Rennan Nunes nunca li Bukowski, não por preconceito, mas por oportunidade mesmo, sempre tenho uma pilha de livros e cada vez mais difícil encaixar novos eheheh... Mas tenho uma super curiosidade de começar. Como ele é o seu autor preferido, qual vc indicaria para começar a lê-lo? Abração!
@@Jess.Claros Factotum. Embora eu não tenha começado por ele, e sim por um livro de Cronicas. Mas esse por ser curtinho acaba sendo muito mais fácil e rápido de se ler. Depois quando tiver oportunidade leia o Misto Quente e mulheres. É delicioso. Mas já aviso, desde logo, que uma vez ter lido o Velho Safado nunca mais irá querer parar. Ps: Após ler-lo mande uma mensagem dizendo se gostou ou não. Ps: Bukowski é muito irônico e sarcástico, então não vá se ofender...
@@Jess.Claros " Um homem careca, com estranhos tufos de cabelo sobre as orelhas, fez a entrevista comigo. - Sim? - ele perguntou, olhando-me por sobre a folha. - Sou um escritor, temporariamente sem inspiração. - Oh, um escritor, é? - Sim - Tem certeza disso? - Não, não tenho. - O que você escreve? - Contos, na maior parte das vezes. Estou na metade de um romance. - Um romance , é? - Sim. - E qual é o titulo? - " A torneira pingante do meu destino." - Oh, gostei disso. Do que se trata a historia? - De tudo. - De tudo? Você quer dizer, por exemplo, que se trata do meu câncer? - Sim. - E da minha esposa? - Também está lá. " Não espere grande discussões filosóficas ou morais.Em Bukowski você encontrará tão somente a realidade. A vida cotidiana no subúrbio do mundo.
"Por aqui a gente não trabalha com preconceito literário ..." Ponto. Por isso e outras coisitas mais que a minha admiração por você só cresce. Ótima resenha, como sempre. Obrigada!
Estou de férias, terminando a leitura de Guerra e Paz (primeira parte do primeiro epílogo), e nada me desvia da minha leitura da manhã. Nada. Exceto a Tati 😅.
O legal dos romances do Bukowski é que, ao mesmo tempo vc torce para ele se dar bem e sair da situação de forma tranquila, vc tem ódio dele em situações que ele confessa que está errado e mesmo assim faz e repete novamente.
Bukowski é meu autor favorito. Misto quente foi o livro dele que mais me identifiquei. Sofri demais com a sua solidão e com o fato de ter tido um pai que me feriu tanto quanto o dele. Buk me fez ver que eu não era a única criança sozinha no recreio... 😥
o sorriso que eu dei depois que a Tati falou "o incríiiiivel" pois é um dos meus livros fav dele e confesso q eu tava esperando uma avaliação negativa uahuaah
Excelente. Esse livro me fez mal. Muito mal. Eu lia agoniada e ler a parte da espinha, o tratamento dos pais....é muito complicado. Foi uma leitura que me confundiu pq é super bem escrito mas traz um universo de emoções difíceis. Lolita também me fez me sentir assim. Ótima resenha!
"Que tempos penosos foram aqueles - ter o desejo e a necessidade de viver, mas não a habilidade." Frase sensacional que resume o drama vivido pelo narrador. Mas também gostei muito de outro livro autobiográfico deles: Cartas na Rua.
Oi, Eu sou colombiano. Trabalhei 3 anos como livreiro na USP e na minha barraca de livros li muitos ...entre eles Misto Quente e outros do Bowkosvki.. Amei.
Depois de ler Os Miseráveis(Victor Hugo) e A Distância entre nós(Thrity Umrigar) pensei que nada mais me deixaria surpreso, mas o Misto Quente me deixou bem ansioso para ver o desfecho, li em 3 dias. Estou lendo a continuação
Conheci Bukowski recentemente, já li três livros seguidos dele em um mês. Fiquei apaixonado com a escrita crua desse homem. Vc resenhou muito bem o livro.
A parte que mais me tocou nesse livro foi quando ele foi até o baile de formatura e ficou observando de fora do ambiente os casais dançarem e conseguir dialogar civilizadamente uns com outros e ele realmente percebeu que ele não era assim, realmente muito triste e identificador.
Grande autor. Há cinco anos atrás eu não gostava e nunca tinha lido. Leiam "O amor é um cão dos diabos" ou o incrível "As pessoas parecem flores finalmente". Um poeta genial, um poeta do cotidiano, da sarjeta, como a Tatiana disse ele retrata o lado B de Los Angeles, mas também o lado B da vida. Só agora ele está sendo compreendido nessa estupidez do público geral.
Livro fantástico. O cara, da miséria, tirou uma arte com nuances brutais e sutis ao mesmo tempo. Bukowski era incrível. Quanto todas as observações sobre os pensamentos e ideais do autor, vale lembrar o que Machado dizia: “todo escrito é um escrito de seu tempo”. Fantástico vídeo!
