta para uso.
tenho uma dessa, foi minha primeira guitarra. Agora deu muita vontade de botar pra ajeitar. Se pá vou trocar os captadores e meter um fender pra ver como q fica kkkkk abraço, amigo. excelente vídeo! (obs: deveria deixar teu contato e onde tu trabalha aí na descrição do vídeo)
Muito obrigado pelo comentário! Se dermos uma atenção à elas, elas ficam muito boas, sim. Essa foi mantida a originalidade, mas aceitam um upgrade com certeza. Em relação ao contato, é só digitar CONSULADO DA GUITARRA no Google. Lá tem todos e atualizados. Recebo serviços de todo o país caso queira enviar. Abraço!
A minha primeira guitarra foi uma dessa na cor preta 1984 , tinha 14 anos e comprei numa loja de discos.... Elas ficavam penduradas na loja como se fossem ovos de pascoa kkkkkkkk Tempinho bom !!!!!!! O baixista tb havia comprado um contrabaixo da mesma marca, afinal, estávamos começando....... Na Época guitarra top era Giannini, importadas não existiam , no Brasil era proibido a importação.......as Guitas top das galáxias só entravam aqui por meio de contrabando .........
Eu me atrevo a dizer que as guitarras top estavam aqui, porém, infelizmente, nessa época, não se ouvia falar em luthier. Então, era pegar na loja, como veio e tocar no modo com que vinham. Acho que daí, a birra de que instrumento nacional era uma porcaria
Muito bom o vídeo! Meu primeiro violão foi um tonante dado com muito carinho por meu falecido pai! Pena que com a imaturidade da minha adolescência não guardei a sete chaves e acabei me desfazendo.
Eu tinha uma idêntica a essa , era também sem alavanca. Comprei em 1999, colegas me aborreciam dizendo que a guitarra era ruim, feia etc... Acabei comprando uma Golden usada e vendendo a tonante. Mas atualmente admiro esses instrumentos, sou fã especialmente do baixo da família dessa guita .
De fato elas saiam de fábrica muito ruins mesmo na questão da finalização (regulagens e ajustes) Se dermos uma atenção à elas, elas ficam muito boas. Essa foi mantida a originalidade, mas aceitam um upgrade também.
Não afinava e só apitava. O cedro é uma madeira ótima porém essa guitarra era mal construída mas era uma das poucas marcas que tinha na época para serem usadas. Lembrando que a empresa Tonante voltou agora com guitarras fabricadas na China e violões tbm. Aliás eu ouvi o som de um modelo dos novos violões e gostei bastante
Que som bacana, tenho uma 1978 que comprei nova , agora eu retornei e tive que mudar o headstock por que rachou um dos furos da tarracha quando aumentava seu diâmetro p colocar tarrachas modernas , ai fiz em linha e mudei o desenno do headstock, deixei parecido com as GIANNINIS dos.anos 60 ,o resto todo original , ponte estilo jaguar , afinei um pouco o braço , ela tem um som otimo bem vintage , macia e estilosa
Vc disse as palavras certas, um instrumento totalmente fabricado no Brasil 🇧🇷 foi injustiçado simplesmente por falta de carinho atenção. Mas com um pouco de investimento dá pra fazer um Upgrade de melhorias pois o que vc fez nessa Tonante ficou show de bola fazendo jus ao título do vídeo kkkk " dando pau na Fender." . 😁
adorei o timbre..... só ressalva pra resistência do dono em mandar blindar..... uma pequena mudança não faria mal. mas gostei muito. Parece que a tonante está voltando com um violão folk ótimo.
Na verdade não houve resistência do dono para fazer a blindagem. O objetivo era justamente manter a originalidade o mais próximo de 100%, pois é muito raro encontrar uma relíquia dessas com todas as peças originais. Muito obrigado pelo comentário!
Sera que fica muito caro regular uma guitarra dessas ? To pensando em ajeitar a minha que ta parada, a parte elétrica ta boa porem precisa arrumar os trastes, as tarraxas e tirar uns pontos de ferrugem
Leva em um Luthier competente que certamente terá um ótimo instrumento. Recebo serviços de todo o país caso queira enviar. Um pouco de atenção à elas, elas ficam muito boas. Essa foi mantida a originalidade, mas aceitam um upgrade também. Obrigado pelo comentário! Consulado da Guitarra
@@consuladodaguitarra6749 desde 1992 eu construo minhas próprias guitarras, incluindo os captadores. Fiz curso completo de luthieria na Espanha e na Alemanha. Reformar a Tonante é hobby para mim.
Buenas Heitor! Que bom que curtiu o som da guita. Em relação aos equipos, me reservo o direito de apenas informar que foi um bom amp e um bom pedal de drive.
