Тёмный

O INDIVÍDUO é a própria CONSCIÊNCIA? (Pedro Loos) | Análise lógica 

Victorelius
Подписаться 35 тыс.
Просмотров 7 тыс.
50% 1

Se gostou do vídeo, deixe o seu like e se inscreva. Comente, também, algum argumento para ser analisado num próximo vídeo.
─────────────────────
Faça parte da Academia de Lógica, um curso com mais de 30 horas de aulas de Lógica Tradicional, incontáveis exercícios, e que vai aprimorar a sua inteligência proporcionando uma formação integral em Lógica.
victorelius.co...
─────────────────────
Apoie o canal! Clique em "Seja membro" e tenha benefícios exclusivos.
E-mail para contato ou contribuição financeira via PIX:
victorelius531@gmail.com
Siga-me em outras redes:
Twitter: / v_victorelli​​
Instagram: / v.victorelli​​
Canal secundário: / @victorvictorelli7841
Comunidade no Discord: / discord
─────────────────────
Playlists do canal
Aprenda lógica do ZERO: • Video
Introdução à Lógica: • Video
Falácias: • Video
Análises: • Video
Logic Pills: • Video
Paradoxos: • Paradoxo do Pinóquio: ...
Vida Intelectual: • Video
─────────────────────
Capítulos:
00:00 - Introdução
─────────────────────
Alguns livros mencionados ou usados de bibliografia:
Lógica tradicional
O Trivium, de Miriam Joseph: amzn.to/3rjRwqF
Lógica formal moderna
Introdução à Lógica, de Cesar Mortari: amzn.to/2PL9P9a​​
Introdução à Lógica, de Harry J. Gensler: amzn.to/2RgTg54​​
Lógica informal moderna
Lógica Informal, de Douglas N. Walton: amzn.to/3uKZ9Gl​
Argumentar, de Leonidas e Flavio Hegenberg: amzn.to/3tOug3N
─────────────────────

Опубликовано:

 

21 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 91   
@Victorelius
@Victorelius Год назад
Faça parte da Academia de Lógica, um curso com mais de 30 horas de aulas de Lógica Tradicional, incontáveis exercícios, e que vai aprimorar a sua inteligência proporcionando uma formação integral em Lógica. victorelius.com.br/
@lysanderspooner6875
@lysanderspooner6875 Год назад
Victor, tenho uma sugestão de análise: "a próxima frase é verdadeira. (a anterior é falsa)." Do Pedro Loos também, ciência todo dia. É um vídeo a respeito não só de paradoxos, mas de lógica num geral.
@diogoesteveaqui
@diogoesteveaqui Год назад
O que ocorre aqui é que a premissa "a primeira frase é verdadeira" não é válida. O paradoxo só existe pois intuitivamente assumimos essa premissa sem mesmo ter muita consciência disto.
@diogoesteveaqui
@diogoesteveaqui Год назад
Uma estrutura análoga e no entanto facilmente identificavel a invalidade da premissa "a primeira afirmação é verdadeira" seria: deus existe, deus não existe".
@maciel528
@maciel528 Год назад
​@@diogoesteveaqui Mas essas duas proposições são negações uma da outra. Isto é x e depois isto não é x se referem a afirmação de algo e posterior negação. No paradoxo você assume que a primeira premissa é verdadeira, e se ela for verdadeira, tem uma consequência paradoxal, e se for falsa, também tem essa consequência. Você vai dizer que essa proposição não é verdadeira nem falsa? Ou vai dizer que não é nem uma proposição? Queria saber qual teu raciocínio exato para comparar estes dois exemplos que eu vejo serem completamente diferentes.
@diogoesteveaqui
@diogoesteveaqui Год назад
@@maciel528 você está correto quando observa que as proposições que usei negam-se mutuamente, ou seja, são auto contraditórias pela impossibilidade lógica de ambas serem verdadeiras simultaneamente. Meu ponto é que o mesmo é aplicável para "a próxima frase é verdadeira, a anterior é falsa" já que ambas as proposições não podem ser simultaneamente verdadeiras. Ou seja, se considerar que "a segunda frase é verdadeira" é verdadeira há uma impossibilidade lógica da próxima frase ser "a frase anterior é falsa" e vice versa.
@diogoesteveaqui
@diogoesteveaqui Год назад
@@maciel528 outro ponto é a conclusão que se a proposição "a frase anterior é falsa" não for verdadeira, a preposição "a frase é anterior é verdadeira" é verdadeira. Essa conclusão é intuitiva mas não é necessariamente correta. Assim como boa parte do que é intuitivo rsrs
@viniciuspereirareisbarbosa8531
@viniciuspereirareisbarbosa8531 4 месяца назад
E a se consciência não for algo em si, que deva ser visto isoladamente, mas simplesmente a capacidade de julgamento moral e discernimento das pessoas?
@ftfarias15
@ftfarias15 Год назад
Recomendo fortemente assistir o video ""Do Chairs Exist?" do canal Vsauce, é a melhor discussão sobre o tema que ví. Valeria fazer um vídeo sobre ele, Victorelius.
@Senhor_Bolacha
@Senhor_Bolacha Год назад
Eu tinha comentado no canal do Dr Rômulo, mas vou comentar aqui tbm Victorelli, tu conhece o trabalho do Biólogo Eli Vieira? Ele é evolucionista e ateu, e é um bom debatedor pelo que conheço. Acho que esse convidado serviria muito bem para um debate com o Dr Rômulo, já que você queria fazer um debate entre o lado evolucionista e o "criacionista" (lembrando que o Dr. não é necessariamente um criacionista, é claro)
@Victorelius
@Victorelius Год назад
Se ambos quiserem o debate, dou espaço e medio com o maior prazer.
@valmondias9759
@valmondias9759 Год назад
Ótimo vídeo, Victorelius. Interessante demais.
@mauroferreira314
@mauroferreira314 Год назад
Gosto bastante de discussões sobre esses temas. Ótimo vídeo, como sempre!
@Kar33172
@Kar33172 4 месяца назад
Para mim, os dois são os navios de Teseu.
@ericcartman8921
@ericcartman8921 Год назад
Minha saída pro navio de teseu: O grande problema é q ninguém definiu o q seja o navio. Quando alguém constrói o navio, a identidade da própria pessoa fica impressa no navio, o navio sai diferente dependendo de quem o constrói, o navio é um pedaço da alma de quem o construiu... O navio tal como o teseu o concebe, só existe na cabeça dele... é como escrever um texto 2 vezes, qual texto é o original? O navio é apenas átomos... A identidade ta no teseu e não no navio...
@The_highlight0
@The_highlight0 Год назад
Eu pensei exatamente isso, já que o navio não possui consciência e não pode se definir, sua identidade está atrelada ao seu criador sua definição é dada pelo propio, Teseu, o navio ainda é dele e o nome dado ao navio ainda é o mesmo. Não é sobre as Medeiras do navio de Teseu e sim sobre o navio de Teseu.
