@@fernandolovato3979 O filme pode ser encontrado com facilidade numa certa reentrância de águas calmas ao abrigo do mar aberto frequentada por marujos alcoolizados e violentos. Lá é certo. Procurou, achou.
Adoro o filme Amadeus, ganhador de 8 Oscars em 1984. O filme é maravilhoso e as interpretações de F Murray Abraham(Salieri) e Tom Hulce(Amadeus) é inesquecível...já devo ter visto o filme umas 20 vezes...e a trilha sonora deliciosa.
Tinha 12 anos quando fui com meu pai e minha irmã ver Amadeus. Nesse dia soube que seria músico e voltei ao cinema sozinho 12 vezes seguidas sem falar que várias vezes ficava para ver o outro horário do filme. Creio que deva ter visto de 80 a 100 vezes esse filme. Agora em agosto verei o requiem pela xzerrima vez e olha que o meu compositor preferido é Bach. Ótimo vídeo Lord e sempre uma alegria vê-los. Também sou compositor de trilhas e já fiz a trilha de uma novela da Band que logicamente foi um grande fiasco no Brasil e um sucesso em Portugal pois 9 atores portugueses com uma temática histórica não há como obter êxito no país do funk. Obrigado pelo grande conteúdo do canal.
Salieri morreu rico, velho e sabendo do sucesso que fora, mas com certeza morreu pensando no que Mozart seria para o futuro o maior músico de todos os tempos.
Salieri faleceu em 1825, a Paixão Segundo São Mateus, monumento musical de Johann Sebastian Bach foi executada por regida por Mendelsssohn em 1829, ressuscitando um gênio quase esquecido e que, de lá para cá, não parou mais de crescer, por isso foi chamado por Richard Wagner de "o maior milagre da História da Música" É considerado por inúmeros Músicos como o maior Compositor da História. Não é demérito para Mozart, grande compositor que compõe a "Santíssima Trindade da Música" (Bach, Mozart e Beethoven) porém, para ser "o maior", teria de ter obras mais relevantes do que as de Bach: O Cravo Bem Temperado (volumes I e II), Paixões Segundo São Mateus e Segundo São João, Suítes Francesas e Inglesas, Suítes Orquestrais, Missa em Si menor, Magnificat, A Arte da Fuga, Oferenda Musical, Variações Goldberg, prelúdios, fugas, fantasias e tocatas para órgão, Seis Concertos Brandeburgueses, Concertos para cravo, Sonatas para flauta, Sonatas para violino, partitas para violino Solo, Concertos para violino, Suítes para violoncelo, todas as suas Cantatas etc..
Sei que Mozart é mais famoso. Sou “do povo” e posso citar nome de poucas obras do Mozart (assoviar um trechinho ou outro). De Salliere não sei coisa alguma...
Imagino como deve ser desagradável para qualquer pessoa que não é um adolescente conversar com um pentelho que nem você: "Me lembro que em 1995 eu fui ao..." "Cê é velho, hein kkk"
@@RafaelGaribaldi : eu nasci em 1960 e estou feliz. Pelo menos pratico exercícios físicos, não tenho rugas e, acredite: ainda estou em cartaz com a mulherada, mas envelhecer é processo natural, além de privilégio.
Salieri deu aula pro Beethoven, Salieri era o compositor da corte, não à toa. No entanto, reconheço que ele n se tornou tão conhecido quanto o jovem prodígio.
Pra mim a obra de Mozart é o que se compara à perfeição no cenário musical. Acredito que esse adjetivo só é válido para o que foi produzido no período barroco e clássico. A partir do romantismo, tudo é muito instrospectivo, e questão de gosto mesmo. Dessa forma acho que Mozart e Bach são os maiores compositores da história.. não sou capaz de opinar o melhor..
Salieri era um monstro na música, mas também acredito que ele nunca chegou no auge do garoto prodígio, arrisco dizer que Mozart foi o maior nome da música clássica, não menosprezando o Salieri, e os outros compositores geniais da época, mas Mozart nasceu pra isso, era o gênio dos gênios.
O Amor que o Vinheteiro tem pela musica, em estudos e prática é Lindo de ver. Aprendo muito contigo, tem gente que tem a audácia de dizer que tú não Sabe o que é musica. O Homem é professor, aluno e com um Bom Ouvido, tem bom gosto. Paz e Bem colega. 💚💛
Não obstante assumiu a educação do filho caçula do Mozart, que tinha só quatro meses quando o pai morreu! Não era inveja, era admiração, e uma paixão profunda pela música! Linda a história dos dois
@@janiomenezes2774 não acho, Mozart era extremamente arrogante e egocêntrico... Muitos compositores da época tinham talento comparável ao dele. Não dizendo que Mozart era ruim, mas acho que a fama dele supera a realidade.
