Тёмный
No video :(

O QUE ACONTECEU EM MACEIÓ 

CORTES - Leon e Nilce [Oficial]
Подписаться 548 тыс.
Просмотров 211 тыс.
50% 1

Leon e Nilce falam sobre o afundamento de terra em Maceió e o problema da mina da Brasken.
Trecho retirado da Live exibida no dia 2/12/2023.
Esse é um canal de cortes de lives e vídeos dos demais canais de Leon e Nilce. Aqui, você vê com destaque um tema relevante. Para assistir todo conteúdo, conheça os demais canais.
⚠️ As lives estão acontecendo sexta-feira (ou sábado, ou domingo), por volta das 20h, no canal República Coisa de Nerd!
República: / @republicacoisadenerd
Coisa de Nerd: / coisadenerd
Cadê a Chave: / cadeachave

Опубликовано:

 

26 авг 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 679   
@ninaafmartins
@ninaafmartins 8 месяцев назад
Como geógrafa de formação, posso falar com clareza que geógrafos e geólogos raramente são ouvidos! E depois que a desgraça acontece, correm pra gente esperando milagre… toda minha solidariedade pro povo de Maceió.
@nathangeco
@nathangeco 8 месяцев назад
é verdade no RS gramado está escorregando montanha abaixo porque também não ouviram geógrafos
@deejaymarisa
@deejaymarisa 8 месяцев назад
não sou nenhum dos dois mas tenho certezaaaaaa absoluta de que vc falou é verdade pq é sempre assim, ninguém se importa até acontecer, e quando acontece saem desesperados atrás de quem possa fazer algo
@marcelolupatini5553
@marcelolupatini5553 8 месяцев назад
@@nathangeco Gramado não, um bairro de Gramado. Aqui também teve erro da administração pública, mas não pega uma parte tão grande da cidade como pega em Maceió.
@carlalopes7738
@carlalopes7738 8 месяцев назад
Nós biólogos raramente somos ouvidos também, vide as mudanças climáticas e a grande merda que vem acontecendo e vai piorar
@GeneralCustardCannonn
@GeneralCustardCannonn 8 месяцев назад
Ta aí, nem sabia quem cuidava desse tipo de problema. Parabéns Drª. Deixo aqui minha contribuição (comentário) para que o algoritmo entenda seu comentário como relevante e mostre para os outros. Aproveite a triste demanda e faça um vídeo sobre! Like pra tu e vergonha pra Braskem.
@MatheusOliveira-yc3el
@MatheusOliveira-yc3el 8 месяцев назад
Isso é um absurdo, se fosse em São Paulo ou no Rio isso tava passando em todos os lugares, como é no nordeste ninguém liga
@tiagocosta3884
@tiagocosta3884 8 месяцев назад
Você já falou mano, o resto do Brasil não liga pra o nordeste, falo isso como um nordestino.
@mvcrl1
@mvcrl1 8 месяцев назад
Verdade! A mídia passa sim em nível nacional mas claramente não é focado nisso. Se fosse em SP ou RJ era nível mundial.
@waddles307
@waddles307 8 месяцев назад
Infelizmente
@fulanome
@fulanome 8 месяцев назад
Aqui no RJ tem uma guerra sangrenta e ninguém se importa também.
@davidthedark_ligth9207
@davidthedark_ligth9207 8 месяцев назад
Pois é, chega a ser revoltante isso. Por isso que essas "midiazinhas especializadas" são uma porcaria hoje em dia.
@rafaelpedro9505
@rafaelpedro9505 8 месяцев назад
morador de maceio aqui, a situação por aqui estar realmente feia, nossa cidade é bela, um dos maiores pontos turisticos do brasil, mas nossos moradores merecem respeito, pq é a gente q sustenta ela, amo ver minha cidade lotada de turistas, movimentada, e essa merda alem de afetar qm mora, afasta os turistas rezando pra minha cidade se recuperar e obrigado por terem falado disso, MCZ VAI PASSAR POR ISSO
@davidthedark_ligth9207
@davidthedark_ligth9207 8 месяцев назад
Estou torcendo para que consigam reverter essa situação, Maceió é uma cidade muito linda mesmo, meu sonho é passar um tempo por aí.
@alessandrosilvafilho8527
@alessandrosilvafilho8527 8 месяцев назад
​@@davidthedark_ligth9207reverter já não tem mais como, "só" o que dá pra fazer agora é impedir que o afundamento continue se agravando.
@dieselboy.7637
@dieselboy.7637 8 месяцев назад
Não é um dos maiores pontos turísticos do mundo kkkk, não é nem do Brasil
@ich1._
@ich1._ 8 месяцев назад
Com certeza alguém na noruega vai falar: Minha nossa que vontade de ir pra Maceió - Alagoas
@rafaelpedro9505
@rafaelpedro9505 8 месяцев назад
​@@dieselboy.7637do Brasil é sim
@mirellysantossantos501
@mirellysantossantos501 8 месяцев назад
Esse escândalo só veio a público nacionalmente pq um dos bairros atingidos é de classe média alta/ricos (Pinheiro), pois enquanto estava afetando só os bairros mais humildes, tava todo mundo em silêncio.
@davilessa4318
@davilessa4318 8 месяцев назад
eu tinha visto antes desse ano sobre esse afundamento só no insta, mas o negócio só furou a bolha mesmo esse ano
@alexandrehenrique2572
@alexandrehenrique2572 8 месяцев назад
@@davilessa4318é pq esse ano entrou em estado crítico. Pagaram pra ver e agora a bomba tá quase explodindo. Tem muitas pessoas que falam ser o material utilizado ou o má acompanhamento das obras. Achavam que iriam controlar s situação e acabou que estourou na mão deles. A bronca mesmo é a galera da cadeira lá não assumir a responsabilidade com os prejudicados.
@vitor0188
@vitor0188 8 месяцев назад
Isso não tem logica, o Pinheiro foi o primeiro bairro a ser afeado e evacuado, ainda em 2019 e quase não se falou disso. O caso só foi a publico pq a merda que pode acontecer é grande demais para tentarem esconder.
@izabellybrandao4200
@izabellybrandao4200 8 месяцев назад
Tanto que as indenizações absurdas que a empresa ainda forneceu foram somente pra os moradores dos bairros de classe média/ alta, os menos favorecidos estão nas ruas, em colegios e voltando pra o interior por falta de indenização e esperança de se reconstruir aqui na capital.
@PedroHenrique-yv4zm
@PedroHenrique-yv4zm 8 месяцев назад
Fato! Tanto é que aqui em Maceió se fala "o Pinheiro está afundando" o "buraco do Pinheiro". Dificilmente o pessoal fala de Flexal, Mutange, Bebedouro ou algo assim para se referir ao crime em questão.
@diegozacarias7382
@diegozacarias7382 8 месяцев назад
Sou de Maceió e o mais revoltante é ver os órgãos competentes deixar a população arcar com os problemas causados pela braskem.
@elienemb
@elienemb 8 месяцев назад
(in)competentes
@ostroski_
@ostroski_ 8 месяцев назад
Po mano, eu vi q a Braskem tá fazendo tipo um contrato que se ela por algum motivo não for a responsável ela quer ser ressarcida dos gastos que ela tá tendo com isso (ou prejuízos na língua deles)
@anrod3687
@anrod3687 8 месяцев назад
O capitalismo é morte!