O único livro que li dele é o "Mulheres". E eu gostei tanto que até hoje tenho memórias de algumas passagens daquele livro. Realmente, a falta de subjetividade ajuda muito a apreciar a leitura dele.
Parabéns! "Por aqui a gente não trabalha com preconceito literário". Só pessoas inteligentes tem a coragem de se expressar assim. Conheci o Bukowski pelo poema "Nascido Dentro Disso" e foi amor à primeira vista, ou à primeira leitura! Amooooo demais esse cara.
Li esse livro também em 2005, e fiquei impactada com a carga de pessimismo e e o miasma em que ele vive. Mas o livro é impecável na forma livre de escrita. A solidão e as ressacas homéricas são sofríveis. Obra deliciosa💕
O interessante do Buk é que os seus personagens sempre são aqueles que não se encaixam na sociedade apesar de fazer parte dela ,não encontram paz e a rotina que aliás odeiam
Muito bom e estimulante o vídeo. Clareza na síntese da fala e na apresentação da obra e do autor. A leitura de trechos também agrada muito. Parabéns pelo ótimo trabalho.
Me surpreendi com o quão este livro é parecido com a vida do autor. Não sabia disso. Nunca tinha lido nada do autor, li nesse fim de semana e gostei bastante. Quero saber/ler mais sobre ele agora.
Eu sempre ouvi sobre esse preconceito sobre o Bukowski quando mais novo até acabar me arriscando a ler "Cartas na Rua", e digo tranquilamente que é um dos meus romances preferidos...
Uma parte legal da personalidade do protagonista é de como ele buscava a dignidade tentando ser durão, não chorando quando apanhava do pai e não deixando ngm ver seu lado fraco. Faz tempo que li misto quente, mas isso me marcou bastante.
Nossa Tati, piscou e vc leu. Piscou novamente e vc resenhou no RU-vid, e eu aqui, além de estar dando milho 🌽 aos pombos, ainda estou com o mesmo livro. Kkkkkkk bjsss
Misto Quente e o poema Passaro Azul são minhas obras favoritas dele, acho sensacionais. 💜 Também já li Cartas na rua, Factótum e Mulheres, livros que de certa forma gosto porque continuam a história do Henry, e porque a escrita do Bukowski flui bem demais, mas sinceramente não considero muito bons.
Ótimo canal, a estrutura bem organizada proporciona ao público um bom entendimento sobre determinado livro é consequentemente o desenvolvimento literário, pois o canal é bem contextualizado e focado nas opiniões e experiências ao ler um livro. Parabéns
Bela apresentação do Misto Quente Srta. Tatiana. Realmente os poemas do Bukowski não são duros como seus romances e contos. Emocionam, de verdade. Preciso ler a História do Olho, não conheço. Bom demais!
Misto Quente é uma verdadeira montanha russa de emoções, te choca, te faz ficar triste, vc ri (ri muito em algumas partes), te faz ficar revoltado em algumas situações, vc sente pena e ao mesmo tempo torce e se apega muito ao Chinaski. Foi o primeiro livro que li do Bukowski, li esse ano, logo depois li o Factótum, foi uma leitura totalmente fora da minha zona de conforto, e foi uma descoberta incrível pra mim, não vejo a hora de ler as continuações do Misto Quente, que são os: Mulheres, Cartas na Rua, Hollywood.
O vídeo retrata muito, o livro, a vida do personal, falando sobre como ele resolve os seus problema com o a modo na literatura , e também mostra o quão autoritário ele é, e consegue sempre babar de modo grosseiramente falando, babando as mulheres, e ter muito problema com a socialização, Com o personal com problema de saúde e etc, O bom ver que a Tatina, Nos remete o contexto do livro, detalhando de tal forma a vida do personagem.
Acho engraçado o preconceito literário. Geralmente não é relacionado aos livros mal escritos (exemplo 50 tons de cinza), mas apenas contra livros para leitores iniciantes ou que foram feitos apenas para entreter o público. É como exigir alta cultura de uma comédia romântica.
Eu estou surpresa em saber que as pessoas consideram buko como uma literatura "inferior". Pra mim o mérito sempre foi justamente falar de forma crua sobre o lado B!
adorei esse livro, sou suspeito pra falar do Buk. O primeiro que li foi o "Numa fria" o Chinaski aparece em 3 contos, realmente muito engraçado em vários momentos! Um abraço e parabéns!
Eu amo muito o Buk, não consigo rir das coisas que relata como o Chinaski (que é totalmente autobiográfico) eu só sinto vontade de chorar por tanto que ele sofreu na infância e fida adulta dele
Eu simplesmente amei esse livro. É a poesia da realidade mais dura. Bukowski passeia do formal para o coloquial com uma fluidez muito divertida. Virei fã do autor por causa desse livro. Até pq me identifico muito com o Chinaski/Bukowski. Sou mais um rapaz regular tentando ligar com o destino sombrio de ser apenas mais um. Mais um que vai vender suas horas de vida para alguém que não dá a mínima para mim. Leiam essa obra. Principalmente de vc for homem. Vai se identificar muito!