Meu Deus, só agora me dei conta que esse video é de 8 anos atrás, atualmente 16/01/2024, espero q o Cicero continue sendo o melhor 😁, pois moleskine esta o olho da cara!!!, ótimo vídeo, qualidade tão boa q demorei para notar q era mais antigo 😂
Amo Cicero e não largo mão! Cicero é produto nacional, artesal, de ótima qualidade desde as capas até o material utilizado e não é feito na China e bem mais caro como o Moleskine!
Vi um vídeo da Cícero. Chama Cícero feito a mão, mano, que vídeo lindo. Na hora que vê, acha que é bobagem o preço caro. Agora vi o porque do preço caro.
Olá, Marcelo! Sempre dei preferência ao Moleskine, pela tradição e pela aceitabilidade ao grafite, que também uso muito. Cícero sempre foi uma escolha secundária, porém bem próxima. Mas, vieram os tempos bicudos de dólar alto e resolvi experimentar uma caderneta Tilibra "tipo moleskine" e tive a grata surpresa do papel ser bem similar em qualidade às duas marcas, além de possuir um bolso interno. Minha felicidade foi saber que o material se mostrou bem resistente aos ecos, vazamentos e featherings (antes do vídeo, eu conhecia apenas como pelinhos, obrigado) se tornaram nulos ao ser submetido à escrita com tinta Crown. A decepção ficou por conta da capa ser mais frágil, ganhando várias cicatrizes de uso e a imitação do couro ser bem menos convincente. Vendo o seu vídeo, provavelmente eu volte a me aninhar com a Ciceros. Uso os cadernos "frescurosos" para fazer alguns ensaios das "texts walls" que vão para a internet, pois, escrever à mão me dá mais calma e ponderação, características que estão sumindo da linguagem escrita na internet. Escrevendo assim me dá mais consciência dos pontos mais fracos e fortes do que escrevi. Uso também a escrita analógica no planejamento das aventuras de rpg e pautas do meu podcast. Grande abraço!
Comprei o meu primeiro Cícero. Gosto mto de cadernos, canetas e material de papelaria. Comprei com folhas pontadas ideal para Boulet Journal. Fiquei mto satisfeito, apesar do preço alto é um caderno com personalidade. O papel pólen 80gr é muito bom. Abs. SUCESSO.
Alô, Marcelo Muito bons teus vídeos, gostei do teu senso de humor! Sobre papéis para tinteiro, o melhor custo-benefício que encontrei até agora foi o papel 'color plus 120 g' da spiral, tem na cor marfim e curta em torno de 8 reais um pacote com 50 folhas A4 - é questão de ter saco para montar os próprios cadernos... Depois deste, tem o canson, de uns 100g/m² e com cerca de 90 folhas A5 - tem um caderno que não abre direito que é surpreendentemente barato, e um que abre 180° que é surpreendentemente caro. Uma surpresa foram os papéis da Fabriano, com 85 g/m² e que seguram muito bem bem a tinta, e o bloco tava uns 25 reais com 90 folhas A5. Tem um caderno brochura bem massa, mas o preço é proibitivo! Abraços! RG
O papel Fabriano EcoQua (que tem encadernado) está na minha mira há um tempo, +Renato Gavioli. Pretendo comprar e fazer um vídeo sobre ele ainda este ano. E obrigado pela dica do color plus da Spiral! Vou procurar. Eu uso muita folha solta pra teste de tinta (que também vão aparecer aqui no Herói de Papel ainda em 2016).
Sr. Marcelo, não pare os vídeos sobre canetas tinteiro, papel e tinta. É um hobbie que eu também tenho. Tenho uma coleção pequena e modesta, mas curto muito. Obrigado por seus vídeos e, a cada caneta que adquirir, traga ela aqui para curtirmos. Um grande abraço!
