Pois é, o Sabaton disse que mandaram essa história pra eles quando estavam escrevendo as músicas do álbum. Pelo menos é uma música fenomenal e deve ser lembrada como uma saudação à toda a FEB. Cobras Fumantes eterna é sua vitória! 🐍🚬
Esses 3 heróis foram nascidos aqui na minha cidade Entre Rios de Minas, MG. São lembrados com muito respeito, independente da verdadeira história merecem nosso respeito. Só de se dispuserem irem nessa batalha, para mim são dignos de minhas continências.
Exato! Os mitos sobre a guerra existem inclusive lá fora, o problema é que os brasileiros vivem querendo desmerece-los, a história é repleta de exageros, mas só de se dispor a ir a Europa pra 2a guerra já os torna heróis!
O fato de serem 3 bravos soldados brasileiros, e os alemães terem os enterrados (algo incomum em uma guerra) e escrito "bravos", já demonstra o feito heróico deles, independente de quem foi... Devem ter lutado bravamente contra um número muito superior (fato este que não mencionou).
Que pena! Vc acabou com a minha ilusão ! Mas tenho que admitir que vc está certíssimo! Minha mãe era prima direta do Geraldo Baeta e sempre contou que ele era padioleiro e morreu num campo minado. O que não deixou de ser um herói: morreu tentando salvar vidas.
Também o considero um herói, assim como todos que se dispuseram a atravessar o oceano e lutar em nome, e pela honra do nosso Brasil. E esse esclarecimento que o canal nos trouxe é realmente importante! Houveram sim, 3 BRAVOS BRASILEIROS que receberam reconhecimento por parte do inimigo. E isso não tira e nem apaga a honra dos 2 Geraldos e do sd. Arlindo. 🇧🇷🐍🇧🇷🎖🏅🎖
Nao se esqueça d ver até o final do video, onde diz q Realmente hoyve 3 soldados brasileiros enterrados com honra dos alemaes! So nao eram os 3 q a musica fala, e tbm seguraram sua posição bravamente, pelo q os alemaes recinheceram isso. Entao, tirando os nomes, a musica está certa e tem fundamento.
Geraldo Baeta era tio avô da minha esposa e o que se sabe na família é pouco. Obrigado por trazer à luz essa história. De qualquer forma, os soldados brasileiros merecem ser honrados por nós.
É bom saber que apesar de um pouco distorcida, a história é verdadeira, só que contada de um lado oposto..os verdadeiros "bravos do Brasil" eram patrulheiros e morreram avançando as linhas inimigas. Os alemães que não eram monstros (excluindo a SS) reconheceram e homenagearam ao máximo de seu conhecimento limitado sobre o Brasil, os três patrulheiros que deram suas vidas naquela guerra maldita. No fim das contas, guerra nunca é bom, ela só traz dor e ruínas..
Acabei de chegar no seu canal e estou ansioso pra maratonar. Meu tio-bisavô lutou em Montese, então é muito importante pra mim preservar a memória dele e da FEB. Ele teve um trauma tão grande na guerra que passou quinze anos sem sorrir, maldição que foi quebrada com o nascimento da filha dele, minha tia-avó.
Caro amigo, o general americano Vernon Walters a época major, cita em seu livro "Poderosos e humildes", publicado pela editora do Exército o episódio dos 3 soldados, no momento em que ele estava com o general Mascarenhas de Moraes na Italia. Walters era o oficial de ligação FEB e exército americano. Diz ele, em seu livro, que o general Mascarenhas foii informado da morte do três soldados, do local dos tumulos e da famosa inscrição alemã em relação aos mesmos.
Meu bisavô, seu natalino falecido a 6 anos atrás foi um soldado da Feb, ele me contou histórias sobre esses 3 homens, disse até que conheceu um deles, quando ele me contou a história nem sonhava com internet ainda, ele não poderia ter ouvido essa história na internet, creio que isso aconteceu de outra forma porém com o passar dos anos ficou da forma que é conhecida hoje, más pela forma que ele me contou uma situação parecida realmente aconteceu. ( Os 3 homens não são esses do vídeo, ele não especificou nomes etc, disse que eram 3 homens)
Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho e esclarecimento deste fato. Meu pai, Moacyr Alves de Mendonça, foi tenente da FEB. Ele me contou está história dos "3 heróis brasileiros" diversas vezes, pois acreditava na versão contada. Honra e glória a todos os febianos!!!!!
