Тёмный

HIROSHIMA, MELHOR REPORTAGEM DA HISTÓRIA (#35) 

Ler Antes de Morrer
Подписаться 709 тыс.
Просмотров 14 тыс.
50% 1

Ficou curioso? Compre o livro na Amazon: www.amazon.com....
Essa é a resenha do livro reportagem Hiroshima, de John Hersey, a matéria que revelou ao mundo o horror da bomba nuclear durante a Segunda Guerra Mundial. Texto e edição: Isabella Lubrano.
O Ler Antes de Morrer é o mais completo canal sobre literatura do RU-vid. Aqui você encontra conteúdo exclusivo e de qualidade sobre literatura brasileira e estrangeira, livros de não-ficção, quadrinhos e muito mais!
Nossa meta é ler e resenhar 1001 livros. Ou morrer tentando!
Acompanhe o Ler Antes de Morrer também pelas redes sociais:
Twitter: / lerantesde
Instagram: / lerantesdemorrer
Facebook: www.facebook.c...

Опубликовано:

 

28 авг 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 91   
@MissGlower
@MissGlower 8 лет назад
Eu estive em Hiroshima ano passado com minha família e visitamos o Museu Memorial da Paz que hoje se localiza bem próxima ao local em que a bomba foi lançada. A primeira parte do museu se dedica a contar parte da história da segunda guerra mundial (inclusive contando como os japoneses acabaram se aliando ao Eixo, e ressaltando que o Japão sempre havia sido um país muito belicoso, qua havia invadido a Coréia e a China muitas vezes) de uma maneira a explicar como os acontecimentos se sucederam até o lançamento da bomba contra a cidade (até mesmo porque ela foi escolhida). Essa primeira parte também fala sobre o comprometimento do Japão, após a tragédia, a nunca produzir armas atômicas e como todo dia 6 de agosto acontece uma cerimônia na cidade para relembrar o acontecido em que o prefeito corrente escreve uma carta às potências mundiais pedindo a extinção das armas nucleares. Todas as cartas estão em exposição no museu. Já a segunda parte do museu se dedica a mostrar as consequências da explosão da bomba. Quantas pessoas morreram, o raio de destruição, e até mesmo aqueles que sobreviveram mas que ficaram doentes por conta da radiação. Lá ficam expostas as roupas, os pertences, pedaços das casas e numa sala há inúmeros monitores mostrando repetidamente os socorros às vítimas desse absurdo. Vi inúmeros relógios quebrados que pararam de funcionar na hora exata do lançamento da bomba. Acho que nunca saí tão triste de um lugar. Enfim, comecei a acompanhar seu canal recentemente. Parabéns, gostei bastante do formato.
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 8 лет назад
+Júlia Prestrelo Puxa, Júlia! Deve ter sido uma experiência fantástica! Em que pese a tristeza que você sentiu (bem compreensível), penso que um Memorial dessa natureza faz a pessoa ver o mundo com outros olhos. Nos dá uma amostra do pior e do melhor do ser humano ao mesmo tempo. Destruição e superação. E a perpetuação do ato em si, para nunca ser esquecido e jamais repetido.
@Marcelo.M.B.
@Marcelo.M.B. 2 года назад
"Maratonando" seu canal, Isabella!
@AnaCleia389
@AnaCleia389 Год назад
Estou terminando de ler o livro hoje, e decidi vir até o seu canal, Isa, para saber sua opinião. É exatamente o que estou sentindo. Não conhecia a dimensão do que pode fazer uma bomba atômica. Se fala pouco sobre o assunto. A reportagem é incrível e não tem como não se sensibilizar. Estou em choque! Sua opinião é muito importante. Muito obrigada, Isa! Parabéns pelo canal! Sou sua fã!
@NatalieCazalonga
@NatalieCazalonga 9 лет назад
Ótimo vídeo! !! Recomendo que você leia hiroshima, a cidade da calmaria, é uma graphic novel linda que fala tbm sobre os efeitos da bomba naqueles que sobreviveram.