@eduardohenrique825
@eduardohenrique825 7 месяцев назад
@@elienemb Nem acho que seja isso, acho que tem rolo mesmo entre os políticos e a empresa! Tudo nesse país é assim, infelizmente!
@carolinepeixoto7908
@carolinepeixoto7908 8 месяцев назад
Nilce, eu sou de Maceió e é a coisa mais triste andar pelos bairros fantasmas. O clima ta deprimente. A Braskem patrocinou o BBB no começo desse ano e todo mundo só ficou tranquilo com todo esse fato que acontece desde 2018/2019. A galera perdeu casa, mano. São bairros que pararam de existir!!!
@GeneralCustardCannonn
@GeneralCustardCannonn 8 месяцев назад
Brasil, um país onde até a jornalista chora dando notícia. Nilce me fez ficar emocionado junto.
@thiagothaumaturgo3426
@thiagothaumaturgo3426 8 месяцев назад
Sou de Maceió e os bairros viraram cena de filme pós apocalíptico, completamente deserto. A empresa finge que não tá acontecendo nada e gastando dinheiro com campanhas para "limpar" a imagem. Prefeitura de Maceió é o próprio pão e circo. Se chegar a colapsar e interferir a Av. Fernandes Lima, a via mais importante daqui, podem ter certeza que Maceió some do mapa. Nessa via além de conectar os bairros de cima com todos os outros, tem uma quantidade enorme de hospitais e sem contar os outros pontos de trabalho que a galera ficaria desempregada. E com isso tudo de bairros desocupados o aumento de aluguel e de imóveis está surreal.
@henriquekauan341
@henriquekauan341 8 месяцев назад
Vc mora ainda aí?,cai logo o fora mn
@souumpeixepequeno
@souumpeixepequeno 8 месяцев назад
​@@henriquekauan341Maceió não vai afundar. Os bairros que têm esse problema ocupam cerca de um pouco mais de vinte por cento da cidade.
@AndersonSilva-jv8hp
@AndersonSilva-jv8hp 8 месяцев назад
​@@henriquekauan341 Calma, não é bem assim é uma pequena parte da cidade, porém bem triste pra quem era da região.
@henriquekauan341
@henriquekauan341 8 месяцев назад
@@AndersonSilva-jv8hp psr e justamente isso,isso é uma humilhação sabia?, veja bem quantos pais e mães que batalharam pra conquistar as coisas,e oque acontece?,isso que tá acontecendo sonhos destruídos
@henriquekauan341
@henriquekauan341 8 месяцев назад
@@souumpeixepequeno parece que vai pagar pra ver,bom são mas de 50 anos que as minas estão ativas,ou seja maceio tá com danos irreversíveis,e a Brasken só lucra em cima das ruínas da cidade,sei que pode ser 20% mas nisso nesses 20%,muitas pessoas lutaram pra conquistar os seus bens,e vem todas essas coisas acontecer
@mcaquinojr
@mcaquinojr 8 месяцев назад
Morei em bebedouro, estudei no Pinheiro, bebedouro e os 5 bairros que frequentei por mais de 30 anos. O bairro que me sentia aconchegante, tinha família, amigos e todo dia cumprimentava conhecidos. A Braskem conseguiu a proeza o bairro que eu nunca queria mudar, toda minha história, foi o bairro que sai as pressas por medo, estavam invadindo e roubando as casas, quanto mais pessoas saiam mais arriscado e perigoso ficava. Saímos às pressas com medo de roubo e violência, o bairro estava começando a despovoar. A primeira vez que passei pela rua, um tempo depois da casa ficar lacrada e depenada, deu um aperto no coração.
@marcelolupatini5553
@marcelolupatini5553 8 месяцев назад
Parece até coisa de filme... Triste que é a vida real.
@tiagoandre8035
@tiagoandre8035 8 месяцев назад
Nilce sou de Maceió e posso afirma, a cidade esta parecendo uma serie de zumbi com tudo abandonado.
@rafasantos1239
@rafasantos1239 8 месяцев назад
Corrigindo: Os bairros afetados estão abandonados. O restante da cidade está sofrendo com a super demanda gerada pela repentina realocação das pessoas que moravam nos bairros afetados. O mercado imobiliário de Maceió está inflacionado, os postos de saúdes estão lotados, o trânsito está péssimo, etc.
@gbpantaleao
@gbpantaleao 8 месяцев назад
Também sou de Maceió e corrigindo “a cidade esta parecendo uma cidade zumbi”. A cidade não está, os bairros afetados estão, que são longe da zona turística daqui
@helioalmeidaiii3853
@helioalmeidaiii3853 8 месяцев назад
Parem com esse sensacionalismo barato. A mídia coloca como se toda Maceió fosse afundar. A parte afetada é apenas um pedaço do bairro do Mutange; por óbvio nessa área de fato pode acontecer um desastre como em Brumadinho. As casas por lá já estão desocupadas a mais de 5 anos, sendo já um bairro fantasma. Se acontecer o que seja afetado é o equilíbrio ecológico, pois fica 60% na lagoa Mundaú. Repetindo parem de pensar que é Maceió inteira afetada. Maceió tem uma área maior que Recife. Os bairros afetados não são nem 0,2% do território de Maceió.
@deejaymarisa
@deejaymarisa 8 месяцев назад
com um comentario desse certeza de que você não é da area afetada , você fala como se fosse nada o sofrimento das pessoas que riveram que sair de la @@helioalmeidaiii3853
@duborellucena8936
@duborellucena8936 8 месяцев назад
Mentiroso, sou de Maceió e a “CIDADE” Que você fala são 5 bairros
@kallynealves6344
@kallynealves6344 8 месяцев назад
Sou de Maceió. Meu pai falou que a mais de 40 anos, quando ele ainda estava na universidade, que os professores já comentavam que isso iria acontecer. Houve na época uma movimentação de estudiosos da universidade para informar, mas nunca terem a real atenção. Chegando em 2018 e infelizmente o pior veio à acontecer. Uma tragédia anunciada, mas que infelizmente a ganância comprou o silêncio dos responsáveis por esse município. Hoje sabemos que a Braskem faz parte da mesma empresa responsável pelas tragédias de brumadinho e Mariana e ainda não sei como uma empresa dessas responsável por tantas tragédias, mortes e vidas e famílias destruídas continua no país e ganhando licitações. A própria brasken teve ano passado o contrato renovado aqui em Maceió. Isso é extremamente revoltante. Ver a impunidade. 60 mil foram afetadas. Isso atrapalhou e afetou toda dinâmica da cidade. Além de afetar a vida de tantas pessoas e famílias. Pinheiro era um bairro muito bom e de passagem constante pela maioria das pessoas além dos outros 4 bairros, não tem uma pessoa de Maceió que não conheça alguém que foi afetado por isto. E andar por essas ruas hoje é algo assustador, parece uma cena realmente de guerra ou de fim do mundo, mesmo com os vídeos divulgados não dá para se ter uma noção real da tragédia, pessoalmenteémuito mais chocante. Ver como as casas e prédios foram abandonados, destruídos além do valor sentimento e do abalo psicológico que uma situação dessa causa. Muitas pessoas morreram já por causa disso, além da brasken até hoje ter se omitido ao máximo e tentado se isentar da responsabilidade. Isso foi a coisa mais cruel que já vi. Além da indenização pífia e quando alguém chega a receber algo, muitos ainda nem receberam. Triste e revoltante é o mínimo diante de toda essa situação. Precisamos de Justiça!
