Saudações de Espanha. É, sem dúvida, o canal mais honesto que oferece verdadeiros ensinamentos fundamentais para aprender. Obrigado pelo conhecimento e por essa maravilhosa maneira de ser.
Sensacional, Ozeias. Vc é o melhor professor de guitarra do RU-vid. Uns 3 anos atrás, vi um outro vídeo seu de localização de intervalos na guitarra que mudou a minha relação (para melhor) com o instrumento. Abraço e sucesso sempre.
Perfeito, prof. Ozeias. Ao improvisar sempre tento enxergar os intervalos primeiro, e depois as notas. Oferece simultaneamente uma abordagem prática e aprofundada da improvisação. Gosto sempre de associar, no momento da improvisação, as notas do acorde que a música se encontra aos seus respectivos intervalos. Assim fica bem mais fácil encontrar na guitarra o som que nossa mente busca. Conhecimento essencial pra qualquer músico e estudante da música, gratidão! Considero você o melhor professor de jazz desta plataforma.
Boa! Esclarecedor! Como teu aluno a muitos anos, no começo quebrei a cabeça com essa questão dos intervalos, mas depois que o cara pega pra transpor as músicas, frases, ideias maiores pra menor e vice e versa é muito mais fácil! Fora a citação do Black Sabbath pra ilustrar a tensão, rsrsrs. Abraço meu querido, segura a friaca aí!😁😅!
Relação intervalar é a base do ouvido relativo. Só não concordo que na música clássica se estuda pra leitura... Isso é bobagem. Imagina um compositor, que estuda técnicas ultra avançadas de relações entre as notas, colocando a relação intervalar em segundo plano. Isso vem da velha visão preconceituosa que músicos populares têm da música erudita. Geralmente, porque conhecem algum músico erudito amardor. Daí, julgam o mundo por ele. Imaginem uma Marta Argerich que não reconhece, de ouvido e imediatamente, qualquer relação intervalar...