Boa noite Elétrica sem Limites! Já vimos essa ação do ONS, e quando e faz essa operação é um bafafá danado, é notícia pra mês inteiro no jornal. Ótimos conteúdos!
Como sempre, mais um excelente vídeo, professor. Parabéns! Depois, caso seja possível, grave um vídeo falando mais sobre a atuação da proteção contra perda de sincronismo (PPS), mostrando como ela atua em situações de blecaute. Abração.
isso é muito importante para quem esta estudando para concursos porque a tendência é ser assunto para questões nas provas de engenheiros eletricistas e técnicos em elétrica
SE UMA PESSOA NÃO SABE EXPLICAR UMA INFORMAÇÃO DE FORMA SIMPLES E CLARA .É POR QUE NÃO É UM ESPECIALISTA,VOCÊ É UM ESPECIALISTA DA AREA ELÉTRICA ,PARABENS ,SEUS VIDEOS SÃO EXCELENTES E COM UMA DIDÁTICA PERFEITA.
Conteúdo maravilhoso !!! Conhecimento chave para entender melhor os procedimentos realizados no apagão do dia 15/08/2023. Esperando ansiosamente o veredito do ONS para entendermos melhor o que ocorreu. Ganhou um inscrito. Parabéns pela didática.
8:48 os "Alimentadores" da rede de distribuição são os cabos de média tensão de 13.800v, circuitos em alta tensão q alimentam vários bairros de uma cidade
Obrigado pela aula, professor! Ficou claro que os desvios de frequência são preponderantes nas decisões de cortes emergenciais de cargas. Embora pareça um sonho, o emprego maciço de conversores e inversores eletrônicos de corrente poderiam evitar esse problema?
Seria muito bom a impressa estudar o tema com uma aula como essa antes de noticiarem bobagens. Isso vale também para alguns políticos e ministros. Parabéns pelo conteúdo!
Olá professor! Muito obrigado por todos os seus vídeos, aprendo, entendo e relembro de muita coisa. Gostaria de sugerir um vídeo sobre livros que o senhor recomenda, para cada assunto que achar conveniente.
Muito bom professor!!! Se não fosse o ERAC ai seria um apagão geral por deligamento seletivo em cadeia já que os sistemas estão interligados em anel, seria isso mesmo??? Sua didática é muito boa, parabéns!
Perfeito. Se não fosse o ERAC, a subfrequência alcançaria o nível de colapso, e poderíamos perder todo o sistema, que está interligado em vários anéis, formando uma malha. Abração ⚡
Sugestão de pauta: oscilografia e seu uso como ferramenta pra descobrir as causas dos "apagões". Curiosidade, em quanto tempo os ERACs devem atuar ? Dizem por aí que vários demoraram pra atuar e por isso ocorreu o apagão mais recente, será ?
A oscilografia é o raio-X de tudo o que aconteceu antes, durante e depois de uma perturbação no sistema elétrico. Ela está sendo muito útil para o ONS fazer a análise do blecaute. E sobre o ERAC, eles atuaram corretamente, coisa mais linda a impedância atravessando o plano RX. Abração!
Como sempre, nota DEZ, infelizmente uma explicação desta com alto teor técnico, mas com linguagem acessível não consegue chegar as grandes massas e toda vez que há a atuação do ERAC por quaisquer motivos gera uma centena de milhares de conjecturas totalmente equivocadas e até inidôneas por parte das pessoas leigas. Como já relatei em comentário anterior, sou aposentado do setor elétrico e apaixonado pelo tema.
Valeu, Gilson. Seu comentário foi perfeito. Eu percebo muito despreparo, jogo de interesse ,e até má fé, em alguns comentaristas da grande mídia. Abração 👍
Excelente aula professor! Gostaria de saber se este tipo de conteúdo está presente em algum livro o qual o senhor baseia as as suas aulas. Se sim, poderia passar o nome para aprofundmento?
Saudações. Entendi que o vídeo se propôs a ser uma explicação básica, mas fiquei curioso de saber se o ERAC trabalha por área geográfica ou por blocos de potência de cargas. Quanto a preservar UTIs residenciais, acho um caso extremamente complicado.
Olá, Wilton. Em cada região o ERAC vai atuar cortando cargas de acordo com sua tabela específica. Essas cargas estão divididas pelos diversos municípios dos estados da região. A concessionária distribuidora de energia elétrica é quem escolhe ONDE cortar, e o ONS define o VALOR DO CORTE. De fato, evitar o corte de alimentadores 13,8 kV, onde existam UTIs residenciais é um desafio. Mas é feito. Abraço ⚡
obrigado por mais essa aula, professor! só pra ver se eu entendi certo: o ERAC NE no seu 5º estágio de atuação irá cortar algo em torno de 55% da carga? e outra dúvida: aqui em SSA, acho que em outras localidades também, houve apagão também do metrô naquela terça-feira… o ERAC não consegue salvar as mãos em casos mais extensos, caso continue perdendo grandes blocos de geração?
Só não entendi no evento de 15/08: com a interrupção da conexão Norte-Nordeste a frequência do Nordeste caiu e a do norte subiu, segundo o ONS. Sendo que o Nordeste era gerador e o Norte era carga.
Bom dia. Não entendi a porcentagem de desligamento no estágio 5. Era pra ser de 15% mesmo? Pois no estágio 4, há um desligamento de 16% segundo apresentação.
Seria no caso a soma dos estágios. Estagio 1 corta 6% do total de cargas. O estágio 2 corta mais 7% do total de cargas (só ai já foram 13% do montante total de cargas), o 3° corta mais 11%... chegando ao total de 55% das cargas cortadas com a atuação do 5° estágio!
8:24 na tabela mostra que o quarto estágio está com corte de 16% e o quinto estágio está com 15%, o quinto estágio tem menos corte que o quarto estágio?