Isa, você é uma excelente contadora de histórias. Sua entonação e dicção é maravilhosa! Dá Vontade de comprar todos os livros que vc indica, haja dinheiro kkkkkkk
Lembro de "apresentar" um conto do Rubem Fonseca na época da escola e que esta presente no livro "Feliz Ano Novo". Um colega me acompanhou com um violão(!) como se fosse um saral enquanto lia. O conto tinha como enredo um grupo de ladrões que invadem uma festa de gente rica e acaba promovendo uma verdadeira noite de terror. Pretendo ler mais coisas da obra dele no futuro.
Cara, esse livro mudou meu relacionamento com a leitura. Tenho uma edição que na orelha têm algumas críticas feitas a época e, diferente do usual, as críticas são todas negativas. Kkkkk. Coisas do tipo: pornográfico, uma afronta aos valores morais, impróprio, etc. Leitura imprescindível.
Meu Deus que perca tão grande para o mundo, para o Brasil, para lusofonia e mesmo para nós portugueses. Que dor, gostava tanto, tanto deste homem. Ouvi-lo falar era uma lição muito grande. Gostei muito do livro de Rubem Fonseca, A grande arte. Sensional! E Prémio Camões! Beijo e obrigado pelo o teu vídeo.
Rubem Fonseca sempre foi um grande ídolo, foi através das obras dele que comecei a desenvolver o meu próprio estilo de escrita. Fico triste por sua morte, mas em plenitude pois seu imenso legado é eterno. Lembro que em 2016 até escrevi uma "declaração de amor" para a obra dele. Que autor incrível!
Não sou o personagem do Conto do Rubem Fonseca, nem sou psicopata mas também sou tomada por um ódio profundo ao assistir televisão nos últimos tempos... Acho que existem pessoas e situações que trazem a tona o que há de mais sombrio no ser humano. Há pessoas tão odiosas que contaminam o seu entorno com sua sombra tenebrosa. Para nossa infelicidade e desespero é esse tipo de pessoa que está comandando o nosso país.
O jornalismo brasileiro atual explica bem o tamanho dessa canalhice, jornais como O globo e Folha de SP transformaram o jornalismo brasileiro em uma piada mundial e um portal de mentiras
Eu acho q tem uma diferenca entre se revoltar contra o sistema que oprime pessoas como os mais pobres por exemplo e o egoísmo de achar q as pessoas te devem algo como se voce fosse especial. Se achar no direito de sair matando e machucando pessoas. Faz lembrar mais aqueles atiradores americanos que fazem parte daqueles grupos que se autodenominam "incels" (celebatario involuntario) que acham que as mulheres "devem" sexo a eles por alguma razao, e pra se vingar do mundo e delas matam pessoas em escolas etc... É diferente de lutar contra uma injustiça social que é histórica e mostrada por estatisticas e bem maior do que o indivíduo.
