Sou evangélico protestante, e já participei de "agências missionárias". Boa parte dessas agências são financiadas ou influenciadas por igrejas estadunidenses. Por isso até me retirei desses ambientes, visto a caricatura fortíssima sobre países socialistas. O assunto é complexo e deve ser tratado com seriedade. Parabéns por mais um ótimo vídeo!
Da minha parte sempre participei da igreja luterana, mas nem fazia ideia que era influenciada por igrejas estadunidense heUHeuhe para mim vem de Martinho Lutero ou mais ainda de influencia alemã já que minha avó tem descendência de lá ^^
@@RichardApati durante 30 anos morei exatamente na frente da sede a Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Sua sede internacional fica nos EUA, onde se chama Sínodo do Missouri. A outra igreja luterana a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil filiada à Federação Luterana Mundial, com sede na Suécia. Ambas possuem grande penetração entre os descendentes de alemães no Brasil, sendo a segunda mais numerosa.
Enfim, religião pode. O que não pode é um grupo exercer influência política e econômica se valendo da fé dos outros. Um caso a ser pensado em terras tupiniquins.
A impressão que eu tenho, baseado no vídeo, é de que na China há liberdade religiosa para a espiritualidade individual, mas não para as instituições. Algo que eu acho muito saudável.
Se "liberdade religiosa" é o passe livre que damos para líderes religiosos abusarem de sua autoridade para influenciar milhões com suas ideologias, sou radicalmente contra.
Esse artigo 36 da Constituição da China resolve, a meu ver, a questão. Ele é uma formulação avançada das relações e das fronteiras entre Estado e religiões, além de desmontar a balela das mentiras divulgadas sobre o que existiria na China. Mais um grande contribuição de Elias Jabbour e da TV Grabois para o conhecimento da realidade chinesa. Quanto à soberania do Estado em fase também das religiões, basta ler Thomas Hobbes para se saber que isso é o correto.
o brasil nunca vai se livrar disso. o povo é mistico, e tem pouco racional. impossivel o brasil se livrar dos macedos da vida. o brasil nao tem mais jeito. somos a fabrica de agricultura e prostitutas do planeta. infelismente.
Esse vídeo é simplesmente fantástico! Entender o papel social das religiões vai muito além do que saber no quem um ou outro acreditam. Obrigado Mestre Elias!
Acabe de terminar seu curso no ICL, e, na última aula de tira dúvidas você é questinado sobre esse assunto 'liberdade religiosa na China' e responde de forma breve; o que me fez vir até esse vídeo. Compreendendo o Materialismo Histórico Dialético fica fácil entender os motivos dos chineses serem tão criteriosos com as religões. Falando do Brasil onde o cristianismo trata tudo que não está dentro dele como coisa secular, nós brasileiros precisamos abrir muito nossas mentes sobre a visão de mundo além da dualidade limitante que o cristianismo cerceia. Temos um estado laico no papel mas na prática sabemos muito bem como no Brasil o ensino religioso e os templos tendem a privilegiar apenas e exclusivamente o cristianismo. Obrigado Elias por mais essa informação.
a cada vez q eu assisto esses vídeos do Jabbour sobre a China, eu acabo gostando mais desse país, talvez pq o Brasil seja exatamente o contrário nos termos analisados e perde soberana e economicamente em seu modelo sistêmico condicionado pelas elites
@@joaopedrofeitoza3420 A China até controla quantas horas ele pode jogar videogame, influência a religião, programas de televisão são controlados, não têm liberdade de expressão. Se começar o estado começar a ditar o horário em que se pode comer ninguém irá consegui diferenciar um chinês de uma vaca.
@@lulupyon9577 a China não controla os vídeo games, a religião é uma arma contra o próprio povo, então o estado tem que proteger das religiões e os programas de TV são estatais, além de ter liberdade de expressão, mas lá diferente do ocidente a liberdade tem limites, não pode aproveitar da liberdade para propagar ódio e coisas mentirosas.
O que chamam de liberdade religiosa é, muitas vezes, o direito de explorar quem tem fé e a liberdade de de usar a fé para manter a dominação de classe. Certos estão os chineses ao limitar a "liberdade" das organizações religiosas.
O Brasil só vai melhorar quando o cristianismo for abatido. Essa vida não vivida dos cristãos sempre esperando um paraíso depois da morte leva a aceitar a miséria nessa vida com facilidade e inibe a vontade da população pobre uma luta pra conseguir um Brasil mais justo.
É muito importante que se entenda que o cristão é principal perseguidor dos cristaos. So olhar o cristao bolsonarista como tratou os cristaos nao bolsonaristas
Bem colocado a questão sobre a ganância dos pentecostais e neopentecostais. Na colonização católica uma das primeiras atitudes, eram a construção de santas casas de misericórdia, isto é praticar a caridade.