Bom saber que alguém reconhece factualmente que os Drei Tapfere Brazilianer, os três bravos brasileiros, eram outros, dentre eles o Soldado Clóvis da Cunha, de Assaré, CE que foi um herói junto com outros cearenses da FEB esquecidos. Esse ainda mais relevante por ser do Regimento Sampaio, o Regimento em honra do cearense herói da Guerra do Paraguai, que se tornou patrono da arma de infantaria, Antônio de Sampaio. Obrigado Júlio e Helton, pela divulgação da verdade, que todos os guerreiros e heróis da FEB sejam eternamente lembrados. Grazie soldato!
A história da FEB é relevante e repleta de momentos heróicos suficientes , dispensando fantasias! Rigor , como desse seu vídeo, é importante para honrar o sacrifício de nossos pracinhas!
Simmm....claro é lindo ser corajoso....mas que nem o General Paton Falou.... O Soldado que morre em uma Batalha é um Burro.....melhor a patria e a Mãe dele chorar pela morte deles do que a minha.....Não desmerecendo a Corajem e a Bravuras deles......mas é melhor as Vezes usar a cabeça do que o Fusil......
@@wandao83 Morrer ou não em batalha muitas vezes era mais sorte que tudo, maioria das mortes eram doenças e artilharia, uma pequena parcela era combate direto, o Patton falou merda neste caso.
Independente de qualquer coisa... a história dos 3 soldados, especialmente a música, serve como homenagem a todos os guerreiros Brasileiros na 2a Guerra e de inspiração aos guerreiros de hoje.
Independente da veracidade do fato, seu esmero em trazer a verdade à tona mostra o quanto você se dedica a este canal. Parabéns pelo seu zelo e dedicação.
Essa versão mostrada no vídeo é o que eu sempre havia visto no Exército. Parabéns por esclarecer os fatos e desfazer os mitos sem desmerecer a atuação de cada um dos heróis da nossa FEB.
Nem o History e nem o Discovery estão à altura do Sala de Guerra. Eles tinham que patrocinar este canal afim de trazer conteúdo de qualidade as suas programações.
Lindo vídeo! Quando vejo notícias sobre nossos pracinhas, sempre me emociono, alguns tios lutaram na Itália. Também fico triste por ver a pouca importância que dão à eles.
São todos nossos heróis, os 3 grandes que caíram e todos que morreram na Itália. Sabe, eu ví na Itália o cemiterio de Pistola, portanto o que eu ví foi que de quase 25 mil soldados que foram para lá, voltaram quase 5000,.A maioria foi morta. Nossos heróis enfrentaram toda sorte de infortúnio. Grandes foram todos.o Brasil deveria ter mais respeito e gratidão a estes homens. Agradeçamos por podermos estar aqui contando a história.
Oi Júlio, me deparei com seu canal por um acaso, adorei e estou maratonando! Não imagina a surpresa quando vi vc falando do meu avô, Gentil Palhares! Faleceu quando eu era adolescente e foi quando li seus livros sobre a segunda guerra que me despertou o interesse neste assunto! toda família tem muito orgulho dele como ex combatente da FEB e Foi um grande escritor também! Recomendo “frei Orlando, o capelão que não voltou” tenho até um tio muito amado que meu avô deu o nome de Orlando! 😊
O pessoal do Sabaton em seu canal que explica a parte histórica das musicas fala no vídeo dedicado à música que não há uma precisão histórica que possibilite saber o que realmente ocorreu nesse dia, e que é bastante improvável que esse evento tenha ocorrido da forma como reza a lenda, mas que eles quiseram fazer uma homenagem para a Força Expedicionária Brasileira logo quando encontraram uma sugestão de evento histórico para escrever uma música.
Excelente vídeo Júlio e obrigado por essa aula de história. Já se passaram 77 anos da batalha de Montese, mas o brilhantismo dos soldados brasileiros não diminuiu. Muito obrigado.
Essa historia é tão difundida que lembro de ter lido a mesma em uma edição da revista VERDE OLIVA no ano de 1997 aproximadamente, quando meu pai servia em um batalhão do EB em Curitiba. Fiquei surpreso de agora saber que é um mito. Parabéns pelo canal Júlio!