@marianaserpa1422
@marianaserpa1422 8 месяцев назад
Nossa Nilce, nós que trabalhamos com a questão ambiental no Brasil sofremos muito.. é tanto descaso, desrespeito, desvalorização.. é desolador e desesperador 😰
@krislleyheli3416
@krislleyheli3416 8 месяцев назад
Pessoa de Maceió falando aqui. Obrigada pela menção Leon e Nilce, devido à situação atual é bem desanimador enxergar alguma luz no fim do túnel principalmente porque os responsáveis por correr atrás de resolver o problema estão de mãos atadas. É uma empresa enorme pra uma cidade tão pequena, precisamos que o mundo saiba para que pelo menos essa empresa pare de destruir nossa cidade.
@yurigomes123123
@yurigomes123123 8 месяцев назад
Nilce, eles tavam pagando indenização no preço do terreno, mas adivinha só? No contrato tinha que quem estava sendo indenizado ia perder o terreno e ia tudo pro nome da braskem, ou seja, eles estão ultilizando uma tragedia que eles mesmo causaram para comprar a cidade inteira por preço de banana.
@anrod3687
@anrod3687 8 месяцев назад
Claro! Eles causam o problema e apresentam a solução que beneficia a eles mesmo e P N C do povo. A lógica do cap; italismo é sebosa
@jonatassantanasouza1195
@jonatassantanasouza1195 8 месяцев назад
Exatamente. Já é dona de boa parte de Maceió
@hannapaula6874
@hannapaula6874 8 месяцев назад
Sem falar que nesse acordo fiz que eles não podem entrar na justiça depois de fechar esse acordo
@vanderson83
@vanderson83 8 месяцев назад
Fiquei sabendo desse caso ano passado, desde então estou com uma indignação que nunca senti na vida, especialmente porque mesmo afetando milhares de pessoas numa capital, a grande mídia ignorou completamente isso até agora. O chefe do órgão ambiental na época que a Braskem foi licenciar a exploração, lá nos anos 70, se recusou a dar a licença por causa do impacto que podia causar na cidade, foi coagido a sair do órgão e teve a carreira arrastada na lama. As indenizações estão sendo usadas pela Braskem pra comprar os imóveis afetados a preço de banana, sabe-se lá pra fazer o que no futuro. Fico me colocando no lugar e pensando o quanto foi necessário lutar pra conseguir uma casa própria, e tudo isso pode ser arrancado facilmente por uma empresa qualquer que tenha o dinheiro e os contatos necessários. É uma injustiça tão absurda que chega a ser ridículo acreditar que isso está acontecendo na cara de todo mundo. É uma empresa esfregando dinheiro no governo, às custas das pessoas que elegeram o próprio governo, e nada acontece. Se esse caso não faz você questionar o sistema em que a gente vive, pare pra refletir um pouco.
@heloisa6316
@heloisa6316 8 месяцев назад
Moro em Maceió, porém sou de São Paulo. Particularmente, nunca presenciei um tremor de terra aqui ( estou aqui a 10 anos) e garanto que se vc não mora no bairro, você n corre perigo. Porém, a situação está triste no bairro e o mais “engraçado” é que não bloquearam a circulação de pessoas, ou seja é muito perigoso. Mas os problemas reais são : as famílias que sofreram a perda, e o turismo que foi afetado. Realmente uma situação muito complicada e triste, principalmente para os moradores.
@annekarolynearaujo2230
@annekarolynearaujo2230 8 месяцев назад
Se vocês vissem de perto como os bairros foram destruídos!! Atualmente o prédio onde morei já foi derrubado. É muito triste. Chocante pra cacete!
@sergioluizalves
@sergioluizalves 8 месяцев назад
A Vale não faliu depois de duas catástrofes, não me surpreende a Braskem continuar de pé.... Mais uma vez o ESG indo por água abaixo 😢
@vanderson83
@vanderson83 8 месяцев назад
Pra essas empresas, é mais barato arcar com o custo do possível desastre do que gastar com medidas pra evitar. As multas e indenizações não chegam nem perto da quantidade de dinheiro que eles ganham com essas atividades, e eles não se importam nem um pouco com as vidas perdidas e destruídas, tenha certeza disso.
@Inxii
@Inxii 8 месяцев назад
Moro em Maceió e sou ex morador do bairro do Pinheiro, e garanto que o valor pago foi bastante injusto, tem uma casa que é bastante antiga, grande e completamente cara e a Braskem tava oferecendo apenas 1 milhão, sendo que o imóvel vale em média 5 milhões além daquela casa ter um enorme legado de décadas. Outro fato que nos fez se mudar foi o perigo, nós fomos os penúltimos a sair do prédio em que morávamos e infelizmente saímos por medo, minha mãe estava voltando do trabalho e encontrou dois homens, que não eram moradores, dentro do nosso prédio, o que fez agilizarmos o processo de mudança do local; o que nos fez sermos os últimos é que não queríamos nos mudar porém a Braskem inicialmente ofereceu 80 mil logo para todos os moradores ou se queriam avaliar o valor do imóvel e uma boa parte escolheu os 80 mil, principalmente as do bairro do Bebedouro e Mutange onde sabiam que as casas deles valiam menos de 80 mil, logo valia mais a pena pagar 80 mil do que avaliar o imóvel
@AByt123
@AByt123 8 месяцев назад
E pra vcs eles deram quanto?
@Inxii
@Inxii 8 месяцев назад
@@AByt123 180mil pois morava em apartamento, foi bom porque o apartamento valia uns 150-160mil, mas nada supre o emocional e psicológico nosso, nossa família morava lá desde a existência do bairro
@AByt123
@AByt123 8 месяцев назад
@@Inxii então não foi tão ruim como dizem por aí, que eles não pagam nada, etc
@Inxii
@Inxii 8 месяцев назад
@@AByt123 não, mas o nosso caso é que nós tínhamos advogado tudo certinho, mas com outras pessoas realmente foi um absurdo
@atlasphi
@atlasphi 8 месяцев назад
A primeira vez que passei por um bairro fantasma aqui, tava de uber indo pro centro e não consegui segurar o choro. Chorei, cara... As paredes cheias de mensagens de protesto, as ruínas de onde ficavam as casas, parece um cenário pós-apocalíptico. Ver minha cidade assim partiu meu coração.
@rodrygo378
@rodrygo378 8 месяцев назад
Morador de maceió, é simplesmente bizarro não ter visto praticamente noticia nenhuma fora daqui em relação a isso, é uma parte GIGANTESCA que tá sendo afetada, irreal o quanto isso se prolongou até se tornar alvo de interesse. É assustador, milhares de famílias tiveram q deixar suas casas por conta do risco de colapso. Imagina vc perder basicamente toda sua vida por conta da irresponsabilidade alheia.
@marcelolupatini5553
@marcelolupatini5553 8 месяцев назад
Acho legal que a Rádio Gaúcha falou sobre isso em um programa de notícia deles chamado Gaúcha Atualidade um tempo atrás. Mesmo na outra ponta do país há cobertura jornalística sobre o que está acontecendo, mas isso me parece ser exceção à regra.
@PedroPaulo-hl6oo
@PedroPaulo-hl6oo 8 месяцев назад
Como é bom ver o Leon e a Nilce notando a nossa Maceió, a situação aqui tá realmente complicada!
