Ler Primo Levi é uma prova de humanidade. 'É isto um homem' desperta o que ainda resta em nós de sensibilidade diante da sensação iminente de morte. É a dor que nos torna humano e ele expressa em palavras a pior experiência de quem sobreviveu a uma guerra. livro extraordinário!
Os miseráveis é meu livro favorito da vida. Um defeito de cor ficou ali perto, mas pela queda do ritmo nos capítulos finais, continuo preferindo Os miseráveis.
2 месяца назад
Penso igual, se não fosse a queda do ritmo seria perfeito
Lista maravilhosa - já li quase todos , o que não li vou correr para ler … Os miseráveis ( preferido da vida) Um defeito de cor, Admirável Mundo Novo, Sapiens, O deserto dos tártaros, A cor púrpura, Desumanização, vamos comprar um poeta , Tudo sobre o amor , a guerra não tem rosto de mulher , herdeiras do mar , Pachinko
Os melhores pequenos livros que já li (novelas?): O VELHO E O MAR (Hemingway) A MORTE DE IVAN ILITCH (Tolstoi) A ESTEPE (Tchekhov) VIDAS SECAS (Graciliano Ramos) CORAÇÃO DAS TREVAS (Joseph Conrad) SARGENTO GETÚLIO (João Ubaldo Ribeiro) A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA (João Guimarães Rosa) MEMÓRIAS DO SUBSOLO (Dostoyevski) MORTE EM VENEZA (Thomas Mann) O RECADO DO MORRO (Guimarães Rosa) A MORTE E A MORTE DE QUINCAS BERRO D'ÁGUA (Jorge Amado) PEDRO PÁRAMO (Juan Rulfo)
Gostei demais das suas escolhas. Tem livros citados que eu nunca tinha ouvido falar. Mas já coloquei na minha wishlist. Começando pelo " O último dia de um condenado".
Nossa, essas indicações foram diferenciadas! Li somente O deserto dos tártaros e também é um dos meus favoritos. Fiquei bem interessado em É isto um homem, pois me lembrou Em busca de sentido do Victor Frankl que gostei. Cosmos já vi essas séries, mas sempre tive vontade de ler e nunca li... Os miseráveis é um projeto futuro, quem sabe começo por esse menor do Víctor Hugo?
Muito boa a lista! Como até o momento, meu favorito é Os Miseráveis…vou ter que ler o Primo Levi (com medo dele tomar o lugar do Vitor Hugo kkkkkk)…já tá chegando meu exemplar…como é bom ter essas indicações de qualidade ❤Parabéns pelo trabalho Christian 👏🏻👏🏻
Na verdade, o que senti no Deserto dos Tártaros não foi que o percurso é o importante, mas que muitas vezes se abdica de coisas comuns da vida em busca de uma grandeza, que no fim, nem sequer conquistou. Adorei o livro também.
Месяц назад
Isso! Tbm tem esse leitura. Esse livro é um espetáculo
Que lista perfeita! Li a ridícula ideia de nunca mais te ver recentemente, quando estava passando por um período de luto (perdi o meu avô, que foi um pai para mim) e ele conversou perfeitamente comigo. Já li outros que você citou e amo também e os que ainda não li já foram para a lista de desejos!
Amo Os miseráveis Um defeito de cor sempre me pego pensando nele Germinal TMB mexeu demais comigo Uma tristeza infinita foi um livro difícil de concluir, mas tem um diálogo quase no final que me pegou demais, que acho que deve dialogar com o do Primo Levi
É perceptivel a sua emoção ao falar de O deserto dos tártaros, li pela edição da TAG e, pra mim,foi um pouco frsutante pq eu estava criando outro fim para esse livro, mas culpa minha e da minha mente 😅 e, sim, precisamos dar importância ao caminho e não apenas à chegada.
Vai ter um curso do Manuel da Costa Pinto, agora em setembro, na Escrevedeira, sobre o Primo Levi!!! E "É isto um homem" será lido. Como ele é o seu favorito da vida, recomendo muito o curso, as leituras guiadas do Manuel são sensacionais, ele não é deste mundo!!
1. Adoro Os miseráveis, mas tenho um carinho ainda maior por O corcunda de Notre Dame. 2. O deserto dos tártaros contém um dos ensinamentos mais valiosos: a vida acontece enquanto nos preparamos para ela. 3. Do Carl Sagan li O mundo assombrado pelos demônios, um livro que todo adolescente deveria ler.
Que lista interessante. Terminei de ler Quando deixamos de entender o mundo semana passada. Muito bom. Gostei demais. Li É isto um homem recentemente, não gostei muito não.
O deserto dos tártaros é bárbaro...kkk Desculpe a piadinha. Sugiro que você leia A FERA NA SELVA Henry James. É fantástico. Tão bom quanto O deserto dos tártaros.
Christian está me deixando mais pobre com estas indicações. Pobre sobre o ponto de vista financeiro...kkkkkkk. Por falar nisso, comprei o Tempestades de Aço.
Os miseráveis é horrivel. Essa pregação de abnegação, altruísmo, a maneira que Victor Hugo abordara redenção é tão irreal que não funciona na prática. A ideia de alguém querendo redenção pelo passado e vivendo pela felicidade e se sacrificando por outra pessoa não funciona na prática. Mais realista que ele procurasse os prazeres da vida do que viver só pela felicidade da cosette, pela redenção do passado. tanto que o protótipo do jean Valjean, o ex codnenado Eugène-François Vidocq nunca teve interesse na redenção do seu passado e gastava seu dinheiro com os prazeres da vida quando deixou de ser um criminoso. Victor Hugo poderia abordar a regeneração social de maneira mais realista e menos caricatural. Alguém poderia reescrever o livro do victor hugo e corrigi-lo.