Olá meu caro.. Vídeo bem antigo, mas acho que minha dica talvez ainda valha a pena. Comprei há alguns meses um "sketchbook" da Canson. Paguei a merreca de R$26,90 na Amazon brasileira. A qualidade dessa caderneta é absurda! Tem 14 X 21,6 cm, capa dura e de qualidade impressionante... etc, etc e etc. Além disso a gramatura do papel é de 100g/m², ao invés de 80g/m² (Cícero e Moleskine). Enfim, te recomendo (e pra qualquer pessoa) fortemente esse "sketchbook". Qualidade e preço imbatíveis.
Eu vejo esse caderno na Saraiva local. Não me interessei porque a Canson faz cadernos para "sketch", ou seja, papel que absorve a tinta (o oposto do que canetas-tinteiro querem). Fiquei curioso agora. Como reagem quando você usa tinta de caneta-tinteiro neles? A tinta seca imediatamente ou demora um pouco?
O legal de ter um moleskine, mesmo que custe um rim, é que muitos artistas usaram ele, como o van gogh, eu acho incrivel isso... o meu custou caro, mas tambem esta durando por quase 3 anos e vai durar por mais uns 2 kkkkk amo a coleção de capa flex!! kkk
😂😂😂também fiz essa comparação com o rim...😂😂😂É bacana mesmo, mas só em uma promoção bem legal pra eu ter coragem.Dependendo da promoção será meio rim😂👍🏻
Cícero com certeza...moleskine no Brasil é na troca de um rim.😂Compraria somente em uma promoção bem bacana o moleskine, mesmo sendo fã(sem coragem).Saber que tudo da Cícero é feito no Brasil e de qualidade me fez gostar ainda mais da Marca.
Olá Marcelo, com o mesmo dilema que você enfrenta quanto as tinteiros e as "cadernetas" se é que assím posso chamar, encontrei soluções relacionadas as combinações de caneta e de caderneta que são: 1: A utilização de uma caneta um pouco mais seca no caso a Crown Embaixador com a caderneta normal 2: A utilização de qualquer caneta com a LINHA ARTE ESSENCIAIS da Cicero que tem folhas mais grossas e gramatura de 140g/m. Boa sorte, ótimo vídeo!
Olá, boa tarde! Amei a sua dica de usar o conversor na caneta crown! Tenho uma crown igualzinha a usa, mas sempre tive problemas com aquele cartuchinho que resseca rápido. Por isso comprei canetas tinteiros com conversores e utilizo as tintas da pilot para recarregar. Vou colocar um conversor na crown agora! Parabéns pelo canal! =)
Vou falar a verdade, já tive vontade desses cadernos frescurentos. Mas nunca tive coragem ($) de torrar tanta grana neles sendo que a caderneta 1/4 da tilibra custa 4 reais e me atende. Porém, quero dizer que ganhei da minha irmã uma caderneta do itaú personalite que imita esse moleskine de bolso (mas aí fica escrito personalite na frente e tenho que aguentar a zoação). E que caderneta ótima! Mesmo fazendo uns desenho e umas caligrafia nervosa com umas caneta ruim não vi eco ainda. Abre muito bem em qualquer página. Adorei! Hoje eu não tenho nehuma vontade de comprar moleskine, porque acho muito mais legal comprar um artesanal (há diversos). E só pra contradizer tudo que eu já disse, paguei 32 reais em um caderninho do projeto tamar só porque era de tartaruga! Tá, veio com uma caneta azul que eu não vou usar, mas a cadernetinha é tão fofa.
Quando falou do papel da Cícero, na hora vi que o grafite ficaria melhor para escrever e desenhar em comparação com o da moleskine.Parabéns pelas observações detalhistas do vídeo.Amo escrever e desenhar, não largo o papel e o lápis.Amoooo frescurites de papelaria👊🏻👍🏻
Nunca havia ouvido falar nestes nomes até uma cliente procurar cadernos por estes nomes na loja onde trabalho. Os nomes Ciceros e Moleskine são marcas? As folhas deles são especificas para alguma coisa?
