Sabe aqueles momentos que vc buga ao ponto de perceber vc mesmo por fora? Como esse vc teve. Acho que vc seria pessoa simplesmente (se for pegar pelo processo de vc só entrou na consciência da pessoa e só, sem se perceber-te nela. O mundo dela é a vida dela.
O autor criou uma forma interessantíssima de falar sobre filosofia para não-estudiosos. Uma pré-adolescente curiosa é despertada para as teorias filosóficas, que lhe é pincelada em linguagem leiga. O livro vai se tornando um suspense que prende o leitor e tem um desfecho surpreendente. Li há mais ou menos 20 anos e ainda guardo uma carinhosa memória.
Abandonei esse livro e até hj me arrependendo, mesmo na época não tendo maturidade para entende-lo. Hoje tá na minha lista de livros para ler antes de morrer rs
Li esse livro numa das fases dolorosas da minha vida (são várias :( ) e me incomodou bastante. Acho que pq começou a abrir a minha mente pra sair do obscurantismo que eu vivia. Hj tenho sentimentos bons, preciso reler.
Além de amar este livro, amo também a memória afetiva que ele me desperta, na época do colégio técnico. Li quando foi recém traduzido (faz tempo!) e também tive o privilégio de ser apresentada a ele por um adulto, no caso a bibliotecária da escola. Pretendo reler O mundo de Sofia daqui a uns 3 ou 4 anos, junto com meu filho justamente quando ele tiver uns 14 anos.
Esse livro me marcou de mais da conta❤❤❤minha Psicóloga me deu quando eu estava com despersonalização (sensação de se observar fora do corpo) e parecia que eu estava vendo o mundo pela primeira vez ,e no livro fala de enxergar o mundo como uma criança, como se tudo fosse novidade🥰🥰Um livro muito fofo❤
Que ideia ótima, Isa! Eu me lembro que O Mundo de Sofia foi a primeira resenha sua que eu assisti e foi a graças àquele vídeo que eu passei a acompanhar assiduamente o canal. Este livro é maravilhoso e sempre vale a pena ser relido ao longo da vida
Na época da faculdade 2006 vi uma menina lendo esse livro e me chamou atenção o título,até então não sabia nada do livro. Agora estou querendo ler e acho que agora ele quer conversar comigo. Vou comprar
Esse é o meu livro preferido,melhor livro que li na vida,e mesma edição que a sua.❤❤❤❤❤❤❤. Li aos 16 anos, li aos 23 anos e ainda vou voltar a ler com certeza. Depois dele vem O Pequeno Príncipe e O Amor nos Tempos do Cólera. Minha tríade de prosas🥰
Isa porque vc me faz essas coisas? Li o mundo se Sofia ano passado e agora estava planejando presentea-lo a um amigo que faz 15 anos agora, mas seu video me fez querer reler nos 45 do segundo tempo!
Eu absolutamente AMO esse livro. É um dos meus favoritos, li pela primeira vez com 15 anos e fez eu passar a gostar muito de filosofia. To doidinha pra reler
Que bacana o seu vídeo. Estou lendo e de fato é encantador. Sou professor e sempre tive vontade de ler essa bela obra. Concordo com vc, é pra todas as idades.
Eu passei um mês lendo esse livro e me envolvi tanto com a história, mas a parte didática da filosofia acabei por esquecer, mas a releitura vem, só falta comprar um exemplar 😭
Esse livro foi a minha inspiração para os inícios dos meus estudos filosóficos, no qual, tenho como um percusso na vida filosófica. Não tem como esquecer indubitavelmente.
Eu li no ensino médio, depois fiz questão de comprar o livro, ele é mto bom, um verdadeiro manual, sempre volto a ele qdo quero consultar um filósofo especifíco, apesar de ser bem superficial é mto intuitivo e gostoso de ler
@@orianregibus1794 pq não cara, se meu propósito é ter uma leitura fluida e razoavemente informativa ñ faz sentido eu ir atrás de uma obra mais densa, saca?
Ah, como eu gosto dos seus vídeos! Esse livro está escalado para eu ler em Janeiro de 2022. Agora, com esse vídeo, estou ainda mais ansiosa. Obrigada pela indicação, Isa. 🤩💙
O mundo de Sofia é maravilhoso, foi um dos livros que me fez gostar tanto da leitura. Super recomendo tbm, ainda hoje lembro das reviravoltas que historia dá a medida que você vai aprendendo um pouco de Filosofia.
Vi o Jostein no auditório do Globo, ele dizia ter 45 anos na época. Não sei se era estratégia, mas ele falou que sempre acreditou mais em outro livro, O Dia do Coringa,. Entre muitas coisas interessantes que ele falou, lembro que o que mais me chamava atenção era o brilho nos seus olhos falar e a aparencîa de criança que, para mim, ele se revestia, Foi um momento muito mágico!
