Meu TCC para licenciatura em História foi sobre a representação da Cersei em GoT e a luta de poder dela baseada na Margarida de Anjou, uma das figuras principais da Guerra das Rosas, que o Martin utilizou como inspiração. Eu me interessei por ela lendo a série de livros de ficção histórica ´´Guerra das Rosas`` do autor Conn Igulden, que é super legal. Todos os livros e séries que a Mikannn indicou são ótimos, te amo mulher
Creio que Vikings também conta como ficção histórica, já que apesar de ter elementos fantasiosos na serie muitos personagend existiram na vida real também
Mikannnzinha, tem um musical britânico chamado "SIX" que mostra a trajetória das 6 esposas do Henrique VIII como integrantes de uma girlband moderna e é bem legal pra apresentar a história pra galera mais jovem (ou não) assim como fez Hamilton! Toda a estética é bem pop com um figurino bem colorido e as músicas são maravilhosas e super viciantes! hehe =) ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-WJbaU4j0JCo.html
Acho que Outlander poderia se encaixar nessa classificação se não fosse a viagem no tempo (através de magia). A série, que possui livros, se passa em vários momentos históricos: Segunda Guerra Mundial, rebeliões jacobitas etc.
Falando em séries que adaptam a história real, vou citar a minissérie "The White Queen", que se passa na época da Guerra das Rosas e com os personagens que inspiraram os de GOT.
Outlander! Temos tramas políticas que envolvem Inglaterra e Escócia num primeiro momento, depois França... depois Revolução na América... muita intrigada, muitos perigos, personagens bem elaborados! E esse preenchimento que a Mikannn citou com a própria história do casal protagonista! É incrível!
Depois dá uma conferida em Reign, é uma serie sobre a Mary Stuart, rainha da Escócia. A melhor serie histórica na minha opinião, tenho um carinho especial pela figura da Mary. A Elizabeth I aparece também, ela era rival da Mary! Fora que a atriz da Mary é incrível e a química dela com a Elizabeth na série é surreal. Tem um filme também que narra o relacionamento das duas - primas, iniamigas. Mary podia reclamar o trono da Inglaterra e por isso a Elizabeth a mandou matar algumas vezes. É meio que por causa da Elizabeth que a Mary morreu decapitada. O filme se chama Duas Rainhas e foi indicado ao Oscar por melhor figurino e melhor maquiagem e penteado em 2019.
Eu amo reign demais, é meu guilty pleasure todinho kkkkkk Mas a série tá bem longe de ser uma boa ficção histórica pq no caso tem mais ficção do que história, foge demais de quem realmente era a Mary e dos eventos que aconteceram, além de outras coisinhas que me incomodaram muito, por exemplo: o figurino que não tem nada a ver com o que era usado na época, as músicas atuais que quebram total o clima e a imersão de época que a série deveria ter, drama adolescente DEMAIS, etc. A melhor representação da Mary que vi até agora foi no filme que vc também citou, duas rainhas. A história dela mexe demais comigo, sinto muita empatia por ela e um pouco de raiva da rainha Elizabeth pelo tanto que ela fez a Mary sofrer, apesar de entender os motivos dela kkkk
@@beatrizbartels1420 Concordo com você. Acho Reign uma série boa, mas eu já desassociei totalmente com a história da Mary Stuart. Os figurinos me incomodavam demais, principalmente os sapatos, que eram salto alto.
A graphic novel Do Inferno, do Alan Moore, é uma ficção histórica simplesmente sensacional, ele teve um trabalho de pesquisa muito grande pra retratar a Inglaterra vitoriana e preencher as lacunas dos crimes do Jack, o estripador. No final do livro ele explica todas as referências, nunca vi um trabalho tão completo assim, recomendo muitíssimo.
Mikann eu te amo muito 😍 Estava estudando história sobre a Rússia e um período onde o país se dividi em facões mostrando pra mim que o George não só se inspira na história inglesa me lembrou muito a dança dos dragões Fala sobre princesa da Espanha e uma série ótima e conta a história de Catarina de Aragão
Isso, Sabrina, a série "The Last Kingdom" está situada num período próximo ao que passa a série Vikings da BBC. Aliás, ambas são muito boas. Gosto muito da The Last Kingdom pq trata da origem da formação da Ingraterra. Quando o rei de Essex, Alfred, tem a ideia visionária de unir todos os reinos da Ilha para formar uma só nação. Sou apaixonada ❤ por esse período histórico da Inglaterra. E ainda, pela formação linguística do idioma inglês, que teve influência, inclusive do latim , exatamente nessa época.