Este foi o segundo melhor canal que descobri em 2022 (o primeiro foi um inglês que faz concertos eletrônicos) 07:35 Quanto tempo por dia seria o recomendado para investir no estudo da caligrafia? 08:44 eu lembro que no tempo de colégio anos 80 alunos mais atenciosos com seus cadernos usavam uma folha grossa por baixo daquela que se escrevia. Não usávamos canetas tinteiro mas as esferográfica são marcavam as páginas criando relevos e muitos não gostavam disso. Será que essa técnica não seria conveniente nos teus cadernos? Obrigado pelo conteúdo e um excelente 2023 com realizações e saúde. Tito Seul, Coreia do Sul
Parabéns pelos vídeos!! Estou entrando no mundo das canetas tinteiros e tenho uma pergunta que considero ingênua (rrsrs) como é a relação das canetas em geral com o papel oficio comum? Em especial as Crown, recomenda alguma tinta para melhor o uso? Acredito q o fundo da pagina deve ser inutilizado, porem se não manchar as outras ja esta de bom tamanho por hora. Haa antes que esqueça, obrigada pela dica do cicero nao o conhecia, atende muito bem minha necessidade! Mais uma vez parabéns pelo canal
As Crown que eu tenho são bem generosas na hora de escrever (tanto que prefiro colocar tinhas mais "secas" nelas, como as Pelikan 4001). Papel de impressora é geralmente OK. Não é ideal, mas se você vai usar uma tinta sem propriedades muito loucas, vai se dar bem. A HP tem um papel para impressora laser que é um tiquinho melhor que papel pra jato de tinta, só que eles só existem a 90 g/m2, o que é meio grosso, mas dá pra se acostumar. E acho que vai conseguir usar o verso da página, especialmente com tintas comportadas como as da Sheaffer, Waterman e Lamy (relativamente fáceis de achar no Brasil).
Estava à procura do caderninho ideal. Encontrei: Caderno da marca Canson 180 artbook. Não é muito barato, mas achei na promoção da saraiva +- 50 reais. Foi uma ótima supresa. Pena que não comprei dois. Os ciceros são ótimos, mas tem o problema de vazar pro outro lado dependendo da caneta. O canson não teve esse problema, mas o canson é pra desenho. Não tem bolso. Tem apenas uma aa de fechamento magnetico.
Os Chineses desenvolveram um papel com o pó de ossos que é resistente ao fogo e aplicaram uma solução nas folhas que o protegem de serem estragados com água . Tenho pra mim que o caderno ideal deve ser um caderno de viagem com essas folhas chinesas em 180°. Pra quem gosta de escrever é interessante algo mais portátil de folhas de 21x12cm pra caber em uma linha de 12cm uma frase de curte à média e a capa deve ter o mesmo tamanho das folhas com os cantos arredondados para facilitar guardar no bolso ou de preferência em uma polchet de perna .
existe cadernos/blocos de papel da imprimi - impressos.com - papel off-set 56g/m3 de excelente qualidade, tem apenas um pouco de eco e o preço também é bem em conta. Comprei o modelo bloco de notas A5
Essa caneta que você ta usando é uma Yiren? Vi uma Yiren black traditional no site da americanas e fiquei com receio de comprar mas pelo que tenho visto na net ela é uma boa caneta.
Realmente não dá pra pagar tudo isso. Morei em Malta e agora estou em Portugal e nos dois países eles custam 16-17€ em média, o que dá atualmente em reais, cerca de 76. Aqui em Portugal tem um concorrente do Moleskine que se chama Leuchtturm, que acaba saindo mais caro, em torno de 19-20€. Gostei muito da resenha! Parabéns!
Olá Marcelo, Eu tenho uma Caderneta da marca Hahnemühle com o nome Sketch & Notes, e muito mais simples que os Moleskine ou os Ciceros, mas o papel é simplesmente maravilhoso para canetas tinteiro, e até mesmo para outras canetas. Se puder encontrar eu recomendo. A marca Hahnemühle tem como logo um galinho vermelho com o número 1584. Espero que goste. Abraço!