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
Nath Cazalonga Bela dica! Obrigada
@levicb7919
@levicb7919 4 года назад
Ótima análise, parabéns pela forma que abordou o assunto. Acabei de ler e chega constranger a condição que as pessoas ficaram após o impacto da explosão. você é linda
@MiraOdeon
@MiraOdeon 7 лет назад
Isa, quando você pretende resenhar a bio da Carmen Miranda?
@TatianaMaluf
@TatianaMaluf 5 лет назад
Oi Isa. Como você está? Terminei hoje a leitura de Hiroshima. Fantástico, sensacional. Fiz um comparativo com o Brasil. Como a cultura é diferente! Quando ele descreve que ninguém gritava, me arrepiou. Poder ver a história de pessoas que prosperaram apesar de tudo me inspirou a ser mais forte nesse momento profissional difícil que te contei. A literatura faz um bem danado pra gente. Sobre o próximo Isa, estou em um dilema: fiz metas trimestrais de leitura a partir do ano que vem. Acontece que um dos livros do 1o trimestre de 2019 é suuuuuuper longo. Tentei lê-lo em julho desse ano, fui até a página 100 e desisti. Aí estou nessa dúvida: aproveito as férias pra dar conta do danado ou fico com os livros que guardei para esses dias (todos com super expectativa de leitura)? Estava pensando em ler o grandão...1972 páginas...:o( o que acha? Eu fico olhando para esse livro e quero enfrentá-lo. Sabe que lembra O Pintassilgo, começo dificílimo e quando aparece o Boris melhorou. Esse, que você agora já sabe qual é, me cansou; até a página 100 falava sobre um padre, não fez sentido pra mim :o( me dá uma luz minha amiga! Placar: #1, #2, #3, #4, #5, #6, #9, #14, #15, #17, #18, #19, #26, #30, ,#35, #73, #112, #123, #125, #FV2015-2, #FV2015-3 Beijão e um excelente domingo de sol ☀️
@alanhanda9808
@alanhanda9808 9 лет назад
Não li ainda Hiroshima, mas vi gen pés descalços, que é um HQ desenhado por um japonês sobrevivente das bombas. É bem pesado também.
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
alan handa Adoro HQs! Vou procurar esse.
@alanhanda9808
@alanhanda9808 9 лет назад
prepare os lenços!
@patt278
@patt278 8 лет назад
Sou APAIXONADA pelo seu canal, não paro de ver seus videos! Parabéns por passar o gosto pela literatura pra frente, ♥
@samarasousavasconcelosgouv7830
Recentemente li "O último trem de Hiroshima", ele retrata a história de sobreviventes da bomba de Hiroshima que estavam em Nagasaki no dia da segunda bomba. A leitura é muito inquietante pois descreve com detalhes os horrores da bomba e do pós bomba.Fiquei muito interessada neste livro também!
@amandasilva8581
@amandasilva8581 9 лет назад
nossa como seus vídeos são maravilhosos! Com certeza será minha próxima leitura!
@EmpereurFares
@EmpereurFares 8 лет назад
Eu aprendi ultimamente que o Japão ja tinha a intenção de capitular antes das bombas mas os EU tinham ignorado este sinal. Acho que é um ponto muito importante que deve evocado mais vezes.
@anaclaravellosoborges9253
@anaclaravellosoborges9253 9 лет назад
70 anos depois, ainda fico assustada com a bomba de Hiroshima. Acho que é algo que deve ser lembrado sempre, para que não se repita. Parabéns pelo vídeo, Isa. Te admiro muito.
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
Ana Clara Velloso Borges Muito obrigada! É muito importante que nós, que somos tão jovens, não deixemos essa memória terrível se perder...
@lidysoto
@lidysoto 7 лет назад
Quando estive em Hiroshima, pude sentir um pouco da dor dessas pessoas. O lugar ainda hoje, guarda uma melancolia por cada canto.... nw gosto do lugar! :/
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 7 лет назад
Pois é, já se passaram mais de 70 anos, mas todos que visitam a cidade dizem que ainda é possível sentir essa tragédia . Beijo!!
@annapaula6701
@annapaula6701 5 лет назад
Amei este livro, me chocou de certa forma que em uma determinada parte não pude ler a noite. Gostaria de indicações de livros que retratam Nagasaki como esta reportagem de John Hersey.