Além de linda inteligente. Muito bacana o seu canal. Ler realmente é uma viajem. Eu li esse livro e fiquei imactado. Ja dei presente esse livro para varias pessoas, normalmente passo o livro para pessoas que estao entrando na adolecencia, e o impacto é sempre muito grande.
Eu conheci esse livro aos meus 17 anos, porém na época não o li, hoje aos 39 ouvi em áudio 1 vez, já comecei a ouvir novamente e com certeza irei comprar pq quero que o meu filho de 11 anos leia também , Seus comentários são ótimos ..
Esse livro é tão influente que minha filha se chama Sophia com Ph por motivos óbvios, minha filha acabou de completar 15 anos e a presenteei com esse livro maravilhoso.
Li esse livro na escola como leitura paradidática, na época com uns 12 ou 13 anos! Me.traz excelentes recordações junto com "A História Sem Fim" (meu livro da vida!). Ter bons professores que nos incentivam fora da.caixinha é bom demais!
"Um Filósofo nunca é capaz de se habituar completamente com este mundo..." Lucidez total. Vou incluir esse livro na fila de leitura dos clássicos; parece ser indispensável.
Um mesmo livro, em momentos diferentes das nossas vidas, pode ganhar perspectivas distintas, e uma não invalida a outra, só acrescenta! E o livro ganha mais força. Uma das magias da literatura, ela se desdobra com o tempo. E é muito bom poder ver isto acontecer com o quadro novo do canal. Penso que não só os vídeos com indicações de livros, mas outros vídeos do canal, como o de listas, indicações temáticas, entres outros, seriam interessantes de ver em um "remaker" rs. ❣📚
Eu estou no doutorado e consegui um feito inédito: gostar de filosofia e buscar O Mundo de Sofia para ler sem ser leitura obrigatória e AMEI! hehe Porém, conheço pessoas que estudaram em IFs e OMS foi leitura obrigatória, adivinhem: odiaram a leitura. Precisamos repensar essa história de "leitura obrigatória" affff
Também li voluntariamente, já no mestrado. Amei, mas acho que, se tivesse sido obrigado a ler no ensino médio, não teria compreendido e acabaria detestando.
Comecei a ler ele hoje, por incrível que pareça achei ele novinho numa caixinha localizada em uma estação da CPTM aqui em São Paulo, as pessoas colocam livros pra quem quiser pegar, inclusive eu já doeei vários nessas caixinhas. Enfim...já nas primeiras páginas fiquei fascinado com ele.
Me emocionei tanto com este vídeo! Obrigada por esse trabalho tão lindo, Isa! Li O Mundo de Sofia por conta da antiga resenha e esse livro se tornou um dos meus prediletos da vida. Mais uma vez, muitíssimo obrigada!
Li esse livro no final do terceiro ano do ensino médio, assim que chegou na biblioteca da minha escola. Na época eu já tinha decidido prestar vestibular para filosofia… veio em boa hora!
Estou lendo o último lançamento do autor aqui na Noruega. Algo como "Somos nós que estamos aqui agora: uma filosofia de vida", que ele escreve e dedica aos netos. Bem "filosofia de coração quentinho".
Muito obrigado pela dica, acabei de comprar esse livro depois da sua indicação e estou ansiosa para iniciar a leitura. Pretendo dar de presente para o meu filho de 14 anos. Eu não tive o privilégio de estudar Filosofia no colégio e por causa do que é ensinado na religião evangélica na qual passei boa parte da minha adolescência e vida adulta, eu tinha criado uma espécie de "medo" da Filosofia. Hoje no auge dos meus 44 anos, estou buscando recuperar o tempo perdido e leio tudo o que eu posso sobre o assunto. 🥰 Estudar Filosofia é hoje para mim, algo essencial para a vida humana! 🥰😘
Gostei muito da novidade. E o livro de abertura foi uma escolha perfeita. Li este livro há muitos anos e nem me lembrava mais dele. Com este resgate, me veio à memória várias passagens e a vontade de relê-lo. Lembro-me bem desta capa, espero conseguir localizar o exemplar em alguns lugar na minha casa. Obrigado pelo resgate desta bela e marcante obra, Isa! 👏👏
Adoro essa história! Lí em minha adolescência e mesmo não entendo muito eu já havia gostado. Depois de adulta, ano passado, relí esse livro e me maravilhei ainda mais. Sou capaz de ler uma terceira, pois realmente passei momentos deliciosos com essa leitura. Goste ou não de filosofia, se interesse ou não, tudo é passado tão naturalmente que você nem percebe, e a cada página nos interessamos cada vez mais. Um romance atemporal e sensacional. Amo!
Os livros nos abraça e nos acolhe! Muito obrigada por esse canal, Isa! Parabéns pelo trabalho tão necessário para nos manter motivados e nesse caminho!!!!
Excelente ideia de revisitar alguns livros Isa. Alguns livros nos ensinam novas coisas e parece que nós olhamos e enxergamos coisas diferentes a cada releitura.