@AndreLuiz-xn6fm
@AndreLuiz-xn6fm 8 месяцев назад
Aqui em Brasília tem uma cidade chamada águas claras que foi construída num boom, em 2 anos virou de uma região agrícola para um residencial cheio de prédio com uns 30 andares cheio de moradores com a melhores condições financeira do DF, se tornando uma região completamente cara. A urbanização destruiu um lençol freático e muitos falam que a cidade pode afundar pq n foi feita para aguentar aquele peso, porém ngm liga.
@kaosred2009
@kaosred2009 8 месяцев назад
Lençol freático e diferente do sal-gema, e não é só águas claras, são várias cidades do DF na mesma situação, águas Claras é só a mais nova!!!! Agora problema urbanização tem muitos !!!!
@BiancaAngeline
@BiancaAngeline 8 месяцев назад
O problema de águas claras também é pela formação do solo, que faz com que a grande quantidade de edifícios sendo criados a todo instante aumentem a instabilidade do solo e cause esse afundamento, apesar de ser muito pequeno em comparação à Maceió, nada impede que daqui a 20/30 anos isso ocorra também. Infelizmente uma construtora bem conhecida daqui é dona de toda a região metropolitana do DF, e só o lucro importa para eles :/
@kaosred2009
@kaosred2009 8 месяцев назад
@@BiancaAngeline a diferença principal é que Maceió teve ajuda do homem para piorar a situação em águas Claras não existe isso!!!! 30 anos é exagero extremo!!!!
@BiancaAngeline
@BiancaAngeline 8 месяцев назад
@@kaosred2009 Claro que existe, se todo dia há tantos prédios sendo construídos aqui, o homem está sim afetando a situação, não disse que vai ocorrer nesse tempo, mas disse que nada impede do solo ceder também
@andrecamilo859
@andrecamilo859 8 месяцев назад
Literalmente a mesma coisa q aconteceu com a barragem de Mariana e dps de Brumadinho. Minha cidade foi uma das afetadas, e afirmo, até hj temos consequências. A indenização ocorre mas com muita dificuldade e jamais pagará pelo dano real. As enchentes todos os anos aumentaram muito mais por conta da lama no fundo do rio.
@MinutodeOuro.
@MinutodeOuro. 8 месяцев назад
Sou de Maceió. Nossa cidade vive do turismo, como os turistas vao querer vir se esta um Maracanã afundando aqui. Familias desesperadas um caos, muito triste. Queremos justiça ⚖️
@natanielynogueira3724
@natanielynogueira3724 8 месяцев назад
Até hoje o pessoal do bairro do Pinheiro não teve um ressarcimento digno, desde 2018. A escola de ballet mais antiga daqui teve que se realizar numa escola. Um senhor precisou se mudar pra Rio Largo e o dinheiro pago pela brasken não permitia nem comprar uma casa semelhante. Foi lamentável.
@partiudeferias
@partiudeferias 8 месяцев назад
Moro em Maceió e há décadas a universidade federal de Alagoas (onde trabalho) alertava sobre essa tragédia anunciada que hoje podemos sim afirmar que é um crime ambiental e não um desastre. É impossível não se indignar diante do que a ganância de uma empresa paralelamente à inércia do poder público em tomar medidas nesse caso tem feito com a minha cidade natal. Toda essa situação é revoltante demais. Tenho muito orgulho em poder divulgar semanalmente aqui no meu canal as belezas da minha cidade Maceió, mas francamente, é de cortar o coração 💔 ver como tantas vidas estão sendo devastadas por conta desse absurdo.😢
@kallynealves6344
@kallynealves6344 8 месяцев назад
Sou de Maceió. Meu pai falou que a mais de 40 anos, quando ele ainda estava na universidade, que os professores já comentavam que isso iria acontecer. Houve na época uma movimentação de estudiosos da universidade para informar, mas nunca terem a real atenção. Chegando em 2018 e infelizmente o pior veio à acontecer. Uma tragédia anunciada, mas que infelizmente a ganância comprou o silêncio dos responsáveis por esse município.
@joaovictormartins1556
@joaovictormartins1556 8 месяцев назад
O que me impressiona é que não é uma cidadezinha do interior (o que já seria absurdo) é simplesmente a CAPITAL do estado que pode sumir do mapa por causa de ações humanas. Meus parabéns aos envolvidos
@saitamablz1512
@saitamablz1512 4 месяца назад
Relaxa nas próximas eleições o povp esquece tudo em troca de 20 reais pelo voto
@joaoguilhermedeoliveiracar2567
@joaoguilhermedeoliveiracar2567 8 месяцев назад
OUÇAM A CIÊNCIA!!!!! Em 1980, vários professores aqui da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), alertaram sobre os problemas da exploração de salgema nas regiões.
@jjotha
@jjotha 8 месяцев назад
É tão satisfatório consumir o conteúdo que vcs produzem: Games, informação, fatos históricos, vídeos descontraídos e afins. 🤩😍
@felipe1dc1
@felipe1dc1 8 месяцев назад
É desprezível como as coisas ocorrem no Brasil, e no mundo. Revoltante! Leon e Nilce compartilham conosco reflexões importantes, que para quem está distante daquela realidade, nos aproxima em termos de real compreensão. Obrigado.
@LyrioXYZ.
@LyrioXYZ. 8 месяцев назад
Concordo plenamente! 👏🏽👍🏽
@femalestan
@femalestan 8 месяцев назад
Muito obrigada por abordarem esse tema, vocês são GIGANTES. É muito triste ver o meu paraíso afundando, meus conterrâneos sem lar, não consigo mensurar a dor das famílias que perderam suas casas, moro longe do foco do problema mas conheço pessoas que foram afetadas.
@carlosfilipe3110
@carlosfilipe3110 8 месяцев назад
Obrigado Nilce, foi o vídeo mais humano feito sobre nós!
@ellie-oaks
@ellie-oaks 8 месяцев назад
Olha só, hahaha eu moro em Maceió, mas n só isso, eu moro no bairro afetado, mas n só isso, eu moro adjacente a linha de imóveis indenizados. Então do outro lado da rua tá tudo abandonado e e eu lá, do outro lado, tendo que viver num bairro morto 🥲
@claudyany
@claudyany 8 месяцев назад
Hoje teve protesto aqui em Maceió por parte dos moradores, muito triste ver tudo isso acontecendo. Minha avó morava nos apartamentos do Pinheiro e foi uma cena "de fim do mundo" ver o bairro declinar daquela forma, e cada vez mais essa catástrofe está se espalhando. Precisamos de apoio global para acolher a população e punir severamente oa responsáveis.
@Mesinhogamer
@Mesinhogamer 8 месяцев назад
Não só isso, uma empresa em que o sócio majoritário é a empresa no maior caso de corrupção do país, será que ouve algum toma lá da ca pra fiscalização fazer vista grossa?
8 месяцев назад
Eu estudei num dos bairros afetados. Passar por la hj, 12 anos depois de completar o médio, é surreal. Passar pelas ruas, ver as casas, mercados e igrejas que antes eu admirava e ver tudo destruído, abandonado. Nossa. Triste demais! E o que me deixa mais revoltada ainda é que a braskem pagou algumas pessoas sobre o terreno, mas todos tiveram que abrir mão da propriedade. Eles não estão recebendo indenização, eles estão fazendo uma troca. E todo mundo está tendo q aceitar, pq sabemos que a justiça não vai fazer nada. E ao mesmo tempo sabemos q a empresa continuará atuando aqui pois emprega muita gente e é grande parte do pib alagoano.