@pedrobitcoin691
@pedrobitcoin691 3 месяца назад
Esse paradoxo é facilmente refutado!! Se todas as peças do navio foram 100% trocadas, o navio é outro, pois os átomos das novas peças não são os mesmos das antigas. Identidade do navio está intimamente ligada à composição material original. Uma mudança completa de todas as peças resultaria em um novo navio. Se 50% das peças foram trocadas, o navio é heterogêneo, com metade original e metade nova. Cada metade, em termos de identidade, seria distinta. A metade original mantém alguma continuidade com o navio original, enquanto a metade nova constitui uma nova entidade. Se apenas 1% das peças originais permanecem, o navio de Teseu é apenas esse 1%, enquanto os outros 99% constituem um novo navio. Nesse caso, mantém que qualquer porção, mesmo minúscula, de peças originais mantém a identidade do navio original, enquanto a maior parte trocada cria uma nova identidade.
@ericcartman8921
@ericcartman8921 3 месяца назад
@@pedrobitcoin691 então o vc de hoje não é o mesmo de 2 anos atrás? Ja q vc trocou todos os átomos?
@pedrobitcoin691
@pedrobitcoin691 3 месяца назад
@@ericcartman8921 Apelo a falsa analogia. A Consciência e identidade, seres humanos têm uma consciência e uma identidade pessoal que vão além da composição física de seus corpos. Mesmo que as células do corpo humano se renovem ao longo do tempo, a identidade e a consciência de uma pessoa permanecem constantes, o que não pode ser dito de um navio. Exemplo, a diferença entre átomos de ouro e prata resulta em propriedades físicas distintas, como cor e condutividade elétrica. Portanto, a analogia entre a substituição de átomos em um navio e a mudança de átomos em um ser humano é inadequada, dada a complexidade e a diversidade dos elementos envolvidos!! Se o navio fosse construído em ouro o átomos do ouro não iria se transformar em átomos de prata pois existe ordem e harmonia!!
@izaaci.m.b.5172
@izaaci.m.b.5172 Год назад
Eu acho interessante esse tema de identidade e gostaria de ouvir-te falando sobre a "Qualia", muito bom esse vídeo.
@enrikianlages
@enrikianlages Год назад
Muito bom!
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
CONSCIÊNCIA - Uma das palavras mais difíceis de definir talvez porque toda definição se dirija a uma consciência e a suponha. A consciência é certa relação de si a si, mas que não é nem de adequação (NEM TODA CONSCIÊNCIA É CONHECIMENTO: HÁ CONSCIÊNCIAS FALSAS), nem de identidade (TER CONSCIÊNCIA DE SI NÃO É A MESMA COISA QUE SER SI), nem, no entanto de pura alteridade (JÁ QUE SÓ HÁ CONSCIÊNCIA PARA SI). Digamos que a consciência é presença a si do espírito ou da alma, como um pensamento que se pensa: um saber que se sabe, uma crença que se crê, uma sensação ou um sentimento que se sentem... Toda consciência supõe, desse modo, certa dualidade: "CONSCIÊNCIA QUER DIZER CIÊNCIA COM...", "CIÊNCIA DE SI COM A DE ALGUMA COISA". É também o que sugere, nos fenomenologistas, a idéia de intencionalidade, a qual desemboca na celebérrima definição sartriana: "A consciência é um ser para o qual se trata, em seu ser, do seu ser na medida em que esse ser implica um ser outro que não ele" (O ser e o nada, Introdução). Não posso ter consciência desta árvore ou desta idéia sem ter consciência também, ainda que obscuramente, da consciência que tenho delas. Isso não quer dizer que toda consciência seja reflexiva, se entendermos por isso que ela própria se tomaria, necessariamente, explicitamente, por objeto. Mas, antes, que nenhum objeto existe para ela a não ser com a condição de que ela mesma exista para si. É COMO UMA JANELA QUE SÓ SE ABRIRIA PARA O MUNDO SE ANTES SE TORNASSE UM OLHAR. É POR ISSO QUE NÃO HÁ CONSCIÊNCIA ABSOLUTA: PORQUE TODA CONSCIÊNCIA É MEDIAÇÃO. QUANDO OLHO PARA ESTA ÁRVORE, VEJO A ÁRVORE OU A VISÃO QUE TENHO DA ÁRVORE?
@mateusoliveira1663
@mateusoliveira1663 Год назад
"Encontramos uma parte do cérebro que reage quando pensamos em um conceito, então está provado que os conceitos são matérias" Ora, se você defende a materialidade dos conceitos, não precisava ter visto essa reação no cérebro; bastava dizer que os conceitos são a mesma coisa que as palavras que os representam. É a mesma posição, a diferença é apenas a coisa matéria que você diz ser o conceito. A palavra se refere, remete a um conceito; não é o conceito em si. Essa parte do cérebro que reage se refere, remete a um conceito; não é o conceito em si. A mesma coisa com as emoções. Se você defende que o medo é puramente material, não precisava ter visto como o cérebro reage ao medo; bastava ter visto como uma pessoa fica quando está com medo. Você apenas está mudando a coisa material que você diz ser o medo. Ver as reações de uma pessoa com medo, como ela se encolhe, fecha os olhos, etc., não é o mesmo que ver o medo. Ver como o cérebro reage em determinadas regiões quando alguém está com medo não é o mesmo que ver o medo em si.
@Ludvikanarone3737
@Ludvikanarone3737 6 месяцев назад
Cirúrgico.
@marcelosmbrr
@marcelosmbrr 7 месяцев назад
Esse "paradoxo" é um problema da linguagem meramente. No mundo macroscópico, nós utilizamos palavras, que são singulares, para nos referir a coisas que não são constantes nem em termos de estrutura nem de localização, mas não nos atentamos a estes detalhes mínimos quando rotulamos objetos com a linguagem. Esse suposto problema, que na verdade é um erro de raciocínio, surge quando, pela primeira vez, nos atentamos a inconstância das estruturas frente a constância do seu rótulo. Meu nome é Marcelo desde o meu nascimento, mas minha estrutura, desde o nível subatômico, se altera a cada unidade de tempo. Se os corpos da realidade fossem representados por números de hash, que são valores únicos para representar uma informação original, a cada instante o rótulo mudaria. Então não, fisicamente o barco não é o mesmo, assim como qualquer coisa no universo cuja estrutura é alterada a cada instante. As únicas coisas que manteriam seu identificador único inalterado, se a localização não fosse considerada na geração do identificador, seriam as partículas irredutíveis.
@pedrobitcoin691
@pedrobitcoin691 3 месяца назад
Imaginem que o Navio de Teseu é construído de ouro. Estão substituído as peças de ouro por prata. Alguém pode construir outro navio com o ouro que foi retirado do navio de Teseu , mas o navio continua sendo o original !! Alegar que o navio de prata é o original seria ilógico perante a lógica física, pois o navio original de Teseu continua sendo de ouro !!
@tuto7627
@tuto7627 Год назад
victor, o que pensa de você fazer um podcast?
@henriquemartins1415
@henriquemartins1415 Год назад
Victor, uma sugestão: Já pensou em criar um quadro voltado para Análises Lógicas em Séries e Filmes. Seria muito legal de ver uma análise sua sobre a série DARK kkk
@MarcusVinicius-ho2li
@MarcusVinicius-ho2li Год назад
seria legal fazer uma analise logica da física quantica kk, como pode algo estar vivo e morto ao mesmo tempo ? ser onda e particula ao mesmo tempo ?
