É um presente precioso e absolutamente necessário, a presença intelectual no RU-vid brasileiro do Professor Elias Jabbour. Privilégio assistir suas aulas e a defesa de suas teses. Além de saber em profundidade sobre a China, simplicidade e humildade naturais e verdadeiras, chamam a atenção, principalmente para quem quem conhece a arrogância que impera nas academias no Brasil. Obrigado, professor Jabbour.
Oportuno e qualificado debate, Elias Jabbour!. Essa articulação entre política, economia e filosofia que tu fazes é necessário para o alto nível da argumentação. Parabéns!
Eu só queria que os ocidentais olhassem mais para os seus problemas do que ficar com paranoias e preocupações com Russia, China, muçulmanos... Apontar o dedo para os outros é pura e simplesmente uma tática de desvio de foco. Falemos do horror chinês, pois assim não precisamos falar dos horrores ocidentais. Claramente uma postura conservadora.
@@BrunoCodeman já esqueceram o jacarezinho, mas iugures não, engraçado q só acontece na china, cuba é cupal do governo comunistas, mas no iraque, irã, palestina é culpa dos terroristas mas o q estados unidos está fazendo lá, se país deles é do outro lado do oceano bem contraditório, a industria cultural gosta de criar narrativas, utilizar termos já estão bem na boca da população depois de muitas repetição na mídia dai é só jogar nos países inimigos e dizer que eles são aquilo, mas colombia não estão sendo massacrados, agora argentina é socialista é cada histórinha p manter status quo liberal em plena pandemia c 540 mil mortos, gás 100 reais, litro gasosa 7,00, kg da carne já explodiu, desemprego, e ainda querem passar pano desviando o foco daqui e dizendo q os outros países é que são ruins.
Piketty é utópico ao querer um mundo pós colonial,pois a exploração da periferia é que fez com a Europa ficasse e continue rica,inclusive a França,que formou um dos maiores impérios da história e que continua a querer seu dominio sobre a Africa do Norte.
Não, a culpa não é do papai Lule, a culpa ainda é do PSDBesta e do FHC que governou há 30 anos atrás, dos nazistas que não existem há 100 anos e du imperialismus racista
Uai, então o Piketti tá dando tiro no pé! A China tá conseguindo na prática diminuir a desigualdade, e ele deveria estar batendo palmas e não criticando!
Vc está usando de régua válida para um país diminuir a desigualdade? Mas ignora se este tem direitos fundamentais, garantias civis? Então, eu perguntei porque dentro das suas condições expostas, nunca houve na história um crescimento maior que os 10 mil por cento em alguns anos e com mesmo recorde em diminuição da desigualdade, que Alemanha de 33 a 38. Incrível, não? No fim é tudo igual, pobres uigures cercados de monstros.
@@mbarcellos7872 pobres brasileiros passando fome e desempregados..Uigures????quem? aonde???eu conheço só os "walking Dead" nos semáforos brasileiros...
Eu discordo desta informação que a desigualdade está diminuindo na China, o segundo país que mais produz novos milionários, só perdendo para a Índia. Não tenho os dados comigo agora, mas pela internet é fácil de levantar as pesquisas sobre desigualdade na China e Elias deveria ter divulgado alguns destes dados para dar mais consistência a sua afirmativa
Os chineses usam um termo equivalente (洋, de 西洋 “mares ocidentais”), q data do final da dinastia Qing (1644 - 1912), para falar de quase td q é ocidental.
Elias é um grande intelectual, suas obras fazem parte dos meus estudos sobre a experiência do socialismo chinês e a análise materialista, histórica e dialética da realidade. Excelente vídeo, camarada! 👏🏼👏🏼
Obrigada!! Quase tudo que foi esclarecido eu também encontrei no livro Die Chinesen de Stefan Baron e Guangyan Yin-Baron. Espero que chegue logo tradução por aí!!
Há possibilidade de disponibilizar o artigo do Piketty? Penso que um confronto entre o texto do Piketyy e a análise do Prof. Elias à luz do conceito kuhniano de incomensurabilidade pode ser didaticamente útil ao objetivo de tornar a compreensão da realidade chinesa elaborada por Jabour acessível a um público mais amplo. Apesar de identificar dificuldades em confrontar e comparar concepções/teorias opostas de maneira apenas argumentativa (são incomensuraveis) Kuhn nos aponta, contudo, possibilidades de contornar tais dificuldades. Penso que essas possibilidades podem ser identificadas na visão de Jabour tornando-a passível de compreensão a seu favor.
Gostei muito. E gostaria de perguntar: Elias, vc vê uma igualdade de princípios entre o materialismo dialético científico e a ideologia chinesa? Exemplifico: Os princípios fundamentais do materialismo dialético científico estão presentes no conceito de Yin-yang ?
Imagina uma graduação com um professor desse nível! Sorte de seus alunos. E de nós que temos o privilégio de assistir aos seus vídeos e ler os seus livros. Parabéns, Elias! P.s: a bandeira da Palestina muito bem posicionada para lembrar de raízes profundas e coerência ímpar contra essa limitação atlanticista que atinge até gente boa como o Piketty.
