Já ocorreu isso comigo, e minha resposta foi essa, "me desculpa irmão, não tiro música em cima do altar, tocamos somente o que é ensaiando", e após essa minha resposta, o líder do ministério adotou isso como regra! Forte abraço.
Cara esse tema é muito bom. Daniel eu já bem senti como você. Eu aprendi tocar na igreja presbiteriana do Brasil igreja da qual era membro. Os caras eram muito bons. Eu me sentia inferior e muitas vezes eu não queria tocar. Mas eles er ou melhor são pessoas maravilhosas. Eles me incentivam e me davam muita força e muito aprendizado.lembro que que a primeira vez que toquei c o ministério de louvor da igreja o pastor me fez fazer solo sozinho no meio do louvor e começou ministrar. Eu lembro até o louvor . Era Recebi um novo coração do pai. Eu consegui tocar. E cá pra nós eu chorei como criança por conseguir. Depois desse dia perdi o medo de errar. Passei a me dedicar mais e mais .
o problema que fica mais dificil é tipo os cara são bons e vc é iniciante os caras jogam umas harmônias tortas. ai atraplha mesmo. estava em uma igreja o cara mandou umas harmônias jayzista lá eu fiquei com cara de caramba já não sei tocar me manda umas harmonas dessas. só larguei o teclado e deixei o cara tocar
Amo esse canal, caras fantásticos, com uma linguagem jovem, ensinando princípios antigos, parabéns! Sou músico há quase 40 anos, precisava de algo assim, a fim de orientar os nossos músicos.
4 года назад
Bom demais, mente aberta é outro nível, por isso dá gosto de ver vcs.
Adorei o vídeo. É tudo o que eu falo para o ministério de louvor lá da Igreja e tento convencer o pastor destas coisas e nunca consigo. Prata da casa não tem valor. Mandei o vídeo no grupo da Igreja para ouvirem. Ótimo! Parabéns... Curto muito vocês! Igreja do Nazareno Luz. 🙌🏻😃
🤔 interessante! Um pastor foi pregar na igreja que congrego é pediu pra fazer um solo de uma determinada música. Eu disse a ele que não sabia, então ele me pediu pra fazer um solo qualquer e que na próxima semana ele estaria na igreja novamente. Então preparei o solo e deu certo na pregação, só que no final uma irmã veio e pediu pra tocar a mesma música quando estava tocando disse que o tom estava muito alto no original, como ainda estou iniciando e dependo ainda dá cifra, disse a ela que só conseguiria no original pois ainda não consigo transpor assim na hora. Enfim, experiência vivendo e aprendendo... Muito 🔝🔝🔝 o vídeo, vcs estão de parabéns deram um show e nos ensinou muito!!
Tri legal o debate do pessoal, acho importante o cantor dar uma palhinha do que vai cantar ao músico, assim fica mais fácil de saber o tom adequado. Direto de Guaíba - Rio Grande do Sul.
já toquei muitas músicas sem conhecer ,por sentia a harmonia entendia um pouco pela experiência de ter tocado anos no mundão com os pagodes da vida ,hj sou cristão e toco na igreja
Cara, debate show!! Concordo muito com o cara de boné.. Não conhecia o canal, mas agora já me escrevi.. Boa essa ideia de trocas de experiências... Parabéns!!
Se sei , eu digo que sei; sei não sei ,eu digo que não sei é pronto kkk Daniel sou muito grato a te, me ajudou bastante com seus vídeos aulas teclado. O Senhor continue te abençoando. Graça e doce paz do nosso Senhor
Muito obrigado por ter assistido esse também, Raquel. Muitas vezes o que falta é compreensão de como funciona a tarefa e as dificuldades do outro por falta de comunicação, uma conversa simples. E a nossa intenção nesses vídeos é lembrar que somos corpo de Cristo, membros uns dos outros. Se as pernas decidem ir cada uma para lados diferentes, a queda é certa. Na música, cantor e instrumentistas precisam caminhar na mesma direção. E um rapaz acabou de comentar que algumas igrejas têm ensaio certinho, enquanto outras são dirigidas pelo Espírito Santo. Achei tão desrespeitoso que apaguei o comentário dele. Deus não é Deus de confusão. A palavra espontaneidade muitas vezes é usada para não admitir despreparo, desrespeito, preguiça e prepotência, ainda mais dizendo que é "só seguir o campo harmônico que sempre dá certo", como se a música estivesse presa a regras. Apaguei porque com certeza é novato (baseado no que disse), para ele não passar vergonha. É normal novatos acharem que sabem, e você sabe na pele o que é isso. Acabei desabafando também. 😂😂😂 Paz! Silvio.