A velha narrativa - OPRIMIDO vs OPRESSOR. Massas perdidas em busca de salvador e fugindo de algozes lá fora, sem perceber que está dentro de cada um. A dor e o sofrimento, desigualdades não são invenções contemporâneas
Apesar de toda a brutalidade e palavrões, Rubem Fonseca conseguiu demonstrar um lado mais romântico, de seu jeitão, é claro, no conto: "Família é uma merda". Recomendo o conto para quem ainda não leu. E também para quem quiser reler. Bom dia
Excelente video,realmente uma semana muito triste ,dois ícones da cultura brasileira ,li muito Ruben Fonseca,tenho em minha biblioteca ,o Moraes tem o cd acústico dela é muito bom , infelizmente se foram,mas a suas obras continua e não é pouco.valeu .abrs.👍
Estou impressionado com a capacidade intelectual e desenvoltura para comentar sobre a literatura, mundial. Justamente por ocupar meu tempo prazeiroso co literatura ou cinema nao entendo quase nada de redes sociais, e por isso recentemente comecei a acompanhar os videos dessa moça, e fiquei deslumbrado. Embora tenha lido a maioroa dos livros que ela comentou( estou recem asistindo videos antigos e nao parei. Ainda nao vi todos mas estou muito impressionado. Essa sua iseia de clube do livro e fantastica. essa geraçao nao tem o habito de ler. E . tem a parte pessoal. Munha filha que como Isabella e amante da leitura e formada em direito, tem muito a ver com os pensamentos e principios que Isabella tem. Se houver qualquer dificuldade no seu caminho, NAO SE DEIXE ABATER . TALENTOS COMO O SEU NAO PODE SER DESPERDIÇADOS. Eu nem sei se voce tem acesso ao que escrevi e nao tenho a menor ideia de como isso funciona . Eu sei que me increvi nessa pagina , mas nao sei O QUE SIGNIFICA ESTAR ESCRITO, POIS COMO IRA SABER QUEM EU SOU E COMO PAGAREI PARA CONTINUAR TENDO ACESSO. tenho face book ha um ano Luciano Brun e o nome. . UNICA COISA QUE TENHO , E WHats up. .Mas gostaria de debater literatura com vcs , Muito Obrigado. OBS SE VOCE LER ESSE EMAIL ; VOU TE INDICAR UM AUTOR , CLARO QUE VOCE CONHECE E DEVE TER LIDO , O MAIUOR DE TODOS PRA MIM. MAIS QUE ~JAMES JOYCE OU TOLSTOI, JACK LONDON. Superou todos de sua geraçao que sao maavilhosos, ,e sentimentalmente ele e tudo pra mim. voce devevter lido o chamado da floresta e caninos branco, mas procure uma compilaçao de 5 contos sobre boxe POR UM BIFE, NOCAUTE, ENTRE OUTROS. Eu tenho quareo livros que escrevi manuscritos em casa, terminados, mas nunca publicarei porque , como notaste pelo emais , eu sou sintetico para escreve( ironia) e nao corrijo erros de digitacao porque escrevo a mao.. Mas sou amante do boxe como London , tenho uma academia em Porto Alegre, porem sei das sutilezas e metaforas que London usou a escrever esses 5 contos. . Boa Sorte no projeto e se leu ate aqui, te desejo toda sorte do mundo. Se responder um dia isso . ficarei muito muito grato. meu face ja disse o nome e meu email e este que mANDO ESSA MENSAGEM. uLTIMA COISA Orwell era anarquista como eu, amantes das distopias possiveis. Tarso genro escreveu um livro com o nome de Utopia possivel , acredito nas distopias possiveis. Abraço
Foi o autor que eu mais li na vida, e aqui na minha cidade ele é muito lido nas escolas ( ele era Juiz Forano) ai nas escolas daqui é sempre muito falado.
Então, e esse livro O Cobrador chegou às escolas de diversas partes do Brasil para crianças de 10 a 12 anos. Após críticas severas levantadas por pais, foram retirados da grade. Salve o MEC.
Todos enaltecem os famosos escritores, merecem, foram talentosos sem sombra de duvida. Mas, que tal dar uma chance a quem não é famoso. Leiam os livros, O DANÇARINO, OU. O FABULOSO SENHOR THOMPSON, OU. O GAROTO DO INTERNATO, OU. APENAS CINCO MINUTOS e ajudem um escritor desconhecido tornar-se conhecido. A venda na AMAZON ou no Clube dos autores
Tomei conhecimento da literatura a partir das obras de Rubem Fonseca, antes eu não tinha paciência para ler livro. Gosto muito do seu estilo ousado, assim como Charles Bukowski. Meu livro favorito e o sol e para todos, escrito pela Harper Lee e atualmente estou lendo Duna, de Frank Herbert
Fiquei tão triste com a morte de Moraes Moreira... O Rubem Fonseca já tinha ouvido falar, mas infelizmente nunca havia lido. Adorei conhecer um pouquinho mais da obra dele através do seu vídeo!
Meu autor favorito. Ano passado li os 5 últimos dele depois de muito tempo sem lê-lo. Foi quase uma despedida... E voltou minha paixão pela literatura, o Zé tinha esse poder! Os únicos 4 livros que não li de sua carreira são romances (os mais recentes), começarei a lê-los agora.