@@snowwtyz Acontece (aham...) que há mais de um ano ele já fez vídeos sobre os mitos da FEB. INCLUINDO ESSE. Ele apenas está aprofundando mais. Nós inscritos já sabíamos. Satisfeito?
@@PauloPereira-jj4jv Putz cara, desculpa se soou como deboche ou algo do tipo, só quis concordar com a sua informação. Também sou macaco velho aqui no canal do Julião!
Tem o mito do soldado da FEB que rendeu um sargento alemão que carregava a cruz de ferro e ele poupou a vida desse cara pq ele achou que ele tb fosse vascaíno.
Muito bacana a pesquisa histórica realizada, todas as guerras produzem seus mitos, só não é mito o heroísmo dos brasileiros que mais do que combater alemães, eles deram mantimentos e alimentos para cidadãos italianos que estavam em situação de miséria por causa da guerra. Despertaram o respeito do povo italiano não só pela libertação mas por sua humanidade.
Excelente vídeo Júlio, você cumpre a risca o papel do historiador com fatos e uma didática excepcional! No entanto, entendo que há grande importância na manutenção de mitos como esse que estimulam a curiosidade das pessoas sobre o tema, fazendo-as estudar e se cativar pela história de forma que ao descobrir que os mitos são falsos, isso já não é mais relevante pois já se encheram de conhecimento e estão viciadas no tema e em canais como o seu! Continue com o trabalho brilhante!
Júlio, você é 10!!! Conhecimento, estudo e pesquisa irrepreensíveis, trazendo a tona a realidade da nossa história militar pátria!!!👏👏👏👏 Um Feliz 2022 e Sucesso!!!🍾🍾🍾🍾 Abraço, Rodrigo Monteiro!🇧🇷😎👍
ja cansei de desmentir postagens sobre isso no face. na ultima, em um perfil que fala da FEB, justamente quem tem o dever de pesquisar pra postar. E coloco, qdo posso o link do seu video, que voce citou no começo, e que assisti, e tambem a resposta do Exercito sobre o assunto. seria bom que todos pesquisassem antes de postar, mas no face e no youtube o negocio é ganhar likes...Parabens pelo seu trabalho de pesquisa! Feliz 2022 !
É compreensível, é uma lenda criada como tantas outras em uma época de dificuldades e que ambos os lados as criavam. Desde que o mundo é mundo as pessoas inventam histórias. O que tem de ser feito é justamente desmistificar e desmentir tais fatos com explicações lógicas e acuradas, tais como esta fazendo. Parabéns pelo trabalho.
Independente que seja um mito, precisamos enaltecer nossos heróis! Precisou de uma banda Sueca fazer! E ficou muito legal! Cobras Fumantes eterna é sua vitória!!!
Então devemos no mínimo enaltecer os heróis de verdade. Criar histórias falsas sobre a FEB além de deixar nossas história na segunda guerra mundial mais pobre e menos confiável dá um ar de descredibilidade para nossos mitos, os verdadeiros heróis são esquecidos e afogados por mitos dramáticos e um tanto teatrais criados por pessoas mal intencionadas ou ignorantea. Existiram muitos e muitos que merecem receber homenagens, porem talvez jamais será reconhecidos por conta de contos de fadas que roubaram seu lugar
Vídeo ESPETACULAR, e INTERESSANTÍSSIMO Júlio, PARABÉNS, e muito gratificante ouvir e aprender a verdadadeia história da nossa AMADA FEB. PARABÉNS por mais um INCRÍVEL trabalho histórico muito bem feito e narrado.
Eu nasci em Leopoldina MG e conheci muitos pracinhas q lutaram na Itália, inclusive meu avô e meu tio avô,porém todos ficaram completamente desequilibrados e só um ex combatente q baixou enfermaria q conseguia contar alguma coisa sobre a Itália
A história como narrada pode ser mito, mas que os três brasileiros que morregam em combate na Itália são dignos de reconhecimento e homenagem, isso são. Minha cordial reverência aos Pracinhas da FEB.
Adorei o vídeo abordando o tema dos Três Heróis Brasileiros. Apesar de ser cercada com vários mitos e estórias como circula na internet, sempre é um dos assuntos interessantes de ser abordado e compartilhado para vários entusiastas e fãs da história militar e da nossa história. Apesar do meu comentário aí no chat (isso porque eu só consegui assistir a transmissão do vídeo um pouco depois), os jovens combatentes brasileiros que lutaram na Itália e que alguns voltaram para contar história e alguns que se tornaram parte da história são consagrados heróis.