Concordo,com rapaz de camisa vermelha,toco violão e estou pegando músicas usando campo harmônico aos poucos vai pegando na igreja sou católico graças a Deus cada dia aprendendo mais Deus seja louvado barco
Tive duas experiências interessantes e citadas no vídeo, sou guitarrista da banda da minha igreja e fomos tocar na inauguração de uma congregação, chegando lá o pastor não nos informou nada e nem comentou se iria louvar ou se iríamos ser os únicos responsáveis pelo louvor, tudo bem, o culto começa e o pastor começa a cantar louvores e canções as quais nunca haviamos tocado, ou seja, passamos "vergonha" e acabou ficando um clima chato no culto, porque tocávamos notas erradas e o pastor ainda em algumas partes ficava oscilando a tonalidade dificultando ou piorando as coisas. Outra vez fomos tocar em outra inauguração de outra congregação, mas, dessa vez o pastor dessa congregação nos mandou as músicas que iria querer cantar, com mais ou menos uma semana de antecedência, ou seja, tiramos as músicas que ele pediu e foi bênção, chegando lá deu tudo certo, até mesmo sem ter ensaiado, mas ele conhecia a música e nós à tiramos direitinho e correu tudo bem, tudo por conta da organização. Nós também somos iniciantes, toco guitarra a pouco menos de um ano, claro que aqueles que tem mais experiência e maior conhecimento terão maia facilidade nesses casos, mas nada vence a organização, repassar a música, ensaiar, esses são pontos cruciais para que haja uma perfeição no louvor e para que evite climas ruins ou até mesmo momentos constrangedores.
EU TOQUEI A MUITOS ANOS NO MUNDAO E AGORA FAZ 18 ANOS QUE TOCO NUMA IGREJA MAIS NAO ACONCELHO NINGUEM QUERER SER MUSICO SEM ESTUDAR ALIAS NADA QUE VOCE FIZER NA VIDA SEM ESTUDO VOCES VAO SER ALGUEM NA VIDA E NO CASO DESSA PERGUNTA A GENTE TEM QUE TER CONHECIMENTOS E OUVIDO MUSICAL PRA SABER QUE NOTA VAI USAR MAIS ESTUDEM E ESTUDEM MUITO PRA TER CONHECIMENTOS E SER ALGUEM NA VIDA
Gente novamente fui muito edificado com esta explicação de vcs, atualmente tenho me sentido um merd... musicalmente falando, ja pensei em sair do ministério da minha igreja varias vezes, por ter algumas dificuldades, tipo: eu não sou cristão de berço, então lá na minha igreja o meu líder ele manda as musicas direitinho pra que possamos estudar em casa, no entanto, 90 a 95% dos cultos ele diz que sentiu no espírito que o Espírito Santo mandou ele puxar uma musica, e quando ele puxa uma musica mais antiga ou congregacional eu fico meio que catando milho, fico até envergonhado por não saber a tal musica, já toco a uns 05 anos e boa parte do que sei hoje aprendi sozinho, o instrumento que toco é o contra baixo e amo muito toca-lo, mas sinto que sou tratado com uma certa indiferença por parte de alguns integrantes por conta desta dificuldade, já fui até chamado de músico "meia boca", e todas as vezes que pensei em desistir eu senti Deus falar ao meu coração pra que eu continuasse. Desculpe gente este desabafo, mas creio que Deus me fez encontrar este canal por acaso, pois andava muito triste, e depois da explicação de vcs estou tendo uma nova perspectiva. Deus vos abençoe.
Meu irmão, não desista do dom que Deus te deu e não desanime pois todos nós passamos por momentos como esse. Ninguém nasceu sabendo tudo e se a arrogância dos seus companheiros tem entristecido o seu coração, ore por eles pois podem até tocar muito mas a vida espiritual deles pode não estar tão boa assim. Estude sempre, isso é muito importante mas não custa nada dar um toque nesse povo pra ter um pouco de organização nesse ministério. Deus é organizado, somos feitos à imagem e semelhança dEle. Manda eles lerem Êxodo, Números, Levítico para terem uma noção da quantidade de detalhes que Ele deu importância para que tudo fosse de Seu agrado na construção do tabernáculo, nas leis, etc. Adoração a Deus não é horário de aprendizado e nem de bagunça ou testes. Tem que ser elaborada, ensaiada e preparada com amor pois é para Deus. Abraço!
@@fabmelo4457 não desista meu irmão, siga firma no seu ministério. A obra precisa do seu dom e DEUS vai te capacitar. Ore, busque o conhecimento no seu instrumento. DEUS vai te honrar.
