Тёмный

O que são e como usar os verbos ergativos? | Lara Brenner 

Lara Brenner
Подписаться 130 тыс.
Просмотров 6 тыс.
50% 1

Dominar as palavras é o caminho para se destacar pessoal e profissionalmente.
Quer saber como superar esse medo e desenvolver uma escrita irresistível?
Conheça o Texto Irresistível:
larabrenner.com.br/texto-irre...

Развлечения

Опубликовано:

 

12 июл 2022

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 31   
@pauloheuert
@pauloheuert 2 года назад
Prezada Lara, nossa língua-mãe é belíssima, contudo, lamentavelmente, tem sido "detonada" pela maioria dos brasileiros! Parabéns a você e à Brasil Paralelo pela presteza e pelo carinho dedicados ao Ensino!
@antoniocarlosribeiro5540
@antoniocarlosribeiro5540 2 дня назад
Perfeito Lara, a gente ouve as pessoas falando assim o tempo todo.
@joadsonmatias2610
@joadsonmatias2610 Год назад
A ergatividade parece um fenômeno linguístico distante da realidade da língua portuguesa, mas está mais presente do que se pode imaginar. Línguas como o georgiano, o curdo e o tibetano fazem uso constante da ergatividade. Em português, diz-se que "o pneu furou" ou que "o copo quebrou" sem ter um agente da passiva explícito para compor a oração (o que não causa prejuízo no entendimento da oração). Em inglês há um recurso usado invariavelmente com o verbo "to have". Algo que em português seria dito, por exemplo, "cortei o cabelo" ficaria em inglês "I had my hair cut" (literalmente "eu tive meu cabelo cortado) onde o agente da passiva não aparece também. No caso de orações do tipo "o copo quebrou" ficaria "the glass got broken". Mas, o uso de um auxiliar e do verbo principal no particípio ajuda a deixar o contexto mais claro, ao passo que em português usar o verbo no indicativo como se o sujeito tivesse praticado a ação só pode ser intuitivamente assimilado por um nativo, pois até em espanhol (língua aproximada ao português) se usa o recurso do pronome, como em "se rompió la taza" e não "la taza rompió", o que em português é possível com "o copo se quebrou", mas parece deixar mais confuso, pois se assemelha ainda mais com uma ação reflexiva.
@abelardomacjunior
@abelardomacjunior День назад
Prezada Lara, excelente suas explanações sobre a nossa Língua Portuguesa... O seu jeito de explanar me trouxe a lembrança de minha querida e saudosa mãezinha Adair Arruda Machado, que me ensinou muito sobre o correto uso de nosso idioma... Infelizmente vemos isso, até mesmo nas empresas, onde estão "detonando"' as regras na escrita. Obrigado pelas explanações!
@ildebrandobastos7602
@ildebrandobastos7602 2 года назад
Saudade das minhas aulas de Português com o meu querido professor Nonato, de Itapajé! Muito bom, também, no assunto! Maravilha!
@ronaldoseverino145
@ronaldoseverino145 2 года назад
Isso é muito isso é interessante Porque eu detesto ter que ficar falando no cotidiano informal com as palavras gosto mais de falar mais formal porque eu me sinto mais correto mas de expressar fatos ou explicação
@MariadasDores-iw5re
@MariadasDores-iw5re Год назад
Lara, sobre a carga de bateria, o circuito carregador carrega a bateria do celular
@joelalves1981
@joelalves1981 Год назад
Gostei muito
@ronaldoseverino145
@ronaldoseverino145 2 года назад
Mas fora isso é ótimo 👍 o ensino
@luciasantos332
@luciasantos332 2 года назад
💯💯💯
@elianabertucci1882
@elianabertucci1882 2 года назад
Não me lembrava dessa expressão, verbos ergativos, mas falo corretamente...
@ronaldoseverino145
@ronaldoseverino145 2 года назад
É porque eu tenho ansiedade ou vergonha as vezes para ser mais formal mon coeur
@carlosaugusto4406
@carlosaugusto4406 2 года назад
A bateria do celular já foi carregada. 3:44
@ronaldoseverino145
@ronaldoseverino145 2 года назад
O apartamento aqui foi vendido muito rápido hen este apartamento foi vendido rápido
@rosileneviana8743
@rosileneviana8743 2 года назад
Nunca ouvi falar .
@luizguilhermecopywriter
@luizguilhermecopywriter 2 года назад
Profa. Lara, estaria correto escrever: "o apartamento se vendeu rápido"?
@AnaCCristina
@AnaCCristina 6 месяцев назад
claro que não, ela acabou de explicar isso.
@roquesilva9638
@roquesilva9638 2 месяца назад
Isto é uma praga: a imprensa falada, ASSASSINA da língua portuguesa vive dizendo " a criança assustou, o chefe vai aposentar, o Palmeiras classificou," e tantas outras ASNICES!!!
@roquesilva9638
@roquesilva9638 2 месяца назад
Isto é uma praga. Ouço da imprensa falada, ASSASSINA da língua portuguesa: " A criança assustou, o chefe vai aposentar, o time clássicou, o deputado derrteu", e tantas outras ASNICES. Há verbos que, quando não usamos o pronome, diz outra coisa. Ou esta pérola, de uma jornalista "tarada": Meu marido( no frio).só levanta se eu fizer muuuuuuuito carinho nele ( SIC!). Chamemos a Polícia!!!
@roquesilva9638
@roquesilva9638 2 месяца назад