@Kingolas.
@Kingolas. 8 месяцев назад
Estou com medo do que pode acontecer com Maceió
@joaogabriel6424
@joaogabriel6424 8 месяцев назад
Gente, tem que postar isso no cadê a chave. Mais visibilidade
@rodrigobastos6815
@rodrigobastos6815 8 месяцев назад
Lembrando que as pessoas tiveram que lidar todo o sofrimento de abandonar seus lares durante uma pandemia 😢
@sxmpaio_
@sxmpaio_ 8 месяцев назад
eu sou de maceió e realmente é triste a situação, pqp, um desastre p nosso estado
@kathlyn4267
@kathlyn4267 8 месяцев назад
Hoje mesmo teve protesto na principal avenida daqui, mas pouco se resolve. Uma pena o que esta acontecendo com minha cidade querida, e não é de hoje!! Faz tempo e nada é feito... mesmo depois dos primeiros acontecimentos a braskem continuou explorando. "Braskem, quanto vale o sal de nossas lágrimas?"
@mvcrl1
@mvcrl1 8 месяцев назад
Vale lembrar que a área normalmente turística em Maceió fica beeeem longe das minas! O turismo continua normalmente! Que nem mostrado no fantástico do último domingo. ps: moro em maceió
@silvamaiabarbara578
@silvamaiabarbara578 8 месяцев назад
Sou de Minas, a familia do meu namorado perdeu a casa em Mariana e eu perdi amigos e familia em Brumadinho. Mariana e Brumadinho nunca mais foram as mesmas e não sei quanto tempo vai levar pra que se recuperem. Eu só posso esperar que dentre todos os cenários possíveis as coisas se resolvam da melhor maneira ❤❤❤ espero de vdd o povo de Maceió encontre algum amparo.
@AlineOliveira-nw8yd
@AlineOliveira-nw8yd 8 месяцев назад
Sou de Maceió. Moro longe, mas trabalho perto dos bairros afetados e as preocupações são inúmeras. Além dos bairros estarem abandonados, retiraram várias pessoas das casas sem o mínimo de assistência e com muita brutalidade. Vários animais estão abandonados, procriando e passando fome nos bairros afetados, sendo que não permitem que ninguém entre pra levar comida. Vamos vivendo aqui apenas nos perguntando até onde a tragédia vai afetar a cidade, pois já sabemos que o preço pra alugar ou comprar uma casa vai se tornar tão absurdo que quase ninguém vai conseguir. Muitas pessoas vão perder os empregos, nosso centro, local em que fica o comércio, pode sumir. Enquanto isso, o prefeito tenta acalmar os turistas. Existe um documento em que, sem o conhecimento da população, ele isentou a BRASKEM de qualquer responsabilidade. Não fazemos ideia de qual será o futuro dessa cidade.
@sasasafiraBR
@sasasafiraBR 8 месяцев назад
Melhor vídeoooo, a Nilce falando e falando sem interrupções do Leon. Mais videos assim por favor 🙏🏻 ❤.
@izabellybrandao4200
@izabellybrandao4200 8 месяцев назад
Ai como é bom vocês dando visibilidade pra minha cidade !!! Muito Obrigada
@pedrormunhoz
@pedrormunhoz 8 месяцев назад
A ganância humana será a própria extinção da espécie 😢 Alguém tem que explicar para os gananciosos que do outro lado da vida não existe dinheiro e não tem como levar daqui pra lá 😅
@AnthonyBatista-nw7se
@AnthonyBatista-nw7se 8 месяцев назад
Sou de Maceió e muito triste ver tudo isso com a população de uma cidade tão linda e acolhedora
@PedroHenrique-yv4zm
@PedroHenrique-yv4zm 8 месяцев назад
Estava voltado da UFAL hoje e passei pelo meio de um dos bairros afetados (Bebedouro) e parece realmente uma zona de guerra ou algo assim, há barricadas por todo lado fechando as ruas e estruturas metálicas fechando as casas. Obs.: moro no Pinheiro (outro bairro afetado), onde você atravessa a rua e não tem absolutamente mais nada e do outro lado pode ter que "não cai".
@brenosobral9500
@brenosobral9500 8 месяцев назад
Minha família é de Maceió. Meu pai e meus primos cresceram no Pinherinho (um dos bairros afundados). Meu avô vive de especulação imobiliária e perdeu 15 imóveis que traziam dinheiro para casa através de aluguel. Eu passava minhas férias com meu primo na cada da minha bisa. Eu sempre notei que Maceió era muito similar a recife (onde eu moro). O solo é úmido pelo mar e outros corpos de água (rios em Recife e lagoas em Maceió). Eu só fui ficar sabendo que tinha atividades mineradoras em Maceió em 2018/2019 quando as desapropiacões começaram. Para mim é absurdo haver atividades mineradoras nesse tipo de solo, pq água vaza. Não é possível sustentar minas e depósitos de resíduos em um solo já úmido, já que os resíduos vão vazar para o lençol freático ou o lençol freático vai vazar para os túneis. Mesmo que não ouvesse o afundamento ou desabamento, o desastre já era possível e provável. Mas, eles precisavam que a mina passasse por de baixo da cidade, "coloque por baixo de uma periferia, nem vão notar caso o desastre ocorra". Mas veio a gentrificação, e por mais que os bairros não tenham se tornado áreas nobres, agora eram habitados por uma classe média bem estabelecida e com voz. Então veio o desastre e mesmo assim a classe média bem estabelecida é ignorada. Uma Lagoa tá com risco de secar por conta desse desastre.
@hevelynoliveira6972
@hevelynoliveira6972 8 месяцев назад
Os valores sao irrisório não receberam nem os danos morais, tem gente doente, pessoas que tiveram 10min para retirar seus pertences de anos... Era um bairro bem localizado, hoje bairros fantasma, é muito triste ver tudo isso. 😔😔
@IcaroSampaio
@IcaroSampaio 8 месяцев назад
Espero que leiam meu comentário. Jequié-BA teve enchente no Natal de 2021, 22 e 23, isso mesmo, já pode pedir música. Nas de 21 e 22 eu ajudei como podia, não imaginava que a do ano seguinte iria me atingir. Umas falta de controle da CHESF, para não transbordar a barragem ele abriram mais comportas do que o fluxo do rio suportava, informando na hora que iria fazer isso, sem nenhuma estratégia para nada. Resumindo, eu estava me mudando para "casa nova", perdi tudo, para minha felicidade pude voltar para casa de minha mãe, a empresa onde trabalho foi atingida também, só com a rede e servidor, gastamos mais de 20 mil apara fazer uma gambiarra e voltar a funcionar. Final da história, vai fazer um ano e não deu em nada, minha sensação que a cidade esqueceu, esse pode acontecer de novo e é isso. Como se um enchente fosse normal e com data marcada.
@ErickFLima
@ErickFLima 8 месяцев назад
Uma informação "interessante": A braskem, empresa responsável pelo 'incidente', está comprando os terrenos por um preço pífio, as famílias ficam em um prejuízo enorme. Futuramente quando a Braskem resolver o problema, supondo que eles elaborem um bairro/condomínio planejado, eles receberão BILHÕES. Ou seja, sairão no lucro de uma forma ou outra.
