Peterson...comprei seu livro...estou degustando....devorando. Material de primeira. Parabéns Peterson. Gratidão por essa explicação. Eu ainda vou adquirir seu curso completo. Nós ajude Peterson...você tem a calma...o entendimento...a didática perfeita..e tudo de bom. Precisamos divulgar mais este seu trabalho.
Professor, no cavaquinho acontece muito de remover a tônica por uma limitação do instrumento uma vez que temos somente 4 cordas, I da sim continua soando muito bem. E parabéns pela aula professor ! Muito bem explicado como sempre
Boa observação! Realmente em instrumentos como cavaquinho, banjo, contrabaixo, ukulele, etc. é comum o uso de acordes com notas omitidas. Valeu por comentar! Um abraço!
Prof. Peterson, notei que no acorde D9 no violão, desenho basico do acorde de Ré, onde encontro a nona na primeira corda, eu elimino a terça Fá Sustenido. Fiquei matutando com isso pois, se a terça é eliminada, enta o acorde é suspenso, porem em sua representação na cifra é D9.
Apesar da cifragem D9, esse formato que você citou é na verdade um Dsus2. Entretanto, "convencionou-se" cifrar e dizer apenas D9, assim como D4 (considerando que neste caso também se omite a terça) ao invés de Dsus2 e Dsus4. Como música é uma linguagem e linguagem tem vida própria, considere isso como uma espécie de "gíria" na escrita musical hehehe. Um abraço!
@@profpetersonbrito Sensacional Prof. Peterson. Foi isso que eu vi, mas não acreditei em mim. Voce é o salvador da Pátria. Meu sonho de consumo? É adquirir seu curso completo. E vou realizar assim que puder. Mais uma vez gratidão Prof. Peterson.