@botdiff9477
@botdiff9477 Год назад
se não me engano em alguns vídeos ele diz que certas coisas não pertencem ao campo da lógica. Para aplicar a lógica nesse tipo de ideia teria que alterar a lógica, quebrando a lei da não contradição por exemplo. Se quer ter uma maior compreensão disso tem que pensar para além da lógica oq é complicado já que tudo que acreditamos só acreditamos pq a princípio fazem sentido lógico. Indico estudar um pouco sobre filosofia taoista. Há uma infinidade de vídeos do Alan watts onde ele explica os conceitos da dualidade, talvez ajude a entender um pouco sobre como algo pode ser e não ser ao mesmo tempo
@apenasumfuturotomista5258
@apenasumfuturotomista5258 Год назад
O Mário Ferreira dos Santos já abordou (à luz do realismo) questões relacionada a física e a cosmologia, incluindo a relatividade de Einstein, essa questão da física quântica entra na metafísica, recomendo a leitura de suas obras, recomendo a leitura das obras "Filosofia e cosmovisão" e "Ontologia e Cosmologia".
@MarcusVinicius-ho2li
@MarcusVinicius-ho2li Год назад
@@botdiff9477 te agradeço a recomendação. O ponto da dúvida e da sugestão de vídeo, é que , a princípio a lógica é algo que abrange absolutamente todos os aspectos da realidade. Até o próprio conceito de Deus ou de onipotência, precisa obedecer a princípios lógicos. Então como algo físico não precisa obedecer esses princípios , saca ? Daí a curiosidade da análise , e na falta de lógica, o que usar pra conmpreender ou estudar algo ? O que sobra ?
@MarcusVinicius-ho2li
@MarcusVinicius-ho2li Год назад
@@apenasumfuturotomista5258 🤔, até onde eu entendo, o metafísico é tudo que foge do estudo físico, material , do que não pode ser estudado pela ciência, usando o método cientifico padrão, são coisas que entram na filosofia etc. Não acho que a física quantica se enquadre nesse meio, até porque ela é estudada como parte da física mesmo, com todos os experimentos dentro do método cientifico. De qualquer forma, te agradeço as recomendações
@apenasumfuturotomista5258
@apenasumfuturotomista5258 Год назад
@@MarcusVinicius-ho2li Não é que fuja do estudo físico ou material, é que ela está acima (em sentido de degrau, como uma escada) de ciências como a Física, pois trata de questões mais altas, não à toa também a chamam de filosofia primeira. A questão da física quântica é com relação a esse tipo de afirmação que aparenta invalidar princípios metafísicos, no caso, o metafísico terá então que encontrar o equivoco ou na afirmação(do físico), ou em que divulgou a afirmação (pode ocorrer da pessoa que divulgou não ter entendido corretamente a afirmação e ter entendido - erroneamente - que a física quântica ou o físico afirmou tal coisa quando não).
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
O QUE É TER CONSCIÊNCIA, OU COMO SE FORMA A CONSCIÊNCIA? Investigar como os objetos da nossa circunstância são apreendidos em um centro hipotético que denominamos FOCO DA PERCEPÇÃO. Passamos a perceber as imagens do que está à nossa volta como se existisse dentro de nós um olho para o qual convergem todos os sinais captados pelos órgãos dos sentidos. PERCEBER A EXISTÊNCIA DESSE FOCO DA PERCEPÇÃO é ter consciência de como se percebe ou de como se apreende os objetos visados pelos 5 sentidos. TAMBÉM QUE PERCEBER COMO SE PERCEBE CONSTITUI UM ATO DE REFLEXÃO. ESTE ESTADO DE COMPREENSÃO PRELIMINAR NOS PERMITE DEFINIR CONSCIÊNCIA ATUANTE COMO A RESULTANTE DOS ATOS DE REFLEXÃO ATUALMENTE EM PROCESSO.
@apenasumfuturotomista5258
@apenasumfuturotomista5258 Год назад
Legal, agora fale das visões que discordam da sua visão...
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
Acontece às vezes que para lembrar alguma idéia temos de nos pôr em presença da imagem significante(POR EXEMPLO, IMAGENS VISUAIS, SONORAS OU OUTRAS PROVINDAS DE OBJETOS PERCEBIDOS) a ela associada. Tudo se passa como se a memória armazenasse em lugares separados o que chega à consciência vindo da PERCEPÇÃO (IMAGEM SENSORIAL) E O QUE CHEGA VINDO DA INTELIGÊNCIA (IDÉIA PENSADA).Trata-se de algo verdadeiramente curioso: é como se A MEMÓRIA funcionasse como uma operação de junção de ocorrências da percepção, consideradas ocorrências-significantes, com ocorrências da inteligência, consideradas ocorrências-significado[COMPREENDIDOS PELA CONSCIÊNCIA (COMO AS IMAGENS-SÍNTESE OU AS IDÉIAS).], em uma ocorrência da consciência, considerada ocorrência-signo. TALVEZ POR ISSO OS GREGOS EM SUA MITOLOGIA TENHAM DEDICADO CULTOS ESPECIAIS À DEUSA DA MEMÓRIA, MNEMÓSINE, UMA DAS DEUSAS MAIS IMPORTANTES DO OLIMPO.
@pablogames6690
@pablogames6690 Год назад
Acho que é fundamental que esse negócio de transferência de mente, tenha continuidade, vamos ao exemplo: tu entra em uma máquina que te analisa, ao término da análise, tu entra em hibernação que durará um mês, enquanto está hibernado, maquina criar um ser idêntico a você até você entrar em hibernação, vocês compartilha a mesma memoria até segundo que tu hibernou, na perspectiva desse ser idêntico a você que vamos chama de A, depois do segundo antes que tu hibernou, diferente de tu, ele sair da máquina e foi viver sua vida, depois de um Mês, tu acorda, na sua perspectiva, tu apenas apagou e acordou, então você foi ser arrumar, mas ai você ser encontrar com A e vocês começam a conversa, durante essa conversa, veio a pergunta, A séria eu? Na perspectiva de A, houve continuidade, ele não deixou de "ser" ele em nenhum momento, mesmo à troca de corpo, pois, continuo sua vida no ponto antes de hiberna, nunca houver na perspectiva dele pausa, para ele, foi contínuo, se não fosse filmagem e seu corpo como prova, para ele, maquina apenas analisou e ao termina a análise, ele saiu, mas na sua perspectiva, não houver continuidade, tu apenas apagou e acordou, então, A séria tu ou não? Para mim, A é apenas uma cópia, porque houver quebra de continuidade, imagina você ter sido destruir nesse processo? você deixou de existe basicamente, é como ser você dormisse e nunca mais acordasse, mas tendo outro idêntico a você fazendo suas coisas sem você ter conhecimento disso, mas, para vocês? A séria tu ou não?
@pablogames6690
@pablogames6690 Год назад
@@joaofbg olha, se é idêntico, precisa ser organico, mas android também serve. Não sei onde entrar sobrenatural nesse caso, mas sobre a alma, se ela existir, a questão está resolvida, o "A" não teria alma ou teria uma alma diferente de você, logo, ele não seria você.