O Mozart era aquela criança que nasceu com talento, e com grande inteligência, fazendo com que coisas complexas vissem de fácil modo a ele, tornando-o imaturo e incapaz de ter trabalhos mais sérios que não sejam os jobs temporários. Salieri era estudioso, não tinha um talento natural como o do garoto, porém durante sua árdua vida batalhou para conseguir o seu sucesso. Essa maturidade e disciplina se mostrou crucial para que conseguisse trabalhos fixos. Um invejava o sucesso, o outro o talento. Um se questionava porque ele, com tanto talento não conseguiria atingir um nível tão alto quando do velho mestre; o outro, questionava-se por que Deus colocou tanto talento em uma criança obscena, e não em um homem serio
Eu vi esse filme quando era criança, e fiquei emocionado na época. Depois de muito tempo, resolvi aprender música e comecei com a boa e velha guitarra. Voltei a assistir e me emocionei ainda mais. É realmente uma obra genial. Altamente recomendável. Os atores são brilhantes.
Um dos meus filmes preferidos. Como você disse, é um dos poucos filmes longos que eu gosto que é bom rever e rever, mesmo sabendo que o história não é fidedigna. Ótimo vídeo!
Boa noite, que prazer em te conhecer. Desde que foi lançado Amadeus, e que ganhou 7 Oscar , o vejo todo ano. Cada dia mais difícil de achá-lo. Para mim o melhor que já vi nos meus 68 anos. A maneira que a história é contada através de seus olhos e inveja… A partir daí me apaixonei por Mozart. Um grande abraço e obrigada.
Po, mas Mozart teve um importante aluno: Johann Nepomuk Hummel. Claro, ele não é no mesmo nível de um Beethoven ou de um Schubert, mas Hummel foi muito popular como compositor em Vienna no século XIX, inclusive foi amigo de Beethoven.
Exatamente, infelizmente pouca gente sabe que Mozart também foi um exímio professor. Ele também foi tutor do organista Thomas Artwood, que recebeu de Mozart vários exercícios sobre contraponto. Os manuscritos foram descobertos relativamente há pouco tempo e as correções e notas de Mozart ajudaram os estudiosos a entender como Mozart compunha seus cânones.
@@OsGamersdoBrasil Eu mesmo não me lembrava dele até começar a ler o livro "The Study of Fugue", de Alfred Mann. No comecinho que trata de aspectos históricos da fuga, conta sobre Mozart e suas obras contrapontísticas. Aliás é uma excelente obra, se você aprecia a polifonia.
Cara..você quebrou um paradigma ..Mozart x Salieri é gancho, referência de tanto papo cabeça sobre inveja e agora vão ter que caçar outra coisa...não que não houvesse inveja...mas enfraqueceu em muito o mito..Parabéns! Outra coisa...Você está difundindo saber musical de uma forma palatável, ajudando como poucos a difundir valor a essa nossa tão abatida e doente cultura brasileira...Parabéns!!! De novo...Forte abraço!
Casas daquela época tinham pinturas com chumbo que levavam muitos a demência, problemas neurológicos, doenças degenerativas e muitas mortes prematuras.
Não adianta reclamar do funk e ficar escutando. Temos que valorizar o nosso querido Lord que está enriquecendo a música brasileira. Obrigado pela aula de história musical. Gostaria que você falasse do Pachelbel, do Pergolesi assim como da riqueza musical do barroco, que pra mim é o melhor do Clássico.
Pergunta difícil... Victor Hugo questionou, em Os Miseráveis "devo viver como um anjo, sabendo que sou um demônio, ou devo ser um demônio aos olhos de outros, sabendo que tomei uma decisão angelical?" Da mesma forma, Morrissey, dos Smiths, afirmou em letra musical que "preferiria ser famoso a santo". Ótimas indagações, jovem erudito 😂
Muito boa explicação. Jamais imaginaria Salieri com esse protagonismo e ver como uma geração inteira pode inverter a história com uma narrativa fantasiosa.
Amadeus é um ótimo filme, é bonito como no final Salieri reconhece a própria ignorancia e ajuda o mozart a compor o seu famoso requiem em D, que é na vida real, sua última obra.
@@AloysiusEmanuel-.- Amadeus não é uma biografia da vida de Mozart acho que todo mundo que assistiu o filme sabe. E sobre Salieri, acho que cai no famoso "falem bem, falem mal, mas falem de mim" pois já é uma figura pouco conhecida. O fato de você achar que o filme é um lixo é apenas a sua opinião, o fato é, o filme foi um sucesso e fez várias pessoas "comuns" se interessarem por músicas eruditas, essa é a parte importante. E por que não aproveitar o filme da forma que quiser? Afinal lazer não é lazer se você não pode relaxar sua mente e apenas aproveitar sem se importar com os pequenos detalhes!
Em primeiro lugar eu relaxo ouvindo ou tocando obras eruditas. Considero o filme um desserviço à biografia do(s) Compositor(es) e à informação de quem o assiste, afinal Mozart e Salieri foram personagens reais, portanto, exageraram na ficção. Quem aprecia Música Erudita e conhece-a, ao menos razoavelmente, forma seu senso crítico e tem suas preferências; gosto de Mozart (mas J. S. Bach é meu favorito) porém, repito, o filme cometeu uma injustiça a Salieri. Não há como comprará-lo a Mozart, mas pegaram pesado com o Músico italiano, assim, muita gente relaxou e acreditou naquilo.
