Тёмный

Justiça reitera entendimento de que ambulância só pode exceder velocidade em situação de urgência 

Sala de Trânsito
Подписаться 46 тыс.
Просмотров 2 тыс.
50% 1

Опубликовано:

 

22 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 45   
@sergiogoes5892
@sergiogoes5892 2 года назад
Esclarecimentos precisos e muito importantes. Concordo sim....tais veículos devem ter muita cautela na hora de estarem em ocorrências.
@alexandremenezes6762
@alexandremenezes6762 2 года назад
Informação Importante.
@antoniofilho9024
@antoniofilho9024 2 года назад
Muito bem esclarecido show.
2 года назад
🤝🏻
@claitonfernandessilveira7765
@claitonfernandessilveira7765 2 года назад
Concordo em partes, em urgência e emergência a ambulância deve ter sim a brevidade de atendimento e transporte mas contudo o condutor deve, preservar a sua vida de sua tripulação e demais ocupantes da via para q o serviço seja executado com sucesso, agora, precisamos saber se dentro da "temperatura e pressão" (controlada) a declaração médica enviada para justificar dizendo que aquele transporte necessitou de brevidade vai ser suficiente para abonar o condutor, e se não for, o que mais será exigido?, preocupante, sou condutor de ambulância, me preocupo se houver aumento de burocracia prejudicar o serviço.
2 года назад
Claiton, havendo a justificativa de que o veículo de fato estava empregado em uma situação de urgência, então não pode haver nenhum tipo de punição, assim como determina a legislação. O que não pode, evidentemente, é isentar de responsabilidade o veículo em qualquer situação, esse foi o teor da decisão. Abraço!!
@claitonfernandessilveira7765
@claitonfernandessilveira7765 2 года назад
Professor eu entendi perfeitamente sua explicação e decisão do tribunal eu achei justa até porque esse "colega " extrapolou longe o conceito de brevidade, já conforme referido ele conduzia uma UTI MÓVEL, é sabido q conforme aumenta o nível da urgência e emergência o certo e se disponível é aumentar o tipo de ambulância ( A, B, C e D) para não transferir para o condutor a responsabilidade de suporte a vida , o que me preocupou foi o tribunal achar insuficiente o laudo do médico apresentado, quando ele fala (tribunal) em falta de informações sendo q informações além do que o médico relata é invasão de privacidade ou sigilo do paciente acredito q o certo era o tribunal aceitar o laudo médico como justo , e ter alegado que o condutor conduzia uma UTI MÓVEL de SUPORTE AVANÇADO não havendo lógica nem argumento para exceder os 50% do limite de velocidade. Claro, não li, falo imaginando q esse laudo seja consistente. Entre o "achismo" de alguns condutores em achar q aquela ambulância esteja em troca de plantão (varia o horário de instituição para instituição) não julgue, faça o q o CTB determina, saia para o acostamento deixe a ambulância passar o serviço de urgência e emergência é 24horas com demanda reprimida muitas vezes para o serviço daquela ambulância, se você achar q aquele condutor estiver pedindo passagem por motivo de troca de plantão, cuidado você pode estar prejudicando alguém q precisa de transporte, não duvide, sua dúvida pode custar uma vida. Professor ganhou um inscrito, abraço.
@leonardojose8366
@leonardojose8366 2 года назад
Excelente aula!
2 года назад
Valeu Leonardo!!