Não é exatamente um "mito" ou "fake". Apenas o "título" dados aos 3 mortos foi diferente. Eles realmente foram heróis. E se os alemães os chamaram de "bravos" ou qualquer outro termo, isso não diminui o feito.
Parabéns pelo vídeo, que soube explicitar de Maneira ímpar sem denegrir a imagem dos Três heróis que está intrissicamente bricolada na imagética dos contos desta guerra em questão. Utilizando-se das ferramentas de cientificidade da História.
Parabéns pelo vídeo! Muito importante esse esclarecimento! Independente de se ter ou não placas, foram todos heróis! Impossível imaginar o nível de estresse a que foram submetidos. Meus respeitos aos nossos pracinhas!
O que mais me dá certeza dos seu trabalho é a busca pela veracidade dos fatos que você sempre busca, pesquisas e mais pesquisas antes de publicar um trabalho Eu particularmente sou fã do seu trabalho maravilhoso que desde muito tempo você vem fazendo, nota mil pela honestidade e empenho.
Ótimo vídeo como sempre!! Fica a sugestão: Gostei da menção ao Sabaton... Curto a banda e sua base das músicas serem baseadas em fatos históricos da guerra, inclusive algumas músicas t relação cm alguns vídeos do canal.A sugestão é essa, vídeo ois vídeos relacionando as músicas e vídeos postados ou q serão postados no Sala de Guerra. Que tal? Continue com o ótimo canal!!!!
Mas cadê a resposta do exército quem deu a declaração acho que é mentira prefiro a do hoje na segunda guerra mundial la ele bem discreto nao fica mostrando a cara o tempo todo no vídeo e sim as partes mais importantes ele bom vc e amador devia aprender com ele
Que vídeo fantástico. Mesmo com nossos contras, sinto muito orgulho de ser brasileiro e somos um povo muito diferenciado, penas que nós mesmos não nos damos valor.
Excelente conteúdo. Infelizmente até msm pessoas com formação em História ainda propagam esse mito da FEB. Parabéns pelo trabalho. Vc é sem dúvidas o melhor canal de História Militar.
eu conheço a segunda historia ,sobre o cabo e seus 2 soldados , a mesma historia que ate os dias de hoje os italianos fazem questão de recorda com tanto respeito , os italianos falam dos nossos bravos guerreiros com tanto respeito , do que os próprios Brasileiros , e independente de quaisquer historia ou versão dos 3 heróis , devemos sempre lembra ou reconta a historia com o máximo respeito possível , pois todos são verdadeiros heróis .
Caramba Mind blowing a qualidade desse vídeo Nem imagino o quanto demandou de pesquisa e confirmação pra trazer a verdade acima do romantismo. E ainda por cima finalizando com a verdadeira história, que não deixa de ser incrível Uma pena que cada vez mais os outros canais e mídias sociais pendam para o exato contrário desse vídeo Temos de dar valor a esses canais sérios Like é pouco
Mito é uma palavra que também tem o sentido de ser uma forma fundamental que um povo conta sua história, não apenas o significado do que é fantasia. Aplica-se bem a esse caso, afinal, a FEB teve uma participação especial na Segunda Guerra que, independente dos fatos, o mito dos 3 heróis ilustra bem a luta dos nossos compatriotas na Itália.
É tipo aquela história que o soldado recém chegado da guerra , conta emocionado e vai passando de boca em boca e cada vez distorcendo mais e o Exército sempre mantendo o sigilo acaba alimentando a lenda. Ser convocado para uma guerra deve ser uma coisa muito difícil, mas todos que morreram lá merecem nosso respeito. Excelente pesquisa, parabéns pela reportagem.
De qualquer forma, não deixa de ser um ato de bravura, o que os três verdadeiros soldados brasileiros fizeram, empurrar os inimigos para recuarem, mesmo estando num número mais baixo. Obrigado por apresentar os verdadeiros nomes.
A primeira vez que ouvi essa narração dos três de Montese, foi quando prestei serviço militar aqui na Bahia, no 35 BI. Grato por sempre trazer a luz do conhecimento a bravura dos nossos soldados da FEB/FAB, uma pena que o cinema nacional não valorize o esforço de guerra dos nossos bravos que lutaram contra o fascismo.