Olá, tudo bem? Gostaria de parabenizar pelo vídeo, achei muito boa toda a explicação. Curto muito esses vídeos onde se comparam produtos concorrentes, ainda mais quando se tem certa propriedade para falar. E a participação dos demais nos comentários realmente enriquece bastante o conteúdo! Sobre essa avaliação, embora tenha sido quase unanimidade nos comentários a preferência pelo moleskine, no teste realizado no vídeo o cícero se saiu melhor, não? Digo em relação aos atributos mais importantes do papel: eco, vazamento e o tal do feathering.
Tenho o Moleskine, não sabia da existência do Cicero, vou pesquisar ;). O meu preferido hoje é um sem nome, Fabricado pela Lediberg SPA - Itália, distribuído no br por Pombo lediberg, um custo de 16 a 20 reais, tão boa qualidade quanto. Já tenho desde 2014 está em perfeitas condições. Achei na Kalunga uma vez.
Esses cadernos são excelentes. Comprei 3 lá em 2014. Abri um nesta semana, após quase 10 anos depois de realizar a compra. Infelizmente eles sumiram do país. Pelo que pesquisei nesta semana, a Pombo está em recuperação judicial. E sobre a Lediberg, encontrei poucas informações até mesmo em inglês.
Olá, Marcelo... to fazendo a maratona, e em quase todos os videos eu acabo comentado... hahahaha. Eu uso muito caderninhos assim também. Tenho moleskines, ciceros, pombo, alguns sob encomenda e alguns que eu mesmo fiz. Atualmente estou usando uma mini agenda fichário. Como eu uso mais para desenhos do que pra escrita, eu prefiro infinitamente mais papeis mais lisos do que ásperos. O que é muito importante também, quando se trata de cadernetas assim, é verificar o ph do papel. Se for neutro ou alcalino a absorção de tinta será melhor e o papel vai demorar muito mais tempo pra amarelar (embora digam que não amarela, com muito tempo e, dependendo das condições, ele acaba amarelando um pouco sim). Pra melhorar essas questões de eco, sangramento e "feather", acredito que o melhor seria uma gramatura pelo menos um pouco maior. Muitas empresas de papel tem fabricado esse tipo de papel "marfim". A Chambril, por exemplo, tem o papel o papel avena, e a Suzano tem o polem. Eu não sei se tenho em estoque aqui algum desses papeis, mas devo ter alguns da arjowiggins com características semelhantes, porém mais decorativos e mais caros. Além disso tem os papéis "reciclato" também. Eu acho bem lisa a textura da folha e, para meu uso, é excelente. Nunca pensei em fazer esse tipo de teste com os papeis que tenho por aqui, mas acho que vou fazer qualquer hora. Você não é de SP, né? Se não eu te entregava uns papeis pra você fazer alguns testes. Minha experiência com os cadernos que você citou são mais ou menos as mesmas. O pombo, o qual citei, é mais barato, 29,90 na kalunga. Esse baixo custo é claro e evidentemente justificado pelo papel mais "fraco", acabamento inferior e elástico que, após poucos meses de uso, soltou. Por esse motivo eu abandonei essa marca. Uma marca que sempre ouvi falarem bem é a Leuchtturm 1917 ( www.leuchtturm1917.com/ ), porém nunca testei esses. Abraços, cara.
Obrigado pelos comentários, +refuxster! Do Leuchtturm também ouvi falar bem, mas nunca encontrei no Brasil. É uma daquelas marcas que tenho anotadas para procurar se um dia eu viajar pro exterior. A gramatura do papel, por si, não garante absorção. Ajuda, mas o conteúdo mineral do papel também, assim como qualquer enceramento que o papel tenha. Depois deste hiato, voltarei com vídeos concentrando mais em tintas e farei testes de papel, tentando entender as variáveis mais importantes. Espero que goste!