Gostei bastante do conteúdo do vídeo, bem informativo. Achei bem legal a forma que você falou das religiões sem ataca-las ou de alguma coisa do tipo e como cristã protestante achei bem interessante a forma que foi abordado o tema.
Elias, a sua explanação sobre a liberdade religiosa na China foi bem pontual, principalmente qdo vc leu o artigo 36 onde a China não "proíbe " essa liberdade, porém a estrutura socialista de Estado fica acima da religião na China. A Igreja Católica na China é oficializada pelo Estado para exercer as suas atividades.
Perfeito, muito bom vídeo. Gostei do paralelo que fez com a Índia, da dificuldade do povo indiano com o materialismo. Gostaria de mais paralelos China-Índia se possível
Muito interessante. Eu sou da área das ciências da religião e estou muito curiosa e interessada neste tópico. Acho que seria bom escrevermos mais sobre a China e talvez alguém poderia traduzir estudos chineses sobre religião e estado.
Nossa, você falou uma coisa muito interessante sobre o materialismo. "Se a matéria vem antes da consciência então a existência de deus é nula." Isso explica por que muitos direitistas são adeptos do esoterismo e física quântica espiritual. Para eles a mente é o que determina o comportamento da matéria. Sendo assim, você é responsável por tudo o que faz.
A correta Religião e filosofia, ilumina nossa mente e coração, abre nossos olhos, com a verdade, dirige nos no caminho para a iluminação, tira nos da escuridão fundamental. Chama Lei Mística.
Nos aqui precisamos adotar regras para garantir a laicidade nos parlamentos e todas órgãos e aparelhos de ESTADO. ALÉM DE COBRAR IMPOSTOS SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA DE IGREJAS, e acabar com as concessões de canais de TV para essas empresas, é o que são, empresas.
Os chineses estão certos. Nenhum religioso deve usar seu poder para influenciar o povo em favor de potências imperialistas estrangeiras e nem para desestabilizar o país.
Então vamos acabar com o estado, pois os políticos fazem o mesmo, inclusive obrigando por exemplo homens no Brasil a jurarem lealdade ao exército contra a vontade.
Na verdade não tem nada de complexo nisso, achei até simples, vou resumir: o estado é ateu e se comprometo com toda as questões políticas, sociais e materiais do "Coletivo" e do bem comum e ele toma as redes da sociedade sendo imparcial e seguindo a lógica materialistas e agindo de maneira racional; a religião: algo só seu(individual) que desde que não interfira no bem comum, tá de boa. Ex: existem religiões que não se podem doar sangue, vamos supor que alguém precise desse sangue e esteja em um hospital público, o médico certamente irá seguir questões éticas, e por sua vez salvar o paciente, ou seja o "bem comum" e a "ordem pública" está acima de "minha religião diz que.... ", outro exemplo: algumas religiões pregam o ódio a determinados grupos e podem até serem nocivas, algumas são sem sentido algum(Cientologia) e por si só acabam com a ordem interna. Em relação a proibição de religiões estrangeiras ou com sede em outros países, mais uma vez um ponto pro "ateísmo de estado", pois essas religiões estrangeiras não são nada mais do que uma forma de capitalizar e transformar a religião em comércio, e , de agir de maneira política/ter influência sobre aquela determinada nação/povo; mais um exemplo: os evangélicos no Brasil: enquanto a igreja Católica se " afastava" do palco eles vieram de fora do nosso país, e graças ao nosso estado ""laico"" que se manteve incapaz de ser de fato "laico", eles se proliferaram e hoje em dia quase todos estão ligados a movimentos beirando o fascismo( alguns de fato são fascistas) e eles tem bastante poder de decisão na nossa política interna e externa
Muito bom, Professor Jabbour! Excelente explicação. A sociedade chinesa tem formação e visão de mundo muito diferente da nossa e o tratamento desse tema deve ser compreendo em seu contexto. Mas, guardadas as imensas diferenças entre Brasil e China, Uma pena que nossa Constituição de 1988 e nosso ordenamento jurídico permitam tantos abusos quanto ao uso das religiões, especialmente algumas denominações evangélicas, que agem como partido político ou, em última analise, como organizações que atentam contra a soberania nacional, subvertendo nossa já fragilissima democracia. Tudo isso com muito dinheiro de origem duvidosa ou fracamente controlada.
@@igorperlattodeabreu5243 pastor te perguntando na rua seu nome para orar por vc. Crucifixo no ambiente de trabalho. Rezar pai nosso no trabalho. Crucifixo em repartição pública. Tv de igreja. Pastor pregando na rua.