@janeteyamazato8343
@janeteyamazato8343 9 лет назад
Isa, adoro suas resenhas, não perco nenhuma. Sua edição e sua analise são perfeitas.Boas leituras.
@tabathabelzareno
@tabathabelzareno 9 лет назад
Nossa, que vídeo incríveeeel! E essa trilha sonora fez toda a diferença... Parabéns, Isa. Os vídeos estão cada vez melhores.
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
Tábatha Belzareno l Somos Livros, Somos Livres! obrigada pelo apoio de sempre! É muito importante!!
@RobertaTMS_
@RobertaTMS_ 9 лет назад
Corajosa eu não sou e nem tenho estômago forte, mas curiosidade supera tudo isso.
@RobertaTMS_
@RobertaTMS_ 9 лет назад
É, eu já conhecia. E tem imagens da Guerra do Vietnã misturadas. Péssimo. =(
@HousegeekTk
@HousegeekTk 9 лет назад
muito bom Iza show de bola
@aaferreiira
@aaferreiira 9 лет назад
Que vídeo Isa! Fiquei arrepiada, com certeza irei ler esse livro!!
@lhlalves
@lhlalves 9 лет назад
Muito bom! Parabéns pelo vídeo!
@brunice8207
@brunice8207 9 лет назад
Muito obrigada por essa indicação. Meu professor falou sobre documentários referênte a bomba, mas nenhum livro e como sempre o "Canal" me ajudando muito.
@Aventurasnaleitura
@Aventurasnaleitura 9 лет назад
Pena que esse ano tive que dar uma pausa em lecionar História para me dedicar a pós, senão colocaria seu vídeo nas minhas aulas! Vc arrasa! Me interessei por esse livro! Vou procurar! Beijinhos
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
Aventuras na leitura Sim, procure! Quando você voltar às aulas, pode utilizar. Afinal esse livro é atemporal, mesmo! Beijão e bons estudos na sua pós ;-)
@isaclopes9803
@isaclopes9803 9 лет назад
Muito bom... Gosto muito dos seus vídeos... !!!
@loryinlalune9164
@loryinlalune9164 8 лет назад
Nossa flor! Parebens!!! 👏👏👏👏👏👏 Sempre ótimos videos!!! Muito sucesso no seu canal!!! 😘😘😘😘
@renataziliotto9001
@renataziliotto9001 8 лет назад
Isabella. As vezes a música do fundo atrapalha um pouco e divide a atenção com você.
@luciosouza6629
@luciosouza6629 4 года назад
Esse livro é incrível! Li para uma disciplina de redação, durante a graduação em jornalismo, e ainda o guardo como uma das minhas grandes referências profissionais. São relatos muito profundos, delicados e respeitosos. Também recomendo Vozes de Tchernóbil, da Svetlana Alexijevich.
@MariaEduardaSchelb
@MariaEduardaSchelb 9 лет назад
Obrigada,linda!e qu video!é verdade que os soldados que soltaram a bomba se suicidaram logo depois?
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
Maria Eduarda Schelb Duda, o piloto Paul Warfield Tibbets, que dirigia o avião que lançou a bomba sobre Hiroshima não apenas não cometeu nenhum suicídio, como ainda dizia que não se arrependia de nada. Ele viveu até os 90 e poucos anos. Eu pesquisei se algum dos outros soldados soldados que estavam no avião tinha se matado... mas não encontrei nada. Acho que essa história é mito, mesmo!
@MariaEduardaSchelb
@MariaEduardaSchelb 9 лет назад
Ler Antes de Morrer Obrigada,linda!E esse Paul é muito coração frio,não é verdade?
@canaldofelix6440
@canaldofelix6440 8 лет назад
Quero demais ler este livro! ainda mais que faço faculdade de história, esse livros são sempre sensacionais!
@larissiellen9926
@larissiellen9926 8 лет назад
Nossa acho que essa deve ser a décima vez que eu assisto esse vídeo rsrs Isa inspiração total para mim, vendo a leitura com outros olhos desde que te "conheci"; amo cada detalhe do vídeo, e desse amo bastante a trilha sonora; você poderia dizer o nome dessa música? Agradeço desde já... beijos!