O que eu posso te sugerir é reclamar até o problema ser solucionado: fala com ele, fala com outros líderes, com o pastor, .. Ele ta te prejudicando e dizendo "ser o Espírito Santo", isso não está certo.
Pô parabéns pelo vídeo! Eu toco há anos e já passei por isso que foi comentado de querer que a gente adivinhe os acordes sem nunca ter ouvido a música e mesmo se esforçando vc leva aqueles olhares torto🤦🏻♂️
Tô com Silvio i não abro pra deus tem que ser o melhor cara realmente não pode ser de qualquer jeito o que Silvio falou e uma pura verdade si deus gostasi das coisas de qualquer jeito teria aceitado a oferta de cain mais si agradou da oferta de Abel porque ouvi toda uma preparação não podemos dar a deus o que nuz sobra deus e rei i meresi ser reverenciado fiquem na paz Silvio pra tua meditação provérbios c 23 v23 temham todos um bom dia fiquem em paz🖐️🖐️🖐️
Eu sofri muito com isso, achava que eu era obrigado tocar tudo, se alguém pedia uma musica ou ia cantando ja sem nem mesmo fala o tom, eu achava que era obrigado saber, ate que vi uns depoimentos de musicos profissionais que falava exatamente isso, se vc não conhece a linha melódica é duro sai tocando algo que vc nunca ouviu.
mano , a sinceridade está em primeiro lugar , + p/ Deus , é o melhor , não sabe cantar , canta em casa , ou capela , creio q Deus se importa se vc pode melhorar , os músicos TB, podem ir educando os candidatos , hoje até uma criança tem um Tel e internet , ( parabéns pelo vídeo )
Na igreja que eu frequentava uma vez um Pastor que foi fazer visita estava pregando e pediu ao grupo de louvor tocar uma música de autoria dele, e só falou o tom e cantou uma vez pra verem o andamento da música, e logo após o grupo tocou que ficou muito bom. Então da sim pra tocar dando o tom, algumas músicas né .
opa essa do cifra club foi boa mesmo usar a tecnologia a favor mas nao se escorar nela igual eu tento sempre memorizar os acordes ou maximo de louvor exemplo 4 louvores tento decorar de cabeça 3 e em ultimo caso leio 1 louvor apenas pra treinar a memoria musical
Pessoal boa noite ! Eu curto muito seus videos; Gostaria que vocês fizessem um vídeo falando sobre os saxofonistas nas banda das igrejas de uma forma; Porque percebo que geralmente as banda em geral principalmente as evangélicas as gospel, não tem muitos espaços para os saxofonista; sera que é porque o sax é um instrumento de solo?
"Ele passa a semana toda ouvindo pra tocar naquele domingo". Pior é quando não toca kkkkkkkkk passou maior tempão ouvindo pegando cada detalhe e acaba nunca tocando kkkkkkk. Brother gostei muito da abordagem, das colocações que colocaram, que Deus continue abençoando vocês!
Muito bom esse papo, eu por exemplo toco teclado na igreja há 5 anos, mas só estudei 1 ano, por isso me tornei um músico basicão , os membros da igreja sabendo das minhas limitações sempre me pedem as músicas com antecedência, mas quando vem visitantes na igreja, muitas vezes só pedem uma nota e começam a cantar, aí vira um "Deus nos acuda" aí me envergonho pelo tempo que ja estou lá e não consigo tocar quase nada de supetão. Por outro lado, nosso guitarrista manja muito, acha as notas com muita facilidade, mesmo quando ele não conhece a música consegue acompanhar, até erra uma nota ou outra, mas a percepção do cara é muito boa. Duas lições que tiro desse papo são 1° para não passar esse apuros preciso me dedicar/estudar de verdade, quanto mais tempo passa, mais feio fica tocando basicão. 2° não saber me deixou mais aliviado agora, da mesma forma eu poderia falar para o cantor, " eu sei tocar essa" canta aí.
o que o silvio disse sobre a música que se você não sabe não toca. mas grande parte das igrejas por exemplo em Assembreias De Deus,povo livre. eles começam com 3 hinos da harpa cristã ou 2 ai a pessoa já começa a cantar ai o músico tem que usar a orelha mesmo haha não tem onde correr.mas o que atrapalha mesmo é irmão desafinado ai tem que focar no tom inicial e já era haha
Verdade. Onde eu congrego a gente encaixa mais ou menos a mesma estrutura para quase todos os hinos que são geralmente tocados, assim só precisamos tirar o tom.