@RodrigoLemes85
@RodrigoLemes85 Месяц назад
A aplicação de infração de trânsito às ambulâncias por transitar sem obedecer os limites de velocidade, ainda que em caráter de urgência, é o menor dos problemas para os condutores destes veículos.... inclusive houve atualização da CTB concedendo imunidade de aplicação de multas... mas imagine um sinistro envolvendo outras vítimas durante o percurso POR EXECESSO DE VELOCIDADE!!!. Como provar que esta condução estava em carater de urgência no momento do acidente? O relatorio médico será favorável e suficiente? Haverá alguma segurança e acessoria jurídica ao suposto infrator? Vale Lembrar, que as normas não definem claramente as formas de comprovação do aludido "caráter de urgência", cabendo ao magistrado concluir se tal prova apresentada pela defesa será substancial para justificar o infortúnio evento!! Nessas circuntâncias o condutor do veículo é a parte mais frágil do processo!!!! A pergunta é : VC (CONDUTOR DE AMBULÂNCIA) ESTÁ DISPOSOTO A SE COLOCAR NESSA CONDIÇÃO DE INSEGURANÇA JURÍDICA???
@guaracyjoseportugal5174
@guaracyjoseportugal5174 2 года назад
Sr. Gleydson, acompanho o Legtransito do Ronaldo e a partir de um vídeo dele em conjunto com o Sr., acompanho tbm o seu. Desses vídeos, cheguei na resolução 292, ART 4, inciso V, q estabelece proibição de iluminação "por descarga de gás". Led não é descarga de gás e eu tive uma multa da PRF por causa de uma barra pequena de led colocada na grade frontal do meu carro para funcionar como dele. Não era nem iluminação principal e portanto não afetava a segurança de ninguém. Numa outra situação, colegas de moto foram parado e se viram obrigados a retirar fita de led presa na balança da moto e por baixo do motor ou teriam a moto apreendida + multa. Isto foi correto? Não foi abuso?
2 года назад
Oi Guaracy, fico muito agradecido que esteja nos acompanhando por aqui também. Sobre o seu questionamento, saiba que a Resolução nº 292/2008 do CONTRAN foi revogada recentemente pela Resolução nº 916/2022. De toda forma, a referência normativa para a sua dúvida é o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, regulamentado atualmente pela Resolução nº 925/2022. De acordo com a ficha de fiscalização da infração do XIII do art. 230 do CTB, conduzir veículo com alteração no sistema de iluminação aletrado, deve haver autuação nesse tipo infracional quando houver luz de LED em qualquer parte do veículo. Vou compartilhar com você dois links, o primeiro é de um vídeo nosso sobre o tema e o segundo é um texto que explica a utilização da luz de LED, inclusive mencionando a mudança ocorrida em 2021, já que o texto é de 2020. Segue: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-U9N9RsSXgSI.html www.saladetransito.com/2020/01/luz-de-led-nos-veiculos.html Espero ter ajudado na sua dúvida. Abraço!!
@guaracyjoseportugal5174
@guaracyjoseportugal5174 2 года назад
@ Oi, boa tarde, em cidades como o Rio, onde à direita é faixa para ônibus e que precisamos converter à direita, quantos metros antes da entrada podemos andar naquela faixa? E como se dá a multa por ter andado naquela faixa? As vezes não temos certeza se a próxima esquina é a rua q estamos buscando?
2 года назад
@@guaracyjoseportugal5174 no trecho em que a sinalização horizontal permitir (faixa seccionada).
@fernandinhohaircuts3961
@fernandinhohaircuts3961 Год назад
O que se entende por livre circulação?? Como se define essa palavra??
Год назад
Via pública sem obstrução, apesar de inexistir definição legal.
@jucelioaristides9800
@jucelioaristides9800 2 года назад
Em algumas situações eu concordo, sou condutor do SAMU, quando estou em oc e em algumas de situação grave, tenho que diminuir pra 50 km/h pra passar nas lombadas eletrônicas, " não concordo nos casos de oc grave" um abraço a TDS do sala de trânsito!!!
2 года назад
Abraço Jucelio!!
@edilsonmorais3267
@edilsonmorais3267 Год назад
Grande Gleydson, se a sinalização de um radar me obriga a passar a 60 km/h no máximo e eu passo a 29, serei autuado por passar a menos da metade? Referente ao artigo 218. Qual a distância que o radar alcança o veículo tanto na placa dianteira quanto na traseira?