Gostei muito do seu vídeo. Também estou em busca de um bom caderno... (2019.04.18)! Espero que já tenha encontrado o caderno com boa qualidade que você procura!
Com a vantagem de que o Cicero custa um terço do Moleskine e dá pra comprar pela loja própria direto pelo Facebook com todas as personalizações da hora
Agradecido pelos esclarecimentos, procurei mto e não encontrei nenhum guia passo a passo da encadernação ciceros, onde posso encontrar? caso seja video melhor.
Eu odiei os 2 cadernos, porém o ranço foi maior com o Moleskine, não da pra escrever com canetas, to falando de Stabilo e até uma 0.05 finíssima e faz sombras não parte de trás da página, 119 reais jogados fora, o Cícero foi ruim, mas paguei 49,00.
mal sabia ele que o dólar chegaria a 6 reais hauha. eu paguei bem caro num moleskine essa semana com o dolar a 5,20, mas só pelo "charme" mesmo e eu não escrevo taaanto assim. boa review, valeu!
qual a melhor tinta em custo beneficio para uma caneta jinhao x750, se vc ja usou uma caneta dessas , pergunto pq ganhei uma caneta dessas tinteiro e queria começar a usar este tipo de caneta.
Eu tenho uma Jinhao X750, Isac. A minha veio com uma pena acertadinha porque comprei de uma loja que testa as penas e só vende canetas com penas ajustadas (gouletpens.com). Digo isso porque o controle de qualidade da Jinhao não é dos melhores - apesar de suas canetas serem muito, muito boas. Eu acho minha X750 (e minha 159 também) bem generosa na hora de depositar tinta no papel. Se for usar em papel comum (caderno da Tilibra, Laser, Jandaia e outros encontrados em super-mercados, folha sulfite comum, etc.) prefira tintas mais "secas", como Lamy ou Pelikan 4001. Sheaffer Skrip e Monteverde são menos secas que essas outras, mas também pode lhe servir. Passe longe de tintas "molhadas" como Noodler's, Diamine e De Atramentis. Delta, Waterman d Parker Quink são nem lá nem cá - teste essas para ver como reagem à combinação caneta/papel/tinta.
Acho que T51 se refere ao tamanho do frasco, Isac, e não ao tipo da tinta (esse parece ser o frasco menor, com 30 ml). Qualquer tinta feita para canetas-tinteiro pode ser usada em qualquer caneta-tinteiro. Empresas que fazem canetas, como a Lamy, são particularmente conservadoras na confecção de tintas. Infelizmente também são conservadoras na seleção de cor. Se você gostar das cores que a Lamy oferece, vá em frente!
Olá, uso Moleskine há alguns anos e costumava comprar no book depository assim como vc. Nunca tinha sido taxada e por isso fiquei surpresa ao receber uma cartinha do correio para resgatar meu caderninho pagando 30,94 + 12,00. Achei um absurdo pois também pensei que papel não pagasse imposto. Estou pensando seriamente em parar de importar pois com o dólar caríssimo mais este importo realmente não vale a pena. Recentemente encontrei ótimas Promocoes em uma loja nacional chamada pens and dolls. Lá há algumas semanas havia agendas Moleskine por 15,00 e a edição especial dos simpsons estava 32,00 (a pequena) e 45, 00 (a maior). Para compensar o frete costumo comprar mais de um e fazer um estoquinho para o ano. Outro dia no submarino encontrei o vermelho pequeno por 38,00 mas acho que foi uma sorte. Hj estão 99 reais.
+ESTRELASNOCHAO Quando se acha esse tipo de promoção, tem-se que aproveitar na hora! :-D Obrigado pela dica de loja e pela dica quanto à importação de cadernos também. Por causa do seu aviso, fui checar exatamente o que a Refeita Federal diz que é isento de taxa de importação, no site deles. Segundo a Lei 10.753/2003, livros são isentos de imposto. É... apenas livros.