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 8 лет назад
+Larissi Ellen É esta aqui: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-_fkWtHc6MbQ.html Beijo!!
@biologiacommarceloyutaro514
@biologiacommarceloyutaro514 9 лет назад
Moro aqui no Japão e ja fui com a escola para Hiroshima, lá visitei o museu e vi uma simulação do quão destrutivo foi a bomba, realmente muito triste ! Ótimo video moça, gosto muito do seu canal ! Joinha :]
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
Faro Trigger Que bacana que você conhece Hiroshima! Ouvi dizer que hoje em dia é uma cidade linda. A única coisa que sobrou da bomba atômica foi um prédio com uma cúpula redonda... eu vi na televisão aqui do Brasil algumas imagens. Beijão, obrigada pelo carinho!
@mariabonita1426
@mariabonita1426 7 лет назад
Já li. Muito bom! Isabella, se ainda não leu, leia -de Giselda Laporta Nicolelis- o livro Não se esqueçam da Rosa. A princípio a pessoa pode achar que é apenas um livrinho curto, de garotinhas lerem, mas ao entendê-lo, verá a profundidade dessa história magnífica, de uma pessoa que carrega no sangue, para toda a vida ( a curta vida), as marcas da bomba de Hiroshima, mesmo depois de tanto tempo. Vale muito a pena. Lê-se de uma sentada.
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 7 лет назад
"Não de esqueçam da Rosa" é uma frase da música Rosa de Hiroshima cantada pelo Ney Matrogrosso no grupo Secos & Molhados, disco de 1972. Será que a autora se inspirou nessa música para dar título ao livro?
@mariabonita1426
@mariabonita1426 7 лет назад
Ler Antes de Morrer Sim, tem a música e é lindíssima. Não sei quem foi que se inspirou em quem nesse caso. Na edição que tenho a tem música na última página, tipo um extra, sabe. É uma história fantástica.
@gabriela-ub5fy
@gabriela-ub5fy 4 года назад
hj faz 75 anos
@ramir3sxd
@ramir3sxd 9 лет назад
Tem um livro que eu vi que fala de um soldado que sobreviveu a guerra no Japão. Arco iris sobre o inferno, recomendo
@brunocarvalho5340
@brunocarvalho5340 9 лет назад
Quando eu estudei esse conteúdo na escola era apenas uma pagina simples entre outras, ninguém se tocou do problema e o medo causado por ela. Mas seu vídeo (muito bom) humanizou tudo aquilo pra mim, como você disse nos preocupamos mais números do que com as pessoas. Muito obrigado.
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
Bruno Carvalho Se você "despertou" assim para o horror da bomba atômica só vendo o meu vídeo, imagina como vai ficar quando ler o livro! Beijão
@KamilaCavalcante7
@KamilaCavalcante7 8 лет назад
Amo o seu canal. Comecei a ler esse livro essa semana enquanto procurava livros de jornalismo. Como você disse no vídeo, ele é bem objetivo e sem sentimentalismo mas mesmo assim é impressionante o quão cheia de sentimentos eu fiquei ao ler.
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 8 лет назад
+Kamila Cavalcante Obrigada, Kamila. Se vc gosta de livros jornalísticos, leia "Fama e Anonimato" de Gay Talese, um dos criadores do jornalismo literário. Certamente ainda falarei sobre ele aqui no canal. Outro muito bom é "A Sangue Frio" de Truman Capote, que já resenhei. ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE--zT6Dz_v3wU.html Beijo!!
@brunocoriolano
@brunocoriolano 9 лет назад
A primeira bomba, lançada em Hiroshima (6 de agosto de 1945) foi chamada “Little Boy” a segunda bomba, chamada “Fat Man”, foi lançada sobre Nagasaki (9 de agosto de 1945), mas tinha outro destino: a cidade de Kokura. Ótima resenha. Vou ler o livro as soon as possible. Thank you for sharing it!
9 лет назад
Que vontade eu fiquei de ler esse livro, amo história e geografia mas eu ainda não tinha conhecimento desse livro, assim que eu conseguir o dinheiro volto aqui para comprar através do link que voce deixou na descrição.