Год назад
Edilson, apesar de existir na legislação a infração pela velocidade mínima, atualmente ela não é aplicada por falta de regulamentação, já que a Resolução nº 798/2020 do CONTRAN, que trata da fiscalização de velocidade, não estabelece uma forma. Quanto à distância, existem sensores próximos ao equipamento que constatam o excesso de velocidade.
@edvaldosantino6575
@edvaldosantino6575 2 года назад
Beleza 👍🏽👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@eudissousaribeiro1105
@eudissousaribeiro1105 2 года назад
Boa noite professor Gleidson! Td bem? Me diga por favor... a resolução 909 só vale a autuação se tiver alguma placa informando que tem câmera de video monitoramento e está fiscalizando a área? Grande aula e ABS!
2 года назад
Eudis, gravei um vídeo sobre o tema essa semana. Segue o link: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-G8MMRtcXM3o.html
@eudissousaribeiro1105
@eudissousaribeiro1105 2 года назад
@ blz! Obg amigo!👏👏
@flaviamicheline5559
@flaviamicheline5559 2 года назад
Top, suas aulas são excelentes👏👏👏
2 года назад
Obrigado Flavia!!
@andersonferreira6179
@andersonferreira6179 19 дней назад
Faltou comentar que o artigo 29 fala em.livre circulação, mas não cita nada sobre velocidade. Se não consta velocidade, ou seja, vale o que vale para todos os veículos. O veículo de Urgência e emergência já conta com diversas prerrogativas no artigo 29, a velocidade não é uma prerrogativa do artigo.
19 дней назад
Oi Anderson, essa prerrogativa de livre circulação inclui a questão da velocidade. Quando a norma menciona a livre circulação, nos remete ao Capítulo III do CTB, que trata das normas gerais de circulação e conduta no trânsito, incluindo questões de velocidade.
@andersonferreira6179
@andersonferreira6179 19 дней назад
Desculpa, mas se não consta, vale a regra de trânsito. Até porque a velocidade vai contra a cautela e o risco aos demais usuários da via. A lei não está sujeita a livre interpretação, ela é clara. Livre circulação está relacionada às demais prerrogativas, ultrapassar semáforo com cautela e redução de velocidade, transitar sobre canteiros praças e calçadas, ultrapassar em faixa continua. Se não cita velocidade, vale a lei de Trânsito e as normas estipuladas pela autoridade de trânsito para aquela determinada via. Está confusão entre livre circulação com livre velocidade, já causou muito prejuízo, acidentes e mortes, não podemos incentivar este comportamento criminoso. Caso ocorra um acidente o condutor responde por Crime de Trânsito com dolo eventual, ou seja, assumiu o risco de causar dano.
18 дней назад
​@@andersonferreira6179 te confesso que é a primeira vez que vejo essa interpretação, afinal de contas, você também interpretou a norma, mas não é a linha de entendimento predominante sobre o tema, o que se entende é que é possível sim, que um veículo de emergência exceda o limite de velocidade quando estiver dentro das suas prerrogativas. Claro que isso não pode ser feito de forma aleatória e em qualquer situação, a norma é suficientemente clara a esse respeito, sobretudo pelo que dispõe a alínea 'd' do inciso VII do art. 29 do CTB. Enfim, agradeço pela visita ao canal e se precisar, estamos à disposição.
@andersonferreira6179
@andersonferreira6179 18 дней назад
A primeira dúvida: Todos os pontos quebraram de livre circulação, falam de redução de velocidade para não colocar outras pessoas em risco, correto ! Como exceder a velocidade da via, em um ambiente imprevisível ( via pública ) sem colocar pessoas em risco ? Todos os processos dos nossos condutores de ambulância que utilizam este arrumando perderam e pagaram indenizações. Desta forma, não sou o único a pensar assim, vários juízes pensam da mesma forma. Existem estudos que determinam a velocidade segura para cada via, exceder é assumir riscos de causar danos a outrem.