Lembrando, que a série é baseda na série de livros "As crônicas saxônicas" de Bernard Cornwell, e traz muita ficção. Ultred nunca existiu como um guerreiro que ajudou Alfred nas batalhas. A série tem mais de 7 livros, eu comecei a lei o volume 1 esse ano.
sobre o Undertale, eu amo seus vídeos de teoria, eu conheci seu canal hoje, e eu tbm sou viciada em Undertale e eu zerei umas 10 vezes ou mais fora as AUs q eu joguei, eu amei seu estilo de vídeo e o seu jeito de explicar as coisas, agora vou assistir suas Gameplays de Undertale, parabéns pelo canal, estou torcendo por vc ;), Quantas vezes vc zerou Undertale?
eu amo ficção histórica, vim correndo quando vi o título, e já estava com o Bernard Cornwell na cabeça, conheço os livros dele desde os anos 2000 meu coração ficou quentinho quando vc citou as crônicas saxônicas
Mikannn, se quiser, existe um musical que conta a história do ponto de vista das 6 esposas de Henrique XIII. Elas voltam pra essa era como uma banda de pop e querem decidir quem será a lider da banda, então, a única forma justa de critério para essa competição é quem mais sofreu com o Henrique, e isso dá margem pro resto do musical. Ele é incrível de verdade, o nome é Six. Eu super recomendo você procurar e assistir porque além de interessante, as músicas são maravilhosas e as rainhas também são.
Quem disse que The Last Kingdom é parecido com GOT tá vendo a série errada, não é possível. Não tem nada que faça essa conexão, ambas muito boas (menos as duas últimas temporadas de GOT, a última então fingirei que não existiu). Todos os seriados mencionados eu gosto muito.
Vídeo maravilhoso com ótimas indicações. Eu sou professora de História, mas não resisto a uma produção de ficção histórica. Arrasou como sempre, Mikannn ♥
Meu problema pra acompanhar romances históricos é que eu aprendi muito pouco de história na escola :( To lendo Guerra e Paz faz uns 2 anos, e a quantidade de vídeo no RU-vid que eu tive que ver explicando as guerras napoleônicas não ta escrito hahahaha Pelo menos os capítulos são curtinhos, o que ajuda, mas comparado com outros livros do Tolstói que eu devorei, ta difícil. Comecei As Crônicas de Artur mas nunca terminei também. Quem sabe com o tempo vou me acostumando mais a ler ficção histórica. Sem dúvida sua empolgação motiva muito 💙
Tem mais dois romance históricos que recomendo para quem gosta de Historia antiga. Uma é As Memórias de Cleópatra da autora Margaret George e Ramsés, escrita pelo autor Christian Jacq, são muito bons. Eu gostei muito da serie The Great e recomendo, é uma comedia histórica muito boa. Fidelidade historia não tem quase nada, mais a serie é divertida e muito boa. O ruim da serie na minha opinião é que ela acaba com ponto de interrogação, e voce não sabe o que realmente aconteceu depois. Tomara que tenha uma segunda temporada. Tem também a serie Catarina a grande da HBO, que ai sim é mais Historica, mais eu achei muito arrastada de mais e não terminei. Para mim serie boa tem que ter sim uma fidelidade histórica grande, e o que eu mais gosto, principiante na ambientação da época, coisa que eu não estou vendo atualmente em alguns produções, infelizmente.
E a Miriam que ficou com o Baby Yoda da TNT KKKKK 😂💚 ai amei sksk Aaaaah saudade dos vídeos de GOT ❤ Esses livros do vídeo parecem ser bem interessantes ^-^
aaaa tem uma serie historica otima, the borgias! fala sobre a familia do papa italiano na época renascentista, e é muito cheia de trama politica e reviravolta, é perfeita
Itália renascentista merece mais adaptações, tinha cada história e intrigas políticas que deixam a ficção no chinelo. Medici também é uma série interessante, mas não se compara a The Borgias.
