Тёмный

O que esperar dos juros no Brasil e nos EUA | INVESTIMENTOS 

Valor Econômico
Подписаться 141 тыс.
Просмотров 287
50% 1

As discussões sobre para aonde vai a taxa de juros moveram a semana nos mercados tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos e devem continuar a ser o principal tema da próxima semana. Quer saber como foi? ‪@BancoCentralBR‬ ‪@federalreserve‬ ‪@LulaOficial‬ ‪@MinFazenda‬
Logo na terça-feira, dia 03 de setembro, os números do PIB do Brasil do segundo trimestre de 2024 surpreenderam e muito os mercados.
O crescimento esperado pelos agentes já era forte, de 0,9%. Só que o resultado foi mais forte ainda, com o PIB crescendo 1,4% entre abril e junho.
E, com um crescimento bastante ligado ao consumo das famílias e ao consumo do governo, que surpreenderam as expectativas do mercado, a discussão sobre alta de juros voltou a ganhar força.
O debate ficou em torno de quanto a Selic precisará subir. Se vai ser em 0,25 ponto ou em 0,5 ponto na reunião do dia 18 de setembro.
Em um primeiro momento, o mercado partiu com tudo para apostas em uma alta de 0,5 ponto na Selic neste mês. Mas, ao longo da semana, essa aposta perdeu força, muito por causa do exterior.
Dados importantes dos EUA vieram mais fracos que o esperado pelos mercados. O índice de atividade industrial do ISM ficou novamente no terreno contracionista e, por ter vindo mais fraco que o esperado em agosto, acionou de novo algum temor de recessão.
E isso ganhou força na sexta-feira. O payroll, relatório de empregos dos EUA referente a agosto, mostrou criação de 142 mil empregos no mês passado. Só que o mercado esperava mais, algo em torno de 160 mil postos de trabalho, e os números de junho e de julho foram revisados para baixo.
E tudo isso criou espaço para que os temores de recessão nos EUA falassem mais alto, enquanto o mercado continua a debater se os juros cairão em 0,25 ponto ou em 0,5 ponto na reunião do dia 18 do Federal Reserve.
O Ibovespa até tentou se segurar durante a semana, mas na sexta-feira voltou a cair. Enquanto o dólar teve um movimento de ziguezague durante a semana, sendo que, ainda na segunda-feira, foi feita uma nova intervenção do Banco Central no mercado de câmbio.
Para a próxima semana, quem vai guiar os mercados será a inflação. Na terça-feira, 10 de setembro, o IPCA de agosto será divulgado e deve flertar com a deflação. E, no dia seguinte, será a vez da inflação ao consumidor americano ditar o rumo dos mercados.

Опубликовано:

 

6 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии    
Далее
Epic Reflex Game vs MrBeast Crew 🙈😱
00:32
Просмотров 8 млн
would you eat this? #shorts
00:13
Просмотров 3,2 млн