Ainda não li nada do Rubens F. Mas quando a quarentena acabar vou tentar ler algo. Adoro seu canal. Isa, q tal resenhar a peça O bonde chamado desejo ?🤭😍
Existe uma coletânea de contos do Rubem Fonseca que foi lançada pela editora Nova Fronteira, chamada "O melhor de Rubem Fonseca". Estão presentes nessa coletânea histórias como "O cobrador", "Feliz ano novo" e "Mandrake". Ao todo, são vinte e oito contos. A edição é super confortável de ler, com páginas amareladas (papel avena) e capa brochura. Fica a dica dessa coleção incrível da Nova Fronteira, que também conta com coletâneas de Mário de Andrade, Caio Fernando Abreu, Guimarães Rosa e Nelson Rodrigues (inclusive contendo O beijo no asfalto).
Olá Isabela. Se eu pudesse lhe recomendar algo do Rubem, seria o livro de contos Pequenas Criaturas. Rubem tinha muita coisa boa, como por exemplo, A Grande Arte e Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos, mas Pequenas Criaturas é realmente fenomenal.
Discordo. Acho que o filme do Coringa faz isso, mas não aqui. Ele faz atos horríveis com mulheres grávidas e pessoas nada a ver. Não acho que o conto justifique o que ele faz. Acho que fica bem claro que, apesar da sociedade estar contra ele, ele está longe de ser um herói. O filme do Coringa, por outro lado, tira toda a responsabilidade do personagem e todo mundo que ele mata no filme são caricaturas vilanescas, o que acaba dando razão pro personagem.
O ano de 2020 está levando embora grandes nomes: Rubem Fonseca, Luis Alfredo Garcia Roza, Honor Blackman, Lee Konitz, entre outros. Gosto de Vasta Emoções e Pensamentos Imperfeitos e O Selvagem Da Ópera, do saudoso Rubem.
Por favor, se juntem com todos os booktubers, e espalhem a ideia que a *Amazon deveria fazer uma promoção nos Kindle* esse seria um bom momento para todos ter um e-reader.
Isabela eu amo o seu canal e sei que vc fala italiano.Você poderia fazer um canal para os italianos,seria um modo de manter a prática do idioma.Não encontrei nenhum booktuber por aqui do seu nível...
Morreram escritores Rubem Fonseca e Luiz Alfredo Garcia Roza. Morreu o músico Moraes Moreira. Os três atuantes há décadas em suas áreas. Nem uma mísera palavra da Secretária Nacional da Cultura. Pobre cultura brasileira, tristes tempos.
Forte esse conto. Enfim, esse ano não está nada fácil e muito desesperador, grandes artistas e escritores morreram, e o covid-19 já somando números de mortes aterradores por dia no Brasil, demissão de ministro de saúde justamente agora... Mas rezemos pra ficarmos fortes durante toda essa tormenta, e tudo passe o mais rápido possível.
Meu conterrâneo Moraes Moreira se foi ...cresci ouvido ele ...meu até colocou um apelido em mim de Moraes Moreira por causa dos cabelos cacheados ....rss. uma honra pra mim e nem sabia na época .