Não é sem embasamento, no entanto. O filmeobviamente exagera nisto, mas as evidências deixadas pelo Mozart mesmo dão a entender que ele tinha o um humor bastante escatológico e uma personalidade imatura
@@davibezerra3799 eu vi KAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKA, se Mozart vivesse nos tempos atuais,ele seria Shitposter KAKAKAKAKKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA
Melhor descrição....e não falo isso por brincadeira! Mozart pode ter sido uma fraude da maçonaria...esse mestre que morreu antes dele pode ter sido um dos compositores ocultos da obra de Mozart e por isso envenenaram o Mozart....assim como Sérgio Malandro foi um qualquer escolhido pra fazer firula aqui no Brasil e acabar com o poder da nos MPB que dominava o mundo naquela época e ultrapassava as músicas de Frank Sinatra e outros íconas dos EUA....essa história é velha mas funciona e ainda vai funcionar no futuro...o Justin Bieber é outro exemplo....
hahaha essa marchinha, na verdade, não é de Salieri. Ela é um "pedaço" da ópera Le Nozze di Figaro. Mas sei que vc sabe disso, e o filme é maravilhoso!! Salieri era bom, mas era modinha. Ele fazia hits. Mozart fazia clássicos.
Não, a marchinha não é de Mozart. Foi criada para o filme para mostrar como Salieri comporia uma marcha bem banal, de modo que o próprio imperador pudesse tocar. Aliás. José II é retratado no filme como bem medíocre, pois os temas do filme são a inveja e a mediocridade. Então Mozart inadvertidamente humilha e provoca Salieri, ao criticar de forma sincera a "obra", e de improviso transforma a marcha na melodia da ária "Non più andrai" da ópera "Le nozze di Figaro", mostrando como a marchinha ficaria muito mais interessante, com uma extensão muito maior.
Professor Lord! Adoro Mozart desde sempre e gostaria de ser eternizada pelas minhas obras após a morte. Gratidão! Estou ouvindo cultura novamente em meu país!
Só seria capaz de saber se deu certo se tiver dado sua vida para isso! É o que a história ensina. Todos os que são lembrados queriam ser "eternos", por isso buscaram dar seu melhor no legado deles. Claro, teve aqueles que tinham uma noção errada do que deixar, como Hitler ou Stalin, mas alcançaram seus objetivos, são lembrados.
Mas de fato, a citação do Evangelho diz tudo. Muitos ganham o mundo inteiro em vida, mas ela pode se perder num instante. Nem sempre o que pensamos que vamos gozar nela é o mais pífio dos desejos frente ao que ela pode ofertar ou significar para nós mesmos!
Informações muito interssantes. Preferiria ser Salieri, pois sendo pertencente a corte austríaca em pleno séc. XVIII, íntimo do monarca, tudo fica menos difícil...não é mesmo?
Eu sugiro o filme God rot tunbridge Wells onde George Friedrich Handel narra sua própria vida, e onde também ele tem um duelo de cravo contra o grande compositor italiano Domênico Scarllatti
Também posso mencionar o filme Um amor impossível, este fala sobre a vida de Chopin, ele irá se encontra com Franz Lizt nesse filme, são ótimos filmes estes!
Sei lá cara, acho que preferia ter sucesso após a morte. Artistas famosos vivos não tem paz, a fama pode mudar a pessoa, pode gerar uma inveja extrema...enfim.
Um dos meus filmes preferidos, cresci assistindo e sou eternamente grata aos meus pais por terem me apresentado esse tipo de entretenimento logo cedo. Pude realizar o sonho de ir para Viena e Salzburgo, foi uma das coisas mais mágicas da minha vida. Mas devo dizer que nenhum compositor até hoje tocou meu coração como Mozart.
Muito legal Pergunto: - É verdade que Mozat não fazia rascunho como o filme narra? - Ele (Mozart), era profano? - E suas músicas? Abração e Felicidades!
Espetacular o vídeo mas eu juro que achei que vc apresentaria algumas peças, trechos de peças do Salieri.... que pena...mas ótima argumentação e excelente PROVOCAÇÃO com a pergunta final quem iríamos preferir ser, alguns podem não terem se atentado mas a resposta dessa pergunta diz muito a respeito de nossa personalidade e de como encaramos a vida...
Olá Lord, estava procurando algo sobre Salieri e acabei conhecendo esse canal sensacional. Assisti alguns vídeos com considerações com sobre Funk, depois sobre sertanejo universitário. Você falou também, da alienação que era a jovem guarda, com suas versões. Quero pedir, que fale um pouco sobre o emblemático axé music, desde seu surgimento. (maldito seja Luiz Caldas!) Parabéns pelo canal e um grande abraço.