@@walterazevedo8761 pois é Walter, Cláudio foi uma figura que fez a diferença na vida musical de muita gente. Legal, vamos seguindo. Recordar é viver... Abraço
Merecidamente o melhor canal de assuntos ligados a nossa maravilhosa música. Cada dia uma surpresa melhor que a outra. Parabéns pelos expressivos números alcançados.
Parabéns! Seu canal merece muito mais. Nunca vi nenhum canal assim no Brasil. Os melhores canais agora de harmonia pra mim são o seu e o do João Bemol.
Marcelo seu canal é o melhor do mundo do gênero! Estou sempre recomendando a outros músicos e minha gratidão a você tem a mesma profundidade do nosso amor pela música, aquela coisa que a gente não consegue explicar pra quem não é...
Fala Michael, a internet é isso aí... pensa nos maiores nomes, aqueles músicos ou professores, pega o Jacob Colier, o June Lee, o Rick Beato, o David Bruce, ou palestra do Bernstein, enfim, qualquer nome de qualquer área. Se a gente observar todos, absolutamente todos os vídeos tem deslikes... é o fenomeno da internet que abriu as portas para que todos os ignorantes se expressem. É raríssimo alguma dessas pessoas deixar algum comentário e isso por uma simples razão (minha visão). Opinião não é argumento. Uma coisa é apertar um botão, outra coisa é dizer o porque a gente não gosta, fazer isso de forma analítica, respeitosa... o que de fato poderia até contribuir para o todo pois esse é o intuito desse e de tantos outros canais, comunidades onde podemos aprender uns com os outos. Nunca apaguei um comentário pois o canal sempre foi e sempre será aberto a críticas, dúvidas francas e diretas e pra mim todo o resto é coisa de quem não entendeu nada, coisa de quem nem sabe o canal que frequenta. Enfim, mais um assunto - quem sabe - pra colocar num bate-papo, numa live ;) Estamos juntos meu caro. Grande abraço!
Bem esclarecedor, até pouco tempo não tinha ouvido falar de tonicização. Complementou a informação que vi num vídeo do maestro Carlos Veiga Filho - tutoriais em Música , porém lá ele usa o termo tonicalização. É super canal também de conteúdo e treino prático auditivo. Parabéns.
Oi Renan, eu conheço o canal do Carlos, tem mesmo bastante material útil. Todavia discordo do exemplo que ele usa... na minha visão o exemplo modula para C e não toniciza, tanto que, além de acontecer na mudança de seção da musica, depois ela ainda faz toda a cadência de confirmação do novo tom, o C. De qualquer modo, toda discussão (respeitosa) em cima desses assuntos pode nos ser útil ;) Abraço
Excelente aula, professor. Mais uma vez, meus parabéns! Espero que um dia o senhor possa abordar, com a sua genialidade e simplicidade, os assuntos voltados à monotonalidade e às regiões harmônicas do saudoso Arnold Schoenberg, expostos em seu livro "Funções Estruturais da Harmonia". Afinal, o Schoenberg considera que existe apenas uma tonalidade universal e que, dentro dela, podemos harmonizar todas as 12 notas musicais sem sair, necessariamente, do centro tonal principal, ou seja, sem abandonar o modo jônico gerador.
DJ 007 esse assunto é muito massa mesmo. Pode ter certeza que tá na lista...(que nunca para de crescer). Qualquer hora eu dou minhas impressões, gravo um episódio. Abraço
Mais uma excelente explanação sobre harmonia tonal ,deveras importante. Gratidão por organizar assuntos complexos e disserta los de forma simples ,quase lúdica eu diria. Marcelo , mantenho aqui firme as minhas sugestões ( embora eu tenha elucidado um pouco mais minhas dúvidas através de constantes buscas e pesquisas ) - modulação métrica ( Eliot Carter ) Nova complexidade ( Brian Ferneyhough ) Modulação Micrométrica ( Arthur Kampela ) Sugestão : Inclusive ,você poderia co relacionar esses assuntos pois um esta indiretamente ligado ao outro, o que daria " pano " para muitos capítulos a cerca destes tópicos ,que podem serem concluídos como um único e central. Mais uma vez , gratidão por sua generosidade ,simplicidade e atenção. PS : Sugestão de pauta II - Poderia explorar teórica e prática , sobre uma técnica que o Frank Zappa " inventou " para construir parte das suas obras musicais , chamada de : Xenocroby ( traduzindo - xenocrobia , algo do tipo. Enfim... hehehe...