Bem dito. O Brasil sofreu esta semana duas grandes perdas no mundo das artes. Morais Moreira, ex-membro do antológico grupo Novos Baianos, do qual era o principal compositor e com os quais gravou a obra-prima “Acabou Chorare” em 1972, era dono de uma linguagem harmônica rebuscada, tecnicamente refinada e complexa, mas que, como tudo que é bem feito, soa a nós como algo simples e fácil de agradar. Possuidor de um verso veloz, de um dadaísmo espontâneo com sabor despreocupadamente moleque, de quem brincava com as palavras lançando-as no papel aparentemente a esmo, criando uma sequência de imagens estapafúrdias e desconexas que pareciam não ter a menor relação entre si, nem intenção de fazer qualquer sentido - mas que fazem todo o sentido quando nós as escutamos, muito embora não sejamos capazes, depois, de dizer qual sentido é esse - Morais Moreira nos deixou. Sumiu; escafedeu-se. Is no more. Foda. A vida é assim: vem-se; está-se; foi-se. Fazer o quê? Derramemos nossas justas lágrimas, enxuguemos o rosto, e sigamos adiante. Porém, embora eu tendo compreendido e avaliado bem o tamanho e o valor de sua perda, ela não mexeu comigo por dentro. Mas a morte do Rubem Fonseca me abalou sim, no plano emocional. Quando a Rachel Sheherazade anunciou a notícia de seu falecimento, e disse que iríamos ver as últimas imagens públicas dele, fazendo o discurso de inauguração de uma biblioteca no Rio com seu nome há quatro anos, automaticamente esperei vê-lo como o tinha construído na minha cabeça: um velhinho de feições descompostas pelo peso da idade, olhos baços, cabelinho branco, a própria fragilidade em pessoa, falando com ar ausente, com uma impressão geral de quem estava mais-pra-lá-do-que-pra-cá. O que me apareceu na tela da TV, no entanto, foi um ancião completamente careca, de óculos escuros, ar enfezado, falando quase gritando a um pequeno grupo de pessoas como se lhes passasse uma bronca ou os doutrinasse; energicamente, quase com raiva mesmo. Agitava vigorosamente as mãos erguidas no ar diante de a si, por vezes com o indicador em riste, e batendo-as repetidas vezes com força no próprio peito. Foi-se a visão do velhinho frágil, ausente. Ausente nada: ele deixava claramente a quem o visse a certeza de que estava presente, mas muito presente: sabia exatamente quem era, onde estava e o que dizia. Ficou-me para sempre na memória sua imagem ali, e as palavras com fechou seu discurso: “Platão dizia que o homem deve saber duas coisas: nadar e escrever!”. Meu Deus. Chega eu me arrepiei, agora. Não li ainda tudo dele pois, Graças a Jah, ele escreveu muito, deixou uma obra extensa; mais li um bocado. Vários de seus romances e, creio, todos os contos, ou quase: tinha seus Contos Completos lançado em 2003, um pequeno calhamaço, de capa sugestivamente toda preta, do qual me desfiz há uns três meses, por razões de natureza sinistra. Você disse em seu vídeo, acho, que “Agosto” era o melhor romance brasileiro policial, certo? Talvez, você devesse ler mais de sua obra... Não sei se se enquadra perfeitamente na definição acadêmica de um “policial”, mas seu romance que mais me impressionou foi “Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos”. Uau! Só o título já é marcante! Narrado na primeira pessoa pelo protagonista, que é claramente seu alter-ego, o texto consegue exibir uma erudição absurda, movendo-se com familiaridade e abrangência por terrenos como artes, história, política etc, ao mesmo tempo em que exibe uma história dinâmica, emocionante, cheia de lances dramáticos, quase rocambolescos, que seria inverossímil não fosse o talento do escritor em narrar; e que sequestra o leitor, deixando-o em dúvida em certos momentos se ele lê um romance policial ou uma história de aventuras. Dotes imaginativos realmente impressionantes, que eu só encontrei iguais até agora nos livros do Alexandre Dumas Pai. De fato, uma grande perda; mas deixou para nós uma obra extensa e fantástica, que não nos deixará jamais esquecê-lo. EU TINHA MUITO MAIS A DIZER, mas acho que é melhor eu ir me interrompendo por aqui. Até mais, Isabella. P.S.: Ainda não vi o Coringa do Joachin. É mais impressionante que o do Heath Ledger? ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-WWfseMcAUZY.html
Isabella, gosto demais do teu trabalho, e se o autor não tivesse partido, a gente podia fazer um movimento pra ele mudar o nome pra O CAÇADOR, achei ótimo (seria mais preciso...).
Li A Coleira do Cão no ano passado. Confesso que não tinha gostado tanto quando li, mas me distanciando dele achei que os contos foram fazendo mais sentido pra mim. Vale muito a pena!!!