@jonathanmanueldiasonama5216
@jonathanmanueldiasonama5216 8 месяцев назад
Viktor, sobre a questão metaconsciencia*, poderia estar ligar ao sentir e não ver a própria consciência, não acha? Ainda na ideia do olho que olha a si mesmo e não for ver mas sim, sentir?🤔 Estou viajando demais?🤔
@lorz2385
@lorz2385 Год назад
Video top. Aquela ilustração do q seria senciencia me deixou um pouco ansioso. Kkkk
@alvarofranco6388
@alvarofranco6388 Год назад
Não se pode atribuir que o entrevistado se refere especificamente à causa material da consciência à exclusão das outras causas. As quatro causas aristotélicas são um tanto antiquadas para serem utilizadas em problemas da filosofia analítica e filosofia da mente, mas gostei da sua proposta, é um debate proveitoso. Se fossemos utilizá-las na análise do Hard Problem of Consciousness (Chalmers, 1994), teríamos um questionamento muito maior do autor a respeito da causa eficiente e da causa final da consciência, e muito menos da sua causa material, que é deixada em segundo plano. A sua afirmação também é muito forte quando busca explicar ao espectador que existe um certo consenso a respeito do que é a consciência, quando na verdade não existe nenhum. Marvin Minsky nega a existência de algo tal qual a "consciência" e desmembra o que parece ser o mais "intuitivo" em dezenas de funções cognitivas independentes. Dennett a trata como um epifenômeno supérfluo definindo-a de modo que difere da grande parte de outros filósofos, ainda que com exímio rigor formal. Você, no video, chega a graduar a consciência que se tem de objetos, algo que me lembra a teoria quantitativa de Giulio Tononi, mas também me lembra a fenomenologia Husserliana no sentido em que "toda a consciência é consciência de algo". Em outro ponto, você dá uma definição que parece combinar erroneamente "atenção" (o "foco de luz") com "consciência", que é muito mais aceito como sendo um "campo" de experiência. Agora, sobre o problema da individuação, o que você pensa sobre a tentativa de abordá-lo através do uso dos conceitos de sistemas e emergência? Muitas das explicações não intuitivas e não satisfatórias desse problema me parecem advir de uma tentativa de reduzir o indivíduo a certos componentes e de não tatá-lo como o conjunto emergente que é maior que a soma de suas partes.
@portuguesxablau1127
@portuguesxablau1127 Год назад
Vitor Poderia listar uma Lista de obras de introdução a Aristóteles ou algum método de condução de estudo sobre?
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
Com relação às ocorrências anteriores guardadas pela memória, elas podem ser imagens mentais de objetos percebidos ou idéias pensadas. Ora, como será que a memória realiza seu trabalho de fixar imagens mentais ou idéias? O que podemos constatar no momento é que tanto as imagens mentais quanto as idéias são ocorrências que possuem a característica de SIGNOS, pois juntam, de um lado, OS SIGNIFICANTES EXPERIMENTADOS FISICAMENTE (POR EXEMPLO, IMAGENS VISUAIS, SONORAS OU OUTRAS PROVINDAS DE OBJETOS PERCEBIDOS) E, DE OUTRO LADO, OS SIGNIFICADOS COMPREENDIDOS PELA CONSCIÊNCIA (COMO AS IMAGENS-SÍNTESE OU AS IDÉIAS).
@pablogames6690
@pablogames6690 Год назад
@victorelius, acho que vocês confundiram os termos, Senciência é a capacidade dos seres de sentir sensações e sentimentos de forma consciente. Em outras palavras: é a capacidade de ter percepções conscientes do que lhe acontece e do que o rodeia, acho que vocês estavam falando de sapiência, que é algo que só seres humanos tem.
@Victorelius
@Victorelius Год назад
É, eu não me comprometi com nenhuma definição de senciência, só me vali do termo que ele usou para se referir à metaconsciência
@HericDrigs
@HericDrigs Год назад
A velha falácia de afirmar o consequente. Mesmo que ele abra o cérebro de alguém, será desse alguém, e não poderá ser passado pros universais. Ele precisaria abrir o cérebro de todos os homens que ja existiram, inclusive o dele mesmo.
@ki4045
@ki4045 Год назад
Grande vídeo, sobre o tema eu não acho que metaconsciência seja uma observação equivalente a um olho que vê a si mesmo. Metaconsciência é antes estar ciente de que se está ciente. Um homem pode sentir raiva e mesmo assim pode considerar não agir de acordo com aquele impulso e isso de modo deliberado e não por outro Impulso externo. Relativo a senciência é evidente que a tal não é sinônimo de metacognição, animais podem ser sencientes pela percepção do mundo externo, mas não são capazes de logicizar ou racionalizar seus próprios sentidos.
@Victorelius
@Victorelius Год назад
Vou dividir o seu comentário em três partes correspondentes aos três períodos. O seu segundo período contradiz o primeiro; estar ciente de que se está ciente é precisamente o que ilustra o olho que vê o próprio olho no ato de ver. Se você pensa que essa ilustração não é fidedigna da metaconsciência, conte para nós. O que você diz no seu terceiro período, no entanto, não parece exigir nenhuma metaconsciência. A mera consciência de que se está agindo com raiva parece ser suficiente para decidir, por exemplo, se controlar.
@haniel_cm
@haniel_cm Год назад
Cara, eu já parei pra pensar sobre isso. "Qual a essência de um indivíduo?" Muito doido. Pensei, anteriormente, na questão da consciência, mas conforme fui me aprofundando só fui "pifando" mais kkkk
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
A atividade da consciência constitui uma apropriação da realidade do mundo pelo homem. Por meio desta apropriação o homem orienta-se nesse mundo que por experiência ele reconhece como hostil. Diante desse mundo estranho, a consciência elabora imagens colhidas pela PERCEPÇÃO, idéias abstraídas pela INTELIGÊNCIA, a qual, por sua vez, comanda as funções da MEMÓRIA E DA IMAGINAÇÃO, organizando conteúdos próprios sob a forma de signos[conceber novas imagens mentais e novas idéias] da consciência. E esses signos da consciência transformam-se em signos da linguagem através de jogos de comunicação. E ASSIM ESSA CONSCIÊNCIA DA QUAL PODEMOS AFIRMAR QUE SENTIMOS INTIMAMENTE A SUA PRESENÇA ADQUIRE EXISTÊNCIA SOCIAL E PODE SER RECONHECIDA E TESTEMUNHADA POR DIVERSAS OUTRAS CONSCIÊNCIAS QUE PARTICIPAM DO PROCESSO DE VIDA SOCIAL DE COMUNIDADES HUMANAS.