Tudo bem Marcelo? 👋 Sou violonista e já faço algumas harmonizações, baseadas nos livros do Ian Guest, me ajudaram muito. Mas não sei muito sobre conduções das vozes internas. Tô tomando uma surra com o livro HARMONIA UMA ABORDAGEM PRÁTICA, da professora Marisa Ramires Rosa de Lima, mas as coisas estão clareando um pouco... Comprei o HARMONIA de ARNOLD SHOEMBERG, estou esperando chegar, vc acha que fiz uma boa aquisição? Tenho trinta anos e ainda quero compor para orquestra, quero apresentar algo no festival que eu participava no passado! Comecei a compor, praticamente agora, por obrigação! 😃 São canções infantis, para um projeto. Obrigado pelos videos, sempre!
Oi Efrain, então, talvez seja interessante escrever ideias na partitura, para proporcionar melhor as análises, no tocante às conduções de vozes internas. E ir brincando com progressões, cadências, modulações e rearmonizações com as inversões do acorde. Por exemplo, a partir da tétrade diminuta, em movimentos pequenos e, muitas vezes, mínimos, pode-se ir à dominante de qualquer tonalidade, sendo que esse menor caminho possível na condução de vozes às vezes cai em acorde com baixo na terça, ou na sétima menor, então é ir se acostumando com essas posições a mais também, se você ainda não brinca com elas. Eu creio que é mais ou menos por aí.
Sempre venho ficando perplexo com os conteúdos compartilhados aqui, bem como com a qualidade da transmissão. Mas, hoje fiquei mais perplexo ainda ao notar que 3 pessoas deram deslike. Como isso, meu Deus do céu!??
Marcelo, outro é dia vi um vídeo falando sobre Mozart, entre o que foi falado está que ele nunca usou o Sib 3 e que toda sua obra seria a de vários outros compositores, uma organização que receberia esse nome Mozart. Vou ver se encontro o link para que você possa ver. É um vídeo espanhol.
*Assuntos DENSOS! Muito interessante porém avançado.* Gostaria de saber de que nível seriam esses temas/abordagens? Nível técnico (conservatório)? Graduação? Alguns desses temas eu nunca estudei nem vi nos livros. Vi por exemplo tons vizinhos mas n vi os intermediários.. Além de outros temas. Talvez fosse interessante indicar os assuntos pré requisitos (só 1 ideia, mas que talvez auxilie do ponto de vista didático).
Oi galaxisii - agradeço a sugestão. Vou ver se lembro de falar sobre assuntos/pré-requisitos no começo do vídeo quando for falar sobre assuntos mais avançados (que envolvam muitos outros assuntos). Abraço
Oi Edmilson, legal vc participar. Concordo que esses assuntos podem ser um pouco “puxado”, dependendo do conhecimento prévio de quem assiste. Todavia o vídeo tem mais de meia hora e um monte exemplo que você pode parar, voltar ou até mesmo diminuir a velocidade no próprio RU-vid. O que te causa confusão? O que você não entendeu? Deixe sua dúvida de forma clara e objetiva que talvez eu possa te ajudar a desfazer. Abraço
Edimilson Rocha geralmente os assuntos abordados neste canal tem um nível intermediário para o avançado. Pra quem já possui “bagagem” musical, se sente confortável e consegue aproveitar melhor. Mas o mestre sempre tem um carinho em ajudar a todos.