ótimo vídeo, ótimo tema! Cara o que acontece também, é que na televisão a galera ver isso né!? tipo, me dá um sol maior, mais na maioria das vezes os caras já sabem a música e apenas troca o tom.
Na minha igreja acontece isso quase todo culto de quarta, porque não tem ensaio, o pessoal chega e pede qualquer louvor aleatório, e na maioria das vezes eu não sei tocar porque tenho pouco tempo tocando e não sei tirar de ouvido e nem conheço o louvor, fora as oportunidades. Pra mim tocar o pessoal tem que me mandar os louvores dias antes pra mim ver as cifras e os tons pra mim conseguir tirar a música certinho.
Normal cara...tenho 5 anos de guitarra e até agora tenho dificuldade no ouvido, fica a minha dica: não cometa o mesmo erro que eu, comece a pegar músicas de ouvido em casa pra você não sofrer depois kkkkkkkkkkkkkkkk
@@kauenascimento4611 Na minha eu parei de tocar. Sempre que inicia o culto, tres hinos da harpa são cantados. Certa vez, quando eu tocava lá e estava aprendendo a improvisar, antes de o cantor começar o cara do som abaixou meu som no mínimo e nem eu tava me ouvindo, aí depois ele colocou playback para os hinos da HARPA (nunca fizeram isso antes). Eu tava sozinho ainda, aprender sozinho, sem ensaio e sem oportunidade para tocar é meio que impossivel. Aí agora to tentando desenvolver meu ouvido, ele ta bem melhor, acho q conseguiria tocar la hj, mas n tenho tanta vontade.
Quando o cara pede o tom....antes de vc fazer o tom....pergunte qual música ele vai cantar...se vc não conhecer fale que não sabe...escolha outra....com certeza ele vai saber alguma música que vc conheça....o importante é todo mundo se dar bem. Ninguém toca bem uma música que nunca ouviu.
3 tipos de entrada: Anacrústica - antes do tempo 1 Tético - começa no tempo 1 Acéfalo - Começa depois do tempo 1 Caraca.. muito bom!! Eu já havia percebido isso mas não sabia a nomenclatura! Editado👍
a pessoa pode até tocar algumas músicas de ouvido que não conhece na igreja. mas tem umas que não da para pegar na hora não . por isso o ideal seria o cantor falar antes com o músico para ver se ele conhece essa música. por exemplo na igreja que eu estava . eu estava sentando ouvindo os músicos só que a mulher começou a cantar a música DEUS TU ÉS SANTO-DANIELLE CRISTINA . para quem conhece ela sabe que essa música é dificil e a formula de compasso dela acho que é 6 por 8 ou 3 por 4 . então enquanto vc procura o acorde ela já mudou de acorde. resumindo eles não conseguiram pegar ela na hora. olha que os caras eram bons. e bom os músicos se prepararem mas também reconhecerem que não sabem tocar tal música e o cantor também tentar pelo menos cantar no tom fixo ehhe -'
Estava em busca desse "método" onde pode tirar qualquer música de ouvido sem nunca ter escutado antes. E cara, foi muito bom descobrir que NÃO EXISTE. Eu ficava que nem uma trouxa colocando uma música aleatória no RU-vid, achava o tom e ficava lá procurando os acordes, utilizando algumas progressões e sempre me frustava quando não conseguia. Agora vou desconstruir isso da minha cabeça e passar a tirar músicas que eu já sei ou pelo menos escutar antes.
Fizemos um vídeo disso na prática em que nós mesmos tentamos tocar sem nunca ter ouvido a música. ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-KxZ3e4l6dU8.html
Aconteceu comigo: o cara chegou no círculo de oração e pediu um Ré. Logicamente eu joguei um DM. Daí ele entrou todo perdido. Eu não conhecia a música mas percebi que a tonalidade era menor. Putz, o cara quis se aparecer e a culpa cai em cima de mim que "fiquei perdido" na visão de outras pessoas leigas. A sorte é que tenho um pouco de experiência nas teclas. Em DM eu tenho: D, Em, F#m, G, A, Bm... Em Dm: Dm, Em, F, Gm, A, Bb, C... Olha a diferença
Tá certinho irmão , eu também não toco música q nunca ouvi , tem cantor (a) q acha que vc é obrigado a saber todas músicas acho uma tremenda falta de respeito , se quiser canta na próxima passa o nome da música q vamos estudar ela simples
Bate papo top! Gostei. Aq na igreja tem muito isso, uma música de 1 linha consegue cantar em 3 tons, cada palavra um tonalidade kk. Minha sugestão aqui foi , cantar sem instrumento assim a pessoa canta quantos tons achar necessário , pois acredito eu também pra cada palavra um tom precisa uma boa preparação kkk. Essa da kombi foi demais..kk Abraço!!