@@luimollossi661 Comigo não ocorre isso não 🤔, mesmo que ocorresse, varias pessoas tentam me vender algo na rua e nem por isso compro, isso se chama liberdade ☺
@@igorperlattodeabreu5243 e a minha liberdade de andar tranquilo? E a minha liberdade de não precisar olhar para um crucifixo no trabalho? Ou só o pastor cristão pode ter liberdade? Pq não vejo ninguém do candomblé/espirita na rua. Tbm não vejo nenhum satanista com a mesma liberdade.
@@luimollossi661 em questão a andar tranquilo, é dificil mesmo a criminalidade está ai, uma opção é o porte de arma pra você ter a liberdade de se defender de injusta agressão, ja em questão ao crucifixo, quem tem medo dele são os anticristo e não sei onde "só o pastor pode ter liberdade", o artigo 5º da Constituição Federal garante liberdade religiosa à todos, sua liberdade termina onde começa a do outro, sua liberdade não pode sobressair a de outro. E eu não sou obrigado a nada se não em virtude de lei 😁
A China olha pros missionários religiosos ocidentais e diz: "aqui não" E tá errada? Vivendo no Brasil de bolsonaro, onde crescem as igrejas neopentecostais que seguem um modelo estadunidense e sabendo que houve financiamento estadunidense das missões evangélicas na América Latina durante décadas do século XX, eu tenho certeza que não tá errada não.
Engraçado é a narrativa de conformismo dessas igrejolas neopentecostais frente às injustiças sociais absurdamente desumanas do mundo neoliberal. Claro que há uma espécie de comando central nelas. Todas ideologicamente muito bem direcionadas e anti-povo.
@@AndrewsMachado-h6i ao mesmo tempo que a igreja busca preencher o espaço deixado pela ausência de políticas públicas e condições materiais, ela desloca toda possibilidade de utopia, de sonho de bem estar e justiça possível, para o pós morte, a nova Jerusalém só virá quando este mundo for destruído, mas por alguma razão os líderes da igreja não esperam a hora de ver seu patrimônio chegar a um bilhão, eles não estão com paciência pra ver ruas de ouro só na volta de Jesus. Mas de certa forma isso é o que as religiões de todas as eras fizeram.
Eles são uma seita de extrema direita, com forte direção estadounidense (os canais do RU-vid/veículos de notícias da rede Falungong são em sua maioria situados nos EUA) que espalha fake news e querem que o partido comunista seja erradicado. Eles espalham as fake news que dizem que o governo comunista estava arrancando órgãos de cultistas vivos, e essas bobagens aí.
9:47 "... o budismo se encontra com o confusionismo e com o taoismo que não são religiões propriamente ditas..." Pois é, acontece que pelo oque EU entendi da história do Budismo, me parece que se Buda viesse a saber que pessoas o consideram "divino", muito provavelmente ficaria impressionado/surpreso ou até mesmo digamos; "descrente" :P
Deixo a sugestão de você participar de um debate longo com Luiz Felipe Pondé e outros "intelectuais" de direita para colocá-los no lugar deles e desmontar a arrogância deles. Forte abraço.
Elias, me nota!!! O TCC de conclusão da minha pós graduação conversa muito com uma série de temas os quais você aborda, tanto em vídeos, como em textos. Me dê o privilégio de ter meu trabalho lido por você, pffff! Sou teu fã, adoro seu trabalho!
Elias, eu sou professor e tenho curiosidade de saber como é o sistema educacional da China. Ficarei muito feliz e agradecido se você gravar um vídeo falando sobre esse assunto. Um grande abraço!
Acho que os estados socialistas não precisavam ser ateus para manter o rigor material e científico, mas poderiam adotar a abordagem do Sagan, que era o agnosticismo
Acho esses cara que são criticados por cuidar dos seus países, não estão tão errado assim. Pois da uma olhada na bagunça, bandidagem, tráfico abundante, no CAPITALISMO.
Mas eu acho q isso está certo, teng respeitar a vivência de outros países. Tem 5 religiões, imagino q tu pode falar em ter tua fé espiritual, mas acho q sim, teng seguir a regra de cada país.