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
Para melhor compreender a natureza desse processo de PROJEÇÃO-IDENTIFICAÇÃO precisamos analisar como A MEMÓRIA SE VINCULA À IMAGINAÇÃO PARA PÔR EM FUNCIONAMENTO ISTO QUE ESTAMOS CHAMANDO DE SISTEMA MEMÓRIA-IMAGINAÇÃO. A memória participa desse sistema com a função de preservar imagens do passado. Mas sabemos por experiência que A MEMÓRIA, ao preservar imagens do passado, o faz segundo critérios. A MEMÓRIA não empilha indiscriminadamente imagens do passado, sem diferenciá-las segundo um critério de importância para a história de cada um. PELO CONTRÁRIO, A MEMÓRIA REGISTRA SELETIVAMENTE TRAÇOS DE OCORRÊNCIAS ANTERIORES NA CONSCIÊNCIA, OBEDECENDO A CRITÉRIOS QUE ÀS VEZES NÃO PODEMOS COMPREENDER. E freqüente nos perguntarmos quando, por exemplo, nos preparamos para uma prova: por que fui memorizar exatamente este ponto e não aquele outro? Ou, então, por que fui esquecer aquela passagem? Pois bem, a memória possui suas leis de funcionamento e seus segredos.
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
Trata-se da IMAGINAÇÃO, que em sua atividade possui algo parecido com A MEMÓRIA. Também a imaginação, quase tão poderosa quanto sua companheira, A MEMÓRIA, realiza a peripécia de, recolhendo traços significantes[EXPERIMENTADOS FISICAMENTE (POR EXEMPLO, IMAGENS VISUAIS, SONORAS OU OUTRAS PROVINDAS DE OBJETOS PERCEBIDOS).], desligados dos significados[COMPREENDIDOS PELA CONSCIÊNCIA (COMO AS IMAGENS-SÍNTESE OU AS IDÉIAS).], correspondentes, conceber novas imagens mentais e novas idéias, isto é, novos SIGNOS. Assim, APOIADOS NOS TRÊS SISTEMAS, O DA PERCEPÇÃO-INTELIGÊNCIA, O DA INTELIGÊNCIA-MEMÓRIA E O DA MEMÓRIA-IMAGINAÇÃO, desenvolvem-se os processos da consciência psicológica, ou consciência operante de cada indivíduo. A atividade de cada um dos três sistemas é complementar uma em face da outra, de tal maneira que não se pode afirmar que algum deles pode ser excluído do processo de funcionamento da CONSCIÊNCIA PSICOLÓGICA QUE OPERA EM CADA INDIVÍDUO SEU MODO DE APROPRIAÇÃO DA REALIDADE.
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
A ATIVIDADE DA CONSCIÊNCIA SOLICITA O FUNCIONAMENTO DA MEMÓRIA E DA IMAGINAÇÃO. Sem o sistema memória-imaginação, a consciência permaneceria estática, sempre situada no tempo presente, não podendo deslocar-se em direção ao passado nem projetar-se em direção ao futuro.;-> A ATIVIDADE DA CONSCIÊNCIA SOLICITA O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA INTELIGÊNCIA-MEMÓRIA. Sem o funcionamento da inteligência, acoplada ao funcionamento da memória, a realidade não poderia ser pensada, ou seja, não se formariam idéias sobre as coisas. A consciência não operaria esses conteúdos abstratos que são as idéias, permanecen-do limitada às imagens concretas fornecidas pela percepção.;-> A ATIVIDADE DA CONSCIÊNCIA SOLICITA O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA PERCEPÇÃO-INTELIGÊNCIA, sem o qual nem imagens lhe seriam fornecidas, não havendo possibilidade de nenhu-ma comunicação com o mundo exterior. Nesse caso, a consciência seria consciência de nada, ou seja, uma não-consciência, uma escuridão.
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
Para início de conversa, para você estar aqui agora, TRILHÕES DE ÁTOMOS AGITADOS TIVERAM DE SE REUNIR DE UMA MANEIRA INTRINCADA DE INTRIGANTEMENTE PROVIDENCIAL A FIM DE CRIÁ-LO. É uma organização tão especializada e particular que nunca antes foi tentada e só existirá desta vez. Nos próximos anos (esperamos), essas partículas minúsculas se dedicarão totalmente aos bilhões de esforços jeitosos e cooperativos necessários para mantê-lo intacto e deixá-lo experimentar o estado agradabilíssimo, mas no qual não damos o devido valor, conhecido como existência.POR QUE OS ÁTOMOS SE DÃO AO TRABALHO É UM ENIGMA. Se você não é uma experiência gratificante no nível atômico. Apesar de toda a atenção dedicada, seus átomos na verdade nem ligam para você - eles nem sequer sabem que você existe. Não sabem nem que eles existem. São partículas insensíveis, afinal, e nem estão vivas. (A IDEIA DE QUE VOCÊ SE DESINTEGRASSE, ARRANCANDO COM UMA PINÇA UM ÁTOMO DE CADA VEZ, PRODUZIRIA UM MONTÍCULO DE POEIRA ATÔMICA FINA, SEM NENHUM SINAL DE VIDA, MAS QUE CONSTITUIRIA VOCÊ, É MEIO SINISTRA.) No entanto, durante sua existência, eles responderão a um só impulso dominante: FAZER COM QUE VOCÊ SEJA VOCÊ.A MÁ NOTICIA É QUE OS ÁTOMOS SÃO VOLVEIS E SEU TEMPO DE DEDICAÇÃO É BEM PASSAGEIRO. Mesmo uma vida humana longa dura apenas cerca de 650 mil horas. E quando este marco modesto é atingido, ou algum outro ponto próximo, por motivos desconhecidos, os seus átomos vão“desligar” você, silenciosamente se separarão e passarão a ser outra coisa. Aí você já era.
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
Os animais também vivem sem pensar. RESPIRAM, MOVEM-SE, ALIMENTAM-SE, PROCRIAM, MAS NÃO REFLETEM, NÃO PENSAM. VIVEM PRESOS NA FINITUDE E NÃO SABEM QUE MORREM. Mas, quando se fala em vida, a propósito do homem, não se fala em vida no sentido biológico, de vida puramente animal, mas de vida no que tem de propriamente humano. Ora, em que consiste a humanidade da vida humana? Além de viver, de fazer tudo aquilo que o animal faz, o homem sabe que vive e, por isso, sabe também que morre. SUA DIFERENÇA, SEU PRIVILÉGIO, ESTÁ, POIS, NA CONSCIÊNCIA. Mas, que é a consciência? O animal, acabamos de dizer, está preso na finitude, ao passo que o homem está aberto para a infinitude.A consciência pode, pois, ser definida como a irrupção do infinito no finito, uma vez que é, potencialmente, a consciência de tudo, da totalidade. Com outras palavras, Deus, a natureza, o homem, o ser e o nada, tudo pode ser ou tornar-se objeto para a consciência. CAPACIDADE DE DESPRENDER-SE, DE DESLIGAR-SE, DE TRANSCENDER A REALIDADE DO REAL, A CONSCIÊNCIA HUMANA É O PRÓPRIO ESPIRITO ENQUANTO NEGATIVIDADE INFINITA.