@KoopasNinjas123
@KoopasNinjas123 7 лет назад
qual a musica usada no video?
9 лет назад
O seu vídeo me comoveu.
@nataliacalzado
@nataliacalzado 9 лет назад
Quando eu fazia cursinho os meus professores passaram um filme sobre Hiroshima que era nesse estilo, mostrava o que alguns sobreviventes estavam fazendo naquele dia. Provavelmente é um documentario/filme baseado nesse livro. Eu não conhecia esse livro e fiquei muito curiosa. Esse tema é muito pesado, mas acho necessário relembrar o quanto as pessoas podem ser crueis.
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
natalia calzado Sim, o tema é pesado, mas o livro é muito importante e vale a pena conhecer. São muitas informações históricas preciosas. Uma apuração brilhante!
@donizeteoliveira3924
@donizeteoliveira3924 3 года назад
Vi.
@brennocosta3473
@brennocosta3473 7 лет назад
Qual o nome da canção que toca no vídeo?
@viagensfantasticas4365
@viagensfantasticas4365 8 лет назад
E ainda acham que a "guerra política" brasileira é a pior do mundo.
@Livrosemfrescura
@Livrosemfrescura 9 лет назад
Impossível não ficar horrorizada com esta atitude norte-americana quase no final da 2ª Guerra Mundial. Passei a infância com medo que um dos presidentes, o soviético ou o norte-americano, apertasse o botão da bomba e destruísse o mundo. Cresci na época da Guerra Fria amedrontada com o fim do mundo. Hoje, gostaria que não existisse mais bomba atômica. Excelente resenha.
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
Livro sem frescura Hoje em dia, os Estados Unidos e a Rússia (países que mais possuem bombas atômicas) estão lentamente reduzindo o número de bombas e desativando ogivas nucleares. Mas, é claro, eles não tem nenhuma intenção de se desfazer de todas elas. A estimativa é de que ainda existam mais de 20 mil bombas...
@beatryzduarte7321
@beatryzduarte7321 9 лет назад
Acabei de conhecer seu canal e me apaixonei por você. Linda ♥
@gavetacheia5952
@gavetacheia5952 9 лет назад
É difícil dizer em palavras o que sinto quando vejo relatos desse horror. Como o ser humano pode ser tão desumano? Lamentável. Lamentável.
@MarianaSantiago
@MarianaSantiago 9 лет назад
Existe um livro biográfico acerca da figura de Pedro Arrupe, um jesuíta espanhol que deu trabalho ao João Paulo II. Na segunda parte do livro é relatado a experiência de Arrupe no Japão, especificamente em Hiroshima, desembocando na tragédia. O local onde ele morava junto com os noviciados era em um local pouco afastado da cidade. Quando a bomba detonou, eles não sofreram tanto impacto como a cidade. As pessoas, sem saber o que passava, correram para a casa do Padre achando era o mundo se acabando e logo, o local se tornou um hospital. As descrições são horríveis, o estado físico das pessoas... Pedro Arrupe era médico e teve foi o primeiro a medicar os doentes, visto que os outros médicos da cidade ou tinham morrido ou estavam convalescendo. A cena de pessoas debaixo dos escombros gritando também é descrita no livro, agonia que perdurou por dias.
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
Mariana Santiago Que interessante essa história. Aparentemente, os jesuítas europeus tiveram papel importante lá em Hiroshima nessa época - digo isso porque um dos sobreviventes entrevistados pelo John Hersey também é um padre jesuíta...
@MarianaSantiago
@MarianaSantiago 9 лет назад
Justo. Eles eram a presença católica no Japão na época, visto que o trabalho de catequese lá era muito árduo pois os japoneses desconheciam completamente quem era Cristo e a própria cultura deles ser bem estranha ao que seja pecado ou vida eterna. Só os jesuítas mesmo que "abraçaram a causa". E em Hiroshima havia uma casa de formação com seminaristas japoneses. É bem interessante.
@guttosilva6912
@guttosilva6912 9 лет назад
Obrigado pela indicação, eu detesto levantar da cama pra digitar mas tive que vir comentar.