Nossa como é lindo falar da China o processo que levou a China para o que é hoje é tão lindo meu sonho acontecer uma revolução cultural no Brasil, que venha um Mao Tse para cá já esse povo clama por isso 🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰
mais um excelente video! só não faz sentido dizer que muçulmanos e hindus conviveram pacificamente na India por 4000 anos, já que o islamismo não tem nem 1400 anos =P
*Campanha:* *O EVANGELHO NÃO É FONTE DE RENDA* Transforme o seu dízimo e a sua oferta em uma cesta básica e ajude uma instituição de caridade séria ou uma pessoa necessitada mais próxima de você. *O Brasil voltou para o mapa da fome, Faça um enorme Bem para esse País: ajude os "pastores" a procurar emprego.* *_PROVÉRBIOS _**_28:27_* "Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem faz de conta que os pobres não existem será muito amaldiçoado" *"BEM AVENTURADO O QUE CUIDA SOBRE O NECESSITADO E O POBRE;* *O SENHOR O LIVRARÁ NO DIA MAU"* _SALMOS 40 : 2"_ *"AS AUTORIDADES QUE DEFENDEM O DIREITO DOS POBRES GOVERNAM POR MUITO TEMPO"* _PROVÉRBIOS __29:14__"_
A tabela evidencia um salto de mais de 100% em dois anos na população budista, taoista e “outras fés”, assim como um salto de 20% de protestantes. Não parece razoável tal transformação em dois anos. Parece mais que a mudança da postura do estado está facilitando a exteriorização de crenças antes existentes. PS: o budismo da “via estreita”, mais antigo, não tibetano, não é deísta ou teísta.
Vc acredita em papai Noel? Ele vem de vermelho, mas só dá presente para criança, de uma olhada na Rússia, pq lá não teve crise religiosa? Os líderes da igreja é o estado, já na China vc não pode ter religião, na China o estado é que representa Deus. Lá vc pode ser muçulmanos, pode ser cristão ou budista desde que, o líder religioso seja do PCC e seguir a cartilha do estado. Ou seja liberdade zero! Deus só existe dentro do que o estado permitir. O que esse contador de estória Jabor conta, é muito romântico, parece história de Cinderela, tudo maquiado. Acredita quem realmente não gosta de estudar e se aprofundar nos fatos.
Sou crente mais gosto muito do comunismo acho que Deus gosta deste modelo de política pois pensa mais nos pobres, mas quando falo que sou comunista muitos me olham de lado.
Não é assim, Deus se importa com TODOS sem distinção se é rico, pobre, cristão, ateu, etc. E eu não diria que Deus é comunista (tbm não diria q é capitalista).
A religião pode destruir uma sociedade, exemplo temos aos montes agora mesmo aqui no brasil vemos bolsonaro usando desse meio termo então prefiro o ateismo onde nao temos ideologia nenhuma a respeito do pós morte
A religião é um instrumento que pode ser usada para qualquer direção. A china poderia ter mais relação com a teologia da libertação em relação ao cristianismo institucional.
Uma coisa interessante realmente foi a chegada do Budismo na China, por volta de 700, adorei a menção. A fusão do Budismo com a mentalidade taoista chinesa deu origem ao que hoje conhecemos como Zen Budismo (aquele da Monja Coen), que na verdade surgiu com o nome "Chan" na China e virou "Zen" no Japão. É verdade que o sincretismo religioso é bem forte na China, na verdade a própria "religião" como aspecto metafísico nunca realmente existiu lá né, o taoismo e confucionismo eram mais interpretações da natureza e sociedade do que religiões. Mas na minha opinião pessoal, a religião é importante como crença pessoal, mas no momento em que uma crença pessoal ultrapassa barreiras para governar o "social"/coletivo/sociedade, é preciso se atentar, pois o que é fé não pode passar por cima da ciência, instrumento de governo do socialismo e essencial para melhorar a vida do povo. Eu mesmo me considero um taoista e comunista, nenhuma contradição nisso. Qualquer prática/crença sempre serve à algum interesse, aqui no ocidente a religião é regulada pra influenciar o conservadorismo, mas dentro dessas próprias religiões, os valores na verdade podem influenciar um mundo mais belo, coletivo e justo, que é o que o socialismo pretende construir e acredito que o que a maioria dos religiosos desejam, então adaptar crenças para uma sociedade harmoniosa na minha opinião não tem nada de errado 😉
Ao contrário do que o ocidente fala, há sim liberdade religiosa na china. Tanto é que está cheio de templos e em menor número igrejas e mesquitas. Só que tem regras, primeiro, não se pode usar religião para interferir na política do país. Segundo, não pode impor a sua crença religiosa sobre outras pessoas. Por exemplo, se sua religião não permite aborto, não se pode obrigar outras pessoas a pensar igual.
Acredito que deveriam existir liberdade religiosa na China (socialismo), contudo, pois a vida numa visão apenas materialista é tão vazia, e agredide a liberdade de um indivíduo, se tornando algo muito ditatorial. Deveria ter um princípio ético, uma evolução entre Estado, sociedade e religião.
na vdd quando perguntam ao Elias se há liberdade religiosa na china, devem estar querendo perguntar se podem ler a bíblia, louvar e coisas do gênero. O que (em minha humilde opinião) faltou o Elias deixar talvez um pouco mais claro : é que liberdade religiosa de fato por lá é complicado, todavia liberdade de fé não. Cada um tem sua fé e é de certa forma livre pra adorar , viver da forma como acha melhor ( salvaguardando as leis de cada local - neste caso, as leis chinesas)