Olá Professor, Trajetória muito bonita, Se tivesse que dar um nome ao seu vídeo eu diria: A Força de um Ideal. Deu para ver que foi difícil mas a força de vontade venceu. Parabéns. Mestre.
Olá Peterson, boaa noite, que conteúdo tooop, Olha da pra vc abrir uma biblioteca ehn, Assisti uma aula sua sobre Tonal e Modal, muito bom🔥 Ja inscrita no canal, Eu tbm estou cursando Licenciatura em música, muito bom🔥
muito bom video! eu gostaria de perguntar uma coisa... eu estou fazendo a iniciação ao violão do henrique pinto e aprendi a ler partitura por ele mesmo e ja estou tirando o bourreé, a pergunta é: eu ainda preciso ler livros que ensinam a ler partitura separadamente? o que eles ensinam que o henrique pinto não ensina no iniciação ao violão?
Obrigado! Então, o Iniciação ao Violão traz o necessário para a leitura de seu próprio conteúdo. Como a ideia da "grafia musical" é representar graficamente, da forma mais fidedigna possível, aquilo que deverá ser tocado, é sempre bom aprofundar os conhecimentos sobre o assunto. Isso poderá ser útil, por exemplo, quando desejar criar seus próprios arranjos para violão, partindo de outras partituras, de outros instrumentos, como reduções de músicas feitas para orquestras, quarteto de cordas, piano, etc. Ou mesmo composições suas. Apesar da leitura musical ser vista como "univesal", cada instrumento possui particularidades na sua escrita, assim como cada técnica, cada nuance, cada detalhe... Eu poderia citar vários motivos para você se aprofundar no tema. Entretanto, se seu objetivo se limita a tocar apenas o que está nos métodos e você tem facilidade com isso, pode ser que essa leitura já seja o suficiente. Uma dica seria continuar seu progresso até sentir a necessidade de "algo a mais", quando isso ocorrer, não faltarão livros à sua disposição. Espero ter ajudado! Um abraço!