Obrigado pela sugestão, Marcus! Vou procurar por esse caderno da Tilibra para experimentar. Eu também escrevo tudo o que vai pra internet num caderno antes, exatamente pelo mesmo motivo que você. E, depois que descobri isto aqui (tinyurl.com/pa3mex8), as aulas da pós-graduação também são todas analógicas.
Olá, Marcelo. Também estou a procura do "caderno perfeito" (Quase um Marcelo D2 dos papeis kkk), bom comprei um caderno Maranata (www.saraiva.com.br/caderneta-de-anotacao-sem-pauta-14x21-d-notes-160-folhas-9343646.html), mais um estilo Moleskine e indo direto ao ponto, achei a qualidade do papel Quaaaaaaaase perfeita para caneta tinteiro! O único problema que eu notei é a demora para secar a tinta, algo em torno de uns 8 segundos com uma tinta Pelikan 4001 - Brilliant Black escrevendo com uma Crown Regent! Já de pontos positivos, o preço (49,90 não é caro para os padrões atuais, infelizmente T.T), não notei em momento nenhuma daquelas "trilhas" que a tinta deixa em volta das palavras na maioria dos cadernos, o eco é pouco o suficiente para não ter que pular o verso da folha e nenhuma palavra que escrevi vazou para o outro lado haha. Acredito que valha um review, principalmente pela fabricante resolver dificultar muito a busca de informações desses cadernos! Abraço e continue com o canal =]
Obrigado pela dica, Guthierry! O tempo de secagem na verdade é um bom sinal. Se o papel absorve a tinta muito rápido, ela perde muitas das características desejadas, como cor vibrante e "shading", além de causar "feathering" (os pelinhos em volta das letras). Se o papel está segurando a tinta na superfície e ela está secando pro conta própria, é exatamente o tipo de papel que favorece o uso de tintas de caneta-tinteiro, pois provavelmente terá pouco ou nenhum "feathering" e vai exibir bem a vibrância da cor que escolheu.
Eu tenho uma caderneta da Tilibra e estou adorando. As folhas são grossinhas e a capa parece couro... Paguei só 32 reais. Meu amigo tem um Moleskine de 120 reais e disse que meu Tilibra não perde nada para o Moleskine.
Eu sei que esse vídeo é antigo, mas só vi agora e vou sugerir assim mesmo. Você já esperimentou o Lechtturm1917? É uma marca alemã que você só acha na internet (aqui no Brasil) e eu não tive nenhum problema com caneta tinteiro de nenhum tipo.
Herói de Papel eu não consigo esperar terminar um para começar outro. Eu participo de um grupo de Bullet Journal onde a gente fala mais sobre caneta e caderno que de bullet journal. Se vc quiser participar aparece lá chama Bujo Brasil no Telegram
Estou usando uma versão de bolso de uma marca que praticamente copia o Cícero, custou 28 reais oq é bem mais em conta, comprei aí em ribeirão na livraria da travessa! E se chama teNeues
Nunca gostei muito da Cicero... O grafite borra muito fácil e a textura é extremamente dura, o que faz os traços de grafite fluírem com dificuldade. Até um papel A4 é melhor de desenhar que o papel que esses cadernos usam. Só a capa é bonita, de resto não me agrada. Só é útil para um tipo de mídia: lápis. De resto, até as canetas mais finas vão para o outro lado. Além disso, é muito difícil de apagar! Se passar a borracha algumas vezes só, chega a rasgar o papel, e não apaga direito (e minha borracha é da Pentel). O desenho fica danificado e borrado. Comprei uma Moleskine recentemente numa diferença de 50 reais. Vale muito mais a pena, contando que Moleskine é a melhor marca de sketchbook que tem. Já vi cadernos da qualidade da Cicero nos EUA por somente 5 dólares em farmácias.