Falou de monarquia, é comigo mesmo. Devoro tudo, livro, série, filme. Uma série eu gostei também, da monarquia espanhola na época da descoberta das Américas é Isabel, a Rainha de Castela.
Mikkann adorei o vídeo!! Enche meu coração conteúdo assim inteligente! Já vi The Tudors, Last Kingdom, The Crown. Recomendo muito Outlander, história envolvente misturando misticismo céltico com história. Maravilhosa.
Primeiramente, quero agradecer pelas indicações e pelo código promocional. Gostaria, em seguida, de recomendar de volta um livro que, apesar de ser de uma autora que tem em sua obra romances históricos, foca no ponto da importância das mulheres que se movimentaram em cortes e tiveram influência forte em ambientes de poder. A autora é a historiadora espanhola Maria Pilar Queralt del Hierro e o livro é o "Rainhas na sombra: amantes e cortesãs que mudaram a história". é uma leitura breve e agradável. São vinte capítulos divididos em 160 páginas. Entre as personagens está a aqui citada Ana Bolena. Além dela, temos a Marquesa de Santos, Leonor de Guzmán, Madame Lupescu, Camilla Parker (a mais recente), entre outras.
Ahhh, que legal! Amei o vídeo!!! Parabéns para a editora todavia que teve essa visão de, não só publicar esse livro no Brasil, mas de buscar a mikannn para fazer esse vídeo. O link é perfeito! Só deu mais vontade de ler essa obra!
Recomendo os livros escritos pela Philippa Gregory. Ela fala sobre mulheres da corte inglesa e alguns foram adaptados para séries de TV como A Rainha Branca, A Princesa Branca e para o cinema com o filme A Outra (sobre a Ana Bolena). É recomendo os livros do Bernard Corneell e do Ken Follett, muitos adaptados para séries também.
ia falar: vou comprar quando o último da trilogia chegar. Ai a Mikannn fala sobre um desconto... é, fechar o mês muito influenciada pra comprar livros!
O que eu mais gosto nessas séries é que sempre acabo aprendendo mais pq fico super curiosa com os temas kkkkkkkk comecei a estudar sobre a dinastia tudor depois da série, adoro ver as comparações com o que é ficção e os fatos que realmente aconteceram.
Eu sou formada em História, mas aqui em casa o viciado em ficção histórica é meu marido, hahaha! Tem vários livros nessa linha aqui em casa, mas quem compra e lê mais é ele. Inclusive tem um calhamaço aqui sobre a Catarina a Grande e romance dela com o Potemkim que ele comprou e está lendo.
Eu amoooo a história da coroa inglesa. principalmente o role da Ana Bolena e da filha dela (Elizabeth). To afim de ler esse livro! Parabéns pelo vídeo Mikan
Outlander é uma série maravilhosa (baseada em uma série de livros) e mostra os levantes Jacobitas, que eram rebeliões e batalhas entre Escócia, Irlanda contra Inglaterra. E atualmente se passa nos EUA alguns anos antes da guerra da Independência.
A Sky Atlantic (no Brasil pela HBO Go) tem uma minissérie que fala dos últimos dias da mesma Catherine que vc falou. Tem várias séries e minisséries assim: "Borgias" (série da família hispano-italiana), "Black Sails" (dos piratas, bucaneiros e corsários [sim, tem diferença entre os piratas rs] {é da Starz mas no Brasil está na Netflix}, "I, Medici: Master of Florence" (está na Globoplay, mas só tem a primeira temporada de 3) que fala sobre a história da família Renascentistas que era muito próximo dos renascentistas artistas e de Maquiavel.
Vídeo incrível Mikannn! Algumas ficções históricas que eu mais tenho vontade de ler são os livros da Philippa Gregory e a trilogia de Filha das Trevas q conta a história do Vlad, o impalador mas se ele fosse mulher
Um autor de ficção história que eu adoro é o Ken Follett. Ele escreveu diversos livros sobre a 1ª e 2ª guerras mundiais, como a trilogia "O Século", que conta a história do século XX todo pela perspectiva de 5 famílias: russa, inglesa, galesa, alemã e americana, entrelaçando as narrarivas delas. Também fez "Os Pilares da Terra", que conta a história entorno de um mosteiro medieval, mais especificamente do século XIII, mostra toda a questão de decadência do feudalismo, expansão das cidades, a crise agrícola que aconteceu na época, além de algumas questões políticas.