Tive uma Tonante Star Light preta, ela vinha com a pintura "craquelada", "rachada", ganhei ela em 92 ou 93......veio de fabrica com uma gota de verniz na casa 3 kkkkkkkkk mano. Nem sei que fim levou!
Muito bonito o trabalho na Tonante... Eu sempre digo..."não existe guitarra com som feio"...na verdade cada guitarra tem seu som, mesmo sendo do mesmo modelo e da mesma marca, todas as guitarras tem um som maravilhoso, são como impressões digitais, são únicas... Claro que o som da guitarra depende muito do amp usado e principalmente da mão do man, pois senão não adianta uma Goldtop ligada num Twin que não vinga...rssss... Mas uma Tonante melhor que uma Fender...daí forçastes as engrenagens...rsssss... Abração irmão...
Grande Massan! Mestre, o título é uma mera provocação. Apesar de eu pegar muitas guitarras de grife em pior estado de regulagens que entreguei esta Tonante. hehehe Mas disseste tudo que eu sempre repito para meus clientes. A maior parte do som vem do guitarman. Sempre digo para não comprarem marcas e sim comprarem instrumentos. O amp bom conta sim, pois ninguém liga uma Fender numa Frahm, por isso não dá pra avaliar uma guitarra dependendo do amp que ela está ligada. Apesar de eu também achar que dá pra tirar um som legal de qualquer amp. Não tô dizendo que qualquer caixa multiuso dá pra tirar som de Plexi! kkkkkkk Óbvio que quando comparamos duas guitas muitas coisas contam, mas vou arriscar te dizer que se eu colocar uma captação da Tonante numa capinha da EMG e instalar numa Fender preta, muitos Fenderlovers vão ouvir os timbres do David Gilmour e bater palmas. kkkk (O que os olhos não vêem o ouvidão não sente! kkkkk) Muito obrigado pelo elogio e pelo comentário, mestre!! Abração!!
Pois é amigo... Essa guitarra ficou aqui pronta durante uma semana e pouco. Vários clientes tocaram nela e se surpreenderam. Inclusive o título do vídeo é inspirado em um deles que trouxe uma guitarra "de marca" e disse que essa estava melhor que a dele. E realmente estava. Mas também foi regulada e ficou ótima. Muito obrigado pelo comentário!
Amigo eu tenho uma desça só a ponte da minha e diferente eu tentei ligar ela mais o volume dela tá bem baixo mais ela e muito bonita aminha parece ser uma pesa só o braço não e colado
Toquei em uma e não é aquela coisa boa. Dei umas modificações na época, (apesar de ser emprestada), e tirei o chiado horrível que todas tem sem blindar. Se é valendo nota ela é 3 de 10.
Obedir. Existem diversos procedimentos para desempenar. É necessário avaliar o caso para decidir qual o melhor procedimento. E se não tens experiência com madeira, eu não recomendo que tente fazer por conta própria. Leve em um bom profissional e invista nela. Se gosta da guitarra, não haverá arrependimento.
Não comercializo instrumentos, apenas os conserto e regulo. Mas te garanto que terá uma grande variação de preço conforme a conservação, regulagem e tudo mais que faz de uma guitarra uma guitarra, e por ser uma raridade.
Minha primeira guita. Lamento nao ter guardado ela. Era uma bosta? Era.. mas é nostalgia pura. ps. vendo o video o som ate que bom heim! é que na epoca nao tinha acesso a pedal, era direto no frahnzinho abelhudo!
Os captadores da tonante não são ruim, o que estraga o som de uma guitarra tonante são os componentes eletrônicos que são ruins e a falta de aterramento
William. Muito obrigado pelo comentário. Não falta aterramento na guitarra, meu irmão. Ela está aterrada na ponte e em todas as peças elétricas (chaves, jack, potenciômetros) O ruído é pro falta de blindagem nos cabos da elétrica dela, assim como nas Fenders mais básicas e toda a família de Stratos baratas. Outra coisa, daria para considerar somente os potenciômetros como componentes eletrônicos, que por sinal são muuuuuuuuito bons. Muito melhores que muita Squier da vida. A guitarra tem mais de 40 anos e os pots funcionam perfeitamente. As chaves, jack e captadores são componentes elétricos, e tirando o jack que foi colocado novo, o restante dos componentes também estão funcionando perfeitamente. E irão funcionar por muitos anos ainda. Captadores single captam ruídos, sempre. Single sem ruído (noiseless) é um humbucker disfarçado, que ao invés de ser uma bobina do lado da outra são empilhadas (Stack) e isso muda a característica sonora do captador. Pode ter certeza que uma boa blindagem reduz o ruído, mas zerar é impossível, em qualquer guitarra passiva que use singles. Mas o intuito aqui foi exatamente manter a originalidade.