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
Ora, se tal é o estatuto ontológico da condição humana, como explicar que, geralmente, os homens não vivam no plano da reflexão, do pensamento, da consciência, MAS NO PLANO DA VIDA IMEDIATA, IRREFLETIDA E INCONSCIENTE, DANDO SEMPRE PRIORIDADE À VIDA, NO SENTIDO NATURAL E BIOLÓGICO, EM RELAÇÃO À VIDA NO SENTIDO PROPRIAMENTE HUMANO? Porque, a partir do momento em que alguns homens pensaram, refletiram conscientemente, EMBORA NÃO FOSSEM SE NEM MENOS NEM MAIS HUMANOS DO QUE OS OUTROS, a partir desse momento abriu-se o precedente, o homem mostrando que não só é capaz de viver, mas de refletir sobre a vida e sua significação. E, se esses homens que pensaram - MOSTRANDO QUE PENSAR É POSSÍVEL, E MESMO NECESSÁRIO NÃO SÃO FEITOS DE OUTRA NATUREZA, OU DE OUTRA SUBSTÂNCIA, QUE OS DEMAIS HOMENS, ISSO QUER DIZER QUE, EM PRINCÍPIO, EM TESE, TODO E QUALQUER HOMEM, PELO SIMPLES FATO DE SER HUMANO, É CAPAZ DE PENSAR. E, se geralmente não pensa, por que não pensa? A pergunta é procedente porque, se os homens se têm mostrado refratários ao pensamento, à reflexão, que sentido tem pretender convertê-los a esse pensamento, a essa reflexão, que julgam desnecessários, OU SUPÉRFLUOS, UMA VEZ QUE ENCONTRAM SATISFAÇÃO NA VIDA SEM PENSAMENTO?
@Patriarcademanassés12
@Patriarcademanassés12 Год назад
Esse cara aí falou que se trocasse o volume do sol por bananas ele seria muito mais quente kk
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
CONSCIÊNCIA PSICOLÓGICA.:Por isso, dizemos que a consciência é formada por meio de signos[OS SIGNIFICANTES EXPERIMENTADOS FISICAMENTE (POR EXEMPLO, IMAGENS VISUAIS, SONORAS OU OUTRAS PROVINDAS DE OBJETOS PERCEBIDOS) E, DE OUTRO LADO, OS SIGNIFICADOS COMPREENDIDOS PELA CONSCIÊNCIA (COMO AS IMAGENS-SÍNTESE OU AS IDÉIAS).]. E OS SIGNOS que são operados na consciência resultam, em grande parte, de elaborações realizadas na MEMÓRIA. E ela, A MEMÓRIA, QUE JUNTA SIGNIFICANTES COM SIGNIFICADOS, ATIVANDO A CONSCIÊNCIA. Para que isso ocorra é preciso supor, no entanto, que significantes e significados acham-se SEPARADOS EM ALGUM DEPÓSITO DA MEMÓRIA. Daí o esforço de lembrar o que julgamos estar guardado na MEMÓRIA. Se é verdade que significantes perceptuais (gerados pela percepção) e significados intelectuais (gerados pela inteligência) ESTÃO SEPARADOS EM REGIÕES DIFERENTES A QUE A MEMÓRIA TEM ACESSO, TAMBÉM PODEMOS UTILIZAR ESTE MODELO PARA COMPREENDER A ATIVIDADE DA OUTRA FUNÇÃO DO SISTEMA MEMÓRIA-IMAGINAÇÃO.
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
Consciência implica possibilidade de apreender ocorrências perceptuais, de interpretar ocorrências do pensamento e de refletir sobre como se apreende ou se interpreta. ISSO SIGNIFICA QUE CONSCIÊNCIA É, ENTRE OUTRAS COISAS, UMA CAPACIDADE DE APRENDER, ISTO É, DE OPERAR APROPRIAÇÕES DA REALIDADE DO REAL. A REALIDADE DO REAL É APROPRIADA SOB A FORMA DE SIGNOS DA CONSCIÊNCIA, E ESTA, COMPREENDENDO O SIGNIFICADO DESSES SIGNOS, PROPÕE EXPLICAÇÕES E ESCLARECIMENTOS SOBRE O QUE OCORRE NO MUNDO EXTERIOR.
@brunofelix7784
@brunofelix7784 Год назад
Há mais de 5 mil anos essas respostas já foram dadas e basta cada um seguir o método e vai ver por conta própria essa verdade absoluta. O ser vivo é a Atma ou alma espiritual, um continuo, um fluxo consciente, como queira chamar. Essa Alma, habita um corpo e utilizada do cérebro para expressar a mente e se manifestar no mundo. Essa sensação de continuidade vem daí, a Alma é eterna, o mundo e as experiências são temporárias. Assim como você não é seu corpo, você também não é a sua mente, não é seus pensamentos e as coisas que você percebeu ao longo da vida, embora essas coisas lhe influenciem diretamente. A consciência é a manifestação da presença da Alma nos corpos, portanto, qualquer ser vivo desde uma célula até o ser humano são conscientes pois possuem Alma, a diferença é que cada corpo permite em graus diferentes uma plena consciência ou não. Incluindo entre os humanos, existe uma diferença gigantesca entre as expressões conscientes, tão grandes quanto há entre um humano e uma ameba. Enquanto existem humanos com capacidades quase ilimitadas, existem outros que acham que o pináculo da existência é mostrar a bunda no titok. Existe um método ou processo para perceber isso e compreender a realidade, mas atualmente, a "pseudociência" se alto intitula a "ciência moderna" está tentando a todo custo manter o ser humano prisioneiro, estão tentando nos transformar em autômatos, em simples animais instintivos, tentam reduzir-nos a reações químicas, para que assim, você tenha como meta de vida apenas ganhar mais dinheiro, transar o máximo possível e engordar. E sim, infelizmente estão conseguindo.
@kepler7007
@kepler7007 Год назад
a identidade seria imutável e indivisível?
@DrNykterstein17
@DrNykterstein17 Год назад
Dividir algo não material?
@DrNykterstein17
@DrNykterstein17 Год назад
Tem quanto de rating?
@kepler7007
@kepler7007 Год назад
@@DrNykterstein17 se fosse feita de partes seria divisível
@kepler7007
@kepler7007 Год назад
@@DrNykterstein17 rating?
@vonGomes
@vonGomes 7 месяцев назад
​@@DrNykterstein17Ué, vc n divide 1 por 2 e dá 0,5? Kakakakakw até onde sei a abstração de quantias não são materiais. Creio que foi nesse sentido que ele perguntou.
Год назад
Sobre a Consciência eu discordo totalmente. Primeiramente você deveria apresentar as definições clássicas do que é uma consciência propriamente dita, como as de Marx, Lukcás, entre outros por exemplo. Agora quando você vincula o problema da consciência estritamente ao âmbito da estrutura ontológica, biológica e sensualista do Homem, obviamente você ainda está dentro do dualismo cartesiano, entre corpo e mente - que invclusive você citou - o que fatidicamente fará você cair no ontologismo e psicologismo pragmáticos, irremidiavelmente. Tirando esses pontos fundamentais, suas outras análises foram muito boas. Mas, você precisa fazer uma investigação mais profunda na História da Filosofia, sobretudo nas obras dos Pensadores sobre as definições do que é uma consciência e também uma mente, uma vez que você generalizou de mais, ao falar que é quase consenso entre os Filósofos, sua definição do que é uma cosciência. Sobre Mente, eu posso lhe indicar um excelente livro que se chama God And Others Minds do Filósofo Analítico Alvin Plantinga. Bons estudos meu nobre! Caso queira avaliar meus videos no meu Canal, fique a vontade, estamos todos na "pista" para ser analisados por outros pensadores mesmo...