Amei o vídeo! Curto bastante o gênero de Ficção histórica. Recomendo "Isabel", que fala sobre reinado da rainha Isabel de Castilla na Espanha; "El rey", que fala sobre a vida do rei Juan Carlos I; "Hernán", sobre a chegada dos conquistadores espanhóis ao México; e, finalmente, "I Medici", que traz a história da família Di Medici em Florença. :D
Já gostei e fiquei com vontade de ler! ♥♥ Assisti "The last kingdom" depois de ler os livros porque gosto muito das histórias e da forma como o Bernard Cornwell escreve (acho ele bem preciso com as descrições e detalhes). Vale super a pena ler os outros livros dele - e ter os livros porque as capas brasileiras são lindas!
The last kingdom me surpreendeu muito, eu lembro que decide ver durante o hiatus de got e amei, amo a forma como eles escrevem os personagens principalmente o Alfred e a aethelflaed. E os livros são ainda melhores, a escrita do Bernard é sensacional e viciante e sem falar que o próprio george r. r. martin diz ser um fã dos livros.
Amo esse tipo de obra❤ Quanto a indicação, tem um anime (não muito recente mas a qualidade técnica ainda é muito boa) chamado Chevalier D'Eon, que é uma ficção histórica em que figuram o rei da França, a rainha da Inglaterra e a própria Catarina da Rússia que vc mencionou. O período é pré-revolução francesa.
Amei todos! Quero ler / assistir! A serie q me fez curtir muito ficção histórica, por mais q se afasta bastante pra contar mais a historia dos personagens fictícios, é Outlander, maravilhosa mesmo! Tem uns 8 livros, no inicio conta sobre a revolta jacobita do Príncipe escocês Charles Stuart tentando voltar ao trono na Inglaterra... depois eles param na corte de Luis da França, e mais pra frente vao parar nas 13 colonias americanas durante a escravidao! É um romance, recomendo demaisss!
Amei o vídeos Mikannn, eu gostaria de escrever um romance de ficção histórica e amei todas essas recomendações. Atualmente estou assistindo The Tudors e pretendo assistir the Spanish princess que conta a história da Catarina de Aragão.
Mikannn só um comentário sobre o Henrique VIII • A história contada (popularmente) que ele teria criado uma igreja própria por causa de um casamento não é bem assim. Na verdade vários monarcas dessas época criaram/romperam com a igreja católica. Desse modo, eles se apropriaram das riquezas das igrejas católicas nos territórios (que eram muuuitas) e ganhavam + autonomia (pois não eram mais subordinados ao Papa). No caso do Henrique o dinheiro que ele conseguiu pegando os bens da igreja católica ele investiu na marinha inglesa (que dps da Elizabeth, filha dele, se tornou a mais poderosa marinha já vista no mundo). O casamento foi um detalhe que ajudou ele (Henrique) tomar essa decisão.
Bem interessante seu comentário. Eu assisti a um filme antigo, da década de 50 ou 60, só não me recordo o nome, mas que traz como personagem o Thomas More, autor de Utopia. Ele era advogado na corte de Henrique VIII e tbm amigo pessoal do rei. Porém, era um homem católico que não concordava com o divórcio de Henrique para se casar com Ana Bolena. Thomas More foi preso, julgado e enforcado por estar contra a decisão do monarca em cortar relações com o Papa de Roma e criar a própria Igreja (Anglicana).
Acho até que o Henrique transformou a Abadia de Westminster em uma Igreja Anglicana porque foi a unida que ele preferiu manter intacta com suas riquezas, vendo que antes ela era católica.
@@cristineluizefavarini7853 Ele até virou mártir da Igreja Católica. Ele e seu colega John Fisher morreram juntos e têm um dia santo de festa litúrgica: 22 de Junho.