@Pao90008
@Pao90008 8 месяцев назад
É triste ver o que uma empresa fez na cidade, acabaram com bairros por causa de dinheiro
@rivadavia2505
@rivadavia2505 8 месяцев назад
PARABÉNS PELA FORMA QUE VCS DESCREVERAM TODA A SITUAÇÃO DESTE ACIDENTE, DIRETO, DE FORMA SIMPLES E BEM DETALHADA. UM TEXTO ENXUTO SEM ENROLAÇÃO E EXPLÍCITO.👏🏻👏🏻👏🏻
@sr27274
@sr27274 8 месяцев назад
Muito bom o vídeo! Eu já vi esse caso no início do ano em perfis da população no Instagram pedido ajuda e nada! Que bom que agora tem destaque...infelizmente tarde..... (2021antes deu saber do caso me candidatei a estágio....q livramento)
@yurifranca6400
@yurifranca6400 8 месяцев назад
Como assim livramento? Vc ia trabalhar na mina? Lembrando que a tragedia sao 5 bairros e o resto da cidade ta nomal sem problema. Esses 5 bairros ficam longe do centro historico e dos pontos turiscos da cidade.
@chavinelsondaquebradinha
@chavinelsondaquebradinha 8 месяцев назад
O pior é que fizeram a população vender suas casas para brasken, caso vc não aceite eles cortam sua energia ou a polícia expulsa vc, a única pessoa que n foi expulsa é um juíz do Pinheiro, o resto teve que aceitar vender suas vendas pq não ia ter como comprar/alugar uma casa, já que foram literalmente expulsos de suas casas
@femalestan
@femalestan 8 месяцев назад
Passei pelos bairros abandonados ano passado, não aguentei de tanta tristeza, tantas histórias apagadas por conta da Braskem.
@AnaSantos7
@AnaSantos7 8 месяцев назад
Muito importante isso que a Nilce falou sobre relaxamento da legislação ambiental! Sou formada em Direito e meu TCC foi sobre isso, uma crítica a Lei de Crimes Ambientais e a sua atual ineficácia. Não dá pra brincar com o meio ambiente e quem degrada tem q ser severamente punido mas também deve haver medidas prévias, já que tem danos que são irreversíveis.
@Tsuki-kord
@Tsuki-kord 8 месяцев назад
O q está acontecendo em Maceió poderia ser evitado a anos, a muito tempo tem um alerta sobre o impacto disso é o mesmo tipo de negligência q teve em Chernobyl. Espero q n piore pq vai virar uma verdadeira tragédia e também é mais uma vez q as grandes corporações colocam os lucros na frente das vidas das pessoas. O dinheiro é infinito nunca vai acabar no mundo, mas vida nos temos só uma. Gostei das nilce comentando sobre esse assunto e o leon trabalhando de fundo. quero mais videos assim
@n1c0and99
@n1c0and99 8 месяцев назад
Sou de uma cidade vizinha, minha amiga que morava em um dos bairros de Maceió se mudou recentemente, eles avaliaram o valor da casa que ela morava e pagaram o valor para que ela comprasse um nova para se mudar (ela conseguiu um bom valor, e até onde eu sei foi o valor da casa mesmo que eles avaliaram, era um casa de primeiro andar e um terreno grande). Mas imagina ter que sair do lugar que você cresceu, deixar todas as memórias da sua infância, ter que se distanciar de familiares e amigos pois nem todos conseguiram comprar casas próximas... É uma tristeza passar pelos bairros, um cenário totalmente pós apocalíptico. O pior de tudo é saber que isso é tudo culpa da ganância do ser humano.
@baiel3061
@baiel3061 8 месяцев назад
Eu tava só esperando por esse vídeo pra entender melhor do assunto
@yurifranca6400
@yurifranca6400 8 месяцев назад
Geente, lembrando que essa catastrofe engloba 5 bairros de Maceio nao é toda a cidade nao. Maceio é linda e merece mais turismo e reconhecimento nacional! E que a BRASKEM pague pelo o que fez. 🙏🙏
@Catmeown
@Catmeown 8 месяцев назад
continua sendo doloroso e provavelmente a BRASKEM não vai pagar por nada, que nem a VALE, a empresa que era dona da mina/barragem "quebrou" e atingiu brumadinho e etc. Você viu a atual situação deles? É revoltante.
@yurifranca6400
@yurifranca6400 8 месяцев назад
@@Catmeown sei que é revoltante sei da situação tanto de Minas quanto de Maceió e não é de hj. É bem provável que a braskem não pague mesmo. Porém o pessoal fala de uma forma na Internet como se Maceió estivesse afundando e isso é mentira. Temos que ter cuidado no que falamos pq Maceió é uma cidade turística e esse tipo de notícia ferra com o turismo da cidade. A midia é podre. A braskem fez esse estrago já tem anos e só agora veio a tona. Sinto tanto quanto qualquer um aqui pois sou nordestino e tenho amigos vivendo em Maceió e também sinto muito pela situação de brumadinho.
@Catmeown
@Catmeown 8 месяцев назад
@@yurifranca6400 😔
@_Igorbs
@_Igorbs 8 месяцев назад
5 bairros afeta a cidade inteira amigo, aonde vão se alocar as pessoas? 😢
@yurifranca6400
@yurifranca6400 8 месяцев назад
@@_Igorbs Eu sei disso. O problema aqui é que muita gente na midia fica fazendo sensacionalismo com o desespero alheio. Por que nao se mostrava antes o que ta acontecendo em Maceio? Desde de 2018 eu ja via canais menores falando nisso e nada foi feito. A braskem ja minera na cidade a decadas e nada foi feito, pra saber como estava a situçao da mina. O que nao pode é só agora o pessoal vir falar "Maceio esta afundando".
@thaiisfranca
@thaiisfranca 8 месяцев назад
É muito triste ver o que tá acontecendo em Maceió. Morei lá por 6 anos e tive que voltar pro interior, mas é minha cidade do coração! Há anos que isso vem acontecendo e basicamente nada vinha sendo feito a respeito. É realmente revoltante o que as famílias têm passado nesses anos!
@miguelsilvamelo2455
@miguelsilvamelo2455 8 месяцев назад
Oi Leon e Nilce, sou de santo André e também sofremos com a braskem cerca de 5 bairros ou mais são afetados pela fumaça da petroquímica da braskem , muitas pessoas na região próxima sofrem com problemas respiratórios pela fumaça, causando muito mais problemas, tenho problemas respiratórios recorrentes por conta disso , por favor ouça minha mensagem sou muito fã e quero que vcs me notem 😢
@Lucascrf09
@Lucascrf09 8 месяцев назад
"Presta atenção nisso na hora de votar" quem dera fosse assim, não sou de Maceió mas já visitei muitas vezes morando em Recife, cada vez que eu volto pra minha segunda terra, não bate nem tristeza mais, pois é, um ciclo infinito que eu acho que jamais vai ser quebrado, mas temos que prestar atenção na hora de votar, né!
@Fila_do_INSS
@Fila_do_INSS 8 месяцев назад
A gente tem ter consciência de classe, saber que os políticos são eleitos para representar o empresário não o povo, mas claro votar em político que defende o povo não resolve o problema mas ajuda, pois mesmo se for eleito o político que ir contra uma empresa dessas vai ser derrubado, então temos que mudar é o sistema. Socialismo ou barbárie, infelizmente ainda estamos escolhendo a barbárie.