@Victorelius
@Victorelius Год назад
Querido, quando Marx e um filósofo da mente estão falando de consciência, eles estão falando de coisas fundamentalmente diferentes. Se preferir, de aspectos diferentes de uma mesma coisa. O segundo está tentando determinar descritivamente o que é um estado consciente; o primeiro, está falando de um dos objetos intencionais de uma consciência, que é a estrutura social. Por favor, achar que tratam da mesma coisa só por se valerem do mesmo nome é um equívoco primário.
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
SISTEMA MEMÓRIA-IMAGINAÇÃO.:No entanto, TEMOS CONSCIÊNCIA NÃO SÓ DO PRESENTE, MAS TAMBÉM DO PASSADO, E ATÉ MESMO DO FUTURO. Para isso devemos levar em conta dois poderosos pilares da consciência, A MEMÓRIA E A IMAGINAÇÃO. Isto é, ao lado dos dois outros sistemas,O SISTEMA PERCEPÇÃO-INTELIGÊNCIA, responsável pelo processo de abstração, e O SISTEMA MEMÓRIA-INTELIGÊNCIA, responsável pelo processo de análise e reflexão, temos agora um terceiro sistema, O SISTEMA MEMÓRIA-IMAGINAÇÃO, responsável pelo processo de projeção e identificação da consciência, através de preservação e recriação de imagens mentais. ESSE PROCESSO DE PROJEÇÃO-IDENTIFICAÇÃO será indispensável para o homem desenvolver uma consciência histórica de sua existência no mundo, A QUAL SE EXPRESSA ATRAVÉS DE SENTIMENTOS DE FILIAÇÃO A UMA CERTA TRADIÇÃO OU A UMA CERTA IDENTIDADE SOCIAL E CULTURAL, como, por exemplo, a tradição filosófica ocidental e a identidade nacional brasileira. Quando, mais tarde, formos estudar a experiência utópica de engajamento em novos projetos de sociedade, ou a experiência estética diante de obras de arte, ou mesmo a experiência religiosa de identificação com forças cósmicas e divinas, É A ESTE PROCESSO DE PROJEÇÃO-IDENTIFICAÇÃO QUE RECORREMOS.
@gui-vq7sn
@gui-vq7sn Год назад
A ideia dos universais vem de Platão, não de Aristóteles. Ótimo vídeo. Abraços.
@Victorelius
@Victorelius Год назад
Uai, onde eu disse que veio de Aristóteles?
@gui-vq7sn
@gui-vq7sn Год назад
​@@Victorelius tudo bem? Em 4:10 vc fala da espécie humana (após o exemplo dos copos) como essência, ou seja vc está definindo um universal e diz que é a visão aristotélica. Revi e vc está correto, é mesmo a visão dele. Por lógica, vc não negou que ele seja o criador da ideia, que é de Platão. Abraços.
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
CONSCIÊNCIA METAFÍSICA.:A consciência psicológica[Por isso, dizemos que a consciência é formada por meio de signos[OS SIGNIFICANTES EXPERIMENTADOS FISICAMENTE (POR EXEMPLO, IMAGENS VISUAIS, SONORAS OU OUTRAS PROVINDAS DE OBJETOS PERCEBIDOS) E, DE OUTRO LADO, OS SIGNIFICADOS COMPREENDIDOS PELA CONSCIÊNCIA (COMO AS IMAGENS-SÍNTESE OU AS IDÉIAS).], é, no entanto, limitada aos estados afetivo-emocionais que a experiência psíquica propicia. Há um outro registro da consciência, que aqui chamaremos de CONSCIÊNCIA MORAL. Trata-se daquela voz interior que freqüentemente nos adverte a respeito de nossas condutas, pensamentos ou palavras proferidas. SOA COMO UMA ADVERTÊNCIA DE ALGUÉM QUE NOS OBSERVA INTIMAMENTE, INCLUSIVE AOS NOSSOS PENSAMENTOS. QUEM JÁ NÃO OUVIU A VOZ DA CONSCIÊNCIA LEMBRANDO O QUE DEVERIA FAZER EM TAL OU QUAL SITUAÇÃO? TANTO SE APELOU À VOZ DA CONSCIÊNCIA QUE SE JULGOU MESMO SER ELA UM ESTRANHO HABITANTE DO NOSSO CORPO, UMA ALMA, RESPONSÁVEL POR TODOS OS MOVIMENTOS DESSE CORPO, QUE ENTÃO LHE PERTENCERIA. Lembrar que a palavra alma vem da forma latina anima, a qual está presente em expressões como "desenho animado" , ou "seres vivos animais" , aqueles que se locomovem. Essa alma, que em algum momento teria se apossado do nosso corpo, seria feita de outra matéria que não a corpórea? Quando o corpo morre, ela também desaparece? Questões dessa natureza sempre estiveram presentes nas buscas humanas pelo sentido da vida. A HISTÓRIA DESSAS QUESTÕES NOS OFERECE UMA SUCESSÃO DE POSIÇÕES ESPIRITUALISTAS E MATERIALISTAS.
@apenasumfuturotomista5258
@apenasumfuturotomista5258 Год назад
Acho a Psicologia Aristotélico-tomista a posição correta, e ela assim como não é espiritualista tampouco poderia ser materialista. Não entendo para que esse tanto de comentário sem apresentar nenhuma visão discordante.
@betobsbf
@betobsbf Год назад
Que coisa irritante o Vilella inserindo comentários absolutamente toscos de segundo em segundo
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
INDIVÍDUO- Um ser vivo qualquer, de uma espécie qualquer, mas na medida em que é diferente de todos os outros. Nada mais banal do que um indivíduo, e nada mais singular: é a banalidade de ser si. DIZ-SE ESPECIALMENTE DE UM SER HUMANO, MAS CONSIDERADO NÃO TANTO COMO OBJETO, QUANTO COMO SUJEITO, NÃO TANTO COMO RESULTADO, QUANTO COMO PRINCÍPIO, NÃO TANTO COMO ELEMENTO (DE UM CONJUNTO DADO: UMA ESPÉCIE, UMA SOCIEDADE, UMA CLASSE...), QUANTO COMO PESSOA.Qualquer um, portanto, na medida em que é um. Indivisível? É o que sugere a etimologia: individuum, em latim, tra-duz o grego átomon. Isso não é probatório, nem num caso nem no outro (sabemos hoje que os átomos são divisíveis), mas coincide com a experiên-cia comum. NÃO PORQUE NÃO POSSAMOS DIVIDIR UM SER VIVO; MAS PORQUE O QUE HÁ DE INDIVIDUAL NELE NÃO É DIVIDIDO ASSIM. UM PERNETA NÃO É UMA METADE DE INDIVÍDUO.
@diogoesteveaqui
@diogoesteveaqui Год назад
Inteligência limitada. Não poderia haver um nome mais adequado pro canal.