Que vídeo legaal! Eu amo ficção histórica, uma forma muito interessante e divertida de aprender. Comecei a ler Cornwell esse ano e vou conferir Wolfhall =)
Para quem quiser saber mais sobre a história do Henrique VIII e as suas seis esposas, indico que assistam o musical chamado SIX dos autores Toby Marlow. e Lucy Moss. Nele as próprias esposas contam, de forma mais moderna, as suas histórias de como conheceram o rei e como terminaram! Divorced, Beheaded, Died, Divorced, Beheaded, Survived. Hahaha!! Mikannn seu conteúdo é maravilhoso. Te admiro demais!!
MIKAANNN, Eu mega indico os livros da Phillipa Gregory! Todos os livros são focados nas visões femininas da época da guerra das rosas e da era dos Tudors. Tem livro sobre a visão da irmã da Ana Bolena até sobre a própria Catarina de Aragão. Além disso, mega indico as series derivadas desses livros: The White Queen, The White Pricess e The Spanish Princess. Sério essa autora é maravilhosa!
@@mikannn Fico no aguardo, querida. Obrigada pelo conteúdo e entretenimento, nesse atua contexto mundial, faz total diferença. Bom trabalho (agora teu vizinho deve ter parado com o barulho) e bom final de semana 💜💙💚
Sobre o Henry, eu conheci a história dele através do musical de SIX que já foca mais nas esposas dele. Curiosamente eu aprendi um pouco sobre ele no bimestre passado skskkskk
Eu recomendo muito a tribologia com The White Queen ( sobre Elizabeth Woodville ), The White Princess ( sobre Elizabeth De York e The Spanish Princess ( sobre Catarina de Aragão ) muito boas e ajudam entender bastante sobre a complexidade do período da guerra das rosas e os anos após isso
"The Great" é muito bom 😍😍😍 Ficava pesquisando na internet o que tinha acontecido ou não, pq tinham coisas que realmente ocorreram que eu achava inacreditáveis. Vale muito a pena ver!!!
Ficção Histórica é um dos meu gêneros favoritos. Eu ja estava interessada em Wolf Half, agora fico mais ansiosa ainda para poder ler. De recomendação, eu deixo o dorama coreano Mr. Sunshine. É uma história incrível q se passa em Joseon (o q hoje seria a Coréia do Norte e do Sul) quando o Japão (e outros países) tentava controlar o território. Tem na Netflix e é incrível. Outra série q eu amo é The Borgias, que tem como cenário o papado do Rodrigo Bórgia. É mt interessante, os atores e personagens são extremanente carismáticos. Tem na Globoplay! De série de livros, esse ano eu comecei a ler a trilogia O Século, escrita pelo Ken Follet. São tãos calhamaços, mas eu recomendo mt. Cada livro fala de um momento do século XX, e nessa saga você acompanha a história de três famíliae (uma inglesa, uma galesa, uma alemã, uma russa e uma americana). Os personagens são incríveis e a forma como o Ken Follet narra esses personagens nos momentos históricos q a gente conhece é incrível. Mesmo todos os personagens sendo fictícios, para mim eles realmente existiram. O Ken Follet tbm tem uma série de livros q foca na Idade Média, o nome é Pilares da Terra e é mt aclamada (eu preciso ler) E pra terminar, indico um mangá "Rosa de Versalhes", escrito pela Ryoko Ikeda e publicado no Brasil pela JBC. A história acontece nos anos anteriores a Revolução Francesa e vai acompanhar a vida da Maria Antonieta na corte francesa. É um mangá emocionante e incrível! E eu aceito dicas de ficção histórica, por favor!
Uma saga de livros ficção historica que eu sempre indico é o "A Guerra dos Primos" da Philippa Gregory. Todos se passam durante a Guerra das Rosas e são narrados por personalidades diferentes. "A Rainha Branca" conta a trajetória de Elizabeth Woodville no trono York. "A Rainha Vermelha" conta a história de Margaret Beautford lutando pela Casa Lancaster e para colocar seu único filho no Trono da Inglaterra. "A Filha do Fazedor de Reis" conta a vida de Anne Neville, filha do homem mais influente da Bretanha. Foi uma peça no jogo de poder do seu pai. Esteve dos dois lados da Guerra e por fim, no trono da Inglaterra. "A Princesa Branca" conta a vida de Elizabeth de York, a princesa que se tornou Rainha da Inglaterra, se casando com o herdeiro da Casa Lencastriana e fundando a nova dinastia real de Tudor.