@Lucascrf09
@Lucascrf09 8 месяцев назад
@@Fila_do_INSS "mas claro votar em político que defende o povo não resolve o problema mas ajuda" Desapega dessa ilusão, não existe político que defenda o povo, sempre vai haver pautas e tomadas de decisões que vão cominar em conflitos de interesse, socialismo ou barbárie, mais fácil a extinção da raça humana.
@claudiolima5801
@claudiolima5801 8 месяцев назад
O mais revoltante são os políticos não tomando nenhuma atitud
@kaiobarros8434
@kaiobarros8434 8 месяцев назад
Sou vítima da Braskem e posso afirmar que a situação é do que parece. Pessoas adoeceram, casas foram perdidas, invadidas e desvalorizadas. Nunca vou superar o absurdo que foi feito conosco
@dalila2442
@dalila2442 8 месяцев назад
Muito obrigada por espalhar o que ta acontecendo na nossa cidade. Minha mãe me falou sobre isso que aconteceu na era do Collor, e apesar de tudo ele ainda tá por aí conseguindo cargos de poder... realmente é revoltante. Enfim, te amo Nilce ❤ Espero que algum dia a gente ainda tenha pessoas como você no poder.
@letteringdahanna9771
@letteringdahanna9771 8 месяцев назад
Parece que ninguém liga pra Maceió!!! OBRIGADA NILCE E LEON por começarem a falar disso... São CINCO BAIRROS afundando e NINGUÉM sabe a proporção disso!!!
@gleicecorrea51
@gleicecorrea51 8 месяцев назад
Muito triste, Porquê quem sofre, quem paga é a população.😢
@luizhenriquelaurindo3777
@luizhenriquelaurindo3777 8 месяцев назад
Eu morei nos bairros afetados acabei saindo pouco antes do problema piorar de fatos, mas posso falar sobre as quantias pagas pela braskem. Foram valores completamente irrisórios , que não faziam justiça ao tamos do prejuízo das famílias meses morando em casa provisória com um aluguel de R$ 1000,00 que acabou virando muito pouco, pois os preços de casas em Maceió dispararam tanto aluguel como venda. A tristeza é muito grande ver tantas histórias e famílias sendo afastadas pela ganância da braskem
@Caster_-
@Caster_- 8 месяцев назад
É tão incomum falarem assim de Maceió a nível nacional que quando eu vi esse vídeo no meu feed eu fiquei espantado. Eu não moro nos bairros que estão sendo afetados pelo afundamento, então não compartilho realidade da dor da galera, mas fico extremamente feliz que você se pronunciaram sobre a situação triste da nossa cidade!
@cesarbarros2604
@cesarbarros2604 8 месяцев назад
5 bairros atingidos diretamente, cerca de 55 mil famílias que sofrendo com as consequências, imóveis avaliados em 1 milhão de reais e a Braskem querendo pagar apenas 350 mil. Sou Maceioence, vendo tudo isso de perto, e indignado com o que está acontecendo com nossa terra e nosso povo. Parabéns por levar essa tragédia a conhecimento nacional.
@carlinhoscabral4084
@carlinhoscabral4084 8 месяцев назад
Precisamos de mais pessoas falando sobre o caso pois nossos governantes comem propina e fazer algo pela população eles não fazem.O mínimo que eles deveriam fazer e dar suporte mais no momento eles estão preocupados com a repercussão que está tomando a nas mídias!
@karolaynepanta
@karolaynepanta 8 месяцев назад
Muito, muuuuito obrigada por falarem sobre essa situação, por darem visibilidade. Infelizmente tudo isso por causa da ganância da Braskem e da conivência de vários políticos, inclusive do atual prefeito daqui de Maceió. O prefeito de Maceió assinou um acordo que ISENTA a Braskem de futuras indenizações e de futuros danos causados nas regiões afetadas. E ainda tem um documento que dá a Braskem uma parte das áreas afetadas. Ou seja, além de causar tudo isso, uma boa parte das terras é da Braskem! São tantas coisas q estão acontecendo e as pessoas não têm noção da dimensão. Aqui estamos todos indignados e lutando pra que essas pessoas recebam a devida indenização e pra que a Braskem pague de fato por esse cr1m3!
@Ilovepopcorns
@Ilovepopcorns 8 месяцев назад
Que situação... minha solidariedade para todos, deve ser muito rumi ter que abandonar o lar por conta de mal cuidado e exploração de outros :l
@lulubinhah
@lulubinhah 8 месяцев назад
Eu sou maceioense. Foi revoltante quando vi as propagandas da braskem no BBB (edição que tinha um Alagoano e ele não se incomodou) e no rock in rio, nós sempre comentávamos, falando sobrem a empresa ser criminosa, mas nunca nos deram nenhuma visibilidade. É triste saber que a mídia hegemônica só se interessa em divulgar tragédias quando elas viram o assunto do momento.
@luizfagnerdlv
@luizfagnerdlv 8 месяцев назад
Nasci, cresci e vivo em Maceió e quero parabenizar sua explicação, posso dizer que é uma das mais esclarecedoras que vi até o momento. Graças a Deus não fui morador de nenhum dos bairros afetados, mas quero agradecer seu tempo e espaço por falar deste assunto tão importante e menosprezado pelos poderes públicos.
@mirellysantossantos501
@mirellysantossantos501 8 месяцев назад
Nilce e Leon, havia uma senhora fazendo denúncias a respeito de sentenças (muito suspeitas) favoráveis à Brasken. Ela foi presa e hj está com tornozeleira por causa disso.
@helio3906
@helio3906 8 месяцев назад
A Braskem pertence à Petrobrás que é estatal do Governo federal.
@mirellysantossantos501
@mirellysantossantos501 8 месяцев назад
@@helio3906, na vdd a Petrobrás é acionista da Brasken e não dona. Inclusive, ela não é nem a acionista majoritária.
@helio3906
@helio3906 8 месяцев назад
@@mirellysantossantos501 Qualquer pessoa física ou jurídica que possui ações de uma empresa é dona sim. Tão correto quanto chamar de investidor ou sócio. Petrobras é uma estatal controlada pelo governo e a Odebrecht faz obras para o Governo. Então dá pra desconfiar sim, que há uma rede de proteção e de omissão.
@thiagoatanazio3503
@thiagoatanazio3503 8 месяцев назад
Brasken pertence hoje a odebretch, estado conivente com empreiteira deve ter noção sim do tamanho do prejuizo, não quer declarar e pagar só ir atrás de quem liberou as licenças ambientais
@D1go777
@D1go777 8 месяцев назад
Maceió é uma cidade tão viva, passar pelos principais bairros afetados é tão triste, tudo está morto
@Clarapossi
@Clarapossi 8 месяцев назад
Sou de Maceió, e desde 2018 isso está acontecendo e agora está pior! Passei por aqueles bairros algumas vezes e é um cenário de tristeza e de filme de zumbi. Não tem uma vida lá, mas tem muitas que sairam de lá deixando suas vidas, sonhos e história para trás.
@biancabueno6221
@biancabueno6221 8 месяцев назад
Que vídeo necessário!! Minha admiração por vocês só aumenta
@kidcarrasco
@kidcarrasco 8 месяцев назад
Aqui na região onde moro, uma empresa resolveu prospectar gás natural em uma cidade vizinha. Tivemos tremores aqui na cidade, isso que estamos a 40km de distancia. O método usado é bem parecido da extração de sal-gema, injeta agua no poço perfurado e retira o gás natural preso nas rochas do subsolo.