@Rafael-dc
@Rafael-dc 11 месяцев назад
Olha só, a corda estoura do lado mais fraco, imagina se for uma ambulância do município, q os médicos não dão declaração, e o condutor não tem acesso ao prontuário do paciente, ferrou mas, mudaram as regras pra ambulância em 2023, agora não podem mais ser multadas..
@mudodamusica3425
@mudodamusica3425 2 года назад
É complicado a situação, muitas vezes os profissionais usam de prerrogativa para abusar no excesso de velocidade. É muito difícil opinar a situações que realmente o profissional tem que se deslocar muito rápido até a ocorrência e tem vezes pelos simples fato do profissional não querer atrasar pra trocar o turno corre igual um louco.
2 года назад
Na prática essa comprovação é documental, se de fato houve uma situação que justifique, então é preciso apresentá-la. Em suma, é isso que está na lei e que foi ratificado na decisão. Mas como você disse, existem várias situações que ocorrem na prática.
@fernandamargret8752
@fernandamargret8752 2 года назад
@ a Jari ou Cetran poderiam deferir o recurso em caso de uma excludente de ílicitude?
@Quest40958
@Quest40958 Год назад
Ou seja, não conseguimos Provar, por causa das burocracias,e pagamos multa por se esforçar em salvar vidas alheias!
Год назад
Vídeo atualizado sobre o tema: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-cAc4tnsl_Ws.html
@edsongaitablues.6940
@edsongaitablues.6940 Год назад
Só é válido em alguns estados ou no Brasil todo essa lei
Год назад
Edson, esse é um entendimento firmado pelo judiciário e que cria um precedente quando a situação se apresentar e precisar ser rediscutida.
@luizingatofelix
@luizingatofelix 9 месяцев назад
O CTB é válido em todo território nacional , logo o código tem que ser seguido por todos , pois a prerrogativa dado pelo TRF pode ser aplicada em todo território afetando assim todos os condutores
@franciscosantos5175
@franciscosantos5175 9 месяцев назад
Ambulância sempre está em emergência indo ou vindo para base tem alguém um paseinte esperando você tá vindo de outro ovorrncia
9 месяцев назад
Francisco, não necessariamente. É preciso observar se o veículo se enquadra nessa condição de urgência, cuja definição legal para fins de fiscalização de trânsito está na Resolução 970/22 do Contran. Entende-se por prestação de serviço de urgência os deslocamentos realizados pelos veículos de emergência, em circunstâncias que necessitem de brevidade para o atendimento, sem a qual haverá risco concreto à vida de terceiros ou grande prejuízo à incolumidade pública.
@neidemendes1082
@neidemendes1082 2 года назад
Cheguei 😁
@Elinho-i5k
@Elinho-i5k 4 месяца назад
POR ISSO QUE TEM MUITA GENTE DESISTINDO DESSA PROFISSÃO . ALÉM DE GANHAR POUCO O MOTORISTA TA SUJEITO A TER PONTOS NA CARTEIRA FORA SE TIVER UMA AVARIAS NA AMBULÂNCIA OU VEÍCULO DE TERCEIROS O MOTORISTA SE FERRA . ENTÃO NÃO VSLE A PENA
Далее
Handsoms😍💕
00:15
Просмотров 5 млн
NÃO SEJA MULTADO - SAIBA ONDE O RADAR FAZ A FOTO
10:17
Trabalhar no serviço extra hospitalar
5:13
Просмотров 11 тыс.
TIPOS DE AMBULÂNCIA DO SAMU
9:31
Просмотров 17 тыс.
Curso para condutores de veículos de emergência
4:06
Novidades sobre os veículos de emergência
5:24
Просмотров 7 тыс.
Cometi infração, é possível mudar de categoria?
3:54