@josetadeuvicarijunior895
@josetadeuvicarijunior895 9 лет назад
Eu preciso ler este livro. Deve ser muito bom mesmo. Legal saber que as bombas da atualidade são muito mais nocivas que a "little boy". O fantasma da bomba atômica persiste. Parabéns pela resenha.
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
Jose Tadeu Vicari Junior Tem toda razão, o fantasma da guerra nuclear ainda está por aí... não podemos nos esquecer dele.
@ossapecasaml1437
@ossapecasaml1437 4 года назад
Hiroshima nunca mais ...
@MariaEduardaSchelb
@MariaEduardaSchelb 9 лет назад
Nossa,eu fico imaginando como as pessoas ficaram apavoradas!
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
Maria Eduarda Schelb Só de imaginar isso eu já fico arrepiada...
@Guyrex
@Guyrex 9 лет назад
Isabella, mudando um pouco de assunto, vc já deve ter escutado sobre o regime comunista, responsável pela morte de mais de 100 milhões de mortes, em todo o mundo, (4 vezes mais que o regime nazista), se puder fazer um vídeo a respeito seria muito bom, pois poucas pessoas conhecem a respeito.
@eduardoamaro2751
@eduardoamaro2751 9 лет назад
Eu quero que você me mande um beijo também!!! Amo seu canal.
@lizamello
@lizamello 9 лет назад
Isa, qual é a música que toca no final? A que é em francês. Obrigada! :)
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
liza marsh É esta aqui: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-_fkWtHc6MbQ.html
@lizamello
@lizamello 9 лет назад
Ler Antes de Morrer Obrigada!
@antonioferreira8079
@antonioferreira8079 8 лет назад
Esgotado na Amazon.
@biancalima1816
@biancalima1816 9 лет назад
Adorei seu vídeo, é impressionante o poder de auto destruição que o ser humano tem...bjus
@laurabianca5441
@laurabianca5441 9 лет назад
Parece muito interessante mesmo, já foi pra minha listinha. Uma pergunta: você se importa se eu colocar um dos seus vídeos em um post no meu blog ? Eu quero fazer um post com indicação de canais, e queria saber se não se importa.
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
Laura Bianca Laura, pode ficar à vontade para utilizar meus vídeos no seu blog! E não se esqueça de me passar o endereço pra eu conhecer o seu trabalho também ;-)
@KC-kv7ok
@KC-kv7ok 4 года назад
Essa música ao fundo. É um hino comunista?
@Senacop
@Senacop 7 лет назад
Em guerras não existem "bonzinhos" O japoneses,devido sua cultura e educação não estavam preparados para a derrota, pois foi lhes ensinado que o Império japonês era indestrutível e desistir não era plano dos militares japoneses. Não podemos também nos esquecer do ataque a Pearl Harbor.
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 7 лет назад
Verdade, em guerras todos têm razão e ninguém tem razão. Todos perdem.
@cprcpr7371
@cprcpr7371 9 лет назад
Tu viu teu reflexo no espelho? rsrs,gostei parabéns!
@LerAntesdeMorrer
@LerAntesdeMorrer 9 лет назад
cleber pereira hahahah no finalzinho, né? já tava tão cansada depois de horas de edição que nem pensei nisso hahaha
@crismelo4194
@crismelo4194 4 года назад
É tão triste né. Porque sou um pouco brabo mais eu abomino guerras e tudo de dá dô do mundo sendo eu um garoto de origem de católicos mas de família e parentes ainda vivos protestantes
Далее
O VELHO E O MAR, DE ERNEST HEMINGWAY (#36)
9:48
Просмотров 112 тыс.
OS MISERÁVEIS, DE VICTOR HUGO (#8) *Versão Resumida*
9:23
Hiroshima - the unknown images
52:01
Просмотров 10 млн
THE EFFECTS OF THE ATOMIC BOMB
9:10
Просмотров 6 млн
O MUNDO DE SOFIA | Jostein Gaarder | Resumo
16:09
Просмотров 2,2 тыс.
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, DE GEORGE ORWELL (#14)
9:57
Просмотров 251 тыс.
OS SEIS MELHORES LIVROS-REPORTAGEM
8:55
Просмотров 21 тыс.
Review: Hiroshima by John Hersey || Always Doing
10:32