@vinniciuspontes
@vinniciuspontes 8 месяцев назад
Nilce , sou de Maceió e uma amiga trabalha no instituto do meio ambiente. Então a Branskemp preencheu as minas que estava com desnível e realmente o nível do solo irá descer e ninguém sabe o quanto. Porém não ocorrerá um desastre ou colapso da parte alta cair sobre a parte baixa
@anrod3687
@anrod3687 8 месяцев назад
Na região de Tucuruí, de onde eu sou, a barragem foi construída nos moldes do militar, afetou uma grande área, tem filho de pessoa afetada que faleceu sem ver a indenização. Pesquisem sobre o Movimento dos Atingidos por Barragem do Lago de Tucuruí
@kelvinchristian75
@kelvinchristian75 8 месяцев назад
Sou de Maceió, e a própria Braskem está querendo explorar outro solo no litoral norte. Ontem mesmo, dia 06/12/2023, teve protesto da população contra a empresa, que, por incrível que pareça, nenhum órgão público está contra a mesma.
@hannabrennand1423
@hannabrennand1423 8 месяцев назад
Detalhe, a braskem desde 2019 pede licitação para explorar o litoral alagoano. Existe também um documentário sobre esse desastre que dá pra ver no RU-vid. As pessoas estão sofrendo muito devido ao afundamento do solo, psicologicamente e financeiramente. Falam de aluguel social, mas o aluguel sociak é baixíssimo para a inflamação e Imobiliária que está tendo aqui em Maceió. Uma casa mediana é no minimo 600 reais. 400 reais (que geralmente é o valor do aluguel social) é o valor que estão alugando kitnets (sem nada incluso) que mais parece cela de presídio e se, for querer uma casa com esse valor, são em lugares extremamente perigosos. Outro ponto é o trânsito de Maceió que, devido aos desvios de rota, focou insustentável. Eu, que só ando de ônibus, estou vendo um aumento drástico de pessoas neles, o que faz com que em todos os horários eles estejam lotados. Sem falar no descaso que a braskem está fazemod agora com as familias do bairro Mutange, o qual querem que elas, enquanto não conseguem o aluguel social e a "indenização", fiquem em escolas, enquanto as famílias do Pinheiro (bairro de classe média alta) eles colocaram em pousadas. Ah e para finalizar, o contrato que eles fazem não é de indenização e sim, de compra e venda, ou seja, a basicamente hoje, eles são donos dos bairros em questão.
@LEROQUEIRO
@LEROQUEIRO 8 месяцев назад
Obrigado por dar voz a nossa Maceió!
@ghgdoido
@ghgdoido 8 месяцев назад
Parabéns pelo posicionamento! É absurdo que nós (brasileiros) não estamos sabendo de nada!
@samily7401
@samily7401 8 месяцев назад
Sou de maceió, e é triste ver o que está acontecendo com uma parte da cidade estar literalmente desabando e pior que como vocês disseram não é de hoje, quando começou a o desabamento la em 2018, dava pra ver as casas rachando e as pessoas sendo expulsas de casa, trabalhava em um dos bairros e vi de perto uma cratera se abrindo na frente de onde trabalhava e a defesa civil invadindo a empresa e mandando todo mundo sair por que o predio podia ceder, e isso não tinha nenhum aviso de que poderia acontecer, ninguem que morava ou trabalhava ali sabia que isso estava acontecendo, muitas pessoas desde 2018 ainda esperam a indenização agora mais pessoas estão desabrigadas, e vemos um prefeito esquecer que isso acontece e focar em uma cidade "instagramável" mesmo com toda essa tragédia sendo colocada de lado.
@madalenamelo4226
@madalenamelo4226 8 месяцев назад
Realmente só sabe quem vive....situacao muito triste...eu e minha família vivemos esta.situacao...deixamos a nossa moradia.e sabemos como foi difícil..
@kaykymatheus5514
@kaykymatheus5514 8 месяцев назад
Maceió afunda em lágrimas! Sou de Alagoas, em outubro estive em Maceió e passei por esses bairros, é aterrorizante, infelizmente quem sofrerá com os estigmas serão os pobres.
@lisamarreiros
@lisamarreiros 8 месяцев назад
Sou de Fortaleza e faz anos, ANOS, que a gente sabia desse desastre. O problema é que só é "importante" pro resto do Brasil quando já está em colapso. Lembro das famílias tendo que sair de casa por causa disso, triste!
@O_Índiøbr
@O_Índiøbr 8 месяцев назад
A pior parte é que essa empresa ainda está em atividade e está agora na minha cidade, sou de Madre de Deus Ba e a Brasken está em um terreno "cedido" pela prefeitura, já desapropriaram as casas próximas e eu tenho medo de isso acontecer aqui também.
@LeonardoJeankest
@LeonardoJeankest 8 месяцев назад
Eu morei lá em 2020-2021, trabalhei no centro, e vi esses bairros devastados, abandonados, parecem cenas saídas de jogo ou filme pós apocalíptico ou pós guerra. Absurdo.
@lucianoferrari4929
@lucianoferrari4929 8 месяцев назад
Moro na região do polo petroquimico em Santo André onde tem uma planta da Braskem, e a poluição prejudica muito a população, mas nada é feito pelos órgãos fiscalizadores
@kaionovaes3758
@kaionovaes3758 8 месяцев назад
Sou natural e atualmente morador de Maceió, e vendo o atual prefeito falando que não é uma grande parte da cidade... Blz, não é uma parte grande da capital, mas é uma parte *enorme* de uma das maiores partes densamente povoadas de Maceió. Não caiam nessa de que tá melhorando, os políticos daqui são mais sujos que os próprios exploradores da Braskem. Quando surgiu o perigo de casas e prédios afundando, literalmente, rachando ao meio, foi criado um plano de compra para os terrenos como um pedaço qualquer de terra no buraco mais escuro do planeta. É revoltante o quanto o Brasil tá sendo enganado pelos políticos do Estado, sendo passado uma visão de que estão resolvendo e tudo está melhorando... kkkk parceiro, em 2019 quando evacuaram um bairro inteiro (um dos maiores da cidade) cagaram para a população e simplesmente fizeram um acordo para que fosse pago uma miséria pela vida inteira de gerações e sonhos vividos que foram, literalmente, arrancados de suas casas.
Далее
ESTÃO ESCONDENDO A VERDADE DO MUNDO?!
18:25
Просмотров 363 тыс.
ATÉ O CAETANO VELOSO SOFRERIA NO ENEM
19:33
Просмотров 254 тыс.
Cute kitty gadgets 💛
00:24
Просмотров 14 млн
QUANTO VOCÊ ACHA QUE CUSTA ESSA MESA? - Ep.1686
12:13
Просмотров 308 тыс.
MORAR EM MACEIÓ - PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
11:43
OS PROBLEMAS DO CYBERTRUCK
23:07
Просмотров 384 тыс.
PEDEM PRA GENTE FALAR DE POLÍTICA, A GENTE FALA!
34:14
Como é o nosso PROCESSO CRIATIVO no YOUTUBE?
20:09
Просмотров 172 тыс.
A ORLA MAIS BONITA DO BRASIL - MACEIÓ ALAGOAS 2023
30:45
Estão EXPLORANDO os homens com mentiras
13:06
Просмотров 322 тыс.
NÃO MUDE DE PAÍS ANTES DE OUVIR ISSO
16:04
Просмотров 253 тыс.
COMI O DOCE DA FRUTA MAIS FEDIDA DO MUNDO - Ep.1673
17:34