Agora censurar Mein Kampf, Biblia, Alcorão, é ser democratico imagina quando uma sociedade tem esses tipos de conteúdo, veja o tamanho da barbarie que uma sociedade chega, nem tudo pode ser permitido, assassinatos em nome do Deus, Matam LGBTs porque Deus permite, matam crianças palestinas em nome desse livro, A mulher sempre recebeu preconceito passou séculos sendo rebaixada claro vem de antes da biblia mas esse livro reforça a discriminação, fora o livro: Malleus Maleficarum que as mulheres eram acusadas de bruxas e queimadas na fogueira, mataram judeus através do Mein Kampf, Matam os infiéis que não seguem o alcorão, quem escuta Rap, música estrangeira, são decapitados esses livros tem que ser censurados, ou todos destruídos numa sociedade comunista para o bem de um povo prospero, feliz, criativo e não um povo psicotico.
PARABENS AO PC CHINES, UM DOS POUCOS PARTIDOS POLITICOS DO MUNDO QUE TRABALHA PARA O POVO E NÃO PARA A ELITE ECONOMICA, MAIS 1.000 ANOS AO PC CHINES!!!!!
Se a China tem uma filosofia tão inclusiva e tolerante, como você explica o genocídio dos monges tibetanos após a anexação do território pela China? E os campos de concentração dos Uigures? Como a pesquisa de Havard foi feita? Um governo que constantemente monitora a sua população deixaria sair de lá qualquer opinião não favorável ao governo? Se a China é um país tão bom assim, por que o PCC coloca tantos esforços em isolar a sua população do exterior?
Eu penso que a leitura de Piketty é uma boa maneira de apresentar a algumas pessoas as contradições do capitalismo, mas ele não é bom em apresentar soluções.Nesse momento o Socialismo e Comunismo são as únicas soluções viáveis.
Quantos males fez a visão da democracia universal , que simplesmente acaba por exaltar o regime representativo burguês e descarta qualquer esforço de representação , participação popular e gestão socialistas , logo usando o estereotipo confortável do "totalitarismo"
Agora que a midia russa toda caiu, vo fazer o que né? Devorar os videos que faltaram do Elias.. terminando Elias, partiu aprofundar em Lejeune... Uma benção dividir esse tempo espaço com os senhores!! Viva Juche
Boa parte da critica do Elias ao Piketti está em rotulá-lo como militante. O detalhe é que Elias se esquece de se anunciar também como um militante da causa socialista. Aliás, todos nós somos militantes de alguma causa, conforme a preferência de cada um. Não existe esta suposta neutralidade do historiador, cientista político ou qualquer outro analista da area social. Até os economistas também estão limitados em suas análises pelo vies que cada um escolhe militar. Dito isto, a análise do Elias está cravada pela sua simpatia ao regime chinês. Como eu também sou simpático a este regime, tendo a concordar com o Elias, no entanto nada umpede que a realidade venha a nos desapontar e que algum desastre econômico possa ocorrer na China por causa do seu sistema político nos próximos 30 anos 🧐🧐🧐
Cada vez mais fica claro e evidente donde alguns partidos no Brasil tiram suas fontes de inspiração, em respeito ao professor Elias Jabbour, não vou citar quais são esses partidos, mas suas falas estão por toda rede, costumam dizer frequentemente em público: "Não existe saída fora da Democracia." (Qual?, Que tipo?). "Esses regimes autoritários não nos representam". "Um outro mundo é possível." (Qual?). "Mais importante que o Desenvolvimento das forças produtivas é a sustentabilidade." E por aí vai...
Vcs deviam parar de colocar partes do vídeo em alta velocidade. Vcs estão falando com leigos e essas informações são importantes pra entender o argumento do Jaboour.
O que se pode dizer, é a China, taí, em um processo, gigantesco de construção nacional, com melhorias, pra o povo, sem praticar,as relações parasitarias.Agora eu queria q Jabbour, comentasse sobre as ameaças de conflito,coordenadas, pelos EUA, pra, interromper, eses processos, com ameaças de 1 conflito militar global.
Queria até ter um modelo desses no Br. Pena ,se eu discordar um vírgula do mundo perfeito estatal,meu crédito social vc vai diminuir e diminuir, Se eu não for violentamente expancado.
A liberdade individual, o direito de crença, de ir e vir e o direito de propriedade, são pilares que diferenciam e definem de fato os dois mundos. Mas na hora da escolha do lugar onde se quer viver, quando essa é LIVRE, é que se sabe de qual lado importa para as pessoas o que é bom de fato para elas. Nessa hora, se tem a definição e se sabe qual regime é adequado ao mundo de cada um. Quanto ao outro lado, sobra apenas um “AI” de dor, para quem estando lá, demonstrar alguma insatisfação com o regime “democrático” chinês … !! (Desse jeito é fácil alcançar 100% de satisfação … !!)