Hoje eu recorri ao cifra club na igreja ..kkkk. A igreja já tem os músicos eu ajudo na quarta e hoje foi so eu e o batera ..a irmã do grupo deu a folha ( Situações - Shirley Carvalhais) ....foi de boa graças a Deus ..
Na minha opinião, tocar de improviso pq foi dada "oportunidade" pra alguem cantar pode, realmente, se enquadrar na questão de fazer o trabalho pro Senhor relaxadamente ou com a motivação errada (ego, p.ex.). Mas, nas situações onde realmente faz sentido o improviso (por exemplo: o dirigente pede uma música que tem a ver com algo falado na pregação), há algumas coisas que podem ajudar: . 0. orar rapidamente em silêncio; 1. escolher apenas 1 instrumento pra acompanhar e o resto não toca ou entra só depois que a coisa estiver sob controle; 2. qndo pedirem o tom, falar em voz alta algo do tipo: "irmão, não conhecemos a musica. Mas, pra honra do Senhor vamos tentar ajudar. Vai na frente que a gente segue"; 3. abaixar bastante o volume do instrumento; 4. começar sempre usando um andamento "pra trás ", ou seja, tocando ligeiramente atrasado, pra ter uma fração de segundo e perceber pra onde o cantor vai na melodia; 5. ignorar qualquer expectativa de fazer parecido com o arranjo original. Mesmo que a musica tenha um arranjo original cabeludíssimo em new soul, harmonia negativa, etc., toque o feijão-com-arroz. Vc está apenas ajudando o cantor!!! Se for preciso, toque apenas com a 1a, 4a, 5a e 6a do tom; 6. não importa o que o cantor faça, ter em mente mudar de acorde somente no primeiro tempo de cada compasso; 7. se vc fizer um acorde que esteja dentro do campo harmonico, mesmo que ele não seja no grau "mais correto", dá pra rapidamente mudar para o certo sem ficar absolutamente horrivel; 8. se nao souber pra onder ir, ir pro 1° grau, ou permanecer nele até o proximo compasso, tocar somente 1 nota (a fundamental do tom, sem outras notas da harmonia) e fazer ela na região grave do teu instrumento.
Excelentes dicas. Está de parabéns, amigo! Um dos melhores comentários que já vi. E ore também para que o cantor permaneça no tom em casa frase, que não haja modulações, inclinações, entradas acéfalas, e já peça que Deus te dê paz e ao coração quando o cantor te olhar de cara feia pq ele acha que vc tinha que fazer o solo de guitarra que tinha na música. 😂😂😂😂
@@musicaprageral no caso das modulações, entradas no tom errado, cantarem desafinando entre um tom e o semitom seguinte, etc., tendo a crer que a pessoa iria "escorregar" mesmo sendo acompanhada pela banda mais bem ensaiada do universo. Acho que não é um problema gerado por tocar de improviso real, mas sim um problema por parte do cantor mesmo. Faz sentido eu pensar assim?
@@musicaprageral no caso das músicas anacrusicas e acéfalas acho que os itens 2 e 4 não resolvem 100% dos casos mas ajudam bastante. No resto, tem de ser Deus ungindo a mão da gente mesmo...
@@musicaprageral falar o lance do item 2 é justamente pro caso das caras feias... sem falar que cara feia é "fome" (falta do camarada estar no Espirito certo), né? Já diz o ditado... hehehehehe
11:28 assembreia não todas mas a escola do ouvido quase absoluto haha . essa de calejar o ouvido foi boa haha. como ele disse a irmã aqui de uma igreja que eu estava nunca ouvi o hino da harpa só usei os 1 4 e 5 grau. mas eu senti que na música era uma valsa. tive sorte mas. deu certo. hehe -
Bom dia queridos, que debate maravilhoso,todos esses temas são reais, Vivemos tudo isso,sem máscaras, Este foi o debate mais transparente kkkkk. Valeu mesmo !
É uma verdade viu, nas igrejas acontece bastante isso, pois ninguém sobe em palcos algum pra cantar de qqr jeito e os músicos ter q se virar c o camarada, nos programas de calouros já saem c uma quente e duas fervendo, parabéns ao Silvio pelo que falou, se querem fazer o melhor tem que ralar mesmo, DEUS capacita, da estratégias, da condições, não correm atrás quem não quer. Pra ser um bom cirurgião, dentista, etc, exige anos de dedicação, isso pra uma vida financeira estabilizada, agora pra DEUS não pensam da mesma forma pq? Ótimo tema, algo pra ser palestra nas igrejas tbm.