Li O Cobrador quando tinha 16 anos porque estava na lista de livros para o vestibular e lembro - me que odiei profundamente esse conto hahaha fiquei pensando nele por muito tempo depois da leitura e nunca mais li nada do autor. Acho que li no momento errado.
Oi, Isa. Você já leu o conto A Força Humana? Talvez seja o melhor conto do Rubem Fonseca. Tá tudo lá. É o primeiro d'A Coleira do Cão, um livro irregular mas que vale a leitura. Recomendo vivamente. :)
Rubem Fonseca é um dos maiores escritores da literatura brasileira moderna. Quem não o conhece está perdendo um gênio à altura de Machado de Assis. Pronto, falei. O canal aqui está em falta com Rubem Fonseca. Ele merece muito mais vídeos.
Talvez esse comportamento preconceituoso do Rubens seja tbm pela sua idade, imagina pra ele com 90 anos, a sua geração é totalmente diferente, mas não diminui o talento para a escrita.
Eu acho bem estranho alguém como Isabella ... com tanta leitura e cultura ... dizer que estamos em quarentena mas se procurar na literatura ... vamos achar que estamos em lockdown e cárcere privado :-((((
"Não é recomendado para menores de 18 anos" e foi indicado como livro didático para adolescentes em fase escolar. Socorro!!!!! Deus ajude nossos filhos.
Meu primeiro de Rubem foi O Caso Morel e quero muito os outros, bem é um estilo que me agrada bastante, sobre o Morais Moreira, a música perde um grande nome. Triste tbm.
Obrigado pelo vídeo, mas vai algumas observações. O Joker, ou, aqui no Brasil, Coringa, foi um personagem criado em 1940. É certo que ele nem sempre apareceu como um "representante das lutas de classe", mas bem antes de 1979, ou seja, bem antes da publicação de O Cobrador houveram vários personagens nessa linha. O mesmo vale para o filme O Poço, que nada mais é do que uma releitura de várias outras obras. Resumindo, não dá para colocar o Rubem Fonseca como um "vanguardista" desses conceitos, como a Isa acaba fazendo no livro, para o enaltecer. Também se percebe um certo desdém e total desconhecimento do universo dos quadrinhos, que, na verdade, não é menos literatura do que os livros resenhados aqui no canal, inclusive também ditaram tendências durante toda a história, sejam por tirinhas, charges, HQs, mangás, que são muiiito mais do que o senso comum que só conhecem Turma da Mônica, Marvel e DC, costuma pensar sobre quadrinhos. Um exemplo foi o feito do Tezuka no Japão, que lutou contra a censura mais do que qualquer escritor de "literatura clássica" oriental.
Sou apaixonado por cinema tambem , mas literatura e literatura. Mas vou te afirmar uma coisa que e considerada Heresia , mas nao me importo. tres filmes melhores que os livros. Ensaio a cegueira, Blade Runnerm , amenina que roubava libros, o caçador de pipas, o iluminado, exorcista m poderoso chefao e , agora sempre terei duvida pois amo o livro e o fime igualmente , mas o filme e melhor Velho e o mar e Adeus as Armas. Ernest , te amo, mas e verdade.
O meu pai foi na emergência na rede d'or aqui no Rio semana passada (nenhuma relação com vírus chinês) e estava vazia, considerando que o Rubem Fonseca também tinha plano de saúde, ou seja não iria para o SUS, morreu porque morreu mesmo. Lembrando que doenças cardíacas são as que mais matam no mundo, associar infarto em alguém com mais de 90 anos com covd já beira a paranoia. Até parece que ninguém morria antes, ano passado não tinha covid e eu fui a dois velórios.
Olá, td bem? Sou nova no seu canal e vim agradecer a sua existência e te parabenizar. Posso dar uma dica? Supondo que disse sim... Que tal inficar uma livros maravilhosos que viram filmes? Grata. Bjs
Esse livro é um dos piores que existe. Nojento, doentio, com níveis de psicopatia absurdos. Um dos piores escritores, e assim como o Paulo freire é exaltado pelas doentes…