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
Mesmo assim, você pode se dar por satisfeito de que isso chegue a acontecer. No universo em geral, ao que sabemos, não acontece. É UM FATO ESTRANHO, PORQUE OS ÁTOMOS QUE TÃO LIBERAL E AMIGAVELMENTE SE REÚNEM PARA FORMAR OS SERES VIVOS NA TERRA SÃO EXATAMENTE OS MESMOS ÁTOMOS QUE SE RECUSAM A FAZÊ-LO EM OUTRAS PARTES. Por mais complexa que seja, no nível químico a vida é curiosamente trivial: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, um pouco de cálcio,uma pitada de enxofre, umas partículas de outros elementos bem comuns - nada que você não encontre na farmácia próxima -, e isso é tudo que você precisa. A única coisa especial nos átomos que o constituem é constituírem você. É milagre da vida.Quer constituam ou não vida em outros cantos do universo, os átomos fazem muitas outras coisas.Na verdade, fazem todas as outras coisas. SEM ELES, NÃO HAVERIA ÁGUA, AR OU ROCHAS, NEM ESTRELAS E PLANETAS, NUVENS GASOSAS DE NEBULOSAS RODOPIANTES OU QUALQUER DAS OUTRAS COISAS QUE TORNAM O UNIVERSO TÃO PROVEITOSAMENTE SUBSTANCIAL. OS ÁTOMOS SÃO TÃO NUMEROSOS E NECESSÁRIOS QUE NOS ESQUECEMOS FACILMENTE QUE ELES NEM PRECISARIAM EXISTIR. NENHUMA LEI EXIGE QUE O UNIVERSO SE PRENCHA DE PARTÍCULAS PEQUENAS DE MATÉRIA OU PRODUZA LUZ E GRAVIDADE E AS OUTRAS PROPRIEDADES FÍSICAS DAS QUAIS DEPENDE NOSSA EXISTÊNCIA. NA VERDADE, NEM PRECISARIA HAVER UM UNIVERSO.
@botdiff9477
@botdiff9477 Год назад
seria o universo a nossa mente do avesso?
@apenasumfuturotomista5258
@apenasumfuturotomista5258 Год назад
És um defensor do atomismo?
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
@@apenasumfuturotomista5258 Na época do nascimento da Filosofia na Grécia antiga,existiram muitas tendências nas formas de pensar ou de interpretar nossos modos de ver o mundo. As primeiras escolas se preocupavam com o princípio de todas as coisas ou a Natureza (physis), e, dentre elas encontramos o que se pode chamar de Atomismo Filosófico. O Atomismo teve dois representantes principais - Leucipo e Demócrito. Leucipo, o mestre primeiro e seu aluno, Demócrito, ambos viveram no século. V a.C. Eles procuram explicar a realidade através de um constante movimento composto por turbilhões de átomos. Cada átomo ou "partícula mínima da matéria" seria o Princípio de tudo o que existe. Ele é imutável, não gerado e imperecível, pleno, finito e indivisível. Os Atomistas consideram o movimento dos átomos sem começo nem fim, movendo-se em todas as direções. Seriam quantidades imperceptíveis que existiriam em função de um acaso universal, que provocaria a existência de todos os corpos, seriam elementos finitos mas que provocariam combinações infinitas.O primeiro Atomista, Leucipo viveu em Abdera por volta de 450 a.C. Para ele, o universo é composto de inúmeros átomos, com formas infinitas num nascer e renascer incessantes. O segundo Atomista, aluno de Leucipo, e mais famoso do que este, teria vivido por volta de 460-370 a.C., trata-se de Demócrito, cuja filosofia mantém a constante mudança dos átomos que se movem num vazio, lugar das mudanças: átomos eternos e incausados, gerados no acaso e na necessidade. O homem é parte da Natureza e tudo nele também é movimento atômico, inclusive o pensamento, seria um constante movimento atômico, sem princípio nem fim, movido pelo acaso e pela necessidade. Para eles, todo movimento pressupõe um atrito de pleno e vazio. Um vazio que nada tem a ver com a noção de "nada", este vazio é apenas o limite nas fronteiras dos átomos. Porque, segundo Demócrito, o espaço vazio está em relação ao pesados átomos: os pesados caem e fazem subir aos leves com sua constante pressão, e não há medida para a velocidade dos átomos.O atomismo filosófico comporta um elemento poético como uma eterna chuva de pequenos corpos dispersos, que caem e sobem em movimentos variados, entrelaçando-se de maneira a formar turbilhões e a produzir todos os corpos físicos. No homem, os átomos criariam uma espécie de Aura, envolvendo o corpo, onde os átomos leves seriam os Bons e os pesados seriam os Maus. Um indivíduo voltado para os elevados valores do Bem aumentaria sua Aura somente com átomos leves e bons. A escola de pensamento dos Atomistas influenciou muitas tendências do modo de pensar no ocidente. Ainda na Grécia antiga, tivemos Epicuro, que foi aluno de Demócrito e fundou sua Escola denominada de Jardins. Era um Atomismo voltado para os valores humanos cujo objetivo maior era o Prazer, um prazer espiritual para além dos sentidos humanos. Esta tendência do modo de pensar também influenciou a muitos pensadores do Império Romano ou fase histórica chamada de Helenismo e ali, você encontra o atomismo principalmente em Lucrécio (99 a.C. - 55 a.C.) e depois, ao longo da História, encontramos no Renascimento (sec. XV) o movimento chamado de Hedonismo, também um atomismo voltado para os prazeres agora muito mais materiais do que espirituais, ao contrário da escola de Epicuro na Grécia antiga.
@luissilvasilva5440
@luissilvasilva5440 Год назад
@@apenasumfuturotomista5258 Foi grande e determinante a influência dos filósofos gregos no pensamento da Europa cristã, nomeadamente no saber científico medieval, quer através das suas obras originais, quer por via das traduções destas, feitas por eruditos árabes e judeus. Nesse tempo, o capítulo do conhecimento que reunia os primórdios da geologia, no seu sentido mais amplo, estava contido na chamada filosofia natural. Foi na Grécia antiga, berço da civilização ocidental, que, à mistura com outros aspectos do mundo físico, surgiram os primeiros textos envolvendo temas desta importante área do saber científico. Ao tempo, a filosofia natural, como o nome indica, ocupava-se da natureza, ou seja, do mundo físico. De início, procurava chegar à essência dos entes que possuem corpo e ao conhecimento das primeiras causas e dos princípios do mundo material, não dando grande ênfase à descrição dos objectos e dos fenómenos naturais. Nesta linha do pensamento, os cultores da filosofia natural apoiavam-se numa abordagem mais de elaboração mental do que de observação ou de experimentação. Filósofos gregos pré-socráticos deixaram-nos obra escrita no âmbito desta vertente da filosofia, com destaque para Leucipo de Mileto (nascido em 500 a. C.), Demócrito de Abdera (460-379 a. C.), Epicuro de Samos (341-270 A. C) e os seus pensamentos sobre o atomismo.
Далее
HA-HA-HA 👊  #countryball
00:15
Просмотров 1,6 млн
Guilherme Freire TENTOU provar DEUS - Análise lógica
42:10