Eu tenho esse livro, O Mundo de Sofia, perfeito. Sou fã da Filosofia, tenho 60 anos e estou relendo os meus livros da adolescência, O Lobo da Estepe, Demian, de Hermann Hesse TODOS. Você é show. Conheci hoje os seus comentários, nota 1000, parabéns. Estou estudando filosofia desde os meus 15 anos, com Nietzsche. Adoro Clóvis de Barros Filho. Continuo lendo filosofia para aprender a morrer, uma iluminação, talvez como uma muleta metafísica, kkk. Sou engenheiro de profissão, e sou fã dos Estóicos.
Que vídeo sensacional 👏🏼 gratidão O Dia do coringa foi meu segundo livro era muito novo e ninguém lia na casa , por exemplo de primos com uma educação particular eu comecei a ler mas infelizmente não peguei o Hábito , mas foi um escritor muito importante para o meu interesse é continuar lendo . Vou ler novamente e passarei para meu filho .
Me inscrevi no teu canal quando tinha uns 50 inscritos. Hoje vejo mais de 500. Fico feliz por participar da sua epopéia. Tenho 56 anos, acho que quando tinha 25 anos, eu tinha lido uma base de 1000 livros dos mais diversos assuntos. Não tinha amigos pois não gostava de soltar pipas, rodar pião ou jogar bolinha de gude (Ate hoje não sei porque esse nome "Gude?"). Mas no meu mundo de livros senti que eu era mais feliz. Fazer or quer.
Olá, Isabella! Tudo bem por aí? Que maravilha esse quadro. E iniciou com um livro realmente encantador, uma experiência singular ... Me lembro até hoje como fiquei, com meus 14 anos, qd cheguei ao fim dessa história. Uhhhh! Me senti revirada a ponto de querer sair correndo pelo quintal pra ver se dissipava tantos sentimentos que o livro me causou! Esse livro foi um belo convite para caminhar até o topo, até a ponta do "pelo do coelho". Maravilhoso teu vídeo! Bjão
Esse livro é maravilhoso. Foi o livro responsável pelo meu amor a leitura, tinha 13 anos, tenho um carinho enorme nesse livro, um dos meus livros favoritados da vida ❤️
Isa, vim buscar a resenha deste livro aqui, no seu canal, pois ganhei da minha filha esse livro de presente de Natal. Assim que terminar de ler O Castelo de Vidro (Jeannette Walls), vou lê-lo. Estou empolgada pra começar a leitura.
Amo esse livro. Eu o tenho com essa capa que vc tem mãos. Em particular o capítulo sobre Berkeley me causou um espanto. Pensei que vc fosse falar sobre o livro e não fazer um comercial do mesmo.
Quando eu estava na 4°/5° série do ensino fundamental, tinha uma aula de Quarta feira chamada (Sala de Leitura) e na escola tinha esse livro, eu cheguei a pegar emprestado, mas eu não consegui lê, eu não entendia... E não desenvolvi interesse apropriado, talvez por ser muito menina ainda. Mas hoje, com 33 anos e apreciadora de leitura, vou comprar e ler!❤😊
Acho q faz mais de 20 anos q li esse livro. Lembro de ter sido uma leitura viciante. Certamente foi ele q despertou meu interesse pela Filosofia. Muito grato a você por me lembrar. Parabéns! 👏👏👏👍
Na.m8nha adolescência esse livro ainda não tinha sido nem pensado pelo autor, mas li O zen e a arte da manutenção das motocicletas. Também uma vela introdução à filosofia. Li O mundi de Sofia já adulta e acabei de ouvi-lo! Dica de série: Merlí.
Excepcional o novo quadro!! Parabéns Isabella! Já sou inscrito no seu canal a bastante tempo. Um outro livro super interessante de Jostein Gaarder, que resgata toda essa fantasia que há dentro de nós, é o " O Dia do Curinga ". Um livro para adultos com alma de criança. Isabella, fica aí uma dica para as suas futuras resenhas. Parabéns novamente pelo seu canal.
Hehe exatamente o que vou fazer. Li quando eu tinha uns 13 ou 14 anos e na época fiquei em choque. Hehe mudou muito a forma de pensar, duvidar, questionar e refletir. Com tudo que tem acontecido eu hoje, decidi que quero reler ele. 🥰
Seu formato, Isa, pode não ser o meu favorito do Booktube, mas respeito demais o seu trabalho. A forma como você apresenta e os aproxima das pessoas, sejam elas leitoras ou não, é incrível. Que mais pessoas como você enriqueçam o nosso Brasil e ajudem a formar mais leitores e, também, leitores melhores.
Li na adolescência também, e estou guardando desde então para reler com mais maturidade... talvez esteja chegando o momento! Amo a Viagem de Theo do mesmo autor, nessa mesma pegada do mundo de Sofia, eles viajam ao mundo para aprender sobre as religiões. Li na adolescência também e emprestei para alguém que não me devolveu 😓