Quando se olha a pessoas inteligentes... Escutei esta frase do Mestre João Cabral de Melo: " Quando a onda supergelada chega, derrete o banhista".Pois bem 'derreter'nesta frase é sinônimo de fugir, sair rapidamente. Ê daí que vem minha paixão por regência verbal.
@conteudoanimal
@conteudoanimal 2 года назад
Independente do que é correto...o melhor é ficar longe desse veneno
@teodomiroamanciomachadogoulart
@teodomiroamanciomachadogoulart Месяц назад
Os exemplos foram claros, porém não foi explicado o motivo do fenômeno. Ficou faltando vários aspectos, principalmente explicar os verbos acusativos e inacusativos(ergativos) e ainda demonstrar o fenômeno do verbo transitivo se tornar intransitivo.
@ronaldoseverino145
@ronaldoseverino145 2 года назад
Eu me vacinei
@bobsherokee
@bobsherokee Месяц назад
Quem foi carregado foi a bateria e não o celular.
@ronaldoseverino145
@ronaldoseverino145 2 года назад
Ou também tô vacinado estou vacinado
@ronaldoseverino145
@ronaldoseverino145 2 года назад
Manda mais difícil, isso tá muito molezinha 😁
@josealexandre5629
@josealexandre5629 2 года назад
Lara Brenner, seria pedir muito ao seu precioso tempo um pouco?... desejaria apenas solicitar uma correção ortográfica e gramatical.... da razão principal de lermos pouco e não lermos mais ....sobre a razão de não lermos mais recuso-me acreditar nas mais ordinárias respostas: pela escassez do tempo, por não gostarmos de ler! por conhecermos poucos livros - recuso-me! ... sem desprezar essas respostas ordinárias desejarei falar-vos da qual todas descendem. Se vos dessem para ler uma frase, um parágrafo em uma qualquer língua estrangeira desconhecida, face a essa impossibilidade de compreensão, me diríeis não terdes tempo ou «não gostamos de ler»?? Se assim dissésseis todos notariam a mentira, e vos diriam, ah não é por isso! é por não saberdes ler essa língua!. - mas se o parágrafo, o texto, o livro, for na língua materna? Preferirás sempre dizer não gostardes de ler, a passares pela vergonha de confessardes a verdade em relação ao desconhecimento da vossa própria língua?? E aquando da leitura de palavras difíceis?, uma palavra nova sobre a qual desconheciam tudo, não desejastes saber o seu significado para continuares a seguir o entendimento? E quando sozinhos a ler, sem ninguém por perto a quem perguntar, consigais lembrar-vos de quantas foram as vezes que consultastes o dicionário? A leitura gosta de silêncio e paz; em virtude de assim ser, foi sozinho, com o dicionário, o meu começo no universo dos livros. Felizmente, nasci com uma singular predisposição inata para o dicionário; - inclusive valorizava a sua proximidade - mas há quem com essa predisposição não nasça e por isso desista da leitura face à estranheza das palavras desconhecidas... A um texto pequeno com 5 palavras desconhecidas segue-se um outro com 50 e assim depressa o eventual gozo da leitura se torna um desprazer desencorajador... deste desprazer de não entender as palavras descende o não ler, a desculpa da falta de tempo, o desconhecimento do conteúdo dos livros... Assim, se na verdade desejais que o povo leia mais, urge ensinar-lhe vocabulário!, ensinai-lhe o largo significado das palavras!, desde a idade infantil e durante semanas, meses, anos e décadas...As aulas do ensino da filologia deveriam começar em idade juvenil... Quem pode gostar de ler/entender palavras "sem significado", por ensinar?... Ninguém! E não por gostar ou não gostar; ninguém pode principalmente pela impossibilidade! Houvesse mais quem ensinasse palavras quantos desentendimentos e mal-entendidos não se evitariam!!." by Alexnietzsche, in o Difamadordacópula
@ronaldoseverino145
@ronaldoseverino145 2 года назад
Não seria eu fui vacinado?
@ronaldoseverino145
@ronaldoseverino145 2 года назад
Com todo respeito professora mas não dá certo a senhorita linda demais não consigo prestar atenção no estudo kkkkkkkkkkkkk 😊 sem querer ofender
@veraluciaalencar5297
@veraluciaalencar5297 Месяц назад
Concentre-se! É um exercício mental muito bom!
@teodomirogoulart6294
@teodomirogoulart6294 2 года назад
A explicação pouco clara e sem nenhum aprofundamento sobre o caso ergativo. Os exemplos estão corretos, mas a explicação não conduz a uma explicação mais profunda.
Далее
A forma correta de usar PONTO E VÍRGULA em seus textos
21:43
A gramática normativa é opressora? | Lara Brenner
19:11
Aula #13 - Coesão e coerência textuais
36:03
Просмотров 11 тыс.
Palavras cujo sentido quase todo mundo erra
16:53
Просмотров 442 тыс.
Entenda porque você é tão INDECISO
8:42
Aula #16 - Quando usar Este, Esse ou Aquele?
48:23
Просмотров 20 тыс.
De onde vem a palavra "eis"?
7:18
Просмотров 7 тыс.
"Vou ir" é errado? | Lara Brenner
5:35
Просмотров 17 тыс.
Como enriquecer o meu imaginário?
22:02
Просмотров 126 тыс.
"Onde" ou "aonde" ? | Lara Brenner
4:24
Просмотров 13 тыс.
БАБУШКИН КОМПОТ В СОЛО
0:19
Просмотров 17 млн
200 IQ рабочий😳
0:28
Просмотров 3,4 млн
🍁 Экскурсия года
0:19
Просмотров 1,9 млн
Да блин 😀
0:19
Просмотров 4,6 млн
Поймали акулу